Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Projeto Matriz em Conceição do Mato Dentro, como sempre, imperdível!

O músico Lenine, a produtora Ana Carolina, o criador e promotor do Projeto, João Bosco, Patrícia e Tonzé.

É 27ª edição, sempre no feriado da Independência ou perto, como neste fim de semana. Melhor projeto cultural que conheço em Minas, dos melhores do Brasil, com ótimas atrações, sempre de graça para o público, bancadas por patrocinadores conquistados pela credibilidade dos criadores e promotores do evento, João Bosco e Betânia. Estou aqui desde ontem.

PROJETOleninecmpatrtonze

A noite deste sábado tem Lenine, grande nome da MPB e figura simpatissíssima, que está encantado com a cidade e arredores, e encanta a todos que têm o privilégio de ter contato direto com ele.

Coincidentemente estou na mesma pousada que ele, Alto do Baú, e fui um dos privilegiados de poder bater papo e ouvir ótimas histórias dele. À direita dele, os professores e museólogos Patrícia e o Tonzé.

João Bosco e Betânia agradecem aos apoiadores, que nestes tempos bicudos que o país está vivendo, foram fundamentais para que o Projeto tivesse continuidade: Eduardo Duarte (Terra Brasil Fertilizantes), Isaac, Claudinho e Arlinho (Ziriguidum Produções), Unenco, Anglo American, Impressão Digital Central Press (Rivinha Moreira), Posto São Judas (Siomara), CMD Net (Cristiano Bill), Rádio Bom Jesus, Pousada Alto do Baú, Pousadaa Quilombo do Mato Dentro, Pousada do Lago (Adauto).

PROJETOlenineeduardo

Lenine, Eduardo Duarte, Geraldo Afonso (Alto do Baú) e professor Tonzé.

Amanhã tem a Orquestra Jovem de Matozinhos, pela manhã, à noite, Cidade Negra, no Largo do Rosário. A programação completa está aqui:

PROJETOlenineleilageraldo

Lenine recepcionado pela simpatia dos donos da Pousada Alto do Baú, Leilinha e Geraldo Afonso.

A programação completa está aqui:

* A arte e a cultura invadem Conceição do Mato Dentro 

Conceição do Mato Dentro vai receber nos dias 10 e 11 de setembro a 27ª edição do Projeto Matriz. O evento acontecerá no Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e reunirá atrações circenses, teatro, música popular e música erudita.  Nesse ano, o festival terá como atrações principais o cantor e compositor Lenine e a banda Cidade Negra.

PROJETOclaudinhocadinho

Os ex-secretários municipais de governo e obras da Prefeitura de Conceição, grandes apoiadores do Projeto Matriz, Claudinho Ziriguidum e Cadinho.

A abertura do evento será no sábado, dia 10, às 19 com o espetáculo “Roda Saia Palhaça” do grupo Coletivo Saia de Palhaça. Às 20:30 horas o Largo do Rosário receberá o show instrumental do Celso Moreira Trio, repleto de jazz e MPB, formado pelos músicos Celso Moreira, André Limão e Ivan Correia. A noite continua animada para receber o show do Zevinipim, banda formada por jovens músicos mineiros com grande influência na nova cena musical de Belo Horizonte. Para fechar as atrações do primeiro dia, o público poderá se deliciar com o tão aguardado show do cantor e compositor Lenine que vai apresentar seu novo trabalho, Carbono, além de seus grandes sucessos.

No domingo, último dia da 27ª edição do Projeto Matriz, haverá um especial almoço nas barracas do Projeto, sendo que as atividades começarão na Praça do Rosário às 11:30 horas com a apresentação da Orquestra Jovem do Matozinhos-MG, um projeto social que trará 15 jovens talentosos. Na sequência será a vez das crianças se divertirem com o espetáculo “Na Roda” do grupo Maria Cutia que fará um espetáculo cênico-musical que já percorreu grande parte do país e se estende aos adultos. Para aquecer o dia, vem o contagiante samba da tradicional banda mineira Zé da Guiomar, em seguida a oficina de brinquedos e brincadeiras para a criançada e para fechar, deixando um gostinho de “quero mais” o balanço de mais um grande nome da musica popular brasileira; a banda Cidade Negra.

João Bosco Costa Lima, idealizador e realizador do evento, diz que a idéia de promover o Projeto Matriz surgiu de uma conversa com Maria Betânia Guimarães, sua esposa e também idealizadora do evento, no final dos anos 80. “Falávamos sobre a letargia cultural que Conceição vivia. A partir dessa conversa, resolvemos que nós realizaríamos um projeto cultural que devolvesse as nossas tradições de arte e cultura. Então criamos o Projeto Matriz, que leva a arte para a praça de forma gratuita”, expõe.

Na visão de Betânia, a prova de que a iniciativa atingiu o seu objetivo é o fato de ter despertado na população de Conceição o interesse pelas artes. “Pra mim, a sua notoriedade se fez por ter servido de incentivo a tantos talentos, e de surgimento de outros projetos culturais”, comemora.

Um evento com tantos anos tem a capacidade de proporcionar muitos momentos inesquecíveis, mas para João Bosco um deles ocupa um lugar especial. “Em 1998 houve um momento muito peculiar, quando juntamos no palco do Projeto Matriz, dois artistas da maior grandeza, que se admiram mutuamente e que se conheceram em Conceição; Paulinho da Viola e Hermeto Pascoal”, conta ele.

A pequena cidade mineira é conhecida por seus casarios históricos e seus inúmeros atrativos naturais, como a belíssima Cachoeira do Tabuleiro. E nesse final de semana cederá espaço para as mais diversas expressões artísticas, que aliadas à culinária local promete ser uma boa pedida para o feriado de 7 setembro.

 

PROJETOIPE

Visual do estacionamento da Pousada www.pousadaaltodobau.com.br

PROJETOcartaz

Informações: Pedro Guimarães Lima – pedro13.glima@gmail.com / mlproducoes@terra.com.br


» Comentar

Comentários:
3
  • Marcelo Araujo disse:

    Bom saber. Ano que vem vou marcar presença!! se tiver show com lenine, melhor ainda!!

  • Pedro Vítor disse:

    Lenine é muito bacana uma vez veio aqui em Lagoa Santa e caiu uma chuva forte antes da sua apresentação e danificou aparelhagem de som e iluminação e ele ficou na região na maior boa vontade foi conhecer a Lapinha e gruta e Museu e seu show aconteceu dois dias depois, ele com certeza deve ter se encantado com a região aí de Conceição que é maravilhosa

    • Jorge moreira disse:

      É como disse o acomodado Milton Nascimento todo artista tem que ir aonde o povo está,
      Que bom que ainda existe artista com esta simplicidade e principalmente humildade já
      que tem cada famoso quem na musica que Deus nos livre,Parabens ao Artista Lenini