Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Caiu mais um, e a caixa preta e podridão do futebol do Brasil se confundem com as da política

Felizmente o cerco está se fechando cada vez mais, graças à intervenção do FBI e da banda sadia da polícia e justiça brasileiras. Sim, porque as senhoras e os senhores vão se lembrar dos noticiários dos anos 1990/2000 em que a CBF de Ricardo Teixeira era acusada de bancar mordomias para juízes togados, Desembargadores e até Ministros. Quem não se lembra do “vôo da muamba” na volta da Copa dos Estados Unidos em 1994, quando a cartolagem e muitos jogadores trouxeram todo tipo de contrabando e nada passou legalmente pela alfândega? A Receita Federal tinha como chefe um funcionário sério, Osiris Lopes Filho, que pôs o pé na porta, mas pagou caro por enfrentar a turma. Na Copa da França em 1998, a CBF/Teixeira bancou a viagem de desembargadores cariocas e esposas (ou não).

Ficou famoso também um torneio de futebol bancado pelo então “dono do nosso futebol” na Granja Comary em Teresópolis (Centro de treinamento da Seleção) para magistrados das cinco regiões da Justiça Federal do Brasil.

Acuado na presidência da CBF agora, Marco Polo Del Nero tentou emplacar o filho do ex-presidente José Sarney em seu lugar, Fernando Sarney. O mesmo cujo pai conseguiu, via judicial, impedir que o Estadão de SP publicasse, em 2009, uma longa reportagem sobre os negócios nebulosos que envolviam os interesses dele com os cofres públicos. Esperto, “sarneyzinho” tirou o corpo fora porque sabe que quem põe demais a cabeça pra fora, a terá numa bandeja logo em seguida, caso tenha rabo preso e contas a acertar com a polícia e justiça sérias. E nessa cúpula do futebol brasileiro pouca gente se salva.

Del Nero está seguindo passos semelhantes aos de José Maria Marin, Ricardo Teixeira e tantos outros verde/amarelos e gringos.

Chamo a atenção para o que dois grandes companheiros da imprensa escreveram estes dias. O Juca Kfouri, domingo passado, na coluna dele na Folha e Silvio Barsetti, no portal Terra, ontem. O Juca foi mais além e lembra escândalos impunes da política, inclusive do Mensalão Mineiro, e dos privilégios do Corinthians no governo federal graças ao ex-presidente Lula.

VICENTE

Barsetti, explica porque Del Nero teve que escolher este Marcus Vicente (PP/ES, na foto) para ficar no cargo que ele ocupou até ontem na CBF. Vale a pena ler:

* “Desfaçatez sem limites”

Juca Kfouri

O PAÍS de Eduardo Cunha, de Delcídio do Amaral, de Eduardo Azeredo não cansa de chocar.

O país de Ricardo Teixeira, José Maria Marin, de Andrés Sanchez não dá trégua.

O país, em silêncio, vê Marco Polo Del Nero renunciar a seu cargo na Fifa e indicar Fernando Sarney para seu lugar.

Como Cunha, Nero quer ficar no poder que lhe resta. Não quer renunciar à CBF como Teixeira, nem ser preso como Marin.

Como Sanchez se faz de seu desafeto, embora o tenha estimulado a não renunciar na CBF, indica um Sarney para substituí-lo.

Sarney é vice-presidente da região Norte da CBF, apesar de ser do Maranhão, no Nordeste.

Seu envolvimento em escândalos faz do mensalão tucano de Azeredo coisa menor, que o diga a Operação Faktor, da Polícia Federal, em 2006 —para não falar do bloqueio, pela Suíça, de uma conta dele, não declarada ao fisco brasileiro, de US$ 13 milhões, segundo revelou esta Folha, em 2010.

A contribuição dele ao futebol é tão nenhuma que não será surpresa se a Fifa, no atual surto moralizador, vetar a indicação.

Nero brinca com a cara do Brasil assim como o senador petista Amaral.

Eles insistem, mesmo diante de todas as investigações em curso na PF e no FBI, em continuar a não respeitar um mínimo de decoro.

Quem sai aos seus não degenera, ou segue degenerado. O pai de Fernando, José Sarney, um dia escreveu nesta Folha, a pretexto de saudar a conquista do pentacampeonato mundial pela seleção brasileira, que “Ricardo Teixeira venceu a tempestade”, como se a vitória nos gramados da “família Scolari” apagasse todos os indiciamentos do cartola na CPI do Futebol um ano antes.

O ex-presidente do Brasil, cuja família fez do Maranhão um dos Estados mais miseráveis do país, precipitou-se.

