Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para não viciar e não ficar mal acostumado!

* Não sou do grupo cada vez maior que não perde um jogo da Champions League. Para também não me viciar e ficar mal acostumado. Certamente me juntaria à grande parte dos companheiros de imprensa, talvez até maioria, que com razão, deixa em segundo plano os jogos de futebol em Minas, no Brasil e América do Sul, que dão uma preguiça danada: estádios e jogos ruins, times feios, forma de jogar amarrada, catimbas, dirigentes de clubes, federações, confederação, tribunais e arbitragens muito fracos e ou suspeitos.

Porém, das quartas de final em diante não há como ficar alheio à Champions. Ontem optei por Bayern x Porto, pois o PSG era uma vaca já abatida pelo Barcelona. E que jogo na Allianz Arena! O Bayern sem dó nem piedade tacou 6 no Porto, que ainda conseguiu marcar um gol de honra, e na volta pra casa foi recebido com festa por sua torcida na Cidade do Porto, com muito mérito.

Bayern x Porto, fizeram um jogo limpo e aberto, com muita festa antes, durante e depois. Bebe-se cerveja à vontade neste e demais estádios; bandeiras são agitadas pelas duas torcidas, tocam-se instrumentos de sopro e percussão e se alguém aprontar, é preso e arca com as conseqüências. Aqui, na nossa versão roceira da Champions; chamada Libertadores, é preciso pedir “pelo amor de Deus” à Conmebol para que ela deixe entrar bandeiras e instrumentos nos estádios; os clubes são proibidos de entrar com suas crianças/mascotes.

Dentro de campo os grandes times brasileiros e argentinos passam aperto em casa para eliminarem uruguaios, bolivianos, venezuelanos, chilenos, paraguaios, equatorianos, peruanos e colombianos da prateleira de baixo. Manobras de bastidores são comuns e os dirigentes dos clubes ficam amigos (para não dizer coisa pior) dos cartolas das federações e confederações visando tirar proveito nos bastidores, ou na melhor das hipóteses, não serem vítimas das armações. Quando há mudanças de nomes nos cargos da cartolagem surge alguma esperança de mudança, mas tudo continua como sempre foi, ou piora.

PCO

Mas para não dizer que só tem coisa que não presta e que nada melhora na América do Sul, uma novidade na imprensa: a Globo passou a escalar o Paulo César de Oliveira como comentarista de arbitragem em suas transmissões. Como disse o professor Walmisson Régis de Almeida: “primeiro ex-árbitro sem grande mácula no curriculum chamado para trabalhar na poderosa”. Além de ser o primeiro negro.

* Estas e outras notas estarão em minhas colunas nos jornais O Tempo e Super Notícia de amanhã, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
16
  • Carlos da Mata disse:

    Pois eu prefiro assistir West Ham X Aston Villa ou Everton X Tottenham na Premier League do que Chapecoense X Curitiba, Sport X Figueirense pelo Campeonato Brasileiro…

  • Nivaldo Santos disse:

    Uai Júlio Dá na Vila, o Cru cru já perdeu dois mundiais para os alemães, freguês de luxo deles. Perdeu pro time misto do Borússia mesmo contratando selecionáveis brasileiros somente para um jogo. Vergonha nacional, Kkkkk! Também pudera, pra quem já bateu palmas de pé para o Neymar no Mineirão, após uma derrota de 4 x 0. Torcidinha esquisita!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    porto -mg inventa goleada de 9×2 sobre o bayern pra rebater o 6×1!
    Porto-MG inventou que já venceu o clube alemão por 9 a 2, num jogo realizado em 1916. O objetivo é amenizar a vergonha e a inferioridade em relação ao adversário.o clube portugues ja esta sendo chamado de porto de galinhas!
    rsrsrs

  • Vanaldo Reis disse:

    Sem comparação Chico! Em termos técnicos e organização, anos-luz à nossa frente.

  • BRG disse:

    Confesso que cada vez mais tenho me rendido ao futebol europeu e, principalmente, à Champion´s League. Não há parâmetro de comparação com o futebol que é praticado no restante do mundo. Dificilmente se vê chutões ou jogadores que jogam somente para marcar e se livrar da bola. Raramente se vê um time fazendo cêra ou sendo desleal. Definitivamente, como em quase tudo, estão muito à frente de nós em conveito e execução.

    Por estes e vários outros motivos, no mundial da Fifa, acontece geralmente uma briga de Davi contra Golias. Dá dó ver os sulamericanos jogando como vira latas contra os europeus. É um desnível técnico gigante.

  • Felipe Augusto disse:

    Campeões da UEFA, torneio sem graça e previsível, poucos jogos conseguem passar emoção, os resultados são absolutamente previsíveis que chegam a causar assombroso espanto quando não é o resultado esperado, sem contar que são basicamente os mesmos times disputando o título praticamente todo ano, se não é o poder financeiro e a síndrome de vira-lata.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Meter 6×1 com Thomas Müller, Lewandowski, Xabi Alonso e Lahm é fácil, quero ver meter 6×1 com A. Ramon, Roger, W. Paulista e L. Guerreir
    ganhar de 6×1 com thomas muller,lewandowski,xabi alonso e lahnm e facil
    quero ver ganhar de 6×1 com A ramon, roger(terrorr)w paulista e l guerreiro!

  • Pedro Vítor disse:

    De vez em quando eu vejo jogos, assisto muito Real Madrid, gosto de ver o estilo de jogo, mas não tem e nem pode ter comparação, é outro futebol este praticado na Europa!

  • Marcos Paulo disse:

    Quando a lei dos direitos civis começou a ser aplicada nos Estados Unidos, grandes universidades e empresas trataram de contratar um professor negro, um advogado ou outro profissional negro, mas sempre um.

    Eram, cada um deles, o negro em residência mascarando a discriminação.

    Paulo Cesar de Oliveria é o negro cativo, do momento, no Esporte da Globo.

  • Julio Avila (mariana) disse:

    bayer= cruzeiro
    porto= atletico

    • Robson disse:

      Ta ai o resultado psicológico criado por 01 Prato+ 01 Guilherme. Simplesmente devastador, o sujeito nem consegue digitar bobeiras sem tremer! Kkkkkkkkk

    • Pedro Vítor disse:

      Só que o Porto é Azul e Branco feito um Maria!

      Bayer não se associa ao Atlético, porque o Galo único e exclusivo!

      E da Alemanha já me simpatizo pelo Borússia Dortmund que desceu a lenha no Cruzeiro também sem dó e nem piedade!

      • Marcão de Varginha disse:

        Pedro Vitor, o Bayern também deu “cipoadas” no radicado na decisão do campeonato mundial de clubes, quando a equipe celeste fora campeã da Libertadores de 1976, numa época em que os campeonatos regionais tinham mais importância e glamour que esse campeonato sulamericano… detalhe: e em 1976 o CAMpeão mineiro foi o sempre algoz do radicado!
        26/11/2014: eterno!