Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mineiros com as cabeças distantes do Brasileiro: Cruzeiro e América miram 2017; Galo o Grêmio!

Em foto da assessoria de imprensa do Mineirão, detalhes de Cruzeiro 2 x 2 Santos

* * *

Os três mineiros em campo na rodada de hoje do Campeonato Brasileiro estavam pensando mais em outros compromissos do que nos jogos em questão. O Cruzeiro livre do risco de rebaixamento articula a montagem de um elenco melhor para 2017. Com Mano Menezes garantido no comando, tudo indica que na próxima temporada a torcida cruzeirense voltará a ter mais alegrias que sustos e raiva como em 2016 e 2015. Pela primeira vez o treinador gaúcho iniciará um ano coordenando a montagem do grupo. Além de trazer jogadores de qualidade tem a preocupação de segurar Arrascaeta, que estaria nas pretensões do Borússia Dortmund.

GREAFC

Já rebaixado, o América se reforçou no comando do futebol com a contratação do Ricardo Drubsky como diretor, para formar dupla com o técnico Enderson Moreira, que deu uma arrumada na casa, mesmo assumindo quando o time já estava em situação crítica em relação à permanência na Série A. Perder para o Grêmio em Porto Alegre não foi nenhuma novidade.

CAMSAN

O Atlético mandou time reserva para enfrentar o Santa Cruz em Recife, poupando os titulares para os jogos finais da Copa do Brasil.

 

Pressão total

Vencer bem o Grêmio, quarta-feira, no Mineirão será fundamental. A mesma pressão de Belo Horizonte terá reciprocidade em Porto Alegre no dia 30. Dentro e fora de campo, para ambos os lados serão jogos tensos. Comissão técnica e jogadores do Galo jogarão naturalmente pressionados a vencer, contra um time bem montado pelo Renato Gaúcho, pressionado pela voz das arquibancadas.

 

A hora deles

Em momentos como este é que um treinador costuma fazer diferença. As estratégias adotadas para os jogos de ida e volta têm influência direta no resultado final. Saber escalar fulano ou cicrano no jogo em casa e na casa do adversário, de acordo com a característica de cada atleta e necessidade de placar. Esperar o adversário ou partir pra cima sem tomar conhecimento do fator campo?

 

Um ou outro

Há jogadores que se dão melhor sob pressão que outros, mas tecnicamente costumam ser inferiores a um que é decisivo. Treinadores se mostram mais competentes que outros em momentos como este, ao saber optar por um ou outro de acordo com cada circunstância. Por isso se fala tanto da diferença de competições do sistema “mata-mata” para as dos pontos corridos.

 

Nota 10

Disse o locutor do Sportv: “Se a cidade tem 80 mil habitantes, nestes dias a população subiu para, pelo menos, 200 mil com a presença do circo da Stock Car.” Durante toda a vida ouvi falar da intenção de governos e empresários construírem um autódromo em BH ou numa das outras maiores cidades de Minas. Conversa fiada! Foi Curvelo quem deu o exemplo de arrojo e competência para dar ao estado um autódromo de verdade.

stock

Estreia da Stock Car em Curvelo traz corridas estratégicas nas vitórias de Fraga e Maurício –


» Comentar

Comentários:
20
  • luiz ibirite disse:

    Leo Moura ta dando sopa no santinha, mesmo com a idade acima seria um bom reforço, acorda diretoria…

  • Lucas H. Nobre disse:

    O Galo está terminando o campeonato do jeito que iniciou, levando muitos gols. Ponto fraco que o treinador nunca que corrige.

  • Roger Campos disse:

    Prezado Chico Maia,
    As exibições do Galo esse ano mostraram que o time é MUITO fraco na defesa. Ninguém consegue cobrir lateral nesse time. Bola cruzada na área é meio-gol. Erazo me espanta em certos momentos onde parece que as pernas dele endurecem (e olha que sou “favorável” a ele).

