Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A racionalização do elenco do Cruzeiro e o sistema tático ideal para enfrentar o Tupi

Senhoras e senhores do blog, aqui está a tradicional e ótima coluna do João Chiabi Duarte para o Cruzeiro.org, onde ele disseca tudo que interessa à torcida da Raposa, dentro e fora de campo. Muito interessante também, o “bilhete” que ele manda ao editor e comandante do site:

* “Grande Bellini,”

Segue a coluna desta semana.
Fala das opções de Deivid para pegar o Tupi e da Racionalização feita por Bruno Vicintin e Thiago Scuro.
É preciso ter calma, mas, se os resultados não aparecerem o Cruzeiro vai ter que agir rápido, porque as cornetas vão soar com força.

E a animosidade tende a aumentar porque o outro lado está agindo, contratando bons jogadores e formando um time forte.

Prevejo grandes dificuldades neste momento inicial, porque nossa torcida cheia de cornetinhas vai pegar pesado.

Precisamos reverter o viés de baixa, mas, não está fácil não.

Um grande abraço – Chiabi

Muita Calma nesta Hora…

A Racionalização do elenco do Cruzeiro – Quando o ano iniciou o Cruzeiro tinha incríveis 79 jogadores sob contrato e uma folha salarial sem encargos da ordem de R$ 7.5 milhões, sem os encargos. Os nossos homens do futebol foram fazendo o seu trabalho :

  • não renovando os contratos de atletas que ganhavam altos salários cujo contrato chegava ao fim (Júlio Baptista, Leandro Damião, Dagoberto),
  • não renovaram também os contratos de outros jogadores cujo vínculo se encerrava ao final de 2015 (Charles, Ceará, Pedro Ken, Ananias, Felipe Seymour, Gílson)
  • Ao contrário dos anos anteriores procuraram colocar jogadores sob empréstimo em outros clubes, sem que o clube continuasse a pagar parte de seus salários. Hoje o Cruzeiro tem 23 jogadores nesta condição: Neílton (Botafogo), Diego Renan, William Farias e Marinho (Vitória), Rafael Donato (Joinville), Rodrigo Souza, Kaique Valdívia e Rony (Náutico), Luiz Fernando (Mirassol – SP), Mena (São Paulo), Breno Lopes (Red Bull – SP), Eurico e Hugo Ragelli (Ponte Preta), Antônio Carlos (Villa Nova), Allan (Londrina), Joel (Santos), Élisson (Coritiba), Pará e Paulo André (Atlético-PR), Thiago Carvalho (Ceará), Souza (futebol japonês), Caio Cézar (Portuguesa de Desportos) e Gabriel Nunes (Grêmio Osasco – AUDAX).
  • Fez 2 trocas : Marquinhos por Fabrício com o Internacional em definitivo e a de Willians por Marciel até o final de 2016.
  • Existem ainda alguns jogadores jovens que estão emprestados ao Marítimo, Rio Ave e Estoril de Portugal: Georgemy (goleiro), Eber (volante), Lineker (meia) e Pedro Paulo (atacante).
  • Outros tem sua situação indefinida como: Dione (lateral) com contrato até abril/2017, Gabriel Moura e Matheus Santos (estouraram a idade na base), além de Andrey Kalinski e Gonzalo Latorre que deverão estourar idade neste 1º semestre.
  • Formalizou rescisão contratual com Murilo (zagueiro), Rodrigo Dias e Hugo Sanchez (atacantes), Anderson Uchoa e Uéllinton (volantes), Gabriel Louzada e Cristian Alex (meia).

Para reforçar e completar o elenco :

  • Promoveram da base: Alex (meia) e Fabrício (zagueiro), além de Lucas França e Lucão (goleiros).
  • Além disto o Cruzeiro fez a contratação de 8 atletas: Sanchez Miño, Lucas Romero, Pisano, Douglas Coutinho, Rafael Silva, Federico Gino, Bruno Nazário e Marciel.

