Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Algumas raízes da decadência do nosso futebol

Jogos com “testemunhas” na Arena do Jacaré, como Itaúna x Tupinambás; Venda Nova x Betinense; Arsenal x União Luziense ou Siderúrgica x Arsenal, times que nada tem a ver com Sete Lagoas.

A imprensa fala tanto da decadência do futebol brasileiro, que é real, mas raramente entra em discussões que sobre os problemas que nos conduzem ao atoleiro, como a falência dos clubes do interior, a injustificada existência de clubes que só atendem a interesses de empresários e a inércia das federações e autoridades públicas que poderiam evitar que isso e tantas outras coisas acontecessem.

ARENADOIS

Vejam o que ocorre em Minas Gerais, em um exemplo simples: a Arena do Jacaré, que recebeu quase R$ 20 milhões em investimentos do governo estadual, para ser a casa de Atlético, Cruzeiro e América durante as obras do Mineirão e Independência para a Copa de 2014. Um gasto público que seria absolutamente desnecessário, caso o governo Aécio, que tanto colaborou com Ricardo Teixeira, o então dono da CBF, tivesse planejado corretamente os preparativos para 2014. O Independência é que faria o papel do estádio do Democrata, mas a obra da reforma lá foi totalmente alterada e não ficou pronta antes do fechamento do Mineirão. Com isso, foi aquele transtorno todo vivido pelos clubes, torcedores, imprensa… E o pior: o Democrata não ganhou nada que pudesse melhorar a vida dele. O estádio ficou para o estado durante 10 anos, que repassou para a prefeitura de Sete Lagoas e dentro de quatro anos retornará ao clube, que está quase morto, e hoje não aguentaria bancar a manutenção da Arena. Não está disputando nem a terceira divisão mineira!

Com a velha Arena, o Jacaré estaria se virando, a nova foi um presente de grego, que só aumentou as despesas com a necessidade de mais funcionários, e equipamentos que exigem manutenção permanente, como elevador, bombas de irrigação, tecnologia e gastos com segurança.

Políticos defensores desses “equívocos” costumam dizer que a Arena do Jacaré é uma alternativa para outros clubes do interior e das categorias de base dos grandes da capital. Boa teoria, mas na prática uma grande mentira. Vejam os jogos da terceira divisão realizados lá. Ninguém nas arquibancadas, situações ridículas, inacreditáveis, que são possíveis de constatar graças ao trabalho da assessoria de imprensa da própria Federação Mineira de Futebol, cujo site informa públicos pagantes, além de fotos, e do site segundonamineira.com.br que faz um trabalho fantástico em favor do nosso futebol.

Maior fonte de informações dos clubes marginalizados pela grande mídia, este site merece o reconhecimento público da FMF e de todos nós da imprensa. Sugiro um troféu Guará Especial para o Vitor Lima Gualberto, o jovem “maluco” de Juiz de Fora, tarado por futebol, que dá vida e divulgação a uma competição que precisa ser revista pela FMF, que insiste em fingir que o problema não é dela. O então presidente Paulo Schettino dizia que a legislação nacional não permite uma série de coisas que poderiam minimizar o problema. Ora, ora, é preciso peitar as burrices de qualquer legislação, mobilizar quem tem poder e força para mudar, sair da confortável cadeira presidencial e buscar soluções. Respeito e sempre respeitarei Schettino, mas não aceito as justificativas dele, da mesma forma que penso o mesmo do sucessor dele, Castellar Neto, em quem eu acreditava como uma esperança de mudança.

Aliás, estou devendo uma visita a ele, para falarmos disso pessoalmente, mas temo perder tempo, assim como já perdi em várias reuniões com autoridades diversas, que querem ouvir nossas opiniões. Ouvem, ouvem e continuam fazendo do jeito deles. Então, que leiam o que escrevo e ouçam o que falo no rádio e TV, com direito a pauladas, como essas e tantas outras.

