Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O futebol e as suas surpresas, com as vítimas do destino. Que Messi não seja mais uma!

Difícil acreditar que a Argentina tenha perdido essa final para o Chile, pelo futebol que ambas as seleções apresentaram durante toda a Copa América. E a principal estrela de cada uma errou cobrança de pênalti: Messi e Vidal, depois de placar em branco, que só ficou intacto por defesas espetaculares do Claudio Bravo e ansiedade do Higuain, que chegou na cara dele e chutou pra fora. O fator emocional pesa demais em um jogo desses. Além de ser uma final, a rivalidade entre argentinos e chilenos extrapola os gramados e simples disputas entre seleções. Faz lembrar arquirrivalidades entre clubes da mesma cidade, tipo Atlético x Cruzeiro; Grêmio x Inter; Palmeiras x Corinthians; Flamengo x Vasco e por aí vai. E tem o componente político, que vem da época da colonização, apesar da Argentina ter ajudado o Chile em sua luta contra a Espanha pela independência. Mais recentemente quase entraram em guerra, na disputa pelas ilhas que formam o Canal de Beagle, na divisa entre os países, no pé da Cordilheira dos Andes, que movimentou tropas dos dois países quase 40 anos atrás. A guerra só não começou porque o Papa João Paulo II entrou em ação e conseguiu convencer os dois lados a dialogar.

E em mais esta perda argentina de uma decisão importante, Lionel Messi pode estar entrando para a história como mais uma vítima do destino, ou dos “deuses dos gramados”, como diria Armando Nogueira.

Periodicamente o futebol escolhe grandes astros ou até mesmo gerações para este papel: o goleiro Barbosa e a seleção de 1950; a Hungria de Puskas em 1954; Johan Cruyff e a Holanda de 1974/78; Zico e a geração e 1982, enfim…

Abalado, Messi disse que não “deverá” jogar mais pela Argentina. Tomara que tenha sido apenas cabeça quente e que ele esteja em campo nas eliminatórias e na Rússia em 2018. O futebol agradeceria!


» Comentar

Comentários:
18
  • Thiago disse:

    Perder nos pênaltis não é demérito pra ninguém. Maioria dos craques do mundo ja erraram penaltis e nao deixaram de ser brilhantes. O Chile mostrou que mais importante que craques e a união e coletivo que fazem um time campeao. Foi assim om a Alemanha tambem.

  • Marcão de Varginha disse:

    Messi tem que “voltar atrás” para vir dar show no Mineirão.
    – #benecyeternomito

  • Leandro Fábricio disse:

    maradona, ronaldo fenomeno, romário, rivaldo, beckenbauer, zidane, cruiff, garrincha, todos esses anos luz a frente de messi, nem vou citar pelé que aí é sacanagem… o verdadeiro craque faz a diferença é quando está ao lado de um time limitado e chama a responsabilidade para si, assim fez garrincha quando pelé foi cortado da copa de 62, assim fez romario naquela mediana seleção do parreira, assim fez zidane que comandou a frança na copa de 98 apesar daquela final contra o brasil ter sido meia suspeita, assim fez maradona na copa de 86…

    agora vejo todos aqui da imprensa esportiva brasileira com pena do messi que nunca ganhou uma misera copa das confederações com sua seleção…. se fosse jogador brasileiro estaria sendo massacrado pelo mundo afora e principalmente por nós brasileiros…

    a verdade é que messi com a camisa de sua seleção até agora foi um fracasso, porque não admitir isso??? Ha mas ele não é brasileiro né…

    só pra lembrar que estou falando do messi na seleção argentina..

    • Marcão de Varginha disse:

      Caro amigo Leandro, lembro-lhe que futebol é esporte coletivo onde todos da comissão técnica ganha ou perde (titular, reserva, técnico, médico, preparador físico, nutricionista, cozinheiro…). Até quem “negocia” com arbitragem fica em maus lençóis quando o “resultado” esperado não lhe convém, meu caro!
      -#benecyeternomito

  • Pedro Vítor disse:

    Agora o Botafogo venceu o Internacional lá no Beira Rio onde o Atlético foi presa fácil obviamente estava bastante desfalcado mais este fato serve de alerta. A verdade é que as equipes cariocas aprenderam a jogar na casa do adversário pois sem o Maracanã e Engenhão praticamente todos os jogos são em variados campos onde não há muitos benefícios ao mandante ou visitante se tornando Campo neutro e com o passar do tempo o fator psicológico acaba igualando.