Balanço : O elenco atual tem 37 jogadores, dos quais 14 (37.8%) com origem na base e ainda deverá ser reduzido, após a fase de testes iniciais até o final de março/2016:

  • Goleiros (4): Fábio, Rafael, Lucas França e Lucão
  • Laterais (3): Mayke, Fabiano, Fabrício
  • Zagueiros (8): Dedé, Bruno Rodrigo, Manoel, Léo (voltando de contusão), Grolli, Alex Flávio (contundido), Bruno Viana e Fabrício
  • Volantes (7): Henrique, Ariel Cabral, Marciel, Federico Gino, Lucas Romero, Uiliam Correa e Bruno Ramires.
  • Meias (10): Marcos Vinícius, Arrascaeta, Sanchez Miño, Allano, Pisano, Élber, Álisson, Bruno Nazário, Gabriel Xavier e Alex.
  • Atacantes (5): William Bigode, Judivan (contundido), Rafael Silva, Douglas Coutinho e Vinícius Araújo

Opinião : Embora se saiba que Sanchez Miño e Allano possam ocupar a lateral esquerda em caso de uma contingência, que Rodrigo Nazário venha treinando muito bem na posição, entendo que um clube do tamanho do Cruzeiro deveria completar o elenco com um jogador da posição.

Qual o seu sistema tático preferido para pegar o Tupi ? – Observando a provável escalação do Cruzeiro para enfrentar o Tupi no domingo, foi possível imaginar várias disposições táticas com os mesmos jogadores em campo. A versatilidade dos atletas escolhidos por Deivid permite isto.

  • Sistema 4-4-2 convencional: a disposição tática mostra defesa com linha de 4 jogadores + 2 volantes (um de cada lado + 2 meias (um de cada lado) + 2 atacantes (um pelos lados do campo e um centroavante) assim escalados com Fábio + Mayke, Dedé, Manoel e Fabrício + Henrique e Ariel Cabral + Marcos Vinícius e Sanchez Miño + Álisson e Rafael Silva.
  • Sistema 4-2-3-1: Defesa com linha de 4 jogadores + 2 volantes (um de cada lado) + 3 meias (direita, centro e esquerda) + 1 atacante escalado com Fábio + Mayke, Dedé, Manoel e Fabrício + Henrique e Ariel Cabral + Marcos Vinícius, Sanchez Miño e Álisson + Rafael Silva.
  • Sistema 4-3-1-2: Defesa com linha de 4 jogadores + 3 volantes (direita, centro e esquerda) + 1 meia + 2 atacantes, alinhada com Fábio + Mayke, Dedé, Manoel e Fabrício + Henrique (C), Ariel Cabral (E) e Marcos Vinícius (D) + Sanchez Miño + Álisson + Rafael Silva. Aqui, Henrique ficaria como o 1º volante centralizado e Marcos Vinícius ficaria como um 3º volante saindo mais para o jogo e deixando Sanchez Miño com mais liberdade de armação atuando por trás dos atacantes. Porém, outra formação teria Ariel Cabral como volante centralizado, Henrique faria a armação pelo lado direito, Sanches Miño faria a armação pelo lado esquerdo e Marcos Vinícius faria a função de nº 1 encostando mais nos atacantes.
  • Sistema 4-3-3: Defesa com linha de 4 jogadores + 3 volantes (direita, centro e esquerda) + 3 atacantes, alinhada com Fábio + Mayke, Dedé, Manoel e Fabrício + Henrique (D), Ariel Cabral (C) e Sanchez Miño (E) + Marcos Vinícius (D), Rafael Silva (C) e Alisson (E).

Felizmente o futebol é dinâmico e não se vale de posições estáticas. Há que se considerar o movimento dos nossos jogadores e também dos adversários, a criação dos espaços e a criação das chances de gols, que cada formação permitir ao nosso time.

Ou seja, com pequenas adaptações e mudanças de funções, sem fazer substituições, pode-se variar o sistema tático de forma a provocar o desequilíbrio no sistema de marcação do adversário. Isto é um dos objetivos a se desenvolver numa pré-temporada e também nesta fase de classificação do Campeonato Mineiro, que deve ser considerada por nós como uma extensão da pré-temporada.

Cheguei a ver críticas ao nosso treinador por ter dado chances ao Bruno Ramires de treinar entre os titulares numa linha de 3 volantes, fazendo a função pelo lado direito.

