Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Na espera da queda do último

Dos poucos produtos em lojas norte-americanas cujos preços são mais caros que no Brasil, destacam-se as sandálias Havaianas, cujo par, do menor ao maior número e modelos, varia entre 24 e 37 dólares ou 81 a 125 reais.

***

A justiça argentina fez com o presidente da AFA (a CBF deles) o que o STF fez com o Eduardo Cunha, suspendendo o mandato e afastando-o da presidência da Câmara. Com isso a FIFA também entrou na parada e vai nomear um interventor até que nova diretoria seja eleita para o lugar do senhor Luis Segura, que está esperneando neste fim de Copa América, mas sem apoiadores que o sustentem no cargo. Com a queda dele, cujo padrinho era o Julio Grondona (que morreu sem ser pego), Marco Polo Del Nero se isola mais ainda como o único mandatário das antigas e na mira do FBI, o que é muito ruim para o Brasil. O que vi de interessante em tudo isso foi a diferença da cobertura da imprensa norte-americana numa entrevista como a deste destronado cartola argentino em relação à nossa: não dão a menor bola. Os jornalistas até comparecem, mas o espaço é ínfimo nos noticiários e páginas do dia seguinte. Dizem seria cansar o público deles com as óbvias negativas de todo acusado, por mais bandido que seja.

A credibilidade brasileira é a pior possível, não só no mundo esportivo. Nem falemos da política e diplomacia. Nestes dias em que estive nos Estados Unidos o máximo que me fez lembrar do Brasil foi uma música cantada pelo Roberto Carlos e outra orquestrada do Tom Jobim, tocadas na rádio 101,1 FM, durante uma das minhas caminhadas. Nada nos noticiários das TVs, jornais e rádios. Quando eu arrumava as malas, finalmente uma notícia emendada na outra sobre nós: o Rio decretava calamidade pública e o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD), antigo Ladetec, que seria o responsável pelos exames de dopagem durante a Olimpíada foi descredenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), o órgão internacional responsável pelo setor. Não é fácil não!

Fim de férias

Retorno como se estivesse voltando de férias. Trabalhar com internet 1.000%, com as melhores condições possíveis, em ambiente altamente profissional em um país onde tudo funciona é sonho. Fotógrafos tiveram seus equipamentos furtados no Centro de Imprensa do estádio Soldier Field, em Chicago, durante Chile e Colômbia, nas semifinais. Foi a única ocorrência negativa, e apenas essa envolvendo a nossa profissão. Em toda Copa América, Copa do Mundo e Olimpíada isso ocorre, em maior ou menor quantidade, dependendo do país. Ano passado, no Chile, houve duas, na Copa de 2010, seis.

Aprendi cedo que comparar tudo é importante, porém, sem perder o rumo e a noção da realidade. A sensação de retornar de quase todo país ao Brasil não é das melhores, num sentimento que faz lembrar filmes que em as portas do inferno estão se abrindo. Mas este é o nosso país, onde todos temos uma missão a cumprir. Além do mais, temos vivido situações “nunca antes vistas na história desse país”. Políticos e empresários, de todos os partidos e matizes, dos mais altos calibres, na cadeia ou perto dela, em cenas inimagináveis até outro dia nesta terra. Isso motiva e faz acreditar em dias melhores.

 

 


» Comentar

Comentários:
8
  • Alisson Sol disse:

    Olha o que a AFA fez com sua seleção: link

  • Leandro Fábricio disse:

    Fim de jogo, empate sem gols no tempo normal e na prorrogação e argentina x chile foram para a decisão por penais onde pela segunda vez consecutiva deu chile, vibrei demais com mais essa derrota em decisões pela seleção argentina…
    digo isso porque o nosso futebol está uma draga sim, estamos no fundo do poço sim, mas o complexo de vira-latas nosso é maior que isso tudo, a grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa, somos ainda os maiores campeões de copas do mundo, somos os maiores ganhadores de copa das confederações, temos muitas copas americas e estamos ainda atrás de uruguai e argentina porque no começo dessa competição o brasil não a dava valor…

    e com isso tudo a grama do vizinho é sempre mais verdinha, a seleção argentina tão endeusada pela maioria da imprensa esportiva brasileira e pela maioria dos povo brasileiro está só ha 23 anos sem nenhuma conquista, messi o melhor do mundo sim, tão endeusado por todos sempre foi um fracasso com a camisa de sua seleção, não ganhou nada e maradona tem lá suas razões em espinafra-lo em relação a seleção de seu país, já imaginaram a seleção brasileira ha 23 anos sem nenhuma conquista, já imaginaram se ao invés da argentina e messi estivesse a seleção brasileira perdendo o titulo dessa copa américa com o neymar chutando um penalti para fora??? Fico P da vida quando vejo brasileiro ostentando camisa da seleção argentina como se eles fizessem o mesmo com a nossa seleção, muito pelo contrário, a seleção brasileira mesmo estando ha anos luz de conquistas da seleção argentina eles por lá sempre adoram tirar sarro do nosso futebol, ainda mais agora com os 7 x 1, e por aqui aceitamos essas zoações como se eles fossem maiores que nós no futebol, é o velho complexo de vira-latas e inferioridade…

