Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na guerra pela audiência uma prova de fogo na disputa Brasil e Chile x Moisés

Com o prestígio do futebol internacional em baixa, com o presidente da Fifa afastado do comando pela comissão de ética da própria entidade, o presidente da CBF acuado, sem poder sair do Brasil, e outros dirigentes graúdos na mira da justiça, começam hoje as eliminatórias Sul-americanas. Os jogos da seleção brasileira que sempre foram carros de chefe de audiência da Globo, agora já não têm a mesma força e esta noite a transmissão baterá de frente contra outro assunto campeão de audiência: religiosidade.

A Folha de S. Paulo de hoje mostrou detalhes dessa guerra que será travada entre a Globo e a Record:

* “Brasil enfrenta Chile em campo e Moisés na TV”

Fenômeno de audiência da Record, a novela “Os Dez Mandamentos” vai enfrentar um adversário de peso nesta quinta-feira (8). A trama bíblica, que vem tirando o sono da Globo, entrará em confronto direto com o jogo da seleção brasileira contra o Chile, na abertura das eliminatórias da Copa de 2018.

No capítulo de hoje, que vai ao ar exatamente no mesmo horário da partida, às 20h30, os egípcios serão atingidos por uma chuva de meteoros e uma tempestade de fogo, na sétima praga invocada por Moisés (Guilherme Winter).

A emissora decidiu manter a data de exibição do episódio, de relevância para a trama, e descartou remanejar os capítulos da semana, o que poderia poupar as cenas importantes do confronto com o jogo.

Com o horário do futebol, pelo menos a novela global “A Regra do Jogo” ganhou um respiro diante da concorrência. Por causa da partida, o “Jornal Nacional” foi adiantado para as 20h e o folhetim de João Emanuel Carneiro adiado para as 22h30.

A trama das 21h, antes rainha absoluta do horário nobre, está cada vez mais sob ameaça da emissora rival. Em setembro, após vários empates, “Os Dez Mandamentos” fez história ao deixar a Record em primeiro lugar durante 13 minutos –parece pouco, mas para a Globo é mais ou menos como levar sete gols em semifinal de Copa.

Foram 21 pontos no Ibope para Moisés e sua turma, contra 20 da novela global. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.


» Comentar

Comentários:
20
  • Vanaldo Reis disse:

    Boa Nelson! O cara quer se passar por sábio, mas, é o pior texto que tem no blog. É sempre um mal humor… Que ranço… É recalque mesmo!

  • Nelson Henrique disse:

    Se Sergio Porto, o famoso Stanislaw Ponte Preta, vivo fosse, se acharia um amador, tal é a capacidade dos ditos “sábios“ de hoje fazerem uma verdadeira miscelânea. Haja FEBEAPA para competir com esta turma.
    Uma coisa são os 22 garotos que de acordo com a versão oficial fundaram em 25 de Março de 1908 o Clube Atlético Mineiro. Como eram garotos (o que hoje chamaríamos de pré-adolescentes) à época, estudavam e não, trabalhavam. Nenhum deles era italiano ou inglês, apesar do nome de dois deles, de sobrenome Fracarolli, sugerir que tinham descendência italiana. Muito menos eram ourives, comerciantes, funcionários públicos ou viajantes. Não confundam os fundadores com os ganhadores da Taça Bueno Brandão ou o primeiro Campeonato de 1915. Bastaria uma leitura mais crítica para perceber que o texto diz ”os fundadores foram 22 jovens de classe média onde 10 deles eram estudantes, 8 funcionários públicos, 3 ourives, 1 comerciário, 1 tipografo e 1 viajante, sendo dois deles ingleses e 1 italiano”. Pela simples soma das profissões podemos ver que perfazem 24 profissões. Como podemos ter vinte e quatro profissões para vinte e dois fundadores? Tinha fundador com mais de uma profissão? Eita meninada que trabalhava. Rsrsrsrs. E ainda dizem que eles eram de classe média. Coisa que praticamente nesta época não existia. É como eu sempre digo. Não basta ler. Tem-se que entender o que lê. Mas eu compreendo. Isto é as vezes muito difícil. Não é para todos. E quanto ao outro engano do texto, que diz que foi fundado com o nome de Athletico Mineiro Football Club(SIC)? Podemos apenas dizer que não existem evidências de este ter sido o nome pelo qual o Atlético foi originalmente batizado. Não podemos afirmar nem que sim nem que não. São especulações. Portanto o texto em si como informação é pouco confiável. Para ser no mínimo, educado. A turma está precisando voltar a tomar os remedinhos controlados. Senão surta mesmo.

