Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

CBF proíbe novas vendas de mando de campo; clubes, como sempre, não se entendem

Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, também queria moleza maior contra o América e não gostou da medida

Os dirigentes continuam trabalhando muito bem em favor da desmoralização do futebol. Quando as normas lhes beneficiam, elogiam, quando não, detonam. Veja essa história da venda de mando de campo. Os clubes não reclamaram quando o regulamento foi publicado e agora, faltando pouco para o Brasileiro acabar, reclamam.
Pior fez a CBF, hoje: proibiu a prática, a partir da próximas rodadas. Tipo assim: quem se beneficiou, tudo bem; que não teve tempo pra isso, que se dane. Igual a Comenbol alterando no meio da temporada, a forma de escolha e quantidade dos participantes na Libertadores de 2017.  Quem se sentir prejudicado, chore na cama que é lugar quente, e  fim de papo!
O Flamengo chiou contra, o que provocou twiyyada do diretor jurídico do Atlético, Lásaro Cândido, que disse: “O presidente do Flamengo não se envergonha de “exigir” q também fosse “beneficiado” em jogo c América..”

Já o presidente atleticano, Daniel Nepomuceno, dó podia estar ironizando, ao dizer:   ‏@dan_nepomuceno “Parabéns à @CBF_Futebol pela norma adotada em relação aos mandos de campo na reta final do Campeonato Brasileiro.”
A notícia completa no Globoesporte.com

**“CBF proíbe jogos fora dos estados de origem na reta final; Flamengo se irrita”
Medida vale para as partidas das últimas cinco rodadas nas Séries A e B. Presidente do clube carioca classifica medida como absurda.

A CBF comunicou nesta terça-feira, a clubes e federações, que estão proibidas, nas cinco rodadas finais do Campeonato Brasileiro, mudanças no mando de campo que extrapolem as fronteiras estaduais dos locais previamente previstos para os jogos. A medida é válida para as Séries A e B. O objetivo, segundo a entidade, é evitar desequilíbrios – com clubes vendendo o mando e indo jogar em campos neutros, como já vem acontecendo na primeira divisão.

Com isso, os jogos até podem sair de sua sede original, desde que sejam mantidos na unidade de federação do clube mandante. Exceções só serão aceitas em casos de punição aplicada pelo STJD ou impossibilidade de realização da partida dentro das exigências do Regulamento Específico da Competição e do Regulamento Geral das Competições.

A venda do mando de campo gerou polêmica especialmente na rodada passada, quando o América-MG, praticamente rebaixado à Série B, aceitou negociar, por cerca de R$ 700 mil, a sede da partida contra o líder Palmeiras – que passou do Independência para o Estádio do Café, em Londrina. O Atlético-MG, que disputa com o clube paulista o título brasileiro, manifestou irritação com a decisão – classificada como “uma vergonha” pelo presidente do Galo, Daniel Nepomuceno.

Dessa vez, o incômodo partiu do Flamengo, outro postulante ao título. O clube carioca ficou insatisfeito por a decisão ser tomada somente depois de o Palmeiras ter enfrentado o América fora do estádio do adversário.

– Eu acho um absurdo, claro. Vou achar o quê? Logo depois do jogo com o Palmeiras, o América leva o jogo para um campo que é tão palmeirense quanto o Allianz Parque. O pior é que ainda vem escrito lá (no ofício) que é “para preservar o equilíbrio das competições” – reclama o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello.

O Rubro-Negro, que vem mandando suas partidas fora do Rio de Janeiro, pela ausência do Maracanã, tinha a expectativa de, a exemplo do Palmeiras, enfrentar o América longe do Independência – a Arena Pantanal, em Cuiabá, era a intenção. As duas equipes vão se enfrentar na 35ª rodada.

– Tínhamos o conhecimento de que poderia (o América) vender, e acho que seria justo. Esperávamos que, para equilibrar, pudesse ser feito conosco a mesma coisa que foi feita com o Palmeiras, mas não pode. Vamos fazer o quê? – lamenta o presidente do Flamengo.

