Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na sexta-feira o Dr. Gilvan já garantia a permanência de Luxemburgo porque acha que o time está se encaixando

Ambiente tenso, protestos e dúvidas do Cruzeiro após a derrota para o Santos

O futebol é dinâmico como a vida e os humores mudam em alta velocidade de acordo com os resultados do time dentro de campo. Como diz o técnico Muricy Ramalho: “A bola pune”.

Um ano atrás o Cruzeiro começava a arrancada para o bicampeonato, só alegria. Ontem, clima tenso, apreensivo, todo tipo de segurança para proteger a jogadores, comissão técnica e diretoria. O presidente Gilvan de Pinho Tavares preferiu não dar entrevistas. Vanderlei Luxemburgo repetiu um dos discursos de uma das derrotas anteriores.

Sexta-feira o Orlando Augusto entrevistou o Dr. Gilvan, e a conversa foi ao ar ontem à noite no Meio de Campo, programa da Rede Minas, o qual tive o prazer de participar, junto com os companheiros Alexandre Simões e Maurício Miranda. Perguntado se o treinador estaria garantido no cargo mesmo se perdesse para o Santos, Gilvan foi taxativo: “Sim”.

Até aí, tudo bem, mas preocupante foi o complemento da resposta: “o time está se encaixando e já já os resultados positivos vão aparecer”.

Sei não, mas como tudo é possível no futebol, vamos aguardar! Com este elenco, será difícil. O momento exige calma e razão, dentro e fora de campo, mas com um jogador destemperado como o Fabrício, que arruma uma expulsão como essa de ontem, não dá para facilitar.

O Globoesporte.com detalhou a saída da delegação do Mineirão ontem:

* “Silêncio de Gilvan e ira contra Luxa e Tinoco: os ecos da crise da Raposa”

Escolta da polícia, barreiras físicas para impedir que “estranhos” entrassem no espaço destinado ao ônibus, presidente, diretores e jogadores cabisbaixos com semblante de preocupação e poucas palavras. Essa foi a situação do Cruzeiro, após a derrota por 1 a 0 para o Santos, neste domingo. O resultado negativo fez a equipe conviver novamente com os protestos da torcida. Após a partida, não faltaram hostilizações ao presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, ao técnico Vanderlei Luxemburgo e a alguns jogadores. Menos um ano depois de estar nas graças da torcida, o Cruzeiro vive outra realidade. Está na luta contra o rebaixamento – tem 22 pontos e está empatado na pontuação com o Goiás, primeiro dentro do Z-4, que tem uma vitória a menos que a Raposa.

Impedido de manter contato por barreiras físicas móveis, colocadas antes do ônibus do Cruzeiro estacionado, um pequeno grupo de cruzeirenses fez barulho. A Polícia Militar, assim como ocorreu na eliminação na Copa do Brasil, na última quarta-feira, estava presente, já que faria a escolta do time até a Toca da Raposa.

O ápice das manifestações ocorreu quando o técnico Vanderlei Luxemburgo e o diretor de futebol do clube, Isaías Tinoco, saíram do vestiário em direção ao ônibus. Os torcedores gritaram “adeus, Luxa” e depois “vai embora”. Antes haviam gritado: “Tinoco, seu pipoqueiro, quem é você para mandar no meu Cruzeiro”. O primeiro a sentir a ira foi o presidente do clube, Gilvan de Pinho Tavares, que deixou o estádio em um carro particular. Acompanhando de alguns seguranças do clube, o dirigente foi interpelado pela imprensa, mas preferiu não conceder nenhuma declaração após a derrota para o Santos.

Depois foi a vez dos jogadores. Todos eles estavam com um semblante cabisbaixo, demonstrando que o momento não é bom – a equipe não vence há seis jogos na temporada. Muitos deles saíram em carros particulares, mesmo com o ônibus do clube à disposição – fato que ocorre costumeiramente no estádio. Quem entrou no campo de visão dos manifestantes era alvo de vaias e xingamentos. Alguns atletas tiveram de ouvir que não eram jogadores para atuar no Cruzeiro, segundo o grupo de torcedores. O goleiro Fábio, capitão do time, foi um dos únicos  que foram poupados do protesto.

– Tem que apoiar o tempo todo, a gente sabe da situação, do que o torcedor queria para a temporada. Mas, infelizmente, as coisas não fluíram como a gente esperava. Mas não adianta ficar analisando as coisas. Temos que unir para sair dessa situação – disse o goleiro cruzeirense.