    Com todo respeito ao trabalho do Marcelo Oliveira, não teve competência para arrumar o time. Não aceito de forma alguma o argumento de que não foi ele quem montou o time, que não teve tempo para treinar e tudo mais. Quantos jogos o Tite precisou para acertar a seleção? Nenhum. Fez uns dois treinos rápidos e o time aprumou e hoje já podemos dizer que é uma bela seleção. Marcelo está há 8 / 9 meses e o time é frouxo, oscilante. A final da Copa do Brasil vai ser aquele famoso “teste do coração”.

    Em tempo, parabéns para Curvelo pela Stock Car!

  • Leandro Fábricio disse:

    A verdade é que de minas apesar de tudo e de todos só o galo é que pode ainda ganhar alguma coisa… os outros dois o que restam é ligar os secadores azuis e verde e assistirem a final da copa do brasil pela tv, assim será também ano que vem pela libertadores, terão que ligar os secadores azuis mais uma vez porque não tiveram competencia para estarem lá, ou algum lunático azul ainda acredita que o crucru vai pra libertas ano que vem kkkkk….

    santos prejudicado pela arbitragem e o aprendiz de Kalil o tal de vincintin reclamando de arbitragem, se esqueceram do mito BENECY QUEYROZ????? dirigentes e simpatizantes de um time que tem um dirigente que confessa ter comprado arbitragem nunca mais deveria abrir a boca pra reclamar de arbitragem né não….

    O galo foi a recife para fazer testes, colocou um time 99% de reservas pra ver com quem pode contar para 2017 e dar ritmo a alguns jogadores que vem de lesões, caso de marcos rocha, então um empate que pra mim não foi de nada anormal, como bem disse o chico, os jogadores, tecnico, dirigentes e nós torcedores estamos com as idéias voltadas as finais da copa do brasil… o resto é bobagem…

    • José Eduardo Barata disse:

      Meu caro Leandro , se o Marcelo quis saber
      com quem contar para 2017 teve a resposta :
      NINGUÉM .
      Para dar ritmo aos que voltam de contusão ?
      Poderia ser em jogo-treino , não é mesmo ?
      Não se expõe uma MARCA , UMA TRADIÇÃO ,
      num ajuntamento como aquele .
      UMA VERDADEIRA PELADA de mau gosto .
      E não importa , era o GALO em campo .
      Contra um rebaixado que deve seis meses
      de salário aos jogadores .
      Mas , vamos tentar ver pelo lado positivo :
      Cazares não dá mais .Não pode vestir uma
      camisa que já foi usada pelo Éder .
      Pelo Romeu . Pelo Tião .
      Fora com esse moleque .
      Marcos Rocha mostrou mais uma vez a
      qualidade de “bater” na bola e tomar vareio
      ali pela lateral .
      Ah! , ‘tá sem ritmo , diriam muitos . ‘Tá bom .
      Ele tem um teflon particular que o protege
      de críticas .
      E uma das pérolas do Luxemburgo nunca
      teve tanto sentido : ter jogadores ruins no
      elenco traz uma problema , que é ter que
      usá-los em algum momento .
      Melhor elenco do Brasil ? Chacota nacional.
      Elenco se faz com jogadores comprometidos .
      E ali no GALO são uns 15 , no máximo .

      • Leandro Fábricio disse:

        fala grande barata, barata acho que não podemos ir muito por esse lado não, lembro que quando o jemerson fez sua estreia pelo galo contra a tombense pelo mineiro, o galo perdeu aquele jogo ou empatou não me lembro bem, o jemerson foi um fiasco na partida, falei com um amigo meu que estava ao meu lado, ” pqp que menino ruim”, depois vc viu no que o jemerson se tornou…

        o mesmo com o goleiro diego alves que na estreia tomou 3 frangaços e o galo perdeu pro remo ou paysandu se não me falha a memória…

        mancini quando começou a torcida queria matar ele, depois foi emprestado e voltou e não precisa dizer mais nada…

        marcos rocha idem teve que ser emprestado para depois voltar e provar o seu valor, apesar de suas limitações na defesa…

        e tem muito mais jogadores nessa situação que se for listar aqui vou ficar aqui até amanhã…

        temos que observar melhor jogadores como jesiel e leonan por exemplo, que sempre foram destaques na base.. agora tem uns que já estamos careca de saber que não era nem pra estarem no galo mais caso de edcarlos, carlos eduardo por exempo…

        hyuri eu emprestaria pra ver ele em outro time e se for possível traze-lo de volta se for o caso, lembrando que hyuri tem mercado, caberia em muito time por aí, talvez o envolveria em alguma troca, o pessoal do botafogo adora ele, talvez mandassem ele pra lá e trouxessem o volante airton por exemplo…

        abraços

        • José Eduardo Barata disse:

          Leandro, sou do tempo que o GALO entrava em campo com 6,7 jogadores titulares vindos do juvenil. Definitivamente sou a favor da base. O problema está em lançar esses jogadores. Você, talvez, deve se lembrar que tínhamos um campeonato à parte disputado por jogadores suplentes. Faziam as preliminares do mineiro. E ainda, times como o Nacional de Manaus recebiam nossos novos atletas, para adaptação. Cerezo,Ângelo…. Reinaldo não, nasceu gênio, chegou pronto de Ponte Nova. Formação, meu caro. Treinamento. Hoje em dia é empresário e DVD com melhores momentos do atleta. E contratos que pagam salários de presidente dos Estados Unidos. Vc citou Rocha, Jemerson, talvez pudesse ter citado Bernard. Três jogadores para um clube como GALO… numa peneirada do Zé das
          Camisas subiam uns dez.

          • Leandro Fábricio disse:

            Realmente as revelações hj são de uma escassez de dar dô… concordo com tudo que disse, mas em relação a leonan e jesiel pelo menos, vamos esperar um pouquinho mais, podem ser gratas surpresas, agora o restante tirando o fred concordo com vc, não salvou ninguém…

    • Alex disse:

      …Leandro, esse Vicentinho é um aprendiz de Kalil do paraguai…chegou falando asneiras tentando imitar seu ídolo “kalil”….só que ele andou faltando algumas aulas como mestre kalil e só fala besteira….kkk….dizem que ele tem um post do Kalil ao lado da sua cama….kkkkkk

  • José Eduardo Barata disse:

    Governos?!?!
    Distância dessa turma é o que a sociedade
    precisa.

  • Thiago disse:

    Fala sério, como que a diretoria aceite a escalacao do Heber ‘Rouberto’ Lopes? Esse bandido ja nos roubou tantas vezes e hoje foi mais uma, e a comisssao de roubo de arbitragem não pune um vagabundo desse. Pênalti claro pro Cruzeiro e a expulsão do Arrascaeta de forma direta, sendo que no jogo teve outros lances até mais fortes, foi muito esquisito, coisa pensada e é intenção clara, confirmada no pós jogo quando o jogador contou sobre as ameaças do árbitro.
    E pq o Gilvan não passa de de um ‘carca cagada’ pq senao ia até as últimas consequências contra esse ladrão.
    Só espero que esse velhote gaga contrate laterais que somem qualidade e um atacante e área mais talentoso, pq Willian e Abila não respondem a altura e um Marcelo Moreno.

    • Alisson Sol disse:

      Tirando a expulsão do Arrascaeta, acho que o juiz foi “ruim”, mas não “desonesto”. Parece-me um juiz fora de forma, que fica marcando de longe. Mas quem é que não sabia que este juiz é ruim?

      Agora, esta do defensor “atrasar” para o atacante adversário é que foi demais… Esquecer isto e ficar focando no juiz não ajuda o time a melhorar.

    • Leandro Fábricio disse:

      depois falam que nós é que somos chorões…para de chorar meu velho, gol do tal de “manel” foi irregular e vc chorando de arbitragem… simpatizante de um time que tem um dirigente que confessa que comprou arbitragem não tem direito de reclamar de arbitragem não…lavem a boca pra falar de arbitragens

  • Alex Souza disse:

    36ª Rodada do Campeonato BR 2016 – CRUZEIRO 2 X 2 SANTOS
    Estádio Mineirão – Belo Horizonte/MG – 2017:00Novembro2016 – Domingo

    RESUMO DA PARTIDA

    Cruzeiro fez um bom 1º tempo, comandando as ações, e depois voltou errando no tempo final, complicando um jogo até então tranquilo. O péssimo Heber Lopes (já errou tremendamente contra o Cruzeiro em outros jogos) voltou a fazer das suas lambanças e saiu apupado do estádio. Pelos erros do apito, das equipes e pela superação azul, o 2 a 2 acabou sendo justo. No fim, como sempre ocorre, nada acontece ao árbitro e a turma dos “panos quentes” continua a escalar um cara desses para vir ao Mineirão e prejudicar o Cruzeiro.

