Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A saideira do Cruzeiro na Série B, a hegemonia Palmeiras/Flamengo. Cuca fica ou não? O risco que o Atlético está correndo para 2023

Foto: Pedro Souza/Atlético

Até hoje, com a temporada acabando, o Galo não oficializou quem será o seu treinador em 2023. O instável Cuca ou um outro, já deveria estar definindo o elenco; quem fica, quem vai embora e essas coisas. Na relação custo/benefício, é nesta época que as melhores transações são feitas. A diretoria do Atlético está cansada de saber disso, mas parece não ter se tocado. Ano passado Cuca pulou do barco logo depois do título, pegando os dirigentes de surpresa. Quebraram cabeça para encontrar o substituto e se equivocaram na escola do Turco. Apostaram de novo no Cuca, o que se mostrou um novo erro, em função do desgaste de parte do elenco com ele.

O resultado foi o fracasso do time em 2022, quando se esperava que fosse brigar na cabeça novamente pelos principais títulos.

Este e outros ótimos temas, também são abordados pelo Fernando Rocha, na coluna dele no Diário do Aço, de Ipatinga. Confira:

* “Lição da vida”

A gente costuma dizer aqui nos nossos grotões, que tem algumas coisas na vida onde ou você aprende pelo amor, ou vai pela dor. É o caso do Cruzeiro, que não teve outra alternativa senão recorrer às “crias” da Toca e aproveitar o seu histórico de revelar grandes jogadores.

Não saiu do forno ainda nenhum fora da curva, mas os jovens que foram lançados souberam aproveitar as oportunidades, sendo  suficiente para levar o Cruzeiro de volta à Série A com o pé nas costas.

Neste domingo, o time celeste faz a última partida nesta segunda divisão nacional contra o CSA de Alagoas,  encerrando um ciclo negativo de três anos, com uma grande festa programada pela torcida para comemorar o acesso e também o título da competição.

Importante que o torcedor cruzeirense esteja bem ciente de que a volta à elite do futebol brasileiro, em 2023, não quer dizer que serão feitas contratações de medalhões caros, com retorno duvidoso como no passado recente.

A tendência projetada pela SAF/Cruzeiro é a manutenção da atual política de pés no chão, sem endividar ainda mais o clube, para que as coisas aconteçam através do amor e nunca mais pela dor.

Sem noção

Me chamou atenção uma declaração do presidente  Sérgio Coelho ao portal “O Tempo”, sobre a atual  temporada do Atlético.

Segundo o presidente do Galo, a temporada “não foi tão ruim porque o time conquistou dois títulos, o Mineiro e Supercopa”.

Considero o mandatário atleticano uma pessoa sensata, inteligente, honesta, mas sua declaração soa mais como uma tentativa de tapar o sol com a peneira.

A temporada 2022 do Galo de fato não é ruim, mas péssima das péssimas, considerando que possui um dos três elencos mais caros do país, um dos melhores CT’s do mundo, conta com uma equipe de profissionais na retaguarda das melhores e mais conceituadas do futebol brasileiro, cercado de todas as mordomias inclusive voos fretados em todos os jogos, salários e premiações em dia.

Então, não há como concordar com o presidente do Atlético, sabendo que o time foi eliminado da Copa do Brasil, Libertadores e ocupa há 15 rodadas apenas a 7ª colocação no Brasileiro, ameaçado até de ficar fora da Libertadores no próximo ano.

Que a diretoria trate logo de definir quem será o futuro treinador, resolva os problemas internos que fez o Galo fracassar nesta temporada e vida que segue, pois  muito além de um bom time para torcer, a torcida quer também um time que seja vencedor.

