Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Incapacidade testada e comprovada

Depois da eliminação, a apresentadora Diana Alvarado, do programa pós-jogo da Rede Univisión, disse que o técnico “Dinga” poderia perder o cargo na seleção.

Em função dos compromissos comerciais, o calendário mundial do futebol fica mais apertado a cada ano e toda seleção nacional tem dificuldades para se reunir e treinar o tempo necessário para as grandes competições. E a cada disputa, as seleções que se dão melhor são as que têm treinadores mais competentes ou as que têm maior quantidade de jogadores acima da média de qualidade.

Dunga foi uma invenção equivocada do então presidente da CBF Ricardo Teixeira, logo depois da Copa da Alemanha. Nunca tinha dirigido ou integrado a comissão técnica de qualquer clube antes e ganhou de presente este importante cargo. Conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações em 2009 com um grupo de excelentes jogadores, contra adversários que não tinham elencos para encarar os brasileiros. Na Copa de 2010 veio o fim da linha, com a eliminação pela Holanda que na sequência foi a vice-campeã, perdendo para a Espanha na final.

Demitido, era de se esperar que Dunga desse continuidade à carreira de treinador, mas ele preferiu trabalhar como empresário no agenciamento de jogadores, depois de uma curta experiência como técnico do Internacional. Com o fracasso da seleção na Copa de 2014 e a dupla Marin/Del Nero dando as cartas, imaginava-se que um treinador ligado ao futebol paulista fosse chamado, mas os dois inventaram Gilmar Rinaldi como diretor de seleções da CBF. Ex-goleiro de vários clubes e da própria seleção, era um dos empresários agenciadores de atletas mais prósperos do futebol e aceitou mudar de atividade. Seu primeiro ato foi ressuscitar Dunga, amigo desde os tempos das categorias de base do Inter. O espanto foi geral. E Dunga voltou, na maior cara de pau, em versão mais “light” no relacionamento com a imprensa, mas a mesma incapacidade para o cargo.

Consequências
O Brasil já não produz tantos craques como antes e sem um treinador competente, os resultados tendem a ser como estes mesmos: eliminação nas quartas de final da Copa América de 2015 pelo Paraguai; ausência da Copa das Confederações na Rússia em 2017; dificuldades nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e terceiro lugar e eliminação na primeira fase da Copa América de 2016. Atrás de Equador e Peru, à frente do Haiti, o único adversário em quem a seleção brasileira conseguiu marcar gols. E o time do Dunga foi o único que tomou gol do Haiti. Tudo a ver! Risco sério de ficar fora da Copa na Rússia.

Descrédito
E tudo isso em um ambiente de absoluta suspeição já que o presidente antecessor e aliado de Marco Polo Del Nero está preso há mais de um ano nos Estados Unidos e o próprio atual chefe da CBF não pode pisar em aeroportos fora do Brasil sob o risco de ser preso também. Credibilidade nos bastidores nunca foi uma marca do futebol brasileiro, principalmente da CBF, porém, dentro de campo era diferente e os adversários sempre temiam a seleção.
Antes, na dúvida os árbitros apitavam a favor da seleção, agora nem numa disputa com o Peru isso ocorre mais. Estamos caindo na vala comum e figuras como as que comandam a CBF e a seleção só aumentam este buraco.


» Comentar

Comentários:
32
  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    O Stefano Venuto, está perguntando se o Arrascaeta já foi embora…. rsrs Pra ele tomar coragem de voltar pro Blog… kkkkkkkkk

    • Marcelo Vieira disse:

      Ih, o Corujão Azul voltou!