O Santa Cruz, também muito perto do rebaixamento, foi outro a negociar o mando. A partida desta quarta-feira, contra o Corinthians, será em Cuiabá – que, ainda no primeiro turno, recebera Santos x Flamengo, em duelo inicialmente previsto para a Vila Belmiro. A diretoria santista chegou a se arrepender da decisão, mas já era tarde – o duelo, pela 18ª rodada, terminou empatada por 0 a 0.

Confira o comunicado enviado pela CBF:

Com o objetivo de preservar o equilíbrio técnico das competições e evitar qualquer tipo de favorecimento na reta final das disputas, a Diretoria de Competições determina que nas últimas cinco rodadas das Séries A e B não serão permitidas programações de partidas em outro estado que não seja o do clube mandante, exceto em situações de punição imposta pelo STJD ou no caso de não haver opção, dentro do próprio estado, que atenda às exigências do Regulamento Específico da Competição – REC e do Regulamento Geral das Competições – RGC. Para que estas exceções ocorram será necessária uma autorização expressa da DCO.


» Comentar

Comentários:
23
  • Carlos Almeida disse:

    Tenho que concordar com o presidente do Flamengo, não se mudam regras no andamento da competição.

    A mesma oportunidade pra todos, e se um já se beneficiou, todos teriam que ter garantido o msm direito.

    Mas com a CBF é assim, a emenda sempre pior que o soneto.

    O Nepomuceno bater nisso somente agora é hipocrisia. Deveria se preocupar é com o nível de comprometimento na Cidade do Galo, no trabalho do DP Médico e no próximo contrato para o fornecimento de material esportivo, que há mto tempo vem deixando a desejar no atendimento à torcida.

    Até pq o Palmeiras ganharia do mesmo jeito do América no Indepa…

  • Renato César disse:

    Prefiro o ditado: antes tarde do que nunca!

    A ideia, inicialmente, não era ruim. Mas os clubes acharam o “jeitinho Brasileiro” e chutaram o balde. Usaram o regulamento para aplicar a mala preta e a mala branca, conforme necessidade. Percebido isto, não podia esperar para tomar uma atitude não.

    Acho que falta agora é investigar os casos de clubes que “se beneficiaram” com a regra anterior para punir aqueles que cometeram crimes.

  • Julio Avila (Mariana) disse:

    Nepomuceno não esta brincando,afinal ele esta sendo cotado pra ser futuro presidente da Cbf,e pelo jeito ja começou a conseguir oque quer,lembrando que ultimamente os almoços dele com dirigentes da Cbf sempre trás bénéficios pra o clube! para um clube que sempre chorou e diz ser injustiçado pela entidade até que eles estão muito amiguinhos!

  • Pedro Vítor disse:

    Não deveria poder realmente o duro é fazer isso na cara dura depois que o Palmeiras Comprou um resultado do falido América!

    Deveria ser aplicado a medida pra 2017

  • Luiz disse:

    Essa reportagem é tendência. A alegação do presidente do Flamengo não é para favorece -lo. Ele estranha o fato dessa decisão ter sido tomada apenas após o jogo do Palmeiras.
    Agora se vamos falar de moralidade, que tal falarmos da final co Mineiro desse ano?

  • Julio Cesar disse:

    No pais onde um dirigente vem a publico admitir que comprou resultados e não acontece absolutamente nada, tão querendo o quê ? E o Atletico ta perdendo o campeonato pelos seus erros !
    Aí o Luxa volta falando um monte ! Ta querendo holofote !!

  • Lucas H. Nobre disse:

    E Santa Cruz x Corinthians na Arena Pantanal?

  • Leandro Fábricio disse:

    Discordar da opinião de alguém é uma coisa…. citar o nome de qualquer usuário levando pro lado pessoal e ainda usar termo pejorativo de CARA DE TAIOBA seria o que então… chamar um sujeito desse de idiota é pegar leve demais….

    quem bate esquece…. é sempre assim…

    discordar de opinião rsrsrs

    sei viu…

  • Rafael disse:

    Vai adiantar nada, o Mequinha time de série D que se vende, vai acabar jogando em Juiz de Fora. Querem apostar?