FIM DE PAPO

  • O Palmeiras conquistou o título justíssimo de campeão brasileiro pela 11ª vez. Foi sem estar em campo, na derrota do Internacional para o América, no Independência. Mais tarde sapecou uma goleada de 4 x 0, sem dó nem piedade, no Fortaleza, para delírio da sua torcida no Allianz Park. Em pouco menos de quinze dias, as três principais competições disputadas por clubes brasileiros foram decididas ficando nas mãos da dupla Flamengo e Palmeiras.
  • Ao todo nove títulos dos doze disputados nas quatro últimas temporadas foram ganhos pela dupla mais endinheirada do futebol nacional. Só o Athlético(PR), ao conquistar a Copa do Brasil/2019, e o Galo, que levou ano passado o Brasileiro e Copa do Brasil, conseguiram quebrar essa hegemonia dos cariocas e paulistas, não há sinal de que esse cenário irá se modificar nos próximos anos.
  • Se estivesse entre nós, o jornalista Sérgio Porto com o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, teria um farto e vasto material para explorar no “FEBEAPÁ-Festival de Besteiras que Assolam o País”, que tanto sucesso fez nos anos 50.
  • Uma personagem que teria lugar cativo na sua coluna seria a madame Ângela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, mulher do presidente do clube, Rodolfo Landim. Esta mulher pobre e infeliz de espírito causou indignação em todo o país, ao fazer uma insinuação pejorativa aos nordestinos, insatisfeita com o resultado das urnas na eleição presidencial.
  • O caso ganhou grande repercussão nos meios do futebol e os clubes do nordeste, entre eles o Sport, CSA e Sampaio Corrêia, protestaram veementemente contra a postagem xenofóbica da madame rubro-negra, que recebeu também condenação de setores da oposição do clube. O grupo intitulado “Fla-Tradição”, representado pelo conselheiro benemérito, Siro Darlan,  encaminhou dois requerimentos à diretoria, onde não só pede  a cabeça dela, mas também do marido, presidente Rodolfo Landim.
  • “Só a burrice é eterna”. Nelson Rodrigues (Fecha o pano!)
  • Por Fernando Rocha – Diário do Aço – Ipatinga

» Comentar

Comentários:
6
  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Pode demorar um pouco – até cem anos, em alguns casos – mas a verdade sempre aparece.

    Quer dizer que Juninho Paulista, dono do Ituano, é diretor da CBF ?

    https://ge.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2022/11/05/na-historia-do-vasco-juninho-paulista-e-idolo-em-itu-e-iniciou-projeto-que-ameaca-acesso.ghtml

    Isso certamente explica aquela linha de impedimento deformada e “barriguda” que fez o VAR anular o gol do Edu no jogo do turno, em Itu. Aquele gol daria a vitória ao Cruzeiro.

  • Julio Cesar disse:

    Quanta sabedoria no textão politico por aí de um ser!
    Agressões verbais e fisicas (causando morte de ctiança como em Nova Cintta) contra aqueles que não votaram na ignorancia e despreparo durante 4 anos do bravateiro.
    Até cantar o hino nacional para um pneu ! Sério isso!?
    O virus está isolado. Mas a doença, a infecção, pra alguns tem cura!

    A revolta dos canjicas!!

  • Mauro Lopes disse:

    Tem coisas que realmente só acontecem no Atlético. O Rodrigo Caetano dar declarações pra imprensa tentando defender a contratação e o trabalho do Turco, só no Galo mesmo. O cara em vez de assumir que falhou feio na função na qual é muito bem pago para exercer, fica tentando tapar o sol com a peneira e tirar o dele da reta. O Flamengo estava numa situação pior no mesmo momento do Atlético, mas sua diretoria foi humilde e competente pra resolver o pepino. Deixou o delírio de lado e foi buscar o Dorival Junior. Termina o ano com dois títulos importantíssimos e o bolso cheio. O Atlético ainda luta desesperadamente pra ver se pega pelo menos a pré libertadores. Me ajuda aí seu Rodrigo Caetano.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico Maia e Fernando Rocha, boa tarde,

    Até tenho evitado entrar em redes sociais esses dias para não me contaminar com o ódio da direita e nem do ódio do bem da esquerda, até de parentes tenho evitado falar de política e outros assuntos, MAS NÃO RESISTIR…kkk

    É interessante que a senhora lá, mulher do presidente do Flamengo publicou um meme que é replicado milhões de vezes em toda internet, pelo menos por quase 50% dos brasileiros, mas como ela é uma pessoa digamos pública, vamos jogar pedra nessa Geni, essa mulher pobre e infeliz, vamos crucificá-la, vamos queimá-la viva numa fogueira, VIVA A SANTA INQUISIÇÃO!