Quando o ônibus deixou o estádio, a manifestação havia acabado. Mesmo assim, a delegação seguiu acompanhada pela Polícia Militar. A situação semelhante ocorreu na última quarta, também. O Cruzeiro não vence há quatro jogos no Campeonato Brasileiro, e seis na temporada (dois deles pela Copa do Brasil).

Para não correr risco de entrar na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na próxima rodada, o Cruzeiro precisa da vitória sobre a Ponte Preta, às 19h30 (de Brasília), no Moisés Lucarelli, em Campinas. O técnico Vanderlei Luxemburgo não terá os laterais Mena (convocado para a seleção chilena), Fabrício (expulso), Arrascaeta (estará na seleção uruguaia), Alisson (chamado para a seleção brasileira olímpica) e Marinho (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/08/silencio-de-gilvan-e-ira-contra-luxa-e-tinoco-os-ecos-da-crise-da-raposa.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter


» Comentar

Comentários:
15
  • Paulo disse:

    Vejam como certos repórteres e comentaristas são mentirosos . Disseram após o jogo que a “torcida ” apoiou o tempo todo e depois do jogo. Um repórter, aquele que saúda a “chica azul” 24 horas dia disse que recebeu várias mensagens de cruzeirenses apoiando o time e a diretoria e depois um outro entrou no ar dizendo que estava acontecendo uma manifestação da torcida com palavrões e ameaças aos jogadores, técnico e presidente.
    Entenderam como funciona a coisa???

  • Julio Cesar disse:

    “…melhor diretor de futebol do pais…”. Ja tem uns delirando ! O cara que contrata 22 jogadores !?!?!? Um se contunde e não tem outro pra por no lugar ? No Sportv ja disseram que o Marcelo não pode reclamar se ocorrer uma contusão porque tem jogador de “sobra” la !

  • Marcelo Andrade disse:

    “Luxemburgo é sondado por time da segunda divisão chinesa.”
    “Imagino que o orgulho deste cidadão esteja agora em cacos.”

  • Rafael disse:

    Torcida está pagando por ter xingado o Gilvan quando ele trouxe o Marcelo Oliveira. Arrogância azul será castigada. E olha que o Luxa nem trouxe ainda os peixes dele, os jogadores amigos.

  • Aloísio TAnure disse:

    Caro Chico,
    O Gilvan vai ficar conhecido como o “Presidente Ciumento que rebaixou o Cruzeiro”, final de 2014 a imprensa falava do time montado pelo Alexandre Matos, o Gilvan ficou ciumosinho e brigou com o melhor Diretor de Futebol do país, agora depois de brigar com meia diretoria contrata o Tonico&Tinoco mandado embora do vasco!!!!! Contrata o Luxa até final de 2016, renova o contrato do Paulo quase parando André até final de 2016…resumindo além de rebaixar o cruzeiro ele vai arruinar o já fraco caixa do time!!! homem com ciume é foda!!!

  • Bruno Ferrari disse:

    O Dr. Gilvan, no início do ano, assumiu toda a responsabilidade (inclusive a função de diretor de futebol) pelo sucesso do Cruzeiro no ano de 2015, portanto, nada mais natural do que ser o maior responsável por qualquer fracasso do Azul Celeste.
    Devemos aprender com os erros, mas para isso é preciso reconhecê-los, e não vemos isso por parte do Dr. Gilvan, daí a minha preocupação quanto a uma provável queda do Cruzeiro para a série B.
    Não acredito em coincidências, mas sim em consequências. Portanto, chama bastante a atenção a saída do Alexandre Matos e a queda de rendimento do Cruzeiro. Será que são fatos desconexos e que nada têm a ver ou o segundo é consequência do primeiro?
    Tudo bem que o Dr. Gilvan apostou na contratação do Alexandre Matos e do Marcelo Oliveira (Dizem…! Mas fico pensando se não foi o Alexandre que vendeu o próprio peixe e o do Marcelo), mas não os manteve que era preciso. E as contratações de jogadores cujas vendas se tornaram inevitáveis e parece não ter rendido lucro para o Cruzeiro?
    A bola da vez é o Fábio. Para quem pagou um absurdo para o Júlio Batista, custaria valorizar o único ídolo do atual elenco?
    E a demora para assinar com um patrocinador master???
    O Atlético está cheio de dívidas, mas mesmo assim vem dando um show de administração. É preciso ser reconhecido.
    Tenho dúvidas se o Dr. Gilvan foi o maior responsável pela conquista dos dois Brasileiros, mas se o Cruzeiro cair para a Série B…eu terei a absoluta certeza que ele foi o único responsável.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Que preguiça. Esse monte de “Alice” dizendo que tá tudo bem. E já temos gente para reforçar o “time do século” do Cruzeiro. Aquele mesmo que tem Mariano, Toby, Dedé de Dora, Gatti, Bendelack, Palacios, Zezinho Figueroa agora ficará mais “forte” com a presença de Marinho, Paulo André, Charles, Marcus Vinícius.

