Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Muito dinheiro e mistério no mundo da bola

Os jogos das finais do basquete dos Estados Unidos mobilizam o país e faz com que as pessoas parem em frente aos bares e restaurantes onde há TVs exibindo.

Antes da reunião do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, com Gilmar Rinaldi e Dunga, vários colegas cravavam que seria um encontro apenas para a comunicação de que os dois estavam demitidos. Quando se trata de determinadas figuras não dá para apostar nem no óbvio, pois nunca se sabe o que está por trás, que interesses movem certas peças desse xadrez. Igual na política brasileira, onde castelos de areia estão desmoronando e gente “acima de qualquer suspeita” está atolada até ao pescoço com as revelações das delações premiadas de corruptores. Política e esporte, futebol principalmente. Tudo acaba se ligando. O mundo da bola é usado por quem quer ficar conhecido e se tornar político e mais ainda para enriquecer muitos desses, ilicitamente. A Copa do Mundo no Brasil foi um fracasso da seleção, mas encheu os bolsos de gente demais com licitações dirigidas e obras superfaturadas. O estádio Independência é a bola da vez; está na mira. Mas se não instalaram CPI nem do Mineirão até hoje, vão mexer com Independência?

Esta semana o presidente banido da FIFA, Joseph Blatter deu entrevista ao diário argentino La Nación, confirmando aquilo que todo mundo estava cansado de saber: sorteios dirigidos, o uso da bolinha gelada para que o sujeito pegasse aquela do interesse combinado previamente. Mas ele disse que testemunhou isso na UEFA e citou um ex-presidente da entidade, já morto. E jurou que na FIFA “jamais” admitiu isso. Um suíço entregando o esquema de colegas europeus e por enquanto, apenas cartolas sul-americanos e caribenhos na cadeia, e dos Estados Unidos.

Voltando à CBF, a própria nomeação do Gilmar Rinaldi para diretor e a ressureição do Dunga foram estranhas e até hoje sem uma explicação lógica. Sabe-se lá por que motivações. Critérios técnicos é que não foram. De repente alguma entrevista raivosa nos próximos dias poderá esclarecer.

Sem chance
O argentino Ramón Diaz, ex-atacante da seleção portenha, pediu demissão do cargo de treinador do Paraguai após a eliminação nesta primeira fase da Copa América. Depois de um ano e meio de trabalho concluiu que não está conseguindo fazer o time jogar e prefere abrir espaço para que outro tente cumprir a missão de classificar os paraguaios para a Copa da Rússia.

No Brasil raramente alguém renuncia a qualquer cargo bem remunerado e cheio de regalias. Esperar uma atitude dessas de um Dunga ou Gilmar? Perda de tempo. Depois da derrota para o Peru deram justificativas para tentar ficar nos cargos.

Força da cesta
Sempre ouvi dizer, mas quando se presencia é diferente. Impressionante a força do basquete por aqui. Com Copa América rolando no próprio país e a Eurocopa reunindo muitos dos maiores craques do futebol mundial, os norte-americanos só falam dos jogos finais entre Cleveland e Warriors. E diferente do futebol, que prende a atenção de quase 100% dos latinos, o basquete atrai os “nativos” e também os latinos.

Em quase todos os bares e restaurantes há TVs e telões mostrando esporte o dia todo. Quando há transmissões simultâneas, a maioria absoluta não desgruda as vistas das que mostram o basquete.


» Comentar

Comentários:
4
  • Alexandre Assis disse:

    O torcedor insosso bipolar, o cara ou coroa, aquele que um dia usou o blog para propagandear está na praça. Quando seu time está na pior ele é um gentleman, quando volta a ganhar, ele afia suas garrinhas e solta a franga.

  • André Corrêa disse:

    Segundo a imprensa, a reunião entre a CBF e a dupla Dunga-Gilmar durou dez minutos.

  • Leandro Fábricio disse:

    O que uma vitória em cima do galo não faz hein gente…

    antes do jogo de domingo os simpatizantes azuis estavam numa braveza com o presidente deles, indo fazer manifestações na sede, descendo a ripa no elenco e chorando pelos cantos pelo fred ter dado uma banana pra eles e ter ido pro atlético…

    agora tudo é festa, se esqueceram do presidente, o time agora já é bom, o tal de papa bento está arrumando a casa etc etc…

    isso tudo até a proxima derrota, é só esperar pra ver kkkkkkkk

  • Zé Carlos disse:

    Chico, quando o Del Nero convidou o Gilmar Rinaldi, ele queria um cara de sua confiança e um técnico também de sua absoluta confiança, então o Gilmar convenceu o chefe q Dunga era a melhor opção, pois os dois eram amigos e seriam de absoluta confiança. O Nero não queria o Tite, este é ligado ao Andreas Sanches dos gambás, q poderia ser seu rival no comando da CBFlu. Agora durma com essa: O Tite declarou em seu livro que nunca trabalharia com essa turma da CBFlu, e o Del Nero sabe disso e vai convida-lo para ser o técnico da seleção, depois da pressão da Globo no JN.de ontem. O Tite é o preferido da Globo e o Del Nero vai ter quer engolir o Tite com medo da revolta da Globo que pode incentivar e pressionar a CPI da CBFlu no JN. É, vamos aguardar . . .