Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Willy Gonser em fotos, vídeos e áudio, falando sobre o Galo, Grêmio, sua vida e a profissão

Foto que fiz do Willy em janeiro de 2013, na varanda da casa dele em Alcobaça/BA, onde ele morava desde 2010. Levei para ele o livro do jornalista e escritor Eduardo Murta, lançado naquela época, sobre os dez maiores jogadores da história do Galo.

Pesquisando aqui no próprio blog encontrei muita coisa legal que postei sobre esta grande e agora saudosa figura que nos deixou hoje. A despedida do programa Toque de Classe, do Orlando Augusto, na TV Horizonte, numa ótima reportagem do Marcelo Beckler, que hoje brilha como correspondente em Barcelona.

Uma longa entrevista que o Willy concedeu a uma web rádio de São Paulo, que nos foi enviada pelo leitor Tiago Reis e um texto e foto ótimos, enviados pelo grande companheiro jornalista Luiz Carlos Alves, sobre a cobertura da Copa do Mundo de 1970.

Confira:

Em 30 de julho de 2013

Em entrevista, Willy Gonser fala da conquista do Galo e diz que a torcida fez diferença!

Agradeço ao Tiago Reis (que não é do Itatiaia), que nos enviou esta ótima colaboração ao blog:

* “Boa Tarde, Chico!”

Com a conquista da Libertadores pelo Atlético, muitos atleticanos nas redes sociais perguntaram sobre  Willy Gonser.

No sábado, ele concedeu uma entrevista para a uma web rádio de São Paulo no qual falou sobre essa conquista, o rádio e outros assuntos.

http://radioamantes.wordpress.com/2013/07/27/exclusivo-ao-radioamantes-no-ar-willy-gonser-destaca-participacao-da-torcida-do-galo-na-campanha-da-libertadores/#comments

É uma entrevista um pouco longa, mas vale a pena para matar saudades de um dos maiores narradores esportivos do Brasil.

Um abraço. Tiago Reis

***

Em 22 de outubro de 2011

O nome da música e uma foto do Willy Gonser, no México em 1970

LCA

 

Em 2011 eu cobria os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e o Luiz Carlos Alves enviou dicas, informações, lembranças e uma ótima foto dele no México, 1970, em Guanajuato, inclusive junto com o Willy Gonser, na época na Rádio Nacional do Rio:

* “Recomendo uma cidade que jamais você esquecerá: Guanajuato, na qual estive com Édson Rodrigues, grande locutor, cobrindo os amistosos na região, antes de seguirmos para Guadalajara. Foi lá que a seleção brasileira se preparou para a Copa de 70. Este é apenas um dos detalhes, pois a cidade é histórica, incomum, tem ruas subterrâneas, antes leitos de riachos e corredores de minas (de prata, principalmente), o famoso Callejon Del Beso, um bequinho, parecendo rua, no qual os casais se beijavam de um lado ao outro de suas casas, tal a proximidade de seus balcões ou varandas.

Só indo pra ver a terra natal do maior pintor mexicano, Diego Rivera, e desde 1987 Patrimônio da Humanidade.

E tem vários museus e casas de cultura. Um deles é referência e museu imperdível, o das múmias, 111 delas, se não me engano.

Guanajuato é a capital do Estado do mesmo nome e que inclui Leon, sua maior cidade – a terra dos sapatos no México entre outras indústrias, e onde dois anos depois me encontrei com Hilda Furacão e Paulinho Valentin (essa é outra história, de uma viagem feita com o Galo, em 72).

Leon abrigou em 70 o Peru, timaço de Didi. Fui lá entrevistá-lo, se não me engano com o Juarez Soares. Ou teria sido com o Denys Menezes, outro grande amigo e enorme figura? Velha cabeça, ajuda, pô!

Creio que a nova carretera – estava em construção em 70 – te leva de Guadalajara até lá em três horas, cerca de 300 quilômetros.

Em 70 aluguei um Ford Falcon azul claro metálico, zerinho, e fui pelos caminhos alternativos. Uma epopeia com cenas de filme mexicano, com gente dormindo a sesta na porta das casas e casebres, galinhas e roupas no varal e sombreros mil. Inesquecível. Édson “Balançou a Roseira” Rodrigues te contará outras mais.

