Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Que o Zé Fernando esteja certo e que iniciemos um novo ciclo!

No apagar das luzes de 2015 o ex-deputado federal Zé Fernando Aparecido, mostrou-me um cartão amarelado pelo tempo, de fins dos anos 1960, escrito de próprio punho pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, que dizia: “Peço a Deus, neste Natal, que o novo ano restabeleça a esperança num Brasil maior e melhor e traga paz à humanidade, tão perseguida e conturbada nesta hora”. O destinatário do cartão era o pai do Zé, o também saudosíssimo José Aparecido de Oliveira. Com isso, ele queria apresentar a mim e demais companheiros numa roda de conversa em Conceição do Mato Dentro, um dos motivos para sermos otimistas quanto a 2016, já que crises e convulsões são cíclicas. Zé Fernando acredita que este ano novo marcará o início de um novo e positivo ciclo mundial. Tomara! Caso ele não acerte na previsão para o mundo, que pelo menos em Minas e no Brasil as coisas melhorem. E se ainda não houver acerto aí, que pelo menos para a nossa Conceição, que está recuperando a autoestima com a grande gestão do prefeito Reinaldinho, que poderá ser sucedido inclusive pelo próprio Zé Fernando, o que será sinônimo de avanço.

É o que espero também em relação a América, Atlético e Cruzeiro na temporada que se avizinha.

* * *

Diferentemente de 2015, o futebol mineiro começa cheio de novidades, que se por um lado devem ser marcadas por expectativas positivas, são completas incógnitas, já que os nossos três principais clubes apresentam nomes diferentes em posições estratégicas de comando, o que significa propostas e ideias diferentes. Galo e Raposa com treinadores imprevisíveis, o Coelho sem um diretor.

Se em janeiro do ano passado Levir Culpi e Marcelo Oliveira davam sequência ao ótimo trabalho que realizaram no Atlético e no Cruzeiro, agora Diego Aguirre e Deivid são caras novas com métodos idem, com outros auxiliares e formas distintas de trabalho. O América perdeu o diretor de futebol, Osvaldo Torres, que mostrou competência na ascensão do time para a Série A.

A torcida geral é para que tenhamos uma temporada semelhante a 2013 e 2014 para Galo e Raposa, e que o América repita a brilhante montagem de times em 2014 e 2015, que lhe garantiu acesso duas vezes consecutivas. Sim, porque dentro de campo, o Coelho teve pontos de sobras para subir em 2014. Perdeu a vaga por erro administrativo.

O Alético arrisca com um técnico estrangeiro, segundo os colegas jornalistas gaúchos, de métodos “heterodoxos”, porém de larga experiência como jogador e comandante. O Cruzeiro arrisca mais, com um principiante, que tem como credenciais a motivação pela primeira grande oportunidade e boas recomendações de antecessores de quem foi auxiliar, como Mano Menezes e Vanderlei Luxemburgo.

ZF

No Bar do Kelé, em Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando Aparecido entre Geraldo Afonso (esq.), vereador João Marcos, Leo e Kiko.


» Comentar

Comentários:
10
  • Marcão de Varginha disse:

    Já que ainda não tem matéria abordando a reapresentação do Galo, infelizmente o Patric e o Carlos César ainda figuram no plantel do genuinamente mineiro…
    – Quiçá se Aguirre reintegrasse o Filipe Soutto que estava sendo escalado de forma errada pelos antigos técnicos que inclusive deram-lhe poucas oportunidades.

  • Paulo disse:

    Essa matéria nenhum órgão de imprensa mineira divulgou e vocês sabem porque!!!
    Parabéns ao site UOL como sempre passando tudo a limpo sem Amordaça!!!
    Reforço do Cruzeiro é processado por atropelamento na Argentina
    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2016/01/01/reforco-do-cruzeiro-e-processado-por-atropelamento-na-argentina.htm

  • Tião disse:

    Possivelmente o Jemerson não ficará no Galo após esta janela. Deve render de 12 a 15 milhões de Euros. Então o time base, por enquanto, deve ser: Victor; Marcos Rocha, Leo Silva, Erazo, Douglas Santos; Carioca; Dátolo, Luan; Hyuri, Pratto, Cazares. Hyuri joga do lado direito, revezando com Luan na meia e na cobertura da lateral. Situação idêntica envolvendo Cazares e Dátolo, pelo lado esquerdo. Há especulações ainda da contratação de um meia. Mas se não for confirmada, o time base deve ser este. Reserva iria de: Giovanni; Patric, Tiago, Edcarlos, Mansur; Donizete, Lucas Cândido, Eduardo, Giovani Augusto; Carlos, Rafael Moura. Time reserva entra forte no Mineiro, 1ª Liga e Copa do Brasil. Time principal vai em busca da Libertadores, Brasileiro e Mundial.

  • Alisson Sol disse:

    Feliz 2016 para todos!

    O pouco que tenho para acrescentar à análise feita pelo PVC sobre a escolha do Cruzeiro para seu técnico (link) é o seguinte: O Cruzeiro está fazendo isto por uma aposta, como ele citou, mas também por precaução. Concordo com ele que foi a “escolha correta”. Mas talvez ele não acompanhe tanto o ambiente em Minas Gerais, e se esqueça da tradição de trocar de técnico depois do rural ou da Copa Rio-Sul-Minas. Assim, é melhor apostar em Deivid do que começar o ano com um técnico caro e depois precisar substituir o “projeto”, e ficar pagando o técnico antigo um valor absurdo por meses ou até anos.