Falei do site segundonamineira.com.br e sugiro que você acesse e veja a força que ele tenta passar, como em twittadas, tipo:

Segundona Mineira ‏@segundonamg 

Após mais de um ano sem vitória, Arsenal vence União Luziense pelo placar mínimo e segue vivo

Após mais de um ano sem vitória, Maicom marca e Arsenal quebra jejum.

CLASSIFICADO! Mesmo jogando em Itabira, Coimbra vence Valério e é o primeiro a se garantir no hexagonal final!

EMBALOU!?! Arsenal vence e segue vivo! Confira:  

SEM DÓ NEM PIEDADE! Betinense aplica 5 a 0 sobre o e assume vice-liderança do grupo | Foto @FMF_Oficial

Segundona Mineira ‏@segundonamg 

CLASSIFICADO! Patrocinense vence Jacutinga AC e também se garante no hexagonal final

Fora de casa, @TupynambasJF bate o Venda Nova e lidera o Grupo C – http://goo.gl/p5oM3g  | Foto: @FMF_Oficial

ARENAFIM

E a Arena do Jacaré vazia, com jogos envolvendo times que nada têm a ver com Sete Lagoas, como Itaúna x Tupinambás; Venda Nova x Betinense; Arsenal x União Luziense ou Siderúrgica x Arsenal.


» Comentar

Comentários:
11
  • André Corrêa disse:

    Eu não entendo qual é a do Siderúrgica, Chico.

    O clube tem história (bicampeão mineiro em 1937 e 1964), tem um estádio muito bem localizado em Sabará e não o usa. Soa ridículo o clube mandar seus jogos em Itabira, a 110 km da sede do clube.

    Fica a triste constatação de que o clube virou mais um trampolim de empresários. A Lei Bosman, de 1996, que acabou o passe, está matando os clubes do interior. Antigamente atleta tinha procurador; hoje tem uma espécie de semi-dono, que é o empresário com parte de seus direitos econômicos.

    Quanto aos demais tópicos de seu texto, eu concordo com tudo. Lamento que São Paulo, que é um estado menor que Minas Gerais (em termos territoriais), tenha campeonato forte até na quarta divisão. Aqui, não conseguimos fazer nem dois torneios direito.

    Triste.

  • kafé são gotardo disse:

    ”saudações alvinegras”
    ”Essa situação dos clubes do interior,nada mais é devido a ”GRANDE LEI PÉLE”,nenhum clube ,investe mais nas categorias de base,de onde saíram vários craques,falência total,gol da Alemanha.
    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

  • Leandro Fábricio disse:

    quando as noticias são mentirosas a gente vem aqui prontamente e desmente, e como atleticano que sou e que somos não podemos fazer como o pessoal do bairro enseada das garças sempre fazem ou sejam tudo quanto é mazelas do lado de lá são escondidas e jogadas para debaixo do tapete pelos seus dirigentes e parte da imprensa esportiva mineira…

    mas vamos lá… não sei se a administração do Daniel Nepomuceno a frente do galo foi, está sendo ou será de todo tão boa assim como muitos estão dizendo, acertou em várias coisas mas parece que está metendo os pés pelas mãos em muitas outras coisas também… lembrando que até agora Nepomuceno não conquistou nenhum titulo de expressão em sua administração e muita coisa de ruim tememos ficar de legado ao final de seu reinado a frente da presidencia do galo…