  • Marcão de Varginha disse:

    Com toda certeza que os regulamentos dos campeonatos são elaborados de forma que deixam oportunidades de manipulação.
    – Proteger os clubes do eixo RJ-SP, além daquele que assumidamente compra arbitragens, é uma tradição da rapaziada da rua da Alfândega!
    – É preciso que todo ano se atualize os regulamentos dos diversos campeonatos, pois, a mente de alguns dirigentes é muito fértil e criativa, e à alguns deles não se pode ministrar laxante, pois, suas cabeças murcham de tanta mer… que tem dentro!
    – #benecyeternomito

  • Thiago disse:

    Ignorante e aquele que ofende todo mundo que discorda do seu raciocínio, e aquele que vomita suas verborragias a despeito de quem nao concorda com seu pensamento, ignorante e aquele que gosta de construir mentira em cima da inveja do clube que nao seja o seu.
    Talvez ignorante seja um elogio pra esse tipo de gente, o termo adequado seria idiota mesmo.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Moleza maior contra o america ?? ce ta de brincadeira ne ????kkkkkkkkk

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    O América foi convidado, está rebaixado e precisava de dinheiro. Porquê não ?
    Se tem algum culpado nessa história é a CBF que permitiu.
    E errou duas vezes – permitindo o jogo do Palmeiras e proibindo o jogo do Flamengo nas mesmas bases.
    Simples assim.
    A medida adotada para as próximas rodadas – proibir esse tipo de coisa – é arbitrária e casuística, uma vez que o estrago já estava feito. Seria mais inteligente proibir a partir do ano que vem.

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      Caro Raul Otávio, como vai?
      Antes de tudo, respeito sua opinião.
      Porém, não se esqueça entretanto, que esse mesmo América, “posou de bom moço” recusando-se a aceitar oferta do seu Cruzeiro para jogar no Mineirão. E esse mesmo América, tão necessitado de dinheiro (pobrezinho), quando enfrenta o Galo, prefere o estádio “às moscas” com ingressos caríssimos a fim de prejudicar a torcida rival, ao invés de colocar preços lógicos e faturar em cima do fanatismo dos atleticanos, quando tem mando de campo.
      Por favor, não caia nessa. Você não… rsrs.
      És um dos únicos (pouquíssimos) cruzeirenses aqui a quem admiro e que é capaz de comentar com inteligência. Abração!

  • Leandro Fábricio disse:

    aí o santa cruz está com 3 meses de salário atrasado e viu a oportunidade de seu caixa alavancar…. olha a ignorancia do sujeito…. se o santa cruz tivesse feito um time descente seu estádio estaria lotado pela boa campanha que possivelmente estaria fazendo e não precisaria vender mando de campo pra conseguir dinheiro…. venda de mando de campo pra conseguir dinheiro poderia fazer com que dirigentes de times pequenos se acomodem e não façam times descentes para uma boa campanha no campeonato, tipo assim…”vamos fazer um time mequetrefe que se não estiver-mos bem no decorrer do campeonato e as contas apertarem é só vender uns mandos de campo que tá tudo bem”…. ou seja essa imoralidade faz com clubes inexpressivos como o próprio américa não tenham ambição de crescer…
    quer um exemplo nisso, a chapecoense que também é um clube pequeno e que possivelmente também tem suas dificuldades financeiras não está vendendo mando de campos, sabe porque??? porque está fazendo uma boa campanha e seu estádio está sempre lotado… esse é o exemplo a ser seguido e não vender mando de campos pra conseguir dinheiro…

    além de levantar suspeitas no campeonato….

    então porque na argentina e outros campeonatos sulamericanos onde existem clubes pequenos também e com dificuldade financeira esse metodo exdruxulo não é adotado hein…

  • Leandro Fábricio disse:

    Tem um idiota aqui no blog que não sabe diferenciar legalidade de moralidade, está no regulamento que pode vender mando de campo, a questão a ser discutida é se isso é ético…
    e isso é discutido não só pelo fato do américa ter vendido o mando de campo pro palmeiras, mas também de outras equipes terem vendidos seus mando de campos…
    aí o idiota vem falar que isso é choradeira pra desculpas de um possivel fracasso na busca pelo titulo, sendo que esse assunto pelo menos por mim já foi abordado aqui no blog ha muito tempo atrás e não de agora….

    mas esse idiota deve ser simpatizante do time dos dirigentes que confessaram ter comprado arbitragem para benefício do seu clube…ha então tá explicado… pra simpatizantes que torcem pra um time que tem como principios seus dirigentes comprarem arbitragens e que tem na sua galeria titulo via fax do papai teixeira… para esses não precisa “choradeira” mesmo não…