Ora, se o treinador tem os jogadores e não pode fazer experiências dando chances a todos os que estão no grupo, que mérito terá o seu trabalho?

Porque razão ter 34 jogadores num grupo de trabalho?

Deivid terá o seu tempo para experimentar as formações e definir a melhor forma de jogar para este grupo de jogadores e depois, deverá insistir numa formação para ir ganhando o entrosamento. Será mais que natural até a metade do mês de março testar jogadores e situações táticas, então, com base nos resultados se definir uma formação titular, formas de jogar para uso durante as partidas de acordo com o que acontecer nos jogos.

Claro que é natural se gostar mais de um jogador que outro para fazer uma função tática, mas, ninguém tem mais condições de definir as coisas do que a comissão técnica, que acompanha todos os treinamentos, que observa o comportamento e a adaptabilidade do jogador à função tática que cada sistema requere.

Portanto, é hora de desligar as cornetas e torcer muito para as coisas darem certo.

Opinião : Gosto desta formação que vai iniciar o jogo contra o Tupi e penso que será questão de tempo a entrada do Lucas Romero como um dos titulares do time, reforçando o nosso sistema de marcação e aportando muita qualidade na saída de bola e transição entre meio e ataque. Como disse Edgardo Bauza é muito difícil um time ser campeão sem saber se defender bem. Jogar com apenas 2 volantes no meio, sendo que nenhum deles tenha por característica a marcação forte é um risco elevado e raramente se traduz em conquista. A razão é simples. No mano a mano um atacante sempre levará vantagem em cima de um zagueiro, principalmente partindo com a bola dominada e em velocidade.

Muitos dirão que Marcelo Oliveira foi campeão assim, mas, se esquecerão que tanto Éverton Ribeiro, quanto Ricardo Goulart e também Álisson ou William tinham que recompor. Tanto é verdade, que Marcelo Oliveira teve que sacar Dagoberto do time porque não conseguia fazer a função de recomposição, como exigia o seu sistema tático.

Pelo que tenho conversado com as pessoas ligadas à cobertura do futebol no clube e com os conselheiros, Deivid tem se mostrado antenado para estas questões. Tem trocado informações com o elenco e quando o grupo compra as “ideias” de um treinador e se compromete com as necessidades impostas por um sistema tático e acredita nisto, os resultados aparecem.

Como sempre eu vou esperar um pouco mais para fazer uma análise mais definitiva.

Tupi de Juiz de Fora – o próximo adversário – Depois de 2 derrotas nas rodadas iniciais, o Tupi resolveu trocar o treinador e trazer de volta ao comando o velho conhecido Ricardo Drubscky, que teve passagens curtas recentemente por Atlético-PR e Fluminense.

O time da famosa Manchester Mineira traz uma escalação cheia de dúvidas com Glaysson; Osmar, Sidimar (Hélder), Fabrício Soares e Pirão; Filipe Alves, Rafael Jataí, Vinícius Kiss (Ygor), Hiroshi e William Kozlowski; Michel (Rubens).

Como todo time do interior que se preza e vem enfrentar o Cruzeiro no Mineirão, vai entrar com 2 linhas de 4 jogadores, 1 na ligação e 1 no ataque, mantendo 9 jogadores atrás da linha da bola, como fez a URT na 1ª rodada. E torcer para que a pontaria dos nossos jogadores não esteja em dia inspirado. O resultado normal é a vitória do Cruzeiro, mas, como sempre o Tupi será um difícil adversário a ser batido.

Eu promoveria Daniel Vançan ou Victor Luís da base para o grupo principal em primeira instância e caso eles não aprovem, buscaria um jogador no mercado. A alternativa mais interessante neste momento seria Renê (Sport Recife), que viria para disputar a posição com Fabrício.

Como oportunidades de racionalização temos 8 zagueiros e nesta função 6 seria o nº ideal. Também entre os volantes um deles poderia ser emprestado. Também entre os meias e atacantes se nota excesso, mas, perfeitamente administrável para este momento.

Sinto que o Cruzeiro ainda tenha que trazer UM grande nome para atuar entre meio e ataque, para ser o líder técnico deste elenco, conferir maioridade ao grupo e ser uma referência para todos estes 10 meias que temos. Todos são jogadores de enorme potencial e o ideal seria que UM deles assumisse o papel de protagonista.