    Torço também para que Diego Aguirre dê certo, pois o Brasil tem muito a aprender com o intercâmbio com técnicos estrangeiros. O Brasil fica copiando conceito da Europa sem entender. Por exemplo: acabar com concentração de jogadores porque “ficavam entediados”. Ora: todo time de futebol americano se concentra antes do jogos, ficam assistindo partidas do adversário e treinando jogadas à exaustão. E isto em um esporte onde o treinamento machuca jogadores mais do que o jogo em si. Agora, no Brasil, tem técnico que fica ensinando pôquer para os jogadores em concentração. Aí, realmente, é melhor não ter concentração. Mas, o melhor ainda, era “se concentrar”…

  • Pedro Vítor disse:

    Bom Dia, segundona na área novamente, e começa a temporada 2016 para o torcedor alvinegro, com bastante expectativa, são muitos desafios iniciais, como por exemplo essa pré-temporada com tantos jogos e viagens.

    Fica uma preocupação, uma que ate agora não foi anunciado nenhum reforço, isso causa uma angustia, pois saíram 5 jogadores, dentre eles o Josué, que é um jogador experiente, que dava conta do recado quando necessitado, e chegaram apenas apostas que retornam de empréstimos.

    Me parece, que o Diego Aguirre pediu dois jogadores, que são Rafael Moura e Erazo, um centro avante, que realmente o elenco necessitava, o Lucas Pratto, é um atacante completo, sabe jogar adiantado, tem qualidade pra sair e buscar o jogo, alias sua principal característica é essa, e o Erazo, experiente, jogador de seleção equatoriana, que fez ótima Copa do Mundo, e fez um Brasileiro com o Grêmio, que foi a melhor defesa do Campeonato, tranquiliza um pouco, pois a provável venda do Jemerson é grande, e me parece que o Galo já ate recebeu uma proposta pelo que pede pelo jogador de 10 milhões de euros. Em si tratando de zagueiro é um valor absurdo!

    • Tião disse:

      Galo de hoje não é mais como antigamente. Negócios são tratados pela diretoria e nada vaza. Cazares estava em BH e ninguém viu. Erazo e Hyuri foram esperados no aeroporto, mas somente confirmados hoje. Rafael Moura parece que vai vestir a camisa do seu clube do coração também. São fortes os boatos sobre mais um meia, talvez argentino, mas sem confirmação de nome. Na minha opinião, falta só um lateral esquerdo, já que não temos reserva para o Douglas Santos. No mais, grupo está completo e pronto para ser campeão de Janeiro a Dezembro este ano, dos EUA ao Japão.

      • Pedro Vítor disse:

        Eu vejo que o Galo já tem um time titular bem armado pelo Levir Culpi, ficou em segundo do Brasileiro. O elenco não era uma Brastemp, agora melhorou, com Rafael Moura, no ataque, com bons meias, e opções nas pontas, então podemos dizer que hoje o Galo puxa a fila dos melhores elencos!

        O que pesa é o pensamento do Diego Aguirre. Isso temos que deixar o tempo apresentar, se ele vai manter a proposta que o clube vem trabalhando desde de 2011, com o Cuca, e depois o Levir. Ou se ele vai colocar uma maneira mais comedida, como foi no Internacional.

        Penso eu, que cada clube tem sua maneira de trabalhar, e o treinador tem que se adaptar a cada situação. Pensando nisso, vejo muita expectativa em torno do que o Aguirre possa fazer de bom ao time do Levir Culpí, que deixou muitas boas lembranças!

  • J.B.CRUZ disse:

    JUSCELINO KUBITSCHEK de OLIVEIRA ( O MAIOR E MELHOR PRESIDENTE E ESTADISTA QUE O BRASIL JÁ TEVE), foi por assim dizer o político completo..
    Deputado estadual em 1.937, Prefeito de Belo Horizonte em 1.940, Governador de Minas Gerais em 1.950 e finalmente em 1.956 atingiu o ápice na política brasileira tornando-se Presidente do Brasil..
    Em todas as gestões foi atuante de acordo com os cargos a ele destinado..
    Cumprir rigorosamente com todas as promessas eleitoreiras..Projetos,metas e trabalho, tudo entregue dentro dos prazos estabelecidos..
    Teve seus adversários, mas respeitou a todos; e em nenhum momento se viu JUSCELINO revidando a ataques grosseiros e caluniosos..
    Nos tempos de J.K, a vida era sacrificada, trabalhosa, mas, as pessoas se respeitavam mais, as políticas públicas e sociais sob seu comando funcionavam a contento e o BRASIL saiu de um estado rural para um PAÍS realmente desenvolvido..
    Que as palavras deste bilhete de J.K. seja a rota do começo de se tirar o BRASIL deste imobilismo; e
    ilumine as mentes das pessoas que nos governam..
    Bom ANO para todos nós….
    Valeu CHICO…..

  • Alexandre de Assis disse:

    O Cru cru contratou e anunciou como reforço, Bruno Nazário, que jogava no forte futebol polonês, mais precisamente em Gdansk, cidade conhecidíssima historicamente. Nazário se assemelha em tudo ao seu famoso irmão Ronaldo Fenômeno, inclusive o futebol. Seu Nazário gerou uma ninhada boa. Espero que o jovem não passe fome na Toca.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Chico, cê tá numa vadiagem aí em Conceição que ninguém merece, hein ???
    O povo de Sete Lagoas tá ficando com ciúmes…