  • Jorge moreira disse:

    Esta vergonha de venda de mando de campo tem um nome america de bh e sua diretoria que moral este conselho gestor tem pra pedir aumento de verbas,que moral estes lixos que vendem programa de socio humilhação aos seus poucos torcedores,e dão calote transferindo seus jogos a troco de migalhas de dinheiro time pequeno que não valoriza sua torcida tem que ser estinto ,sumir ,acabar e querem dividir renda dos jogos contra o Galo vão vender camisinha na zonamvão pedir esmolas de cegos,incompetentes façam time ,vendam o patrimonio e façam time de futebol aumentem sua torcida e depois reenvidiquem verbas iguais time pequeno varziano,diretoria de m..da vergonha,vergonharecindam o contrato com o Galo no independencia e morrão de fome, encham o saco do Galo e depois enfiam o rabo entre as pernas pra conseguir jogadores de graça,Acabem com o contrato do Galo no indepa e sumam de vez do cenário futebolistico do mundo eternos decadentes do futebol brasileiro

  • Jean disse:

    Ou seja, o campeonato já tem dono!

  • Marcelo Araujo disse:

    cbf mais uma vez se mostra uma entidade que não respeita regras, leis, tem critérios, etcs. está cagando e andando para o torcedor, e age e carimba sob pressão dos dirigientes/cartolas. me admira ‘prejudicar’ o flamengo, time querido por ela. a cbf, assim como a fifa, é uma entidade que não tem mais respeito nenhum. é uma máfia e não tem mais lastro pra organizar o futebol brasileiro. os times ficam escravos dela e da globo, ao invés de se juntarem e formarem pra valer uma liga independente. vai demorar séculos pra isso acontecer na terra brasilis. a seleção já perdeu o apelo popular que tinha há tempos. assim como a fifa podia acabar, a cbf também podia ser extinta.

  • Thiago disse:

    Não tem como proibir um time de escolher seu mando de Campo pelo fato de vender ou não sua prioridade de escolha. Absurdo quererem proibir o América de ter o direito de escolha, isso aí e a ditadura futebolística que faz a CBF prejudicar os times pequenos. O Santa Cruz esta com três meses de salário atrasado e viu a oportunidade de elencar seu caixa com o jogo contra o Corinthians, que mal a nisso?
    Essa choradeira e de time incompetente que não fez o seu dever de casa e quer arrumar firula pro torcedor pra la na frente contar a mesma lorota: ”não fomos campeões porque roubaram pro Palmeiras” .
    Tenha Santa paciência, e como se no Independência o torcedor do coeio fosse loter o Horto. Se o America fosse candidato a vereador nao ganhava por falta de voto, esse é a verdade, não seria então por causa do mando de Campo que o Palmeiras ia ou nao perder pro America.

    • DUDU GALOMAIO BH disse:

      Que dureza! Escreveu e escreveu bobagens apenas pra dizer que “se for contra o Galo eu apóio”.
      É cada “jênio” aqui neste nobre espaço que é de se admirar.

  • Leandro Fábricio disse:

    oo meu deus, bem que a cbf poderia fazer igual a conmebol e inovar…. dar o titulo do brasileirão desse ano pra quem tiver mais jogadores lesionados durante o campeonato…

    adivinhem quem já estaria com as duas mãos na taça????

  • Leandro Fábricio disse:

    Mas nessa o presidente do flamengo tem razão, depois de beneficiar varios clubes agora a cbf veta essa imoralidade?? Pois é logo depois do jogo do palmeiras???? Bandeira tem razão, outro que deveria ser pronunciar contra essa medida tardia da cbf era o proprio daniel nepomuceno que poderia acertar venda de mando de campo contra o santa cruz, contra o figueirense, contra a chapecoense na ultima rodada…

    eu ha muito tempo já tinha falado aqui sobre essa imoralidade de venda de mando de campos no campeonato brasileiro, isso só acontece aqui, agora depois de beneficiar varios clubes a cbf resolve então agir de forma correta (coisa que não faz parte do seu repertório) e vetar venda de mando de campos né… agora né… sei viu… começou avacalhado que termine avacalhado…