    Então todo cuidado é pouco. O time do Botafogo é jovem e bem treinado. Não é uma grande equipe, é bem limitada, mas sabe suportar pressão na casa do adversário.

    Isso faz do próximo jogo é uma decisão onde a torcida tem de ser paciente e principalmente o combustível da equipe em campo. É fundamental uma Vitória nesta partida pra selar o bom momento e cravar esta reação do time no campeonato.

    E muito provavelmente o Mineirão deverá receber um dos maiores públicos do campeonato, que a sintonia time e torcida esteja bem afinada!

  • Pedro Vítor disse:

    Na minha opinião o substituto natural do Rafael Carioca é o Eduardo, fez uma boa partida contra o São Paulo no jogo da eliminação do Galo, foi firme na marcação e saindo bem com a bola, ajudou o Donizete e anulou o Ganso naquela partida, só que o Victor e Aguirre entregaram a paçoca lá no Morumbi e também aqui.

    Já o Urso não consigo enxergar como um bom volante de saída de bola, se posiciona mal, é afobado e perde muitas bolas no campo defensivo onde é perigoso o erro. Ele é um bom jogador jogando mais a frente, pois sabe finalizar e corre em direção do gol, mas como primeiro volante deixa a desejar nos fundamentos. Até que não marca tão mal, ele se posiciona mal, por isso chega atrasado.

    Outra coisa é o Clayton, ainda não agarrou a oportunidade de ser jogador do Atlético. Que ele tem enorme potencial não resta dúvidas, fez muitos gols, e até carregava o Figueirense nas costas, mas tem uma grande diferença o Atlético e o Figueirense. Mas ele tem se esforçado e torcida reconhece a garra, só penso que neste momento em que o time vem subindobde produção precisava de um jogador totalmente adaptado ao esquema, e ritmo dos demais e quem tem sofrido bastante com essa indefinição é o Fred e Casares que estão correndo o dobro pra manter a posse de bola perdida por Clayton e até mesmo O Robinho.

    Não dá pra ter dois inconstantes no mesmo time, por isso eu gosto do Carlos, porque ele sabe o que tem de fazer no campo. Não tem habilidade e pouca técnica mas aparece na hora certa, e faz o trabalho sujo que Clayton e Robinho não fazem.

  • Alex Souza disse:

    Olá Chico Maia,

    Penso que Argentina e Chile disputaram a partida mas não houve jogo de futebol.
    O torcedor pagou, ao que parece, para ver meias sendo rasgadas em entradas violentar dadas nos tornozelos dos adversários.
    O torcedor pagou para ver grandes jogadas, contudo, era só alguém pegar a e avançar para ser logo derrubado, como se viu de lado a lado.
    O torcedor pagou para ver a criatividade e a genialidade, pois haviam bons jogadores dos dois lados, contudo, o que se viu foram os piores em campo cercando o árbitro e querendo ganhar não na bola, mas exigindo cartões e expulsões.
    Parece que a palhaçada do tal “espírito da Libertadores” chegou com tudo também entres as seleções americanas; não há jogo. É só violência, esperteza e catimba.
    Terrível para o futebol do continente; jogo disputado é uma coisa muito diferente do que se viu nessa Copa América, que mais parece torneio de MMA.
    Hoje há muita conversa sobre necessidade de repensar o futebol no Brasil, contudo, não é só por aqui não. O continente americano precisa tomar medidas anti-brucutus. Partidas da Champions League e da Eurocopa possuem mais futebol; há jogadas duras mas a lealdade está mais presente; há desejo de vencer, contudo, não a qualquer custo.
    O que aconteceu na partida Argentina e Chile foi uma vergonha para o futebol.
    Na minha avaliação foi uma pelada; estranhei o Tite falando na Globo que viu um jogo de alto nível.
    Como ele é técnico e sabe das coisas eu devo estar ficando doido…

  • Leandro Fábricio disse:

    Messi para a seleção da argentina é como um berola para o galo, muita espuma pra pouco sabão…

    Tomamos de 7 x 1, uma vergonha do tamanho do mundo, mas a argentina com uma seleção tão exaltada principalmente pelos complexados brasileiros ficarem ha 23 anos sem ganhar nadica de nada é também muito vergonhoso, e ainda tem brasileiro com complexo de inferioridade que entra na onda de zuação de argentinos em cima da nossa seleção…

  • Alisson Sol disse:

    Como já citei em outro comentário: o Messi já começou a revelar os reais motivos de não querer mais jogar na “seleção” da Argentina (link).