  • Audisio disse:

    Procuro o artilheiro do Cruzeiro e descubro Charles com 2 gols…E o Leandro Damião??

  • Cruzeirense de Rio Claro SP disse:

    Chico, sou fã dos seus comentários.. Infelizmente o Cruzeiro vai para a segunda divisão, nao porque está falido como Vasco ou Botafogo, mas por pura arrogância da presidência. A soberba precede a ruína, como diz a sabedoria bíblica, e gente soberba nao ouve ninguém, nao considera ninguém e acha que nao precisa de ninguém. As melhores cabeças dentro da adm do Cruzeiro se foram, como voce mesmo citou, porque o Sr presidente achava que ELE MESMO supriria tudo. Ele vai ficar com o treinador atual até o jogo contra o Atlético. Deve vencer a Ponte Preta, mas, para cada vitória, sao tres derrotas pra balançar. PErder pro atlético, possivelmente já na zona de á rebaixamento deverá ser a pá de cal nesta destruição operada desde novembro passado. Abraços. É de doer.

  • Alisson Sol disse:

    Se o Cruzeiro entrar na zona do rebaixamento no segundo turno, tem jornal/site que vai decretar o final prematuro do campeonato!

    Alguém realmente assistiu o jogo?
    O narrador do jogo na transmissão internacional ontem disse tudo: o jogo estava tão ruim, que começaram a falar do perigeu da lua. Nenhum dos dois times conseguia chegar perto do gol. Narrador e comentarista ficaram uns 2 minutos falando do perigeu sem qualquer lance que chamasse a atenção. O Santos fez o gol, e pediu para tomar o empate e a virada. O Cruzeiro chegava perto da área, e geralmente chutava de longe e fora do gol. Quando cruzava ou mandava dentro do gol, o Santos mostrava a diferença que ter um goleiro faz! E uma coisa que o narrador disse corretamente: o pobre do Willians desarma e não tem a quem passar. Ele tenta fazer o lançamento, e erra. E isto se repetia, vez após vez. E não dá para culpar o Willians, pois ele não é obrigado a correr atrás de todo mundo. Incrível como Ceará, Manoel e Bruno Rodrigo estavam mais lentos que o normal ontem. O resultado é que tem de ficar recuados, para não levarem bola nas costas o tempo todo.

    O goleiro deu entrevista depois do jogo. Incrível: não citou Deus nenhuma vez. Talvez finalmente tenha visto que Deus nada tem a ver com esporte. Cabe aos homens mesmo o mérito e a culpa. Como a culpa deste goleiro de estar eternamente mal-posicionado e ter reflexos lentos. Para comparação, bola a 90Km/hora no tênis é coisa de amador (praticamente todo profissional saca a cerca de 200Km/hora). E a quadra de tênis tem uns 24 metros de comprimento. O frangeiro do Cruzeiro conseguiu não chegar em uma bola várias vezes maior que a de tênis, disparada de 30 metros. Ou seja: nem dando uma raquete para ele ia adiantar…

    A boa notícia do dia é que Luxemburgo parece ter uma proposta da China, que lhe daria dinheiro para até montar seu próprio cassino. Vamos aguardar…

  • Marcelo Andrade disse:

    Vai Tinocão da Massa.

  • marcelo disse:

    Está divertido

  • Pedro Vítor disse:

    O Castelo esta desmoronando e vejo tudo por cima do Muro!

    O Galo pode ate não ser o Campeão, e conquista uma vaga na Libertadores, mas ver o Cruzeiro cair e fazer o numero “seis” lá da segunda divisão vai ser lindo!

  • Stefano Venuto disse:

    O time está encaixando…na série B. Quando o time começa a tomar gols como o de ontem contra o Santos e não consegue fazer nada, a coisa está certinha pra queda. Tudo dá errado.