Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parabéns Minas e mineiros: 300 anos!

Para homenagear o nosso Estado, que tanto amamos, essas imagens da mineiridade, de uma das regiões que mais gosto e frequento.

Conceição do Mato Dentro, nestas belas fotos acima, de autoria do Ariel Branco, a quem agradeço mais uma vez…

… Serra do Cipó, que Roberto Burle Marx (1909-1994) chamava de “o jardim do Brasil”…

Diamantina, terra de JK, dessa vista do Bar A Baiúca e Praça da Quitanda e dessas frases de mineiros geniais:

* “Um bom Mineiro não laça boi com imbira, não dá rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no molhado, não estica conversa com estranho, só acredita na fumaça quando vê o fogo, só arrisca quando tem certeza, não troca um pássaro na mão por dois voando.” Carlos Drummond.

Carlos Drumond de Andrade, da Itabira

 

* “… Disse que o mineiro não crê demasiado na ação objetiva; mas, com isso, não se anula. Só que mineiro não se move de graça. Ele permanece e conserva. Ele espia, indaga, protela ou palia, se sopita, tolera, remancheia, perrengueia, sorri, escapole, se retarda, faz véspera, tempera, cala a boca, matuta, destorce, engambela, pauteia, se prepara. Mas, sendo a vez, sendo a hora, Minas entende, atende, toma tento, avança, peleja e faz.

Sempre assim foi. Ares e modos. Assim seja…”

João Guimarães Rosa, de Cordisburgo


» Comentar

Comentários:
27
  • Luiz Ibirité disse:

    Fala Chico, sem VAR a arbitragem faz o q bem entender nos jogos, mas foi um bom jogo, o América melhor na maioria do primeiro tempo, e o Cruzeiro melhor na volta do segundo tempo, e depois q o coelho diminuiu o placar o jogo melhorou mais ainda, mas a raposa soube segurar a pressão americana, ainda bem, acho q o Cruzeiro precisava mais do resultado do q o América, q pra mim ja tem uma das vaga garantida.

  • Edson disse:

    TOADA MINEIRA
    Canção de 14 Bis

    Toada mineira da beira da estrada
    Beira ribeira do meu coração
    Chuvosa neblina, janela do ônibus
    Minas passando como aparição
    Quando te vê a lua se ilumina
    Seu namorado faz nascer o sol
    Morena mineira, acende a fogueira
    Acende a fogueira do meu coração
    Canção lavadeira da beira do rio
    Viola de feira, guitarra e sertão
    Lá vem, passam reis e seus vassalos
    Cantam os galos, descanso a minha cabeça
    Vou dormir
    E garimpar de sol a sol
    Sonhar, bater
    Que vai quedar o ouro bom
    A noite estende o seu lençol
    Sonhar, viver
    Cantador que é bom não sai do tom
    As moças mineiras tem riso nos olhos
    Os moços de minas, pura emoção
    Os mares de minas aso claros mistérios
    E de tão claros não têm solução
    Quando te vê a lua se ilumina
    É minha sina ser o teu cantor
    Subindo a serra como serpentina
    Nós, a neblina e o ronco do motor
    Fonte: Musixmatch
    Compositores: Ronaldo Bastos / Vermelho

  • Eduardo Silva disse:

    como foi “solicitado” vou fazer meu pronunciamento…kkk

    PRONUNCIAMENTO OFICIAL

    Primeiro esclarecer que esse rapaz conhecido como Capitão Humildade, que teve o cérebro abduzido por ETs, é facilmente reconhecido por qualquer estudante de Psicologia de 1o. período ou qualquer residente em Psiquiatria que tem uma patologia aguda de Transtorno Obsessivo-Compulsivo subclínico: as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa.

    O que caracteriza o TOC são obsessões ou compulsões recorrentes, que consomem tempo e causam sofrimento à pessoa. O paciente com TOC tem medos, desconfortos, pensamentos irracionais e repete atos, acompanhados de ansiedade e mal-estar. E, no fim, vira escrava daquele comportamento, trocando em miúdos, o cara NÃO vai esquecer o Benecy nunca, vamos aguentá-lo aqui ad infinitum…

    Dito isso, sobre essa “denúncia” do deputado Léo Portela, tem alguns fatos obscuros, porque antes de jogar merda no ventilador, porque não deu queixa em uma Delegacia de Polícia? Se as provas que possui são robustas, porque ele como diretor do clube não fez uma representação formal, por escrito, no Conselho Deliberativo ou Fiscal do clube?

