Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Daqui a pouco a bola rola na Copa América, em que há negócios, esquemas e até futebol!

O jornal espanhol Marca, que circula no centro de imprensa de Pasadena, publicou mapa com as distâncias das sedes desta Copa América

Há um consenso na imprensa que cobre a Copa América que esta é uma competição organizada por encomenda, para tentar eliminar provas contra a corrupção que marcou durante décadas as relações dos presidentes de federações e confederações com os negociadores de direitos de TV e publicidade. Só que a cartolagem que encomendou a disputa foi parar na cadeia quase um ano atrás, quando não dava mais tempo de cancelá-la. E entre todos os presidentes das federações da América do Sul, o único que não está aqui para as solenidades de praxe, inclusive na abertura, é o da CBF, Marco Polo Del Nero, na mira do FBI.

Para se comemorar os 100 anos do torneio entre seleções mais antigo do mundo, da Confederação Sul-americana (Conmebol), o fazem nos Estados Unidos, filiado à Concacaf (Confederação de Futebol para Norte e América Central e do Caribe). Num país de extensão continental as seleções são obrigadas a percorrer distâncias absurdas em curto espaço de tempo. Mas mesmo assim a previsão dos organizadores é que será um sucesso de público, já que a população latina deverá comparecer em peso aos estádios, assim como foi na Copa do Mundo de 1994.
Por falar em Copa, sobraram apenas três jogadores daquela seleção do Felipão, que tomou de 7 a 1 da Alemanha em Belo Horizonte, em 2014: Daniel Alves, Willian e Hulck. Neymar não está porque o Barcelona mandou a CBF escolher, entre a Copa América e os Jogos Olímpicos. Dunga tenta montar um time com jogadores desconhecidos da maioria dos torcedores, tanto estrangeiros quando brasileiros. O interesse de fãs pelos treinos tem sido muito pequeno em comparação com seleções anteriores nestas competições. Mas, dá para o gasto na primeira fase, em que duas seleções se classificam em cada grupo. Único adversário mais duro é o de hoje, Equador. Haiti e Peru devem apenas figurar.

Será que bebeu?
Ninguém entendeu a declaração de Jurgen Klisnman, o técnico alemão da seleção norte-americana de que a Copa América supera a Eurocopa em qualidade. Pode ser que ele esteja querendo fazer uma média geral aqui, já que o cargo dele está em risco por causa dos altos e baixos do time. Em nenhum aspecto este torneio tem a mínima chance de ser comparado ou superar o similar europeu, que é conhecido como uma Copa do Mundo “sem Brasil e Argentina”. Além da quantidade de grandes jogadores a Eurocopa é um modelo de organização, coisa que nem aqui nos Estados Unidos a Copa América está conseguindo seguir o exemplo.

Maluco de tudo
A campanha presidencial domina o noticiário na imprensa de Los Angeles. Hilary Clinton e Donald Trump estão nas redondezas para as primárias democratas e republicanas da Califórnia. Quinta-feira, em San José, perto de Santa Clara, cidade da abertura da Copa América, o pau quebrou entre seguidores do Trump e quem teme as propostas malucas dele. Ovos e porrada pra todo lado. As pessoas aqui acham que ele não tem chances de ser eleito, mas que em política tudo é possível acontecer, e se isso ocorrer, o mundo que se prepare para mais confusão do que já vive.


» Comentar

Comentários:
6
  • Marcão de Varginha disse:

    Como (sic) “Ninguém entendeu a declaração de Jurgen Klisnman…?”. Acaso já consultaram ao sabe-tudo Alisson Sol, o da garganta? Enquanto não perguntarem à ele, ninguém jamais saberá as razões de tal declaração!
    – #benecyeternomito

  • Lucas H. Nobre disse:

    Desculpe Chico, Copa América? Talvez depois que ela acabar, eu queira saber quem venceu.
    Brasileirão, somente na 6ª rodada o Cru cru vai pegar um time da 1ª divisão. Jogou somente duas partidas fora, já que contra o Botafogo foi em campo neutro e na 7ª e na 8ª joga dentro de casa. Benecy tá mais vivo que nunca. Nem com essa tabela favorável eles engrenam. A cbf e a bobo faz de tudo pra ajudar esse time dos políticos. O time é ruim mesmo.

  • Alisson Sol disse:

    Achavam que o Trump nem passaria do primeiro debate. Depois, achavam que jam is chegaria a ser o candidato republicano. Achavam que o partido ia abandoná-lo, mas o presidente do partido já seu o apoio official. Se a Hillary baixar a guarda, vai ser difícil. As pessoas sempre preferem uma lorota simples do que um plano sério complexo. Vai ficar a Hillary explicando seu plano de saúde, de financiamento universitário, de política externa, etc. O Trump simplesmente dizendo que vai contruir um muro, fazer o México pagar, e “tornar a América grande novamente”…

    • Marcão de Varginha disse:

      Esse sujeito sabe realmente tudo, de todos! Só ainda não conseguiu explicar a declaração feita por livre e espontânea vontade “daquele” dirigente que afirmou para o planeta ouvir já ter comprado arbitragens para favorecer o radicado celeste mutante, o vulpídeo mamífero quadrúpede rabudo, ou seja, o time que perdeu para o SPFC na casa onde o Galo sagrou-se CAMpeão da mais épica Copa do Brasil de todos os tempos!
      – #benecyeternomito

  • Rogério Perdigão disse:

    Chico, interessante a relação dos estádios que vão sediar os jogos!
    Já que um certo time “azul estrelado e cheio de vaidade” está correndo o risco de ficar sem estádio pra jogar no Brasil, bem que poderia mandar os jogos em Boston.
    O estádio da cidade norteamericana lembra muito a “China Azul”: Gillette Stadium!
    O cru-cru jogando nele ia ser um “arraso”!!!!!!!!!