    não queria acreditar e estava achando que algumas noticias era pra tumultuar o ambiente atleticano mas infelizmente algumas noticias ruins são verdadeiras e até confessadas pelo proprio presidente…
    parece que realmente tem um entrevero entre diretoria do atlético e a dry world, dizem que a diretoria até já procura um novo patrocinador para 2017… que coisa hein
    o galo continua um desentendimento com a diretoria do gremio do caso victor, o negócio está na justiça e pode ter um desfecho desfavorável para o atlético (tudo bem que coisa da administração passada) mas quem casa com mulher feia tem que aguentar zuação, então isso é problema dessa diretoria sim, a partir do momento que assumiu já sabia dessa situação
    diretoria devendo ronaldinho gaucho e não paga, uma vergonha por parte do atlético esse caso…
    jogador fazendo birrinha, recebendo salário em dia e recusando a entrar em campo (datolo) ou seja recebendo de graça, não paga o ronaldinho gaucho que cumpriu seu contrato mas paga datolo pra ficar recebendo de graça sem jogar, se fosse em uma empresa seria caso de justa causa, mas cadê o presidente pra esclarecer essa situação…
    jogadores da base saindo de graça por incompetencia da diretoria, (bruno tabata)
    agora essa ultima noticia envolvendo a udinese, não pagou a equipe italiana que levou o caso a fifa, esse negócio de perder pts no campeonato é balela e ameaça barata, mas pode sim receber uma punição de fifa e ter que pagar indenização nesse caso…
    enfim… nepomuceno teve muitos acertos mas tem deixado muito a desejar também a frente do atlético… e lembrando de novo… não conquistou nenhum titulo de expressão a frente da presidencia do galo até agora…

    e por falar em titulo…ontem o flamengo ganhou do vitória fora de casa e acredito que o palmeiras não irá perder pro gremio lá no sul, só resta ao atlético se quiser continuar sonhando com o bi do brasileiro ganhar do fluminense lá no rio… será???
    em 80 disputamos o titulo contra um apadrinhado da cbf… perdemos
    em 99 disputamos o titulo com um outro apadrinhado da cbf… perdemos
    em 2012 foi a vez de disputar-mos o titulo com o rei do tapetão… perdemos
    em 2015 de novo um apadrinhado da cbf… perdemos
    em 2016 novamente um apadrinhado da cbf no caminho…. ô sina

    já vi esse filme… é o mesmo roteiro… incompetencia nossa, cbf e arbitragens… esses são os verdadeiros personagens…

    vamos aguardar…

    é aquele velho ditado… “tem coisas que só acontecem com o atlético”

  • Marcão de Varginha disse:

    Aliado à esses abusos e incompetência que só causam prejuízos enormes à todos envolvidos no “negócio” futebol, qualquer indício que leve à suposta compra de arbitragem deveria no mínimo ser investigado e punido, exceto quando surgir algum dirigente que assuma ter literalmente comprado arbitragens para favorecer seu time que nem deveria ser investigado, mas punido! E dá-lhe Alemanha!
    – #benecyeternomito

  • Luiz disse:

    Chico, a verdade que só temos dois times em Minas Gerais. Para mim tem estádio demais e poucos clubes. A distância de estrutura e torcida do Galo e do Cruzeiro para os demais clubes é um abismo quilométrico.Não há como competir.Se o Galo resolver mesmo fazer seu estádio e o Cruzeiro bater o pé conta a Minas Arena então adeus Mineirão.Aqui, para o campeonato Mineiro ficar um pouco mais disputado, precisaria que esses times todos melhorassem assustadoramente, porque senão será isso que vc vê …um ano do Galo outro do Cruzeiro, Você imagina que colocar 20 mil pessoas num jogo do Brasileirão é muita coisa, o que dizer de Betinense e Coimbra?É para não ter ninguém mesmo. Isso é um passo para a morte do futebol.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Chico, o problema não é a Arena do Jacaré. Muito pelo contrário.
    É um bom estádio, próximo à BH, e pode sim ser usado eventualmente pelos três grandes da capital.
    É um estádio que custou relativamente barato e que é melhor que a maioria dos estádios do interior de Minas. Conheço vários, e a Arena talvez só fique atrás do Ipatingão.
    O problema é o Democrata.
    Sem time competitivo em Sete Lagoas, fica difícil realmente.