Achei uma foto do potente Falcon. Willy Gonser está nela. Foi lá que firmei minha amizade com ele. Mantenho a admiração por este grande narrador. Não me lembro o nome do outro jornalista. Creio que era de O Globo, um cara super alegre como a própria foto mostra.”

Luiz Carlos Alves”

https://blog.chicomaia.com.br/?s=Willy+Gonser

***

Em 10 de dezembro de 2009

Imagens emocionantes da despedida do Willy Gonser

Orlando Augusto preparou uma bela homenagem surpresa ao Willy Gonser, que se despediu terça feira do programa dele, Jogada de Classe, na TV Horizonte, e do público mineiro. Foram momentos emocionantes com a participação dos componentes do programa, Flávio Anselmo, Osvaldo Reis (Pequitito) e Marcelo Machado, além de clubes, dirigentes, colegas e torcedores.

Ontem o Willy mudou-se em definitivo para Alcobaça, no Sul da Bahia, onde vai curtir aposentadoria e garante que nunca mais vai vestir uma calça comprida. Agora é só bermuda e chinelo.

O produtor executivo desse blog, jornalista Filipe Araújo, pegou as imagens no YouTube e mandou para nós, além de ter postado no seu próprio blog, o Gambetas, cujo twitter é: http://twitter.com/gambetas

Confira os melhores momentos da homenagem da equipe do Orlando ao grande Willy Gonser, em três partes, nestes endereços:

http://www.youtube.com/watch?v=YNvc08vO6wI  (3a parte)

http://www.youtube.com/watch?v=odbazSV5B6A  (2a parte)

http://www.youtube.com/watch?v=sNPJncP60kg   (1a parte)


» Comentar

Comentários:
9
  • Jorge moreira disse:

    Pra que serve então o tal conselho deliberativo?
    veja bem o nepomusono contratando jogadores a peso e inoperancia de ouro e o time caindo pelas tabelas e o conselho mudo né
    O nepomusono contratando Clayton a peso de ouro e o conselho mudo
    O time caindo pelas tabelas e o conselho mudo né
    então pra que serve o conselho

  • Jefferson Costa disse:

    Sou de Contagem, hoje moro no interior de SP, mas sempre a primeira coisa que faço é entrar neste blog. Obrigado pelas homenagens ao grande narrador que perdemos ontem. Independente de torcermos para Atlético ou Cruzeiro, Willy Gonzer e Alberto Rodrigues fazem parte das nossas vidas, da infância de muitos mineiros nascidos nos anos 60, a 90. A morte deste octogenário está sendo como a morte de um grande amigo ou parente chegado para muitos. Muitos, como eu, à distância, estão sofrendo. GRande Abraço a toda grande BH

  • Regi.Galo/BH disse:

    Caros Conselheiros do Atlético/MG,

    Não votem à favor da construção do estádio neste momento.
    Deverá ser um sonho promissor para uma ocasião oportunamente promissora.
    É um pedido razoável de quem acredita que a ocasião nada tem de oportuna.

    Não há prerrogativas suficientemente válidas para destituir um patrimônio sólido em prol de promessas estapafúrdias. Sob pena de vossas senhorias, impiedosamente, chafurdarem na lama da história, caso venham a concorrer com tal premissa. O voto é aberto e não pretendo perdoar tal traição.

    O país é livre, o voto é livre, mas as escolhas ficam marcadas pela eternidade.
    Vou divulgar cada opção, à quanto ventos forem necessários.
    Não há como justificar esta audaciosa molecagem.

    Senhores, estou de olho!!!!!

  • Fernando disse:

    O nome do programa do Orlando Augusto era Jogada de Classe e não toque de Classe.

  • Paulo H disse:

    Grande Willy!

  • Carlos Almeida disse:

    Faz parte da história da minha vida e de milhões de atleticanos.

    Descanse em paz Willy!

  • Márcio Luiz disse:

    Os jogos do “lado de lá” vão sendo cobertos por uma equipe cada vez mais qualificada:
    Narração: Vilibaldo Alves, Fernando Sasso, Willy Gonser…
    Comentários: Oswaldo Faria, Jairo Anatólio Lima…
    Reportagens:Paulo Roberto Pinto Coelho, Carlos Cézar Pinguin…

    Que equipe de responsa, hein.