Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Só uma estranheza na lista de convocados do Tite para a Copa do Mundo do Catar

Daniel Alves está com 39 anos de idade e há quase dois anos sem jogar em alta competitividade. Mas Tite poderia alegar que se trata de alguém útil ao ambiente, que é jogador de grupo, experiente, que agrega muito ao banco de reservas e essas coisas. Não dá para justificar é dizendo que ele está bem no momento. Um ex-jogador em atividade.

Mas, vida que segue, os convocados são muito bons e como sempre a seleção brasileira chegará ao Catar como uma das candidatas ao título dessa Copa.

Apenas três jogadores atuam no Brasil: o goleiro, Weverton, do Palmeiras; Éverton Ribeiro e Pedro, do Flamengo.

Uma pena, mas é a realidade. Por essas e outras é que a seleção cada vez menos atrai a paixão que já existiu em torcer por ela em qualquer competição.

Goleiros

·         Alisson – Liverpool

·         Ederson – Manchester City

·         Weverton – Palmeiras

Laterais

·         Danilo – Juventus

·         Alex Sandro – Juventus

·         Daniel Alves – Pumas

·         Alex Telles – Sevilla

Zagueiros

·         Militão – Real Madrid

·         Marquinhos – PSG

·         Thiago Silva – Chelsea

·         Bremer – Juventus

Meio-campistas

·         Bruno Guimarães – Newcastle

·         Casemiro – Manchester United

·         Fabinho – Liverpool

·         Fred – Manchester United

·         Paquetá – West Ham

·         Everton Ribeiro – Flamengo

Atacantes

·         Neymar – PSG

·         Vinicius Júnior – Real Madrid

·         Antony – Manchester United

·         Rodrygo – Real Madrid

·         Raphinha – Barcelona

·         Richarlison – Tottenham

·         Pedro – Flamengo

·         Gabriel Jesus – Arsenal

·         Gabriel Martinelli – Arsenal

***

Gostei de uma resposta que o Tite deu na entrevista coletiva. Uma repórter usou uma rede social para justificar um questionamento sobre a convocação do Daniel Alves e foi pega no “contrapé”.

De forma elegante e gentil, Tite foi na veia:

– Não quer fazer uma pergunta tua, e não pegar o gancho… por que, que referência é o Twitter com os milhões de torcedores que temos? Não vim para agradar quem está nas mídias sociais, que não sei qual percentual é este público em relação ao brasileiro. Respeito opiniões divergentes e não estou aqui para convencer a todos. Não tenho esta pretensão. Só quero passar dados para que as pessoas façam sua análise e democraticamente criem sua opinião. Todos têm meu respeito, mesmo esta parcela diminuta. São 220 milhões (de brasileiros)? Respeito, sim.

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF


» Comentar

Comentários:
2
  • Alisson Sol disse:

    Chico: para quem acompanha jogos do Chelsea, oThiago Silva também é outro ex-jogador em atividade. Boa pessoa. Certamente ajuda o grupo. Mas o futebol…

  • Fred disse:

    Caro Chico, a primeira coisa que reparei foi exatamente isso, somente 3 jogadores que atuam no Brasil. E nenhum deles deve ser titular. Tem gente ali que eu tive que “dar um google” pra saber quem é. Depois não entendem porque a selecinha é cada vez menos popular: faltam 15 dias pra começar a Copa, em outros tempos estaríamos todos com as tabelas em mãos, reorganizando a vida pra acompanhar os jogos, enfim, aproveitar o evento; nessa Copa, acho que nem funcionário público vai parar…

    Sobre o Daniel Alves, vou ser o advogado do diabo: acho que ele tem a contribuir, compondo o elenco e sendo quase um auxiliar técnico no banco. Obviamente não será titular, mas em momentos específicos de alguns jogos ele pode ajudar, jogando metade de um tempo que seja, apenas pra cadenciar a partida, fazer a garotada de cabelos estilosos jogar pro time. Inclusive, na minha humilde opinião falta mais jogadores experientes no elenco. Em 1994, isso fez diferença pro título; em 2014, fez diferença pro 7×1.