  • Jorge moreira disse:

    Que profissionalismo é este; o jogador Datolo se recusa a jogar pelo Galo,isto é profissionalismo?Claro que não se o clube não pagar os salários ,eles fazem greves o clube é punido ,e agora o jogador se recusa a jogar e não acontece nada? este meia boca jogador de tres partidas importantes em tres anos deveria ter vergonha na cara e devolver ao clube o dinheiro dos salários recebidos assim como os gastos em depto medico e mentiras faladas por ele,o trabalhador (qualquer um tem os seus direitos assim como o clube tambem tem os seus ,o cara só quer receber e jogar bola nada que lei plé é esta que só beneficia e proteje os atletas, tá nas noticias da radio de minas Dataolo se recusa a jogar e a receber os salários e devolver os gastos com ele na vagaba ele não quer,ai vem os caras querendo torcida em campo praque pra ver esta z..na que esta o Galo,e tem mais a Udinese notifica o Galo na fifa,porque o nepomusono não fez os melhores contratos de publicidade da vida do clube,não contratou jogador meia boca por uma fortuna não paga salário pra jogador que se recusa a jogar?.Eu quando penso nesta admisnistração me da medo do que pode voltar a acontecer e estou prevendo anos dificeis,eu não queria acordar os titulos do time deveram virar titulos de cartório eu tenho medo de acordar e reviver o passado das pifias admnistrações anteriores volta Turco doido larga esta campanha pra prefeito de lado voçê já esta incomodando os caras não falam as mentirasd de campanha deles eles querem falar mal de voçê o seu lugar é no palacio de Lourdes na sede do Galo

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico só falta o Galo ser campeão em campo e perder o título no tapetão com essa ação da Udinese na FIFA.
    Vai ser um prato cheio para Palmeiras e Flamengo tentar roubar o título!!!

  • Pablo de Oliveira disse:

    Chico, acabei de ver uma reportagem do gloesporte.com onde fala que o Atlético deve a Udinese.
    Outros times e jogadores vem cobrando o Atlético publicamente casos do Grêmio, Ronaldinho Gaúcho, etc.
    Como já disse aqui no blog minha esperança e acho que é a esperança da diretoria também em valorizar o Pratto na seleção e vende-lo por 15 milhões de euros em Janeiro.
    Manter esse elenco não é fácil só o Fred, Robinho e Pratto com certeza uns 2 milhões por mês de salários.
    Se vier o título do Brasileirão o Daniel vai poder planejar a parte financeira do clube sem se arriscar tanto.
    Foi um risco muito grande, a venda do Douglas Santos vai dar uma aliviada pois a corda estava no pescoço.
    Eu como torcedor quero é time forte é títulos mas não pode dar o passo maior que a perna que ano que vem seja um ano bacana em todos os sentidos para o Atlético

  • Fernando Cabral disse:

    Que nossos governantes não prestam não é novidade pra ninguém mais infelizmente nos todos temos uma enorme parcela de culpa ,apos ler o seu texto resolvi fazer uma rápida busca no google sobre a queda do viaduto 2 anos atrás e sobre as denúncias de corrupção do atual governador de MG e você não encontra nenhuma linha por parte da grande imprensa mineira.resultado é q o povo mineiro ficou sem o viaduto e sem os bilhões do valor gasto.todos sabemos q ouve esquema de corrupção na reconstrução do Mineirão mas os próprios clubes mineiros q deveriam ser os mais interessado não tem coragem de cobrar uma maior investigação, infelizmente estamos fu…!

    • José Eduardo Barata disse:

      Jamais veremos qualquer cobrança de qualquer
      órgão de imprensa de qualquer governo de qualquer
      partido que se instale na Cidade Administrativa .
      Jamais veremos qualquer cobrança de qualquer
      órgão de imprensa de qualquer governo de qualquer
      partido que se instale na Prefeitura
      Jamais veremos ( a mesma coisa ) na Assembléia .
      E também na Câmara .
      Enfim , jamais veremos cobrança alguma .