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        kkkkkkkk

        Quem pode, pode né ?? rsrs

        O que não faz um cabloquinho sem argumentos para um bom debate ou uma zoação sadia viu… rsrs

        E…. Cara pálida… Tem certeza de quem mais some do Blog entre nós dois por exemplo ?? rsrs
        Ou seja, eu não voltei… Sempre estou por aqui…. Já você…. rs Bom, aí o histórico do Blog fala por si só… rsrs

        Mas se ao invés de falar sobre futebol, sobre o seu time ou zoar o adversário, vc prefere continuar fazendo o papel de ridículo, quem sou eu pra contestar… rsrs

        Que sofra-lheeeeeeee um bucadin mais…. rsrs

  • jose alves disse:

    Esse Henrique, é daqueles operários presente nas empresas, são delatores dos companheiros e puxa-sacos da chefia. São taxados de qualitativos como Zé aquela coisa, etc. Quando o Fred fixou nele o olhar dava para fazer leitura não labial mas, interpretativa no olhar do Fred: Traíra e outros adjetivos. A classe de pessoas como Henrique não é admirada. Pelo contrário. Basta ver todas as reportagens do fato na imprensa. O Henrique está na mídia, como detrator, etc.

    • luiz ibirite disse:

      Vou dar meu pitaco, eu acho que o Fred correu pra esconder o chinelo, pois sabia que ainda iria apanhar um bocado, e o Henrique foi la e disse, nao esconde nao, vem aqui que eu ainda não terminei, kkkkkkk

    • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

      Caro José Alves,

      Respeito sua opinião, mas discordo.
      Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa… rs Já dizia o velho sábio… rsrs

      Pimenta no dos outros é refresco né ?? rsrs
      Diga-me se fosse ao contrário, um jogo com mando do Cruzeiro e algum jogador do Atlético Mineiro fizesse o que o Henrique fez… Com toda sinceridade, vc iria emitir essa mesma opinião ?? rs Me desculpe, mas eu duvi…dê…o…dó !!! rsrs

      A atitude do Henrique foi a de fazer o que todos Cruzeirenses gostariam naquele momento, fazer com que o Atlético Mineiro se ferrasse e corresse o risco de perder mando de campo. Ou seja, o Henrique só demonstrou que em relação ao Atlético Mineiro, não tem essa de corporativismo mesmo. Ele também quer ver seu time se ferrar !!! rsrs
      Ou seja, para a Torcida do Cruzeiro, ele mitou !!! rsrs
      Agora, se os jogadores do Atlético Mineiro fizeram beicinho e ficaram de melindre, problema é deles pra lá… rsrs Nós Torcedores do Cruzeiro e o Henrique, queremos mesmo é que eles se ferrem futebolisticamente falando… kkkkkkkkkkkkk

      Abraços !

      • jose alves disse:

        Independente de ser torcedor galista ou azul, o que se comenta foi a ação cômica mostrada nas reportagens de TV, sendo motivo de piadas, com o responsável pelo ato, tratado como delator e dedo-duro. E como a assunto não é pertinente ou muito importante, prefiro encerrar por aqui, pondo um ponto final assuntos sobre rivalidades bobas que extrapolam o prazeroso e simples ato de torcer para o Atlético ou Cruzeiro. Quanto à ação do Fred, é assunto para outro post.

      • Alex disse:

        …Claytinho, pra mim os 2 erraram….o Fred por esconder e o Henrique por tentar criar tumulto….mas o negócio vai ficar ruim para os 2 times…o Galo pelo chinelo eo seu time por que o árbitro relatou que sua torcida jogou um galo de borracha em campo….e mais, foi relatado pel polícia Militar que no intervalo sua torcida começou a arremessar mijo na torcida do Galo….esses marginais prejudicam os 2 times….um abraço!!!

        • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

          Grande Alex,

          Para a Torcida do Cruzeiro, o Henrique acertou em cheio !! rs
          Quanto às possíveis penalizações para ambas as Torcidas, acho justo. Babaca que faz o que fizeram, teria que ser banido dos estádios.

          Abraços

          • Alex disse:

            ….aonde assino meu amigo?…é isso aí…..pena que muitos torcedores não enxergam isso, o bairrismo toma conta….