    valeu chile, argentina continua na fila, messi o melhor do mundo mas com a camisa da seleção do seu país é sim um fracasso, está atrás de maradona no quesito tudo, messi é o melhor do mundo para ele, para o barcelona, para mim, para vc, para o seu povo, mas com a camisa de sua seleção não é maior que um passarela, que um kempes, que um ruggeri, que um sensine quanto mais maradona…

    tchau messi… tchau argentina… 23 anos na fila… essa é minha opinião

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Sábias palavras, Chico Maia….

  • Leandro Fábricio disse:

    O jogo entre galo x corinthians foi pessimamente apitado pelo wilton pereira sampaio que hj prejudicou o inter em porto alegre, ricardo “enseada” marques operou o vitoria hj na bahia anulando um gol legitimo dos baianos quando o bandeira acertadamente validou o gol…

    daniel nepomuceno tinha que ir publicamente na cbf exigir arbitragens coerentes e fazer reclamação sobre o penalti clarissimo em cima do erazo em que nitidamente pela tv se vê que o juiz viu o lance de perto e não deu o penalti porque nao quis, o time paulista também foi prejudicado e eles que façam suas reclamações por lá…. o problema dos dirigentes é que quando o time ganha tudo passa despercebido, se o galo tivesse perdido pro corinthians o presidente estaria na imprensa esbravejando contra a arbitragem pelo penalti claro não dado pelo juiz, mas como ganhou né aí fica todo mundo calado…

  • Leandro Fábricio disse:

    Fim de jogo américa 0 x galo 1…. jogo que valeu mais pelos 3 pts que é o mais importante porque o futebol que o atlético apresentou contra o américa hj pra mim foi senão o pior um dos piores apresentados até agora no campeonato, nem na derrota para o inter foi pior, o time do américa sempre foi mais perigoso e até mereceu mais a vitória, na pior das hipoteses um empate seria mais justo, se jogarmos assim contra o botafogo na quinta não vamos vencer…
    robinho, marcos rocha, erazo e cazares foram os mais lucidos na partida, leo silva destemperado levando cartão amarelo de graça depois da partida foi bisonho, junior urso hj foi o pior em campo…
    o galo foi hj um time apatico e sem vibração, sem rapidez para puxar os contra ataques e não tem nada de melhora no sistema defensivo, só não levamos gols por causa da ruindade dos atacantes do américa e pela segura atuação do victor, que aliás parece estar voltando a normalidade…

    a diretoria aos pouco vai se livrando de alguns bondes, essa semana já foram dois emprestados, pablo para o futebol japonês e mansur para o sport…

    a verdade é que temos muito a melhorar se quisermos alcançar algo melhor nesse campeonato, o bom é que esse ano o campeonato está uma gangorra danada, isso pode nos favorecer…

  • Marcos disse:

    Calma sr. Chico Maia, não precisa chegar a esse ponto.
    Nosso país está longe do ideal, isso não nego, mas há países em situações muito piores que o nosso. Nosso país em vista dos EUA é quando no muito um purgatório em vista do paraíso.
    Inferno mesmo é o que vive a Venezuela com inflação pesadíssima e falta de alimentos; a Coreia do Norte onde a população é obrigada a venerar como deus seus governantes tiranos; o Haiti que ainda segue derrubado por fenomenos naturais e guerras; os países africanos onde fome, doenças e guerras vem provocando uma carnificina generalizada. E não falo da Síria onde a guerra civil não tem data pra acabar.
    Ruim no Brasil, pior ainda em certos lugares do mundo. Mas é claro que não deixaremos de nos incoomodar com a corrupção e a crise que assolam nossa nação.

  • José Eduardo Barata disse:

    Chico, pense no roteiro do Cipó que ameniza a agonia. Por aqui, alvíssaras : mais um leito vazio na enfermaria do GALO. Mansur vai para o Sport.

  • Nivaldo Santos disse:

    O galo não jogou bem, temi pelo empate no 2º tempo. Como gostam de tomar gols na etapa final, ainda bem que o time do América não é lá essas coisas.
    Quanto ao Cru cru, mais um jogo na mão grande, pênalti claríssimo no Edu Dracena não assinalado pelo árbitro, embora o Cru cru tenha jogado melhor, mas sente a falta de um matador.