    O Presidente Sergio S.Rodrigues disse que NÃO considerou consistente a denúncia porque os funcionários recebem jogos de uniformes para uso administrativo e UMA pessoa vendendo uma camisa oficial não comprovaria um roubo de ESTOQUE do clube… isso que entendi de sua fala! E disse que o referido deputado entrou com uma ação para barrar a proposta do novo estatuto do clube, ou seja, briga de interesses de grupos internos.

    O Benecy disse que repudia tal afirmação e que vai entrar com uma denúncia de calunia e difamação ao Léo Portela para ele provar as suas afirmações.

    Quanto a esses fatos qualquer cidadão, pode ir em uma delegacia e denunciar, em Varginha mesmo o endereço é: DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL: Praça João Gonzaga, 79 – Centro, Varginha – MG, 37002-380 – Telefone: (35) 3221-6901, vai lá e faz um BO, porque ficar fazendo textinho e jogando pedra e escondendo a mão é fácil.

    Agora, essas brigas internas em clubes de futebol, para os torcedores NOVATOS daqui do blog digo que acontece em TODOS OS CLUBES. O 7Camara mesmo suspendeu o pagamento, após auditoria da Kroll, que identificou pagamentos na ordem de 15,8 milhões e alguns valores de serviços NÃO prestados. por um diretor há mais de 10 anos e falou que entrou na justiça para recuperar os valores pagos indevidamente, estamos falando de milhões e não de uma camisa de futebol de 300 reais.

    Vejam o link:

    https://www.otempo.com.br/superfc/atletico/auditoria-levanta-irregularidades-em-passagem-de-10-anos-de-diretor-pelo-galo-1.2392011

    Eai? o que v6ceis defensores da moral e dos bons costumes aqui do blog, o que acham?

    Vou esperar o “pronunciamento” de v6ceis:

  • Márcio Luiz Rodrigues disse:

    Concordo PLENAMENTE com o que escreveu o Marcos.
    E acrescento: a capital é pior ainda, com suas proibições absurdas de até (grandes) placas luminosas de publicidade, por exemplo, como há em grandes metrópoles mundo afora.
    Um doce e romântico “arraial iluminado” para nós moradores (nasci e vivo aqui desde então), mas péssimo para o crescimento e geração de empregos diretos e indiretos para gerações futuras.

    Dia desses o Acir Antão comentou como conseguiram “enfeiar” a Afonso Pena à noite após essas proibições. Parece uma avenida assombrada.

    Mineiramente falando: aqui [políticos] parecem ter “ranço” da modernidade.

  • Raws disse:

    As montanhas de Minas nos aproximam do céu!
    Até o inferno aqui pode ser notado quando esquecemos nosso pão de queijo no forno.
    Temos tudo aqui. O que não temos, fazemos catira. Emprestamos nossas cachoeiras maravilhosas e pegamos emprestado praias todas sujas. Temos coração bom até nisso.
    Quando nos pedem informação sobre um endereço, nos dá uma vontade danada de levar a pessoa até o local, por bondade e possibilidade de ter um cafezinho e um pão de queijo.
    Cachaça? Nossa mãe, todo canto tem uma miô. Lamento por quem não degusta, pois aliviaria as agruras de sermos chamados de caipira. Agruras? Como diz a música ” eu sou um bicho do Mato, me “orgoiu” de ser caipira…
    SOU ALUCINADO COM MEU ESTADO.

  • João Paulo Horta Cavalieri disse:

    Apesar de maltratada, ainda é uma das boas partes do Brasil.
    Caro Chico, posso sugerir uma pauta para você, que é de interesse geral da Massa?
    Em reportagem publicada no portal UOL, o jornalista Danilo Lavieri divulgou o ranking de prejuízos dos clubes da Série A, devido a ausência de publico nos estádios.
    O Atlético acumula até aqui R$ 1.126.614,99.
    Poderia averiguar o motivo da escolha do estádio da Minas Arena, para realizar os jogos como mandante, sabendo da impossibilidade de comparecimento da torcida, por que não optaram pelo Independência, que a meu ver é bem mais barato, para este momento específico. Abraço!