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia, é fato que, por problemas na CBF, as cobranças por melhor desempenho estão sendo feitas aos cartolas e a comissão técnica. Quem dirige e treina sempre é cobrado, mas, e os jogadores?
    Penso que são os principais responsáveis pelo fiasco e, quando cobrados, reagem com atitudes infantis e grosseiras. Essa turma ama a badalação e uma pequena sequencia de boas partidas no Brasil parece lhes dar status de craques em condições de ocupar vagas em times grandes da Europa.
    Eles vão para lá conversando fiado e logo vão parar na reserva; há anos não há brasileiro jogando como peça mais importante de seus clubes na Europa, como foram Falcão, Cerezzo, Zico, Careca, Alemão, Romário, Kaká, Ronaldo, Ronaldo Gaúcho, Roberto Carlos..
    A turma de hoje só enxerga dinheiro; sabem que os clubes daqui do Brasil dependem de uma ou duas boas vendas anuais para sobreviverem e, então, deitam e rolam: desprezam o futebol e o altíssimos salários pagos aqui e saem à cata de dinheiro onde este estiver disponível, ainda que o preço a ser pago seja desaparecer.
    Infelizmente os clubes daqui ainda insistem em repatriá-los quando já não tem o que oferecer ao futebol; depois de fracassarem lá fazem um leilão para ganhar um contrato nocivo aos clubes daqui e chegam em carro forte, pedalando e dizendo bravatas que caem por terra em alguns meses.
    Basta olhar o futebol que craques como Felipe Coutinho, Willian, Douglas Costa, Dante, Bernard, Luiz Gustavo, Rafinha, Renato Augusto, Miranda, Tiago Silva, Davi Luiz, Felipe Luiz, dentre outros do passado e do presente, estão apresentando na seleção e o que seus times ganham com suas presenças.
    É muito brasileiro que saiu daqui para “realizar sonho de jogar lá” ou noutras praças que pagam mais que não rederam; poucos conseguiram sequer fazer uma história sólida nos clubes para onde foram, sendo raras as exceções como: Luisinho, Luisão, Mazinho, Maicon, Dedê, Belleti, Serginho, Caçapa, Douglas, Diego Alves, Gomes…
    Muitos jogadores brasileiros na Europa e noutras praças deveriam ter a humildade de Roberto Dinamite: foi ao Barcelona; viu que não ia engrenar e voltou antes de um ano para continuar uma carreira digna e vitoriosa no Vasco.
    O que vejo são muitos saindo daqui com um tremendo cartaz e depois fazendo papéis ridículos, virando andarilhos em clubes de menor expressão. Neymar (agora está por cima), se não vigiar, daqui a pouco vai ser vendido como outros tantos que nunca foram além de projeto de grande jogador que não obteve resultados.
    É preciso repensar a participação desta turma na seleção brasileira e a própria repatriação da maioria; desprezaram o que tinham aqui e que, então, fiquem por lá, oferecido, sem que haja quem os compre.
    Verdadeiros jogadores de seleção devem ser capazes, vendo que o técnico é limitado, de fazer dele um grande distribuidor de camisas. Sem brigas nem alarde sabem e fazem pela Seleção o que deve ser feito. Sinceramente, é muita areia para o caminhãozinho dessa turma vestir a Camisa Canarinho; na minha terra não jogam nem no “cascudinho”.
    No passado alguns jogadores choravam quando eram convocados pela 1ª vez; um camarada fora do eixo Rio-SP tinha que ser craque mesmo para ser lembrado. É claro que alguém assim renderia.
    Parece que o foco da cobrança precisa ser redirecionado e distribuído sobre quem está em campo…

  • José Eduardo Barata disse:

    E o “desabafo” do Neymar , hein ?
    Que pessoa mais enjoada , para dizer o mínimo .
    Quer dizer que os jogadores de seleção sofrem por
    estarem lá ?
    Coitados !!! Pegam dois ônibus de madrugada , ali
    por volta das cinco da manhã , deixam esposa e
    filhos sem ter o que comer no almoço , porque na
    verdade só mesmo uma sopa à noite , ralam o dia
    inteiro nos treinamentos , sem nenhum refresco ,
    e ainda têm que aguentar pressão da torcida .
    Hipocrisia tem limite .