    Essa mulher homofóbica, xenofóbica, exógena, misógina tem que ser presa! Tem que mandar embora o seu marido da presidência do Flamengo, os dois tem que ser deportados desse país.Vamos abrir uma representação no STF dirigida ao Alexandre de Moraes porque esse manda prender, manda bloquear redes sociais e contas bancárias sem precisar de inquéritos, basta pensar diferente da lacrosfera dominante, basta contrariar o Comandante-em-chefe de nosso Brasi, numa canetada se resolve tudo!

    Agora, se atentar para o que diz o meme, não é mentira que o nordeste de um modo geral é sim local de veraneio dos outros estados e que efetivamente seus eleitores votam em políticos populistas que lhe acenam com bolsa família, vale gás, picanha, cesta básica, carro pipa e muitos outros benefçios que os mantém ETERNAMENTE dependentes desses coronéis estaduais e nacionais.

    Quem conhece Maranhão, Alagoas e muitos outros estados do nordeste sabe do que eu estou falando, quem conhece norte de minas, vale do jequitinhonha, sabe da pobreza, do descaso do poder público, de como são dependentes da ESMOLA desses “salvadores da pátria” que os mantém reféns de sua miserabilidade!

    E esses currais eleitorais votam em quem lhe acena com comida! Imaginem agora em primeiro de janeiro ter que cumprir tudo isso? Tem orçamento para colocar picanha na mesa de todo mundo? Aumento de salario minimo, criação de novos ministérios, aumento do bolsa familia, etc, etc, É MUITA MENTIRA que TODO MUNDO sabe que não será cumprida!

    Já estão lá em Brasilia, COMPRANDO o tal do centrão com cargos e loteando o governo, aumento do teto de gastos e nós já vimos esse filme em passado recente! Já vão viajar ao exterior para “defender as arvorezinhas da amazônia”…kkk Até hoje ten gente besta que acha que os países estão querendo preservar as árvores…kkk Eles querem é o subsolo chjeio de OUROOOO, nióbio e muitos outros minérios, querem a biodiversidade de plantas medicinais, por isso que tinham milahres de ONGs lá na Amazônia protegendo as árvores e nenhuma no nordeste cuidando da fome das PESSOAS!

    Então essa GROSELHA toda só quem acredita são os Jênios convertidos, os eleitores do estado de Minas Gerais deveriam ter VERGONHA na cara por ter dado tantos votos a um partido que QUEBROU O ESTADO! Os funcionários estaduais, professores principalmente esqueceram rápido demais dos salários atrasados e parcelados, Minas que é um dos estados mais ricos da federação, foi QUEBRADO, esqueceram?

    Mas tá tudo certo! Vamos ver de novo BANDIDOS tomando as estatais de assalto, mandando nosso dinheiro para construir metrô na Venezuela e outros “parceiros” da geopilitca petralha! Condenados que roubaram, confessaram e devolveram milhões roubados que estão ai soltos para voltar a cena do crime, como bem disse o Geraldo Alkimim, o picolé de xuxu, que agora abraça seus antigos desafetos.

    Parabéns belorizontinos, vão andar de metrô na Venezuela!

    VOCÊS MERECEM!! VIVA O AMOR! VIVA O PARAÍSO, VIVA A TERRA PROMETIDA QUE SE AVIZINHA! VAMOS NOS ABRAÇAR IRMÃOS!

  • SERGIO ROBERTO disse:

    Assisti ao jogo do Palmeiras na quarta feira. Fiquei maravilhado com o profissionalismo e comprometimento do time, mesmo já tendo se consagrado campeão devido ao resultado do Inter. Confesso que não entendo como o Atlético, possuindo a mesma estrutura e qualidade de elenco pode ficar tão abaixo na tabela. Aliás, entendo sim. Falta de qualificação e cobrança dos dirigentes, que se dizem profissionais. Que tenham a humildade de aprender com quem faz a coisa da maneira correta. Pé na bunda de quem acha que faz favor em trabalhar no Galo. E que o Tite, paneleiro tradicional, consiga explicar a não convocação de Scarpa ( disparado o melhor jogador do campeonato ) e Dudu, que põe com facilidade alguns de seu protegidos no banco. Saudações alvinegras.