    Por mais nacionalista que seja, deve estar cansado de se esforçar sozinho em campo, e enfrentar problemas fora de campo não ajuda. Ainda mais que deve também ser informado de “outras coisas” que dirigentes da federação fazem, que acabam ficando com o dinheiro que ele gera.

    As pessoas tem de começar a entender que seleção nacional é como o congresso nacional. Há muitas pressões daqui e dali. É interessante notar que técnicos argentinos estão indo para outros países, como o Chile, e obtendo sucesso. Já na Argentina, os mesmos não tem qualquer tranquilidade para trabalhar. É o famoso: onde “todo mundo entende e quer dar palpite”, acaba que ninguém se entende…

  • Pablo de Oliveira disse:

    O Messi na seleção não dá sorte, bom pra nós!!! rs
    Falando de Galo o Marcelo achou o time titular o que está faltando é reposição:
    Continua improvisando o Patric por falta de opções:

    Hyuri não convenceu está sendo negociado
    Pablo jogador de serie B foi emprestado ao Japão
    Dátolo voltou agora está totalmente sem ritmo por enquanto está mal
    Carlos é centro avante reserva do Fred e sempre entra para fechar a lateral dificilmente joga na dele.
    João Figueiredo e Capixaba jogadores da base estão muito verdes ainda.
    Luan Machucado
    Pratto machucado
    Maicosuel voltando

    Por tanto é torcer para o time titular não machucar e seguir ganhando pois se precisar de reposição fud…
    Com as voltas de Prato, Luan e Maicosuel aí sim vamos ter um time com ótimas opções e o Marcelo não vai nem cogitar em improvisar o Patric que não tem culpa de nada e é um jogador com muita raça.
    Nas ultimas 3 rodadas o Atlético tirou 6 pontos de diferença para o lider por tanto mais três vitórias seguidas significa a liderança BOTAFOGO, FIGUEIRENSE E FLAMENGO São os próximos três jogos não é fácil mas com dedicação vontade de vencer e de ser campeão dá sim para ganhar esses trÊs jogos e assumir a liderança pois veja bem:
    Botafogo em casa Mineirão lotado
    Figueira com todo respeito time da parte de baixo da tabela temos que nos impor
    Flamengo em Brasília campo neutro e temos uma enorme torcida em Brasilia e vamos estar embalados.
    É concentrar, manter o foco no título torcer para os reforços voltarem logo Luan, Pratto, Maicosuel e vamo que vamo eu acredito!!!
    Marcelo pelo amor de Deus Patric é Lateral direito um ótimo reserva do Rocha e ponto.

  • Pedro Vítor disse:

    Messi não conseguiu ser o melhor nesta partida, o peso de levantar o troféu e ser o protagonista pesou nos seus ombros, faltou conjunto também a seleção da Argentina, o Di Maria, nada jogou, e sumiu na decisão, Higuain foi o que foi nas ultimas duas decisões, indecisivo, perdeu a bola do jogo, e nos penaltis nem Messi conseguiu ser decisivo, já o goleiro Claudio Bravo, foi decisivo e muito mais, fechou o gol, e além de tudo viu sua equipe, com um conjunto fundamental, anular as jogadas de Messi, leva o título por competencia!

    Pra mim o Heber Roberto Lopes foi bem, aplicou cartões porque foi critério definido por ele, e manteve isso os 120 minutos de jogo, não se perdeu na partida, muito bom. Porque será aqui no Brasileiro ele não leva a sério sua profissão? Será que é porque aqui no Brasil a cartolagem é que decide quem irá se beneficiar dos erros do arbitros de futebol? Pra mim não há duvidas alguma que os juízes interferem nos resultados das partidas e principalmente dos campeonatos!

  • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

    Como eu perdi a graça com a Seleção Brasileira, não acompanhei nada dessa Copa América. Fiquei mais concentrado e preocupado com o meu Cruzeiro, que aliás, começa a me deixar um pouco mais tranquilo quanto ao rebaixamento. O time não deve chegar lá em em cima até o final do Campeonato, mas também ao que tudo indica, aquele temor inicial que eu estava em relação à segundona, parece que já posso deixar de lado.
    Mesmo antes dos novos contratados estrearem, alguns jogadores que vinham enganando resolveram mostrar serviço. E o Paulo Bento, que tentaram forçar um clima pra dispensa do cara, aos poucos vai mostrando que se o deixarem trabalhar e melhorarem o elenco celeste, para o próximo ano ele tem tudo sim pra brigar por algum Título de expressão.
    Como vocês sabem, eu sempre sou muito cruel nas minhas críticas ao Cruzeiro. Mas quando vejo algo positivo, também faço questão de reconhecer e elogiar. O time nos dois últimos jogos atuou com praticamente as mesmas peças que o treinador tem à sua disposição. Mas o comprometimento foi outro, a postura em campo foi outra e a entrega dos jogadores, cada um no seu limite, foi total. Que continuem assim…
    Vamos ver agora com a chegada do Ábila e do Sóbis, se as coisas tendem a evoluir ainda mais.
    A Diretoria do Cruzeiro demorou pra agir, quase matou a Torcida do coração, mas agora agiu certo. E parece que deve chegar ainda um lateral esquerdo do San Lorenzo, que esse sim é bom jogador. Não é um Sanches Miño da vida não…
    Vamos aguardar… rs

    • Leandro Fábricio disse:

      Seu time engoliu o palmeiras e jogou um futebol digno de elogios sim, nem parecia o cruzeiro do ano passado e desse começo de ano, infelizmente tenho que admitir que seu time com um elenco inferior está muito mais consistente em campo do que o meu que mais parece um bando desnorteado jogando só com nome e fama, se o cruzeiro jogar essa bola que jogou contra o palmeiras não tenho duvidas nenhuma que chega no g-4 fácil fácil e quiçá já nesse primeiro turno…
      emannuel más é excelente lateral esquerdo, já tinha falado dele aqui no blog mas o galo foi e contratou fabio santos, lateral que não apoia muito mas quando o faz com eficiencia e é excelente na marcação…

      abraços

      • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

        Caro Leandro Fabrício,

        O Cruzeiro realmente até está surpreendendo a todos nós. Mas eu já acho meio tarde pra se aspirar algo a mais nesse campeonato, que não seja a simples permanência na Série A. O seu time é bom sim, oscilou um pouco mas deve fazer um papel melhor que o meu. Só não acho que vá conquistar o Título, mas pelo menos uma vaga na Libertadores de 2017 vcs devem beliscar.

        Abraços

      • Alisson Sol disse:

        O problema foi perder-se o primeiro trimestre com o Campeonato Rural.
        Imaginem Paulo Bento e Marcelo Oliveira tendo tempo para trabalhar desde Janeiro.

        Atlético-MG e Cruzeiro vão brigar pelo G-4. O América-MG, creio que termina o campeonato no Z-4.

        • Claytinho do Nova Vista - BH disse:

          Caro Alisson Sol,

          Tem razão. Nosso primeiro trimestre foi todo perdido e não sobrou nada do que se aproveitar. Aliás, muito pelo contrário… O trabalho que o Paulo Bento juntamente com a Diretoria está fazendo agora, é o de reparação dos erros cometidos. Mas seguindo nessa linha, a tendência é que tenhamos uma equipe muito mais competitiva para o próximo ano.

          Abraços

  • Stefano Venuto disse:

    Messi foi muito cedo pra Europa, por mais que o queiram argentino ele é muito mais espanhol, muito mais Barcelona que seleção Argentina. É o mesmo fenômeno que acontece com os jogadores brasileiros que foram para a Europa, falta de identificação. Messi continuará o mesmo craque, mas assim como Zico e outros, que foram bem em seus clubes, jamais conseguirá escrever uma história

  • Julio Cesar disse:

    Messi apanhou o jogo todo ! Se conseguia se livar do segundo, o teceiro marcador era porrete na certa. E o arbitro brasileiro, ficou tirando “casquinha” no Messi sempre que via uma brecha. Mas, não coibiu a caça ao craque ! Expulsou dois e considerou cota encerrada.
    Não so Higuain, como tambem Aguero, que teve um lance cara a cara e me lembrou Carlos, do Galo. Di Maria mal !
    A seleção chilena jogou bem ! Era outro jogo!
    Galo se portou mal conta o mequinha ! Esse horario das 11:00 hs, parece não ser muito bom pro Galo ! Nas vezes em que jogou nesse horario, foi sonolento !
    Mas são tres pontos !
    A rodada serviu para baixar a bola de muita gente ! Ja estavam chamando o Palmeiras de carrossel !!! Inter caiu, Gremio perdeu novamente, São Paulo, e mais um ou outro !