    • Vinicius Campos disse:

      Barata,

      parafraseando Romário. Esse Neymar calado é um poeta.

      Tá com a merda até o pescoço enrolado com o fisco da Espanha e ainda fala asneira como essa.

      Um zé ruela.

  • Jorge moreira disse:

    Pergunta que esta me incomodando; Praque serve o nepomuceno ou nepomusono?
    Como presidente paraquedista do Galo,só servil pra desmontar tudo de bom que o
    Kalil e sua diretoria fez o time ganhava titulos dispitava de igual pra igual com os times
    de ponta do brasil(times de ponta não os times do ruralzão,que desde que ele foi eleito
    o time não ganha nem do mequinha,muito menos daquele outro time,desque ele assumiu
    o Galo agora até frequenta a zona do rebaixamento do brasileiro alem de perder o ruralzão
    e ser bisonhamente e vergonhosamente eliminado da libertadores,pelo sp,hoje pela manhã
    escuto na radio de minas que ele é o( vereador eleito pela torcida do Galo) que mais faltas
    tem na camara então pergunto como presidente ele é um nada,como vereador um nada ainda maior
    Respondam -me praque serve está figura,qual a utilidade ele tem como politico eleito pela
    torcida do Galo e como presidente ,eu não encontro respostas?

  • Julio Cesar disse:

    Os 7X1 do Brasil sobre o Haiti da a dimensão dos 7X1 da Alemanha sobre o Brasil, no que se refere a inferioridade tecnica e tatica.
    O gol do Peru foi de mão ! Mas o Equador fez um gol legal (no frangaço do Alisson) e o Brasil saiu no lucro. No que pese a dificuldade do lance, mas foi legal.
    Robinho cansado preocuparia e seria mais produtivo, mesmo que ficasse parado la na frente (pra que voltar se Pirangi recuou) era melhor que Carlos. Tabelou com Fred e lançou Patric pra o segundo gol do Galo.
    Agora, querem fazer do Galo terra arrasada e no Pirangi, novamente, so tem craque e o portuga é um genio ! Ê imprensa !!! E torcida principalmente !
    Mas que o sistema defensivo do Galo ta horrivel, isso ta !! A muito tempo !!

  • Geraldo Magalhães disse:

    Quero falar de outro derrotado, o Galo.
    Entra técnico e sai técnico, o time não ganha e ninguém corrige nada. O time toma muitos gols, principalmente no segundo tempo. Patric tem cláusula de titularidade no contrato. Júnior Urso tem lampejos de bom jogador, mas tem uma cara de derrotado. Rafael Carioca tem uma cara do “tô nem ai”. Frio e gelado! Marcos Rocha, Dátolo e Pratto tem uma cara de jogador que faz pirraça por não ter sido vendido. O Hyuri e o Pablo tem uma cara daqueles antigos pontas mascarados do Botafogo. Victor que gosta de saídas estabanadas, vê a bola viajar pela área e não sai no gol do lento Bruno Rodrigo. Um zagueiro experiente como Léo Silva vai de uma vez no adversário, não toma a bola nem mata a jogada. O outro defensor que deixa o preguiçoso Alisson chegar primeiro na bola que era praticamente sua. Num futebol pegado como o de hoje, e duro ver Arrascaeta jogando com tanto espaço no meio de um monte de defensores. Será que o Carlinhos Neves não pode dar um pitaco nessa preparação física? O time morre no segundo tempo e não aguenta segurar placar.
    Se a sina seguir, Marcelo Oliveira nunca deu sorte como técnico do Galo.
    Tem três boleiros que não podem ficar longe do Galo por mais de uma temporada: Cuca, Levir Culpi e Tardelli. Já que está gastando os tubos com zagueiros meia boca, busque logo o Otamendi. Será que o Diego Alves ainda não enjoou do estrangeiro? Tem muito jogador ai no Galo que está com data vencida, melhor sair por cima.
    Mais estranho ainda, é só o Galo se unir com o Cru cru por alguma ilusão, o time começa a perder.. Brigar pelo Mineirão é uma luta inglória, só o outro lado que leva vantagem. Foi só o Horto virar nosso alçapão, há um esforço imenso, até. da mídia de fora, pra acabar com o Independência.
    Estou com uma pulga atrás da orelha, dos desafetos da cbf, o Galo é o único que só caiu uma vez!
    Triste são as inúmeras lambanças da omissa diretoria, contratar Carlos Eduardo que não conseguia ser reservas no Flamengo. Contratou Lauro as pressas e o cara vai embora sem atuar e o Victor voltando antes da hora e falhando sistematicamente. Sem contar o mal explicado caso do Rafael Moura. Robinho também me parece que foi um tiro no pé. Está contratando um lateral esquerdo, porem, anunciado o retorno do estranho Mansur. Pra variar está chegando mais um Conceição pra mamar nas tetas do Atlético. Nossa diretoria anuncia projeto de um estádio e se alia ao nosso rival por causa do Mineirão.
    Segunda divisão, já assisti este filme!

  • Leandro Fábricio disse:

    Eu estou torcendo pro tite assumir a seleção pra ficar mais que provado que não tem treinador que consiga fazer uma seleção jogar bem sem ter jogadores a nivel de seleção pra convocar.. deu pra entender… na minha opinião o menor problema da seleção é treinador, o cara vai convocar quem, não revelamos ninguém… olhem bem as atuais revelações nossas, lucas lima e gabriel, se comparado a geração de ronaldinho gaucho, kaká, adriano e robinho não passam de apenas bons jogadores, nenhum é diferenciado…
    concordo que foi mais um vexame esse da seleção brasileira, não conseguir fazer gol na seleção do Peru é vexame demais…
    mas que seja feita a vontade da maioria esmagadora, que saia dunga e que entre tite ou guardiola, mourinho, bielsa etc etc…. quero só ver…

    voltando a falar do maior de mg…. estou vendo muitos torcedores atleticanos já começarem a cornetar marcelo oliveira, é brincadeira….

    o negócio é o seguinte, na minha opinião infelizmente esse ano está perdido em questão de titulos, não sei se foi mal planejamento da diretoria sei lá o que foi, mas a realidade é essa, nós atleticanos temos que acordar pra realidade e entender que Marcelo Oliveira vai ter que começar do zero com esse elenco e temos que dar força e moral pra ele, vamos trocar o treinador de novo???Está mais que provado que troca troca de treinador no meio de temporada nunca dá certo e o melhor negócio e ter paciencia e dar continuidade para resultados a longo prazo, o galo com cuca quase caiu em 2011 ele foi mantido e fomos vice campeoes brasileiro 2012 e campeão da libertadores em 2013…
    temos também que acordar e ver que aquele papo de que temos uma espinha dorsal formada é tudo uma farsa, léo silva já não tem o mesmo vigor de outrora, leandro donizette sozinho na volancia, datolo vive no dm, luan lesão seria, marco rocha meio acomodado e por aí vai, erazo, cazares, robinho, fred, clayton, junior urso todos chegaram agora, então meus amigos a não ser que aconteça um imprevisto, titulos esse ano bau bau e o negócio é dar força pro marcelo oliveira acertar esse time pro ano que vem, aí sim… esse ano o máximo que espero é uma classificação pra mais uma libertadores, mais que isso será milagre…

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Dunga é uma brincadeira de mau gosto. Só isso. A CBF não merece o respeito de ninguém, e já estou gastando tempo demais fazendo esse comentário.

