Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

De líder a sexto colocado, Grêmio repete a fórmula do “Anteontem Futebol Clube”, que já levou vários grandes para o buraco

Foto: gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/gremio

Dentro e fora de campo. Em caminho inverso da SAF/Cruzeiro, sob comando do Ronaldo, que blindou o time da política interna, acabou com o cabide de empregos e mandou embora os veteranos “donos” da Toca da Raposa, o tricolor gaúcho passa aperto neste começo da Série B 2022.

Depois de um bom começo na disputa da Série B, três vitórias consecutivas e liderança até a quinta rodada, o time vencia o Ituano em Itu, até os 48 minutos do segundo tempo, quando tomou o gol de empate e caiu para a sexta posição.

Em março, quando vi a notícia da contratação do lateral direito Edilson, de 35 anos, pensei: isso não vai dar certo. Time com outros veteranos, como Diego Souza e Geromel, 36; Diogo Barbosa, 29; Michel e Thiago Santos, 32; Bruno Alves e Kannemann, 31, tende a sofrer mais com contusões e cartões no decorrer da disputa.

Fora de campo, o antigo problema da “perpetuação” no poder. Romildo Bolzan, que foi um grande presidente nos dois primeiros mandatos, entrou naquela de permitir mudanças no estatuto do clube para continuar no poder. Nome forte na política gaúcha, pensava em se candidatar ao governo do estado este ano. Montou elenco caríssimo ano passado, mas não deu certo. Com o impensável rebaixamento, o prestígio foi lá para baixo e ele anunciou a desistência da candidatura, sexta-feira, 13.

 

No dia 12 de março, a notícia no portal da RBS (Rádio Gaúcha/Jornal Zero Hora) e em toda a imprensa brasileira:

“Grêmio acerta o retorno do lateral Edilson – Anúncio oficial do novo reforço depende dos exames médicos

12/03/2022 – 11h11min

Grêmio acertou o retorno do lateral Edilson, de 35 anos. Livre desde o fim de 2021, após cumprir contrato com o Avaí e conquistar o acesso à Série A com a equipe catarinense, o jogador esteve reunido com o Departamento de Futebol no CT Luiz Carvalho na manhã deste sábado (12). O jogador assinará contrato até o fim de 2022 com o Tricolor.”

***

Sim, aquele mesmo que ajudou a afundar o Cruzeiro, porém, agora com 35 anos de idade, e que estava livre no mercado desde a saída do Avaí. Retornou ao Grêmio depois de cinco anos.

Pouco mais de um mês depois, dia 22 de abril, destaque no mesmo GZH:

“Com lesão diagnosticada, Edílson desfalca o Grêmio por até 15 dias – Lateral foi substituído com dores na coxa esquerda ainda no primeiro tempo na vitória por 3 a 1 sobre o Guarani – 22/04/2022 – 17h08min”

https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/gremio/noticia/2022/04/com-lesao-diagnosticada-edilson-desfalca-o-gremio-por-ate-15-dias-cl2av8cr6008j01656sf5a43i.html#:~:text=O%20lateral%20Ed%C3%ADlson%20teve%20constatada,e%2030%20de%20abril%2C%20respectivamente.


» Comentar

Comentários:
12
  • Márcio Luiz disse:

    Eu achava que a segundona também durasse 38 rodadas…

  • Horacio disse:

    Não conheço bem o gremo, não é um time que eu tenha interesse, mas, se for isto mesmo, descreve com exatidão o caminho trilhado pelo futebol brasileiro. A realidade é que os clubes e federações foram tomados por interesses partidários. Explica o buraco onde estão os clubes e o trajetória do gremo.

    No final do ano, com o clube no buraco, na entrevista após o jogo, aparece uma sub-celebridade da cartolagem do clube, falando um monte e sem dizer absolutamente nada. Do lado e calado, o Mancine era só constrangimento com tanta besteira. Aí eu tive certeza que o clube já tinha ido pra segundona. Pelo jeito vai continuar já que o oportunista continua a fazer m**^@.

  • Marcelo Vieira disse:

    SAF pode ser a saída para o futebol brasileiro, mas não nos moldes do Cru Cru, que já perdeu todo o patrimônio para o BH e SAF, além de ter sido vendido por micharia.

  • Silvio Torres disse:

    Tentei ver esse jogo do Grêmio. Creio em Deus Padre!! A tal da segundona continua pior do que um desastre ferroviário com vagões de minério e cocô.

  • Pedro Vítor disse:

    Com a palavra, os cruzeirenses, expert no assunto “2º’

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Fica claro, para quem entende de administração e futebol, que o sistema SAF veio para ficar. Penso que a SAF é a oportunidade que o futebol brasileiro dispõe de fazer uma transformação na gestão do futebol.

  • Raws disse:

    Essa contratação do Edilson seria cômica se não fosse trágica. Não é possível que em uma gestão que foi modelo cometa um erro tão primário.
    Mesmo assim entendo minimamente a situação. Não existem bons laterais disponíveis no mercado e já faz tempo isso. Imaginem se perdemos Arana e Dodô por exemplo, contratar quem? Não citei a lateral direita para não ser repetitivo. Kkkk

    • Edson Dias disse:

      Prezado Raws

      Por isso não entendo porque há tanta birra com o Guga. Em que pese não ser um exímio lateral direito, será que ele não serve para ser lateral reserva no time do Galo?? É o que você disse. Não há laterais direitos de grande qualidade no país. Quando aparecem, logo são vendidos para a Europa. Veja o Emerson, que aqui jogou em 2018/19. Que o Guga tem suas limitações, isso é evidente. Mas é só o Galo que possui elenco com limitações?

      A pergunta que me inquieta é a seguinte: por que a base do Galo não revela UM Guga pelo menos?

      • Raws disse:

        Caro Edson, se fosse da base, ele teria de passar pelo período probatório(“vaiatório), sairia como os antecessores, prematuramente pela portão dos fundos, comprovaria seu potencial em outro terreiro e voltaria aqui para marcar seu território e deixar registrado, ” eu poderia aqui, ter retribuido muito, mas” …
        Não tenho procuração para defender Guga, mas farei uma profecia: antes de completar 3 anos da saída de Guga, nossa torcida terá uma saudade danada dele.
        Não pela excelência, mas principalmente pela carência.

  • Renato Moreira disse:

    Falaram tanto da série B deste ano que seria a mais disputada mas por enquanto está se mostrando ao contrário, times fracos como Grêmio, Vasco