Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ecos do Passado: contra Camarões, Brasil de Tite poderá repetir feito de 32 anos atrás, da seleção do Telê Santana

Isso não tem a menor importância em relação à briga pelo título desta Copa, mas para quem adora estatísticas, vai lá: desde 1986, no México, a seleção brasileira não consegue passar às oitavas de final da Copa do Mundo sem tomar gols. Pode ser que aconteça novamente, caso não tome contra Camarões, no último jogo dessa fase, sexta-feira, no Estádio Lusail.

Em 1986 a seleção era comandada por Telê Santana, e tinha em Elzo (nesta foto sendo entrevistado pelo Afonso Alberto, com a minha participação), um paredão à frente da zaga, junto com Alemão.

O time era: Carlos, Josimar, Júlio César, Edinho e Branco; Elzo,  Alemão, Sócrates e Júnior; Muller e Careca. Os reservas: Leão e Paulo Victor (goleiros), Edson (lateral), Mauro Galvão e Oscar (zagueiros), (lateral), Falcão, Silas, Valdo e Zico (meio-campo); Casagrande e Edivaldo (atacantes).

Zico, em recuperação de contusão grave no joelho, quase nem foi à Copa. Toninho Cerezo foi cortado por contusão, porém, poucos dias depois estava jogando pela Sampdoria, da Itália.

Na primeira fase o Brasil venceu a Espanha por 1 x 0, Argélia 1 x 0 e Irlanda do Norte 3 x 0.


» Comentar

Comentários:
2
  • Paulo F disse:

    Meu pai considera o Telê o melhor técnico da história junto com Yustrich, mas sempre o criticou por algumas ideias que influenciaram sua pecha de “azarao”, que na verdade foram erros táticos. O pior foi inventar a figura do segundo volante, na sua segunda passagem pelo Galo trouxe o Chicao do Sao Paulo e empurrou o Cerezo criando o segundo volante, que antes era um articulador, como Falcão, Humberto Ramos.. o segundo foi inventar o 4-4-2 jogando sem pontas, nessa copa ai perdemos por não ter nenhum jogador que fosse ponta de ofício, embora Muller pudesse fazer a função, muito pouco!

    • Chico Maia disse:

      Olá Paulo,
      você está enganado. Nessa época que você citou Chicão, o técnico do Galo era o Procópio Cardozo. E o Telê criou o “falso ponta” na seleção foi em 1982, na Espanha.
      Abraço.