  • Marcos disse:

    7 a 1 não foi castigo suficiente. Se a seleção brasileira já não andava bem até 2014, ficou ainda pior depois de 2014. Seleção cujos jogadores e treinadores parecem não entender nada de futebol. E ainda segue refém dessa chave de cadeia chamada CBF.
    Lamento dizer que só haverá mudanças radicais no futebol deste país se a seleção ficar de fora da Copa de 2018. Este sim seria o pai de todos os vexames do futebol do Brasil. O 7×1 e as saídas antecipadas da Copa América virariam fichinha…

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    fiquei com medo na hora que o M Oliveira tirou o ronho viu,ele estava do nosso lado rsrs!esse ai esta saindo muito mas muito mais caro que o j Batista.fazer gol no vila até eu que sou amador. o Bentão do povo esta arrumando a casinha.

    • Cesar disse:

      Não entendi,
      Você é Atleticano? Ficou preocupado quando o Marcelo Oliveira tirou o ronho, voce ficou preocupado com quem entrou?

      • Alex disse:

        …Cesar, esse aí é o nosso bobo-da-corte aqui do blog…liga, ele soltou a rodinha, tá com defeito….kkkkk…ele nunca foi cruzeirense, é apenas mais uma viúva do Fred….e aí Ávila, te coloquei pra correr lá do blog do Cadu outra vez hein….kkk…lá já temos outros bobos, aqui e´o seu lugar, não se vá….kkkk

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Dunga vai cair! aqui em minas tudo no seu devido,o atletico fez festa,carnaval,tirou onda e etc,mas ai convida o cruzeiro pra participar? rsrs eles não aprendem que jogo contra gente é derrota certa? cruzeiro ta mal? marca jogo contra o atletico que saimos da crise,eu to avisando que esse time do atletico é fraco desde o começo do ano,quero ver na hora que começar a briga de egos,ronho,Fred,Pratto e os seus salarios na casa de 1 mi,isso sendo o clube mais endividado do brasil.

    • Leandro Fábricio disse:

      Ganhar do galo é motivo de glorias pra vcs mesmo kkkkk ainda mais quando se tem no time alisson, riascos, bruno viana, elber, bryan, arrascaeta, bruno ramires, allano…

      êê galo que vergonha hein, conseguir perder pra uma baba dessas…

  • Alisson Sol disse:

    Em função dos compromissos comerciais, o calendário mundial do futebol fica mais apertado a cada ano e toda seleção nacional tem dificuldades para se reunir e treinar o tempo necessário para as grandes competições“.

    Chico,

    Desculpe, mas eu acho que este negócio do “calendário” é difícil de engolir. Você lê relatos do pessoal viajando antigamente para Copas e torneios de barco, ou mesmo que de avião, mas com várias paradas. Aquilo devia cansar que é uma beleza. E os jogadores viajavam em vôo comercial, às vezes na classe econômica… Gozações à parte: o pessoal do Atlético-MG que viajou na “excursão do gelo” dizer que cansou, eu acredito. Hoje em dia, o sujeito sentar numa poltrona de avião e assistir 6 horas de filme, depois de ficar conversando com os colegas e tomando suco na ala VIP do aeroporto cansa?

    Eu li que o Sr. Neymar, dispensado de jogar a Copa América, estava em Los Angeles em festas. Direito dele. Mas ele ele mora em Barcelona e viaja para Los Angeles para “lazer”, então viajar para negócios não pode cansar mais. Eu vejo na NBA os atletas jogando praticamente todo dia, e ninguém reclama. Será que futebol cansa tão mais assim?