    PRÉ-JOGO

    JOGO DO TURNO: Na Vila Belmiro, no 1º turno, o placar da partida foi Santos 2 a 0, gols de Vitor Bueno e Lucas, contra. O Santos, além dos gols, perdeu 3 chances de marcar; já o Cruzeiro abusou de erros nas conclusões e perdeu 8 boas oportunidades.

    DEVENDO: Restam dois jogos no Mineirão neste ano 2016 e o time do Cruzeiro ficou devendo na competição, especialmente jogando em casa. Foram contabilizadas 13 vitórias, 8 empates e 14 derrotas; 43 gols marcados e 44 sofridos; aproveitamento de 44,8 %.

    1º TEMPO

    TEMPO QUENTE: Por causa do sol forte sobre a maior parte do campo no 1º tempo os times se pouparam; alta temperatura e jogo morno. O Cruzeiro tomou a iniciativa de jogar e o Santos praticamente não existiu. Não dá para entender como um time como este ocupa uma posição tão adiantada na tabela.

    MARRENTO: Lucas Lima é um jogador muito mascarado. Como dizem os boleiros, cheio de “perna”. Não exibiu nada que justificasse tamanha fama a ele atribuída.

    PELAS LATERAIS: No 1º tempo o Cruzeiro explorou bem as descidas de Romero e Bryan, já que o meio campo estava muito congestionado. Os principais lances apareceram nestes espaços. A 15’ Robinho, depois de lance com Cabral, deu um belo chute, no ângulo, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. A 21’ De Arrascaeta, aproveitando cruzamento da esquerda, dominou na área e finalizou por baixo para fazer 1 a 0 Cruzeiro.

    SALVOU: A 30’ Romero fez ótimo lançamento para De Arrascaeta que recebeu, driblou os defensores e finalizou de perna esquerda. Vanderlei saltou bem e espalmou a bola para escanteio, evitando o segundo gol azul.

    2ª TEMPO

    DORMINDO: Alguns jogadores do Cruzeiro, ao que parece, voltaram dormindo do intervalo. Logo no início da etapa final Romero, como a bola dominada, tentou atrasar a jogada a Rafael e deu a jogada de presente para Ricardo Oliveira empatar a partida. Aos 15’ minutos o mesmo jogador cometeu penal em Copete, quando deu um carrinho e acertou o adversário, A 15’. Ricardo Oliveira fez 2 a 1.

    BIRRENTO: William Bigode, em mais um péssimo jogo, saiu para a entrada de Ábila. De forma inaceitável saiu lentamente de campo, retardando a partida com o time precisando do resultado. Em suma, não joga nada e ainda tem este tipo de postura. Imagine se fosse um craque?

    CARA DE PAU: Zeca, a 24’, cortou um cruzamento, de Marcus Vinícius, na grande área, com o braço. A bola ia em direção a jogadores do Cruzeiro em condições de marcar quando foi interceptada. A recomendação para estes casos em que o jogador se joga no lance é para marcar a infração, contudo, Heber Lopes se fez de bobo e ainda distribuição cartão para jogador do Cruzeiro por reclamação. Contra o Cruzeiro não vacilou…

    BOLA ALTA: A 28’ a bola alçada passou pela defesa paulista e foi a Ábila. O argentino dominou, tirou o defensor e finalizou para boa defesa de Vanderlei. O Cruzeiro insistiu muito na bola aérea. Vanderlei salvou o Santos do empate a 31’. Álisson cruzou da direita e Manoel testou forte; o goleiro santista saltou e espalmou a bola e evitou um gol certo.