  • Eduardo Silva disse:

    Seio de Minas

    Eu nasci no celeiro da arte
    No berço mineiro
    Sou do campo, da serra
    Onde impera o minério de ferro
    Eu carrego comigo no sangue
    Um dom verdadeiro
    De cantar melodias de Minas
    No Brasil inteiro

    Sou das Minas de ouro
    Das montanhas Gerais
    Eu sou filha dos montes
    Das estradas reais
    Meu caminho primeiro
    Vi brotar dessa fonte
    Sou do seio de Minas
    Nesse estado, um diamante

    Eu nasci no celeiro da arte
    No berço mineiro
    Sou do campo, da serra
    Onde impera o minério de ferro
    Eu carrego comigo no sangue
    Um dom verdadeiro
    De cantar melodias de Minas
    No Brasil inteiro

    Sou das Minas de ouro
    Das montanhas Gerais
    Eu sou filha dos montes
    Das estradas reais
    Meu caminho primeiro
    Vi brotar dessa fonte
    Sou do seio de Minas
    Nesse estado, um diamante

    Paula Fernandes

  • Eduardo Silva disse:

    FRASE DO DIA:

    “Nós já sofremos muito na mãos dos cruzeirenses, viu? O Brasil precisa saber disso. Nós sofremos igual cachorro na mão deles. Quando nós caímos, Nossa Senhora. Meus meninos queriam abandonar o estudo. Tinham vergonha de ir pro colégio. Você imagina como o sofrimento foi.”

    Kallil, Alexandre, 30/11/2020, Programa Roda Viva.

    • Pedro Vitor disse:

      Sofreu, vc falou corretamente mAria, pois há mais de um ano só temos alegria alegria alegria alegria alegria e alegria fale pausadamente para não gaguejar ok

    • Edson Dias disse:

      Evento do dia: deputado Léo Portela faz acusação gravíssima sobre desvio de material espprtivo PESADO da toca da raposa. E a acusação chega onde? Ninguém mais ninguém menos que Benecy Queiroz!! Os caras elegem para o comando do Conselho o grupo parceiro do Sr. WAGNER PIRES.

      E vc preocupado com o que Kalil falou no Roda Viva?? E que sim! É verdade mesmo!!

  • Wallison disse:

    Fala, Chico!

    Denúncia gravíssima feita pelo ex-superintendente de relações internacionais e governamentais do Cruzeiro, Léo Portela, deixa o clube em maus lençois mais uma vez. O suposto “esquema” denunciado envolve roubo e desvisos de materais esportivos. O cruzeirense não tem um dia de paz.

    Parabéns ao nosso belíssimo Estado pelos 300!!!

    • Juliano Salvador disse:

      Esse time é a vergonha de Minas Gerais. Em data tão solene para o Estado, lá vem o time caloteiro dos títulos nebulosos dando vexame. Se entrar na Toca, segure sua carteira!

    • Marcão de Varginha disse:

      Aguardando os inúteis pronunciamentos do Eduardo Silva, Márcio Borges e assemelhados! Será se vão justificar dizendo ser “lorota, mentira, causo, prosa, conversa fiada…”? Com a palavra, os eternos coniventes!
      – Procurem justificativa, se é que há!
      – #benecyeternomito

      • Márcio Luiz disse:

        Marcão, isso já tá parecendo nome de filme:
        “SEM SAÍDA”
        quá quá quá!

      • marcio borges disse:

        Mas é bobo mesmo estes ET….se nao percebeu isto aconteceu dentro do clube!!! Isto é coisa para se apurar. Quem sabe aqui sobre convesa, lorota, historia é voce e seus idolos, bene e tiburcio….
        Eu ate agora nao vi voce se pronunciar se o Bene contou historia sobre a arbitragem, Afinal a do maradona foi, ne? kkkkkkkkkkkkkk
        Mas fica bravo nao….o bene vai continuar sendo seu idolo mesmo preso, se for…vai poder continuar contando como ele comprou arbitragem em todos os titulos do cruzeiro…kkkkkkkkkkk
        Taí, descobri o segredo pro galo. Ja contrata um monte de ex jogador do cruzeiro mesmo. Contrata o bene, seu idolo. Ai voces ganham alguma coisa ja que ele é quem comanda….pacabá mesmo..kkkkkkkkkk

    • Juliano Salvador disse:

      Pega fogo cabaré!!!