Se isto não acontecer, para que o time MUDE DE PATAMAR será imprescindível tirar o escorpião do bolso e não apostar. Terá que vir um grande nome, para mexer com as estruturas.

Uma contratação de impacto para mexer com a autoestima do nosso torcedor, para fazer “bombar” novamente o nosso programa de Sócio do Futebol e que seja jogador comprovado.

Conforme se apurou o efeito desta racionalização representou uma expressiva economia para os cofres do Cruzeiro (redução de quase R$ 60 milhões anuais, incluídos os encargos), sendo que estas mudanças decerto produzirão outros efeitos positivos, mas, creio que não serão notados de imediato, porque a capacidade de investimento só deverá se recuperar mais à frente.

O momento atual requer que o Cruzeiro se organize melhor para se adequar às regras do PROFUT, para ter acesso às benesses dos financiamentos das dívidas com o governo. A atitude é louvável, porém, a situação encontrará enormes dificuldades caso os resultados no campo não apareçam rapidamente. A torcida cruzeirense é extremamente crítica e impaciente.

Não demonstrará ter o mínimo de paciência principalmente porque não consegue entender como do outro lado, um time que deve o dobro do Cruzeiro, que arrecada menos que nós com bilheteria e sócio do futebol, consegue gastar mais e ousar, estando sujeita aos mesmos processos.

Enfim, precisamos de reverter este viés de baixa e só mesmo vitórias e boas atuações do nosso time serão capazes de mudar o quadro.

As homenagens especiais desta coluna hoje vão para um time de sangue azul que tem:  Evandro Oliveira (titular inquestionável do gol, porque conhece da posição), Victor Paim, Marco Antônio Astoni, Guilherme Ibrahim e Pablito da TFC; Fafá Murcelle, Natália Quaresma e Laura Estrela; Rodrigo Genta, Karoll Dutra e Neuber Soares. O treinador é Bellini Andrade.

De Conceição do Mato Dentro e Vitória-ES : Iron Luiz, Thadeu Barbosa, Luiz Otávio Camargo, José Eustáquio Andrade e Mário Ferreira Valentim; Róbson Francisco de Lima Guimarães e Milton Kabutê; Carlos Tomazzi e Sebastião Costa Filho; Adão de Oliveira Costa Filho e Milton Tank. O treinador do escrete é o professor Geraldo Alves Machado.


» Comentar

Comentários:
18
  • Marcos disse:

    Com a bolinha que vem jogando o Cruzeiro finalmente irá disputar a segunda divisão no ano que vem. Mostrou que não tem futebol suficiente nem pra jogar conta de times amadores daqui de Ibirité. Continua com os mesmos “podres” do ano passado.
    No caso do Atlético, se o Robinho que veio não for o do Santos e sim o que veio da China, o Atlético certamente comprou um baita bonde.
    Mas a verdade é que o futebol brasileiro como um todo anda sofrível demais.

  • BRG disse:

    Infelizmente, o Cruzeiro não jogou absolutamente nada contra o Tupi, laterais fraquíssimos, meias fora de posição e atacantes medíocres. Espero não passarmos aperto este ano, porém, creio que isto acontecerá.

    O Mike é muito inseguro e tem pouca iniciativa, insistir com ele neste momento é péssimo, se afundará cada vez mais. Já o Fabrício, é lento, instável e tem pouca criatividade. O Cruzeiro precisa fazer algo em relação a estas posições.

    Com as peças disponíveis, é evidente que jogaremos com três volantes, portanto, que o Romero entre logo e se entrose o mais rápido possível.

    Marcos Vinícius, Alisson, Elber e Sanches Miño são jogadores de lado de campo, praticamente pontas, portanto colocá-los de volantes ou como meias distribuidores de jogada é perda de tempo.

    QUanto aos Atacantes contratados, todos medíocres, o Willian que tb é um jogador de velocidade e de lado de campo é o único de qualidade que temos.

  • Silvania disse:

    Quem paga ingresso pode ser cornetinha sim.