    RIGOROSO: Heber Lopes, a 35’, expulsou De Arrascaeta. O uruguaio dividiu uma bola com Thiago Maia e ambos chegaram firmes, na bola. É o famoso “pé-de-ferro”, contudo, o árbitro exibiu o cartão vermelho para o jogador do Cruzeiro, justamente quando o time mais pressionava em busca do empate.

    EMPATE: Mesmo com a menos em campo, por força da arbitragem desastrada, o Cruzeiro continuou pressionando na base das bolas altas. A 43’, depois de falta santista na intermediária, Bryan fez o cruzamento e Manoel, impedido, testou fora do alcance de Vanderlei, decretando o 2 a 2.

    “PEGA EU”: Irritante a arbitragem de Heber Lopes e seus auxiliares. Assinalaram um impedimento de De Arrascaeta no 1º tempo quando ele tinha chance de marcar; foram generosos com Copete, que levou um leve esbarrão de Romero e fez um teatro para cair na área no lance no penal do Santos; deixaram de aplicar a regra num lance em que defensor santista cortou um cruzamento com o braço (lance típico da orientação da FIFA e CBF); excluíram um jogador do Cruzeiro do jogo em lance que era no máximo para cartão amarelo e, no fim, deixaram de assinalar um impedimento de Manoel no empate do Cruzeiro.

    FICHA DO JOGO
    CRUZEIRO: Rafael; Lucas Romero, Manoel, Léo e Bryan; Henrique, Ariel Cabral (Nazário), Robinho (Marcus Vinícius), De Arrascaeta, e Álison; Willian Bigode (Ábila) – Treinador: Mano Menezes
    SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Fabián Noguera (Leo Citadini), David Braz e Zeca; Thiago Maia (Jean Mota), Renato e Lucas Lima; Vitor Bueno (Lucas Veríssimo), Copete e Ricardo Oliveira. – Técnico: Dorival Júnior
    Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
    Gols: (Cru): De Arrascaeta e Manoel; (San): Ricardo Oliveira e Ricardo Oliveira
    Cartões amarelos: (Cru): Romero, Henrique, Álisson; (San): Jean Mota, Lucas Lima e Vanderlei
    Cartões vermelhos: De Arrascaeta
    Público/Renda: 13.902 – R$ 317.185,00

  • Silvio T disse:

    Escrevo no intervalo do jogo em Recife. Meu Deus! Como alguém pode chamar Marcelo Oliveira de treinador. Além do galo ser o amontoado de sempre, é visível a falta de comando sobre os jogadores. Marcos Rocha e Casares erram tudo que podem e continuam rebolando e se achando como se estivessem com a camisa do Barça no Camp Nou ou no Santiago Bernabeu com o Real Madrid. Foooora Marcelo Oliveira!!!!

  • Igor Mendes disse:

    O Cru cru ainda sonhava com a Libertas. Kkkk! Empataram com gol de impedimento! Benecy 2º tempo, como sempre!

  • audisio disse:

    Muito tempo que não assistia um jogo do atletico. Marcelo Oliveira continua o mesmo. Time mau treinado e simplesmente frouxo.
    Se ganhar a Copa do Brasil deveria ser demitido. Exatamente o que o Palmeiras fez.
    Time muito mal treinado. Péssimo. Sem fibra, sem iniciativa, sem raça e determinação. A cara do treinador..
    Uma das alegrias que tenho encontrado na vida e deixado de acompanhar futebol. Que perda de tempo!

    • Leandro Fábricio disse:

      Hj não tem como avaliar o trabalho do marcelo, estou falando pelo jogo de hj, time todo remendado e apesar do santa cruz estar rebaixado o jogo foi lá…

      teve jogadores que entraram em campo pela primeira vez no ano… jesiel, thalis, alex silva, jogadores voltando de lesão marcos rocha, leonan segundo jogo do ano etc etc… esse jogo não pode ser levado em consideração…

    • Jorge moreira disse:

      Eu sou um doente,por não conseguir deixar de assistir os jogos deste time ridiculo ,que o nepomusono montou e ainda disse que era o melhor time do brasil, eu já parei de fumar de tomar minha cerveja mas infelizmente não consigo ficar sem assistir os jogos desta baba de time,