  • Fernando Chaves disse:

    Parabéns Minas Gerais!!!
    Mas o que me traz a este minifúndio é minha consternação com a contumácia de notícias ruins ao Galo e alvíssaras do lado Azulino.
    Cidadão ligado ao Grupo de Wagner vence a presidência do Conselho de lá. Já havia um amigo do Perrela vencido para presidente. O campeão voltou!
    Calote ao PSTC do B, grande time do Paraná (porco magro é que suja a água), faz crucru receber terceira punição no ano e não pode receber os “velhinhos” Ramires e Montillo, pra se juntar a Léo, Manoel, Fábio, Sóbis, Henrique, caindo os dentes na “veíça”.
    Crucru perde mais uma instância pra Mano Menezes. Aliás dos últimos 10 técnicos nenhum recebeu ainda, inclusive Abelão e Thiaguinho, que colocaram o crucru no seu devido lugar. Ano que vem com arrecadação de SEGUNDONA, tem que pagar esse povo tudo!
    Felipão disse que não tem subida, o negócio é não cair pra SÉRIE C.
    Potker disse que subida a SÉRIE A é IMPROVÁVEL.
    Já mudaram o nome da Toca, é já que mudam o Hino, o símbolo e o nome do time.
    Pipocam ações na justiça trabalhista de ex atletas, ex técnicos e auxiliares, ex dirigentes, empresários, fornecedores e salários com 2 meses de atraso.
    Devem a CEMIG, Minas Arena, União e a torcida do Flamengo.
    7 X 1 disse que o América é favorito. Eu vivi pra ouvir isto!
    Até a grama da Toca correu de lá.
    Enquanto o Galo amarga as últimas posições da SEGUNDONA, o crucru é líder da SÉRIE A.
    O Galo é o último colocado da Copa do Nordeste. Que falta de CONFIANÇA!
    O Náutico está encostando…
    O MACUMBEIRO também!
    PEGA FOGO CABARÉ!!! Kkkk!!!

  • Sérgio Murilo Rodrigues Lopes disse:

    “Só, e no mais: sem ti, jamais nunca — Minas, Minas Gerais…” Guimarães Rosa. Minas Gerais completa Três séculos de lutas e conquistas. Viva o povo mineiro!!! Viva a cultura mineira!!! Acesse o https://blogdosletradosdesalienados.blogspot.com/

  • J.B.CRUZ disse:

    OS CAMINHOS DO BRASIL PASSAM POR MINAS GERAIS !!!..

  • luiz disse:

    Esse poema do grande escritor mineiro Djalma Andrade, retrata o verdadeiro espírito altruísta da gente de Minas>

    Ato de Caridade
    (Djalma Andrade – Minas Gerais – 1894-1975)

    Que eu faça o bem e de tal modo o faça,
    Que ninguém saiba o quanto me custou.
    – Mãe, espero de Ti mais esta graça:
    Que eu seja bom, sem parecer que o sou.

    Que o pouco que me dês, me satisfaça
    E, se do pouco mesmo, algum sobrou,
    Que eu leve esta migalha onde a desgraça
    Inesperadamente penetrou.

    Que a minha mesa, a mais, tenha um talher,
    Que será, minha Mãe, Senhora Nossa,
    Para o pobre faminto que vier.
    Que eu transponha tropeços e embaraços:
    – Que eu não coma, sozinho, o pão que possa
    Ser partido, por mim, em dois pedaços!

    Djalma Andrade – Minas Gerais – 1894-1975

  • Luiz disse:

    Minas é tudo..com tantos e tantos adjetivos qualificativos; terra, casa, pai, mãe, colo, responsabilidade!
    Estado fortíssimo, histórico, com o jeito peculiar de seu povo, de sua culinária e de belezas singulares. Tão bom subir no alto da Serra da Piedade, pedir a NS da Piedade proteção a essa gente batalhadora, querida. E de lá, olhar Minas do alto e sentir os ventos da liberdade, conquistada com tanta luta.
    Citaria vários poetas…Drummond, Guimaraes Rosa, Milton Nascimento que em seus belos textos e poesias resumem , muito melhor do que eu, o significado e a importância desse torrão.
    Apenas digo, tenho um orgulho enorme de fazer parte desse povo e dessa terra querida!
    Parabéns , a todos nós!

  • Marcos disse:

    Parabéns Minas Gerais pela passagem dos seus 300 anos!
    Um eatado consagrado pela sua cultura, pela sua história, pela sua gastronomia, pelo jeito simples de ser do seu povo.
    Pena que parou no tempo enquanto outros estados do país evoluíram.
    Um estado onde entra ano e sai ano e não recebe nenhuma novidade, por causa de sórdidos interesses políticos.

  • Pedro Vitor disse:

    Terra linda

    Hoje respeitando tudo que se deve em relação a clima, momento de cada lado, o América é franco favorito, ao Cruzeiro, resta torcer para que o América esteja em um dia ruim em que tudo dá errado, porque nabola é complicado

  • Ed Diogo disse:

    Orgulho de ser mineiro da linda Belo Horizonte . Parabéns Minas Gerais. Parabéns conterrâneos