  • Márcio Luiz disse:

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Hoje eu percebi o porquê do desespero da Globo por perder a audiência no horário nobre para a emissora do bispo. Resolvi ver um pedaço dessa “produção” da Record. Meu Deus, que pobreza de produção, direção, interpretação, montagem, tudo enfim. Parece aqueles manjados teatros de bairro que a gente assiste na sexta-feira santa. Amadorismo puro.
    Aliás, a história do extintor de incêndio aparecendo como foi citada pelo Lauro, comprova isso.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, a Seleção parece que não consegue superar as dificuldades que exibiu na Copa do Mundo. É o mesmo futebol travado que levou o Brasil a passar apertos no Mundial. Também, convocam os chorões de sempre.
    É muita gente com as mãos na cintura no meio-campo, onde só Willian apresentou alguma tentativa em velocidade. E os laterais? O horror de sempre (Daniel e Marcelo), jogando só com o nome: não apoiam, não se apresentam e ficam naquele tradicional “cerca-Lourenço. É terrível ouvir os puxa-sacos de sempre defendendo a convocação e experiência desses dois inúteis.
    E o que dizer dos craques Hulk e Oscar? O primeiro se limita a eventual chute de canhota e o segundo para jogador em eterna pré-temporada.
    Ganhar com os favoritos de Dunga? Felipe Coutinho (seu corte foi reforço) ou Kaká? O “craque” Douglas Costa? David Luiz? Elias? Só pode ser brincadeira…
    Sei não… Se não colocar gente para marcar e “chegar o sarrafo”; se não arrumar alguém que saiba jogar em velocidade e driblar; se não arrumar gente que suporte a intensidade do jogo; se não arrumar um líder que faça esta turma lembrar de jogar e se preocupar menos com selfie, redes sociais, tatuagens, cabelos, patrocínios, entrevistas exclusivas, caras e bocas e máscara… ficaremos fora do próximo mundial.
    Acho que ninguém, inclusive o próprio Povo Brasileiro, sentirá falta da Seleção Brasileira. A CBF parece uma cafetina: Vendeu a agenda de jogos e se sujeita a grandes exibições com esses fracassados no Burristão… E ainda temos que aguentar o Galvão Bueno e aquela “feitiçaria”: Alô “cidade X”, alô “cidade Y”, vamos apoiar a Seleção,vestir a camisa amarela, abraçar o time… Aí nessa cidade sempre é diferente… Conversa fiada. Esses forasteiros estão afundando a Seleção e fica aquela conversa fiada de que precisam jogar na Europa para evoluir… Taí o resultado.

  • Ramon Meneze disse:

    Será q existem 2 Thales Rosa?
    Pq um arrumou uma treta com o Fred Melo Paiva no twitter e parece q vai ser processado por ameaças…

  • Thiago Magalhães disse:

    Eu só vejo jogo de selelixo agora em copa do mundo, e pra torcer contra ! CBF, que você morra !

  • lauro disse:

    li em um site que no episodio de ontem deixaram aparecer um extintor de incendio, foi o mico da noite

  • Pedro Vítor disse:

    Sacanagem parar o Brasileiro por causa de seleção, já tinha me acostumado com isso, mesmo que quando levam jogadores do Atlético, é uma punição ao clube, eu me acostumei a ver o Galo jogar tendo jogo de seleção, então sinto mais falta de ver o Galo do que prazer em ver o Brasil atuar.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO MAIA;
    Como diz o ratinho apresentador, ‘é café no bule’ para a Record..
    Já se foi o tempo em que a torcida brasileira ficava contando os dias, espera angustiante para os jogos da seleção..
    A ansiedade de ver nossos ídolos em campo e ansiedade pelo excelente futebol que ora se apresentava..
    Hoje quando a seleção brasileira entra em campo, tem jogadores que milhões de brasileiros nem conhecem..
    Jogadores que saíram cedo do BRASIL para tentar a sorte na EUROPA e outros que já saem contratados por grandes clubes do ‘velho’ mundo..Os que atuam no futebol brasileiro são poucos ou quase nenhum..
    Já há bem tempo que a minha torcida para a ‘amarelinha’ é facultativa..As vezes torço, ás vezes não, e bem mais não…
    Sempre que há convocações para seleção, respiro aliviado quando na lista dos convocados, nem um
    atleta do CRUZEIRO; é sequer lembrado..
    Hoje ás 20:30, vou preparar a pipoca e o suco de uva geladinho; e, vou me deliciar com a exibição de OS DEZ MANDAMENTOS (o filme), em minha confortável ‘cadeira-do-papai’ em minha não menos confortável VIDEOTECA..
    SELEÇÃO BRASILEIR A?? Já era…

    CHILE 1 X O….

  • leandro fabricio disse:

    A seleção brasileira joga hj????????