    • João Chiabi Duarte disse:

      Silvânia,
      Este negócio de ingresso a R$ 40 é balela… O público é o mesmo. Só serve para desincentivar as categorias de sócio que pagam R$ 205 por mês, porque vale muito mais a pena ser da categoria que paga R$ 30… E isto lota o Mineirão de cornetas que não tem paciência e nem sabem o que é torcer…
      kkkkkkk…

  • Valmar Azevêdo disse:

    Quando algum diretor sugere um reforço, primeira pergunta de Gilvan: já jogou no River Plate?

  • luiz disse:

    Que preguiça ler essa overdose sobre o time luscofusco furta-cor, ainda mais nesse seu minifundio Chico Maia. Faça-me o favor! Não quero nem saber!Porque eles ão falaram do Benecy? Como diz o Marcão de Varginha…Benecymito.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, penso que o Cruzeiro tem insistido numa ideia fixa de que De Arrascaeta e Álisson vão resolver as coisas. Não vão porque não possuem bola para isto. Para piorar insiste com atletas de qualidade questionável, como Gabriel Xavier, Elber e Alano.
    Esta é a eterna turma que reclama a falta de uma tal “sequência” como desculpa. Jogador bom está sempre no ritmo. Insisto: estes farão um joguinho bom aqui e ali; só. Ou o Cruzeiro resolve de vez o problema no setor de armação de jogo ou passaremos aperto em mais uma temporada. O time do Cruzeiro está cheio de gente lerda, no estilo PHGanso, Pato, Luiz Fabiano, Marlone e Diego Souza (não suportam a intensidade do jogo e deixam seus times na mão).
    O defeito ofensivo do Cruzeiro em 2015 continua em 2016: a quantidade de gente no meio campo, só olhando, sem se movimentar, tornando as ações ofensivas previsíveis e tirando espaço para eventuais decidas dos laterais ou jogadas de velocidade. É muita gente só se livrando da bola.
    De Arrascaeta, Álisson, Alano, Elber e Gabriel Xavier estão devendo e, se não melhorarem, podem comprometer todo o trabalho.

  • João Chiabi Duarte disse:

    Grande Chico Maia,
    Ter 79 jogadores sob contrato, pagando parte do salário de muitos deles só ilustra o que uma temporada de insucessos pode fazer com as finanças de um clube.
    Creio que a chegada de regras financeiras mais estreitas irão acabar com o imediatismo no futebol.
    O Cruzeiro pagava R$ 300 mil para o Dagoberto jogar no Vasco + R$ 100 mil para o Felipe Seymour + R$ 200 mil para o Riascos… Ou seja, Gastou quase R$ 5 milhões em 2015 para não usar os jogadores… Economizamos segundo consta R$ 1.6 milhão… O erro custou muito caro.

  • Arthur Silveira disse:

    Uai Chico, do jeito que o Cru cru é blindado, como ele conseguiu estes dados? E lá, conforme a mídia, sempre esteve nadando em dinheiro. Só não entendo é a contratação de tantos volantes. Mas, a mancha que o Ríver deixou ano passado foi tão forte, que se Gilvan pudesse, traria o time inteiro.

    • Jorge Moreira disse:

      As coisas podem ser mais esclarecidas o tal reporter da radio de minas
      foi afastado das coberturas,quem sabe agora averdade apareça.viram
      como babação de ovo tem tempo curto um dia a casa cai,aposto quem nem
      no clube dele ele conseguira emprego

  • Thiago disse:

    Não achei que enxugou tanto assim, logicamente q no quesito financeiro melhora a médio prazo, mas pra que contratar tanto e ficar emprestando daqui e dali se não tem expectativa de usar os atletas!?!?!
    Contratou-se 4 volantes (Sanches,Lucas romero, Marciel e Gino) depois de ter dispensado o willians, que se não era um primor técnico era eficiente marcador e nao estaria abaixo desses contratados.
    São 8 meia-atacante mas nenhum armador e dois atacantes de nível muito fraco (Douglas Coutinho e Rafael Silva).
    Das contratações apenas Sanches e Pisano empolgam o resto foi pra encher linguiça e dar satisfação pra torcida, um famoso me engana neném.
    Continuamos sem laterais e dos reservas da esquerda emprestaram os dois, isso mesmo, eram três laterais esquerdos e conseguiram emprestar os dois reservas. É muita burrice dessa diretoria incompetente e fraca.
    Na direita também estamos apostando na teimosia de achar que o mike vai representar a posição e isso não vai acontecer, esqueçam.
    Sobre o esquema tático o Deivid já me decepcionou, uma vez que, sendo ele sabedor que a base do time que se recuperou no brasileiro e quase classificou heroicamente na libertadores, jogava no 4-3-3 e basta manter a base e ir aos poucos experimentando mudanças táticas. Querer testar esquema em começo de campeonato e fria. Sem entrosamento e sem ritmo as chances são mínimas.
    Agora a pouco vi no superesportes ele dizer que está segurando pra lançar os gringos pra não queimar os caras…! Esse idiota acha que jogadores que estavam num boca Junior ou num independente ou num velez estão com medo de entrar pra jogar?? Esses caras não pipocam não , podem até ter dificuldade de entrosamento mas já são jogadores tarimbados, cascudos, e esse gaguinho me solta uma dessas!!!!
    VPPQP!!!!!!!!
    Põe o Romero no lugar do Henrique, o Pisano no lugar desse Marcus Vinicius, que não me engana, e o Sanches. Alisson e willian continuam na frente e ponto final. É esse o time e vamos sbora buscar os títulos.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico e demais leitores, Boa Tarde! PARECE que o elenco do meu Cruzeirão está mais forte e estou esperançoso de que o time venha se encorpar gradualmente ao longo das competições. Claro que o receio ainda existe (creio que até o Deivid o tenha).É preciso cuidar do sistema defensivo sempre. Talvez devesse improvisar dois laterais com esse tanto de volantes contratados, pois Fabrício é lento (gde. demais para lateral) e Maike – ah, o Maike…,, pode largar.Amanhã, salvo engano, o Cruzeiro fará a 5ª partida oficial e para mim já será suficiente para uma análise um pouco mais, vamos dizer, consistente. Outra coisa, ninguém com o mínimo de juízo pode criticar a diretoria por falta de trabalho, realização e ações. Se pecarem, certamente não será por omissão.

  • Stefano Venuto disse:

    Depois de ler isso tudo, concluí, que o cruzeiro tem grande chances de pegar um segundona nacional.

    • João Chiabi Duarte disse:

      Grande Venuto,
      O Cruzeiro não vai cair e nem vai passar perto da Segundona…
      E não vai dever R$ 600 milhões no final de 2016…
      Mas, que o time precisa de REFORÇOS é indubitável.

    • Marcão de Varginha disse:

      “Segundona”? Só? Depois da declaração daquele dirigente, que já está ansioso pra voltar aos seus domínios, esse clube merece no mínimo a terceirona de todos campeonatos à disputar, isso se estivéssemos num país sério, onde não cultuaríamos tantos escândalos de corrupção!
      – #benecymito
      – #eternoexcremento

      • João Chiabi Duarte disse:

        Raivoso Marcão de Varginha,
        Receba um afetuoso abraço do Buião, do Joaquim Cocó, do Cidinho Bola Nossa, do Romildo Manco (o cara da Pizzaria) e do Galício Pena Jr… sem contar o Zé de Tereza e do Osmar Camilo.
        Aproveito e relembro do Coronel Zé Guilherme que hasteava a bandeira preto e branca na casa dele no Prado e que comando a FMFrangas por muito tempo. Castellar é franga, é franga, é franga e todo o clero de Dom Serafim…
        Todos atleticanos…
        Benecy contou uma mentira e se deu mal…
        Nunca compramos juiz…
        Mas, já que insiste eu lhe deixo um desafio…
        Mostre aí quantos e quais foram o jogos que seu time disputou para ser campeão mineiro de 1926, 1931 e 1932.

        • Claytinho do Nova Vista/BH disse:

          kkkkkkkkkk

          Isso é que dá querer debater sem argumentos, só com “raivinha de rival”, com alguém esclarecido e com argumentos concretos… rsrs

          Não ter senso de ridículo deve ser triste viu… kkkkkkkkkk