Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Copa não foi feita só para o Brasil, Argentina e seleções europeias ganharem

Matematicamente Camarões ainda tinha possibilidades de classificar, mesmo tendo a seleção brasileira pela frente na última rodada. Quando tomou conhecimento que Tite escalaria um time todo reserva é claro que os camaroneses tiveram os seus brios mexidos e a motivação aumentada. Não deu outra.

É claro que o técnico Rigoberto Song, que disputou quatro Copas como jogador desta seleção, usou isso no vestiário.

Com o goleiro Epassy pegando até pensamento e a estrela do time,

Aboubakar, inspirado, 1 x 0 para eles, com todos os méritos, já que não houve interferência da arbitragem.

Com os mesmos seis pontos da Suíça, que venceu a Sérvia, por 3 x 2, o Brasil se classificou em primeiro e enfrentará a Coréia do Sul, que hoje ganhou de Portugal e ficou com a vaga que o Uruguai também queria, mas que perdeu no saldo de gols.

A imprensa do mundo inteiro avalia como “escândalos” vitórias como essas: Japão sobre a Alemanha, Tunísia ganhando da França, o Marrocos da Bélgica, a Austrália da Dinamarca e agora Camarões vencendo o Brasil. Uai, não pode?

Se fosse assim, nem deveria ter disputa entre todo mundo. As seleções mais famosas competiriam entre elas e pronto.

Neste contexto, faço minhas as palavras do Neo, mineiro de Itaúna, residente há quase 40 anos em Arraial D’Ajuda/BA, onde fundou a Rádio Arraiana 104.9 FM e é um dos pioneiros como empresário da hotelaria.

Ele se fixou exclusivamente na imprensa brasileira:

“Parece que a crônica esportiva brasileira tem dificuldade em perceber que, com exceção do ufanismo do Galvão, e do topete do Pelé, tudo no mundo muda.

Por isso não aceitam que o futebol asiático e africano evoluiu, e que a Copa não foi feita só para o Brasil, Argentina e seleções europeias ganharem. Cada vez que uma seleção como a do Japão ou do Marrocos ganha é aquela gritaria: “zebra, zebra!!”

Ora, se não fosse pras consideradas  “ruins” ganharem de vez em quando, então pra que levar essas seleções pra Copa? Melhor seria fazer duas Copas: uma para os “bons” e outra para os “ruins”.

E daríamos adeus ao que há de melhor no futebol, que é a imprevisibilidade.

Sem falar nas migrações e naturalizações né? Teve uma seleção da França, se não me engano em 2018, que dos 11 que estavam em campo num determinado momento, nove tinham origem étnica fora da Europa.

E alguém já viu algum jogador de origem europeia jogando em seleções asiáticas ou africanas?

E mais: compare as condições em que são formados os jogadores na Europa e nos outros continentes, nas categorias de base.”

Brasil volta a campo contra a Coreia do Sul, segunda-feira, 16 horas no Estádio 974


» Comentar

Comentários:
7
  • Fred disse:

    Ontem eu fiz um comentário aqui nessa mesma postagem, sobre o nível medíocre da imprensa na TV brasileira que acompanha a Copa (e o futebol em geral). Hoje cedo eu estava assistindo um programa estrangeiro que analisava os confrontos da Copa e, por coincidência, falaram da seleção brasileira. Foi mais ou menos assim o debate:
    “o Tite levou 8 defensores, menos que outros treinadores brasileiros em copas anteriores, com um detalhe: apenas 2 canhotos, justamente os laterais da esquerda. Será que o Tite não fez essa conta? Porque terá que jogar com um destro improvisado na lateral, sendo que a Coreia tem Kwon Chang-hoon, que produz muito naquele setor do ataque…”
    Aí o Brasil leva um gol pela direita, o que seria óbvio pra um comentarista preparado, e a mídia daqui repete o tal bordão “zeeebraaaa”

  • Mauro Lopes disse:

    Minha turma de atleticanos do zap não perdoou. O time do Tite de azulão e a TV mostrando que tava enfrentando o CAM… kkkkkkkk

  • Bernardo Montalvão disse:

    Nunca gostei de times reservas, mistão ainda vai… Nos fracassos é que se observa a fragilidade do time e das convocações. Muito jogador de “firulas”, como dizem os entendidos, “que gostam de pentear essa bola”. Fico imaginando o tanto de jogador bom que não sobrevive de “empresário” e que poderiam estar lá. Daniel Alves não está aguentando cruzar uma bola. Eu que tanto gostava do futebol do B. Guimarães, ontem, parecia um peladeiro. É preciso instalar uma CPI pra investigar a convocação de Gabriel de Jesus e alguns outros. E as baboseiras gritadas ao nosso pé do ouvido na tentativa de dar emoção à transmissão. E a emissora na tentativa de popularizar sua equipe, coloca comentaristas despreparados soltando cada “pérola” de fazer Santos Dumont se mover no caixão.O Brasil não tem quem chuta a gol e quando arrematam, vai na arquibancada. O nível técnico desta copa é muito baixo, dizem que na próxima serão incluídas um monte de seleções ruins. Gostaria que a copa fosse entre as melhores seleções, talvez seria mais competitiva.

  • Julio Cesar disse:

    Chico, tô acompanhando esses fatos ma midia. Não é só contenção de custos! Tem muita politica ! Rubens Menin está no centro !
    Retrogrado.
    Tendencia a ditardigilitar a comunicação !
    Será que só o ICL vai?
    Meteoro Brasil
    Galãs Feios
    Outros

  • Julio Cesar disse:

    Ja registrei mas vou repetir. Treinador algum treina time titular e reserva. Clube ou seleção. Principalmente no Brasil convoca-se uma centena de jogadores no periodo preparatorio e vai junto copa America.
    Alemanha vai embora como campeã dos gols perdidos.
    Por que ouvi que a seleção brasileira perdeu gols.
    Coisa de brasileiro. Alemanha foi embora porque até isso temos que ouvir: “praga pelos 7X1!! Quanta idiotice! E Camarões mostrou isso!
    E é bom respeitar Coreia.

  • Horacio disse:

    Resumindo, futebol é no campo e é bom por isso mesmo.

    Em relação ao jogo do Brasil, gostei muito do ponta esquerda, esqueci o nome dele, do Militão. O Bremer, que acho que saiu aqui da base do Galo jogou uma partidaça. O Bruno também apareceu, errou muito, mas errou porque tava se propondo pro jogo. Faltou entrosamento, muito erro de posicionamento, jogadores muito isolados sem aproximação para jogadas mais precisas com bola curta.

    Mesmo assim teve inúmeras chances, foi a pontaria horrorosa, erro no tempo de bola e no último passe que levou a derrota. Na frente no placar, tomar um gol meio que na sorte, acontece e não faria diferença. Camarões não jogou um futebol de primeira, tem bons jogadores mas não são acima da média.

  • Fred disse:

    “zeeebraaa”… esse tipo de baboseiraé só um exemplo de como a imprensa futebolística das grandes emissoras, no Brasil, é medíocre. Narradores, comentaristas, repórter…. é de doer o ouvido. Quem entende a narração em inglês, assista uma ou duas partidas da Premier League: os profissionais estudam (e muito) antes dos campeonatos, o narrador realmente descreve o lance, ajudando quem não entendeu o que viu pela TV, o comentarista discute esquemas táticos complexos adotados por um ou outro time, além de equipes de regra com bons dados