  • Rogério Perdigão disse:

    Como é dia da sétima praga, vou torcer pro Chile meter 7 gols nesse time perebento da Rede Globo/CBF. Futebol é Galo, sem Galo não há futebol!

  • Luís Cláudio disse:

    Os clubes fundados pela Colônia Italiana no Brasil tem algo em comum.Quando perdem, anunciam estádios ou contratações mirabolantes. Foi só levar uma cipoada da Chapecoense e o Palmeiras anuncia interesse em Pirlo.

    • Alisson Sol disse:

      Vejamos o que diz a “História” sobre a fundação de certo clube em BH:
      O Clube Atlético Mineiro nasceu em 25 de março de 1908 como Atlético Mineiro Futebol Clube.[34] Os fundadores foram vinte e dois jovens de classe média, onde dez deles eram estudantes, oito funcionários públicos, três ourives, um comerciário, um tipógrafo e um viajante, sendo dois deles ingleses e um italiano.

      Deve ser por isto que tal clube tem carta branca para tudo: tem a parte italiana que anuncia estádios, a parte inocente que acredita em parcerias e Vila Acqua Park, a parte “estudante”, que quer a meia-entrada com dinheiro público, mas nada de estudar, a parte “snob”, que ignora a existência de dicionários e interpreta palavras do jeito que quer, a parte mentirosa, que acha que imprimir uma mentira em papel e na Internet e ficar repetindo a torna verdade, e por aí vai…

      Melhor ficar só com as tradições italianas mesmo. Ao menos temos desculpa para terminar tudo com pizza…

      • Tércio Oliveira disse:

        Deixa de arrogância Alisson, o cidadão acima não mentiu em momento algum. O Palmeiras anunciou sim, interesse pelo Pirlo. Se a carapuça assentou, problema seu, mas quem gosta de impor mentiras tentando virar verdades, são vocês.

        • Alisson Sol disse:

          E pensar que este blog já citou Houaiss… (e várias vezes!)

          Sei que é quase difícil entender, mas arrogância com o significado que vocês tentam impor à palavra é como o campeonato do gelo: não existe! A pessoa que não concorda com você não é “arrogante”. A pessoa que diz/escreve algo com o qual você não concorda, também não é “arrogante”. A pessoa que dialoga com você não é “arrogante”. E isto assumindo que se entendeu o que a pessoa disse ou escreveu (algo não muito frequente…).

          O “Luis Cláudio” (como tem gente que aparece e desaparece deste blog com 1 post!) fez um generalização jocosa sobre os clubes de origem italiana. Eu repliquei uma generalização jocosa sobre as origens do Atlético-MG. Algo absolutamente comum e esperado em um blog sobre rivais esportivos. Uma réplica sobre o que escrevi: totalmente aceitável. Agora, a fantasia começa ao replicar sobre o que não escrevi (que o “Luis Cláudio mentiu”). Isto já depois do “ataque” sobre suposta “arrogância”, mostrando desconhecimento do significado da palavra. Interessantemente, não se aponta qualquer erro em nada do que escrevi: o Atlético-MG também anunciou estádios várias vezes, tentou uma parceria à época em que o Cruzeiro realmente fez uma com a HTMF e acabou processando o suposto parceiro que caiu fora (e perdendo o processo!), fez o Vila Acqua Park e enganou os compradores, seus torcedores continuam a ignorar o dicionário e o significado da palavra “arrogância”, e por aí vai…

          Mas tenho de reconhecer: a reputação do Atlético-MG e sua torcida são de serem divertidos

          • Luís Cláudio disse:

            Também acho o torcedor cruzeirense um tanto quanto piegas.
            Discordar não é pecado, mas escrever sempre em cima do que os atleticanos escrevem, qualificando de mentiras, é querer ser superior, portanto, arrogante.
            Assim como acho uma pessoa arrogante, quando enxerga erros de português somente nos escritos dos outros. E mais arrogante ainda, é dar piti, quando se fala nas origens italianas do Cru cru. Que mal tem isso?
            Acho um tanto quanto ignorância de sua parte, você insistir com Campeonato do Gelo, quando na verdade, todo atleticano sabe que não houve e simbolicamente, foi uma homenagem da imprensa mineira, à vitoriosa excursão do Atlético à Europa. Enquanto vocês insistem em impor um Campeonato Rural como Tríplice Coroa. Kkkkk.

  • Rodrigo Assis disse:

    prefiro ver as pragas bíblicas da novela do que ver essa praga de seleção de frouxos.

  • Mauro Perreira disse:

    Desliga a televisão que a vida melhora!!!

  • Francisco Barbosa disse:

    Prefiro TV Aparecida, Canção Nova, Século 21 etc.