    Não se tem tanta necessidade de treino para uma “seleção”. Você não tem de treinar jogadores nos fundamentos: ali já está o mlehor de cada país. É só treino tático. Mas aí entra o problema do técnico e do jogador brasileiro: a tática não envolve posicionamento, jogada ensaiada, etc. Se acredita neste negócio de “talento”, como se Pelé e Garrincha ainda estivessem em campo. Como já dizia o Guarrincha: “Combinaram com o advesário?”

    De resto, eu concordo plenamente. Se eu visse meu chefe “roubando”, não teria ânimo nenhum para fazer o melhor trabalho possível. E este negócio de levar amigos para cargos técnicos é um problema cultural do Brasil, vindo da Europa, onde também presenciei coisas parecida. Nos EUA, isto é raríssimo. O sujeito pode até indicar um amigo numa empresa. Mas vai passar pelo mesmo processo de seleção dos outros, e ser contratado apenas se for o melhor.

    Até mesmo na política, a diferença é visível em relação a critérios: eu lembro que a Hillary teve uma “entrevista” com senadores para ser confirmada como Secretária de Estado. E vários indicados do Obama para “ministérios” e mesmo cargos de juiz federal não conseguiram a confirmação do senado. No Brasil, vejo que agora o José Serra seria o equivalente ao que a Hillary foi, como Ministro das Relações Exteriores. Foi sabatinado? O Serra, formado em Economia, já foi Ministro da Saúde, do Planejamento, e agora é das Relações Exteriores. Ironicamente, uma vez o Brasil teve um Ministro da Fazenda, o Rubens Ricupero, que era um diplomata de carreira…

    Será tão difícil colocar as pessoas nos cargo por competência técnica na área? Qual será o processo de seleção para o cargo de técnico da seleção?

  • Rodrigo Assis disse:

    Na minha opinião Levir é o melhor nome pra assumir a canarinho caso ocorra a troca de comando

  • ita disse:

    Sempre defendi o independência na maioria dos jogos por uma simples questão política, não avalizar a pilantragem da Minas Arena/Gov. de Minas.

    Entendia que jogos importantes fossem lá no período de 2012/2013/2014, pq os números eram realmente impressionates.

    Mas há tempos que não se justifica levar jogos grandes q teria presença garantida da torcida no Mineirão para o Indepa.

    É o mesmo q aceitar que o Independência sem a mística dos últimos tempos é ainda mais importante e relevante q a torcida do Galo.

    Não apequene a torcida, não a subestime, Nepomuceno.

  • ita disse:

    A consciência e indignação do brasileiro dependem da vontade da Globo, mas, nesse caso, ela é parceira comercial de monopólio e abuso do nosso futebol com a CBF. Portanto, nada de mudanças concretas.

    Um luz no fim do túnel (a revolta da opinião pública que levaria a mudanças) seria a eliminação das eliminatórias, mas sabendo do poder de manipulação dessa poderosa organização midiática
    (poder de aceitação de um povo apático), provável que nada mude. Só restando o completo desprezo a esse instituição que tanta vergonha traz ao povo q diz representar, mas q está distante e alheio a qq decisão dessa entidade que rege algo tão importante da nossa cultura.

    Retrato mais fiel de um país manipulável, ignorante, aculturado. Um país q não lê livros, não estuda história, filosofia e prefere e se “informar” pelo inquestionável facebook/wazzap, ferramentas fantásticas mas q possuem o terrível poder de nivelar tudo por baixo, dependendo do uso.

  • Rafael disse:

    E agora falam no engodo Tite, com apoio de grande parte da imprensa. Aí a seleção dele vai ser o Corinthians dos últimos anos mais o mal educado do Neymar que mandou todo mundo à m…: Cássio, Walter, Fagner, Gil, Marquinhos, Fábio Santos, Paulinho, Ralf, Renato Augusto, Elias, Jádson, Jucilei, Paulo André, Dentinho, Romarinho, Felipe, Willian, Bruno César…