Teixeira não só não venceu a tempestade como afogou-se nela.

Nero aposta na falta de memória nacional, esquecido ele mesmo do que disse, dia 9 de junho último, na Câmara Federal: “Renuncia quem tem alguma coisa errada na vida, não é? Eu não renuncio, não”.

Pois renunciou, ao menos, ao seu posto na Fifa, antes que o pusessem para fora por faltar às reuniões da entidade, já que anda com um medo que se pela de sair do país.

A exemplo do que fizeram João Havelange, na Fifa e no Comitê Olímpico Internacional, e Teixeira, na Fifa e na CBF, Nero caiu fora para se poupar de ser caído.

Se Cunha resiste com desfaçatez desmedida, se Amaral está preso como Marin, se o julgamento de Azeredo demora mais que o tempo em que o Corinthians de Sanchez ficou sem ser campeão paulista nos anos 1950/60 e 70, Nero imita Cunha e abusa da falta de vergonha, nem aí para o prejuízo que causa à imagem do futebol pentacampeão mundial, humilhado pelo 7 a 1 que a gestão Marin e dele proporcionou.

E torcedor algum bate panela para exigir que Cunha e Nero vão embora, que Azeredo seja julgado e, pior, ainda aplaude Sanchez como se fosse ele, e não Tite e seus jogadores, os responsáveis pelo hexacampeonato brasileiro.

Atribuem a Sanchez o estádio erguido pela Odebrechet graças à intermediação de Lula que, nada republicano, foi o melhor presidente corintiano.

* * *

* “Nome do novo presidente da CBF foi última opção de Del Nero”

Silvio Barsetti

Ao se licenciar da presidência da CBF nesta quinta-feira (3), Marco Polo Del Nero só indicou o vice Marcus Vicente como seu substituto, depois de ouvir a recusa de Fernando Sarney e de ter o nome de Gustavo Feijó vetado por presidentes de federações estaduais. Os dois também são vices da entidade.

Fernando Sarney, nomeado recentemente membro do Comitê Executivo da Fifa, rechaçou a possibilidade de assumir o posto mais alto de comando do futebol brasileiro por se considerar vulnerável ao cargo. Ele, que é vice da Região Norte, tem pendências na Justiça e não gostaria de “ser vitrine”, como já havia relatado para a reportagem do Terra dois meses atrás.

Diante da negativa de Sarney, Del Nero recorreu ao nome do vice da Região Nordeste, Gustavo Feijó. Mas alguns presidentes de federações estaduais, que estavam na sede da CBF, foram veeementes e disseram que não aceitariam a escolha.

Restou então a Del Nero recorrer a Marcus Vicente, vice do Centro-Oeste e com quem mantém relação fria, principalmente depois que Vicente, deputado federal pelo PP-ES, consultou a Câmara para saber se poderia acumular a CBF com o parlamento. Fez isso sem o conhecimento da diretoria da entidade, que se sentiu traída.

http://esportes.terra.com.br/futebol/nome-do-novo-presidente-da-cbf-foi-ultima-opcao-de-del-nero,b29f22d84ea0f9dead3dbb7a877e0deaqcytl5h6.html

 

 

 


» Comentar

Comentários:
37
  • humberto disse:

    Tem um ditado antigo pra caramba: diga-me com quem andas e te direi quem és. Havelange andava com teixeira que andava que marin e este com del nero. Delúbio andava com dirceu, que andava com……. é tanta gente que não cabe tudo aqui. O négocio é o seguinte estamos ferrados, pois lula, dilma, aécio, serra é tudo farinha do mesmo saco. São igual cachorro um cheirando o…… do outro.

  • José Eduardo Barata disse:

    Esse Juca Kfouri ! …. ‘tá devendo o braço para a torcida do GALO até hoje naquela aposta ridícula que fez , AO VIVO .
    Claro , claro , ninguém quer o braço do cara .
    Só coerência com a verdade e com os fatos . E CORAGEM .
    Ao se referir ao estádio do Corinthians não teve a ousadia que garganteia para dizer o que realmente
    aconteceu naquela transação . Deixou no ar . Coisa de “cumpadi” .

  • Thiago disse:

    A situação desse Zé ruela e aseguinte, se correr o bicho pega, se ficar o o bicho come! Mais dia ou menos dia ele vai ser preso, não tenho dúvidas, o FBI está no caso e não vai deixar barato.

  • José Antonio disse:

    Caro Chico, gostaria de saber a sua opinião sobre ma´teria publicada no Estadão no dia 05/11 sobre a juíza federal Débora Valle de Brito que impediu que o Brasil cooperasse com o FBI nas investigações a respeito desse mar de corrupção que é o nosso futebol…..

  • ita disse:

    CBF/GLOBO/PSDB/DEM tudo a ver. Vai lá ver quem eram os parlamentares que sempre trabalharam pra CBF, abafando CPI’s e o escambau. Abs.

    • Marcos Vitório disse:

      Tudo a ver realmente. mas tirando o partidarismo vermelho nojento vamos mostrar a podridão que se instalou no país depois do PT e CIA sem desviar o foco.Podridão vem de todos os lados principalmente do lado que você defende.

      • Naldo disse:

        Pois é, Marcos Vitório…quer dizer que a “podridão” começou com o PT ?!?

        Então, por favor, diga-me a qual governo pertencia este Secretário do Meio Ambiente que VENDIA licenças ambientais para as mineradoras ?
        http://www.hojeemdia.com.br/noticias/adriano-magalh-es-vira-reu-por-prevaricac-o-1.286059

        A denuncia do MP está aqui:
        http://racismoambiental.net.br/wp-content/uploads/2014/05/Den%C3%BAncia-MPMG-X-Adriano-e-outros_abr2014.pdf

        Este caso me faz refletir…sob quais circunstâncias foi concedida a licença da Samarco ?

        Caso você não saiba, mas 5 barragens, estouraram durante os 12 anos de gestão do PSDB.
        E então ?
        Cadê os políticos que até ontem (des)governavam o estado e nomearam este senhor como Secretário do Meio Ambiente ?
        Será que o dinheiro arrecadado foi para campanha de alguém ?
        Será que o artifício jurídico do “domínio do fato” vai chegar a estes governantes de outrora ?

        Claro que não, pois a resposta todos nós sabemos: Em MG todas as denuncias relacionadas aos tucanos são devidamente arquivadas e esquecidas.
        Vide mensalão tucano, Eduardo Azeredo manda lembranças!
        Vide aeroporto de Cláudio, Aéreo Neves manda lembranças!
        Vide Helicóptero com 450 KG de “fertilizantes”, Zezé Perrela manda lembranças!
        A lista é longa…vou para por aqui para não deixá-lo corado.

      • ita disse:

        Não estou defendendo lado nenhum, estou mostrando quem é o PSDB, pra vc isso
        é defender o PT. Agora…podridão que se instalou? Depois que o pt chegou ao poder? Acho que vc anda muito mal informado sobre como era o Brasil antes de 2003.

  • Marcão de Varginha disse:

    Palmas à justiça americana!
    – Não é à toa, com bom coração, que a CBF “unificou” e “fabricou” títulos à alguns clubes: é preciso investigar as razões que a entidade mor do futebol “concedeu” esses benesses!
    – Com certeza muita gente tem o (sic) “rabo preso” com a CBF.

  • Renato - 7 Lagoas disse:

    Se gritar “pega ladrão”…..

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Esquenta nao, a Dilma vai cair e o Brasil vai voltar a ser o paraíso sem corrupção, extamanete como era antes , não vamos mais ler sobre corrupções sonegacoes, afinal de contas quem deve assumir e o honestíssimo exemplo de homen publico, que da toda liberdade pra mídia … aecio neves !!!

    • Marcos Vitório disse:

      Doce ilusão a sua defender a sua posição política como defende o seu clube nessa paixão toda (TONHO – MINEIRO). Vale lembrar também que quem está fazendo lambança é que quem está no poder e não quem está fora. Não defendo político nenhum, mas dai a Cezar o que é de Cezar. Eu sou é brasileiro e estou cansado de tanta politicagem e podridão que esses políticos impuseram a todos nós.

      • Tonho ( Mineiro ) disse:

        Doce iluso sua achar, achar que todo politico e igual, e vao tirar justamente uma pessoa idônea, pq um playboyzinho com tantas denuncias perdeu e não aceita. Quando falo que não foi o PT que inventou, não e pra justificar nada e pra desenhar que vc esta defendendo quem começou a farra, não importa se e PT ou PSDB se e ladrão tem que ir pra cadeia, quem deu condições mudando as leis foi o PT, estão querendo tirar Dlma pq ela não e corrupta e o cerco esta fechando.

    • Leonardo disse:

      Chegou o companheiro petista. Como se a corrupção dos outros justificasse a corrupção do PT. Sou apartidário. Acho que corrupto tem que pagar só isso. E hoje que está roubando e no poder é o PT. Cadeia neles.

      • Tonho ( Mineiro ) disse:

        Nao sou filiado ao PT ou outro partido, tenho direito a minha opinião como vc tem a sua vc fala de Dilma estivesse roubando ??, se e ladrão tem que ir pra cadeia so que vcs querem tirar uma pessoa idônea pra colocar quem ??? em quem vc votou ??? Quando falo que não foi o PT que inventou, não e pra justificar nada e pra desenhar que vc esta defendendo quem começou a farra,sua indignação com a corrupção e partidária politico, não importa se e PT ou PSDB se e ladrão tem que ir pra cadeia, quem deu condições foi o PT,os que vc defende e vota são os que querem voltar, estão querendo tirar Dlma pq ela não e corrupta e o cerco esta fechando.

      • ita disse:

        PS. não votei no PT pra nenhum outro cargo eletivo.

      • ita disse:

        Votou em quem pra presidente? Aposto que votou nos mesmo partidos pra governador, senador, deputado federal, estadual, etc…

        Votei na Dilma pq quem estava do outro lado era o criminoso Aécio, esse sim com muito a ser investigado, mas tudo abafado, ontem mesmo o MPMG ARQUIVOU a investigação sobre o aeroporto de claudio.

        Entre votar numa candidata idoena que não tem nenhum acusao sobre ela a não ser faniquito de whatsapp/facebook e que tem todos os poderes lhe investigando e pressionando e entre um partido que ninguém faz nada, a escolha é muito óbvia. Daí inventam uma bobajada de bolivarianismo/comunismo/foro de SP pra justificarem votar nos Barões acima da lei.

        • Marcus vinicius disse:

          Será que só eu estou vendo a bosta que está o País ? Não me importo com Partido A ou B , fico puto que o petista quer justificar seu erro em cima de outros partidos . O país precisa voltar andar com roubo ou sem , que nossa querida Presidenta faça algo!

          • ita disse:

            Nao basta ficar nervosinho, tem que estudar, tirar a bundinha do sofá, do comodismo do show dos telejornais e pesquisar várias fontes, ler e pensar, pensar…

            Se vc fica puto com “petista” (quem não vota no PSDB/DEM?) que justifica seu voto nos erros dos outros como se a opção apresentada não fosse um projeto COMPROVADAMENTE falido da era FHC (Arminio Fraga de novo?), eu fico “irritado” de ver a oposição com a mentalidade do QUANTO PIOR MELHOR, fazendo de tudo pra prejudicar a governança e votando sempre contra o povo brasileiro e a favor da máfia. Quem votou pela reforma política feito pelos próprios politicos? Quem votou pela terceirização do trabalhador? Pelo financiamento privado e oculto de campanha? Pela presidência de Cunha, pilantra de longa data? E vcs, no auge da ignorância manipulada pelos jornais, questionando quem votou na Dilma. Tenha dó.

            Vai ler sobre crise financeira de 2008 e 2011 e veja que o mundo está em crise, veja atentamente o caso da filandia, país social democrata que estrepou nessa crise por conta do modelo neo liberal de privatizacao, subserviência ao mercado financeiro de um Aecio Neves/FHC de lá. Saiba que 26 banqueiros foram presos depois da quebra do país.

          • Tonho ( Mineiro ) disse:

            Fazer ??? como ??? se nao a deixam governar, desde o primeiro dia o menino maluquinho esta na mídia pregando golpe e um banco de manipulados batendo panela.

  • juninho disse:

    O cara de areia mijada – gambá sanches – deve picar sua mula para o Uruguai – assim como o genro do havelange , ídolo ‘nasional’ e percurssor do futebol moderno(sic) para muitos, fez – já já .Este além de implodir com o clube dos treze , ganhou um estádio novinho novinho … erguido com dinheiro )))PÚBLICO((( , por uma (???) empresa que está mais enrolada que minhoca em areia quente com a justiça. Neste momento, deve haver muito “rato” com os fundilhos das calças borrados e,esta bandalheira toda está muito longe de acabar,,ainda vai aparecer muito tubarão grande nesta parada aí… Corre ‘cusomi’ vem aí,e tão de brincadeira não !!!!! aguardent oopssss !!! aguardemos .

  • Pedro Vítor disse:

    É muita estrela mas não tem a constelação!

  • Leonardo disse:

    Juca Kfouri para mim perdeu totalmente a credibilidade como jornalista. Um sujeito que ainda defende José Dirceu e toda essa bandalheira do PT não pode ser levado a sério. Notem que ele só se refere ao escândalo de Azeredo com referência de corrupção no país. Parece esconder debaixo do tapete toda a sujeira que Lula, Dilma e sua quadrilha implantaram no país. Juca não é imparcial.

    • Tonho ( Mineiro ) disse:

      Se o cara nao tem uma opinião como a sua, passa a não ter credibilidade !!!! e o Brasil da rede globo !!!!!

    • Tião disse:

      Não o amo nem o odeio. Mas ele fala sim do PT. Leia sobre o PETISTA Delcídio do Amaral. Só que ele cita a atual oposição, como situação anterior, que também era, é e continuará sendo corrupta. No Brasil não existe idealismo político. Quem defende partido, o faz como quem defende clube de futebol. Os inocentes apaixonados não conhecem os bastidores e nem se beneficiam do sistema.

      • Leonardo disse:

        Não tenho partido político nenhum. A oposição atual também era corrupta quando tinha o poder. Mas nada se compara com essa quadrilha atual que está acabando com nosso país.

        Quanto ao Juca Kfouri, me refiro não somente esse texto em que ele cita brevemente o petista Delcídio até para aparentar imparcialidade. Me refiro principalmente aos textos em seu blog, em que ele defende veementemente Lula, Dilma, Dirceu e cia. Perdeu a credibilidade para mim por atacar uns (Del Nero, Marin, Sarney, Azeredo, Aécio, etc) e defender outros (Lula, Dilma, Genoino, José Dirceu, etc), sendo que são todos farinhas do mesmo saco.

      • Leonardo disse:

        Sim, a situação anterior, atual também era corrupta. Mas nada se compara a atual quadrilha do poder. Não sou defensor de partido nenhum. Ele cita o petista Delcídio rapidamente, até para tentar aparentar imparcialidade. Quando falo da falta de credibilidade dele, não me refiro tão somente a esse texto. Basta acompanhar seu blog para notar o quanto ele é defensor do PT. Ataca uns e defende outros, sendo todos corruptos.

        • Tonho ( Mineiro ) disse:

          Primeiro vc fala de petista falar que corrupção não começou agora, depois ” nada se compara com a corrupção que se instalou no pais ” como assim ? a corrução do seu partido pode pq e menor que a do PT ???

  • Antonio CATÃO Jr. disse:

    Bom dia, Chico!
    O Osíris Lopes Filho, falecido em 2009 devido a um AVC, teve como uma de suas ações mais reconhecidas a que provocou sua saída da secretaria da Receita Federal. Apesar de durante sua gestão ter se aumentado a arrecadação em mais de 50%, sem o aumento de impostos (à época 22% do PIB), isso não foi levado em consideração quando se viu obrigado a deixar o cargo que ocupava, em razão de ter exigido que toda a bagagem da seleção brasileira, vinda dos EUA, passasse pela Alfândega, no retorno da Copa dos EUA em 1994. Estima-se que a sonegação custou, à época, mais de US$1 milhão aos cofres públicos. “Saí quando senti que não tinha mais o apoio do Presidente”, afirmou à época. O Presidente era Itamar Franco.
    Lembro-me que em 2007 fez um discurso no Congresso contra a prorrogação da CPMF. “O Governo deveria explorar melhor o Imposto de Renda. Cobrar de quem tem renda e não paga. Mas o Governo é preguiçoso e malandro”. Isso dito por um Auditor Fiscal da Receita Federal de carreira!
    Que papelão do Presidente Itamar Franco!
    Moral de Cueca!

  • Tião disse:

    Estranho é que o Ricardo Teixeira saiu da CBF para morar nos EUA. Aí os americanos anunciam que vão prendê-lo e ele está no Brasil? Será que ele obteve informação privilegiada e saiu no momento certo ou deduziu que as investigações chegariam nele e resolveu conhecer melhor o nosso país? Lembrar que ele não pode ser extraditado daqui é mero detalhe. Mas acho que houve alguma falha no processo de investigação do FBI.

  • Ronildo Fonseca disse:

    E tem um time aqui muito ligado a esta cúpula, via Titio teixeira

  • Adalton disse:

    Vendo esses escândalos nas entidades, a gente se pergunta: por que os clubes não se unem cada vez mais e criam uma liga forte e sejam independentes?

    • Jorge Moreia disse:

      Foi só falar em liga sul/minas que a quadrilha do clube dos treze voltou
      para ir contra e minar a realização do torneio(Sai fora Kalil) a cambada
      só mudou o nome mas continua armando contra o futebol Brasileiro.
      Volta pro Galo Kalil lá é sua verdadeira casa

    • Tião disse:

      Porque não considerar a possibilidade de os clubes alimentarem este sistema? Afinal, estamos no Brasil. Se eles derrubarem o sistema, como irão se aproveitar dos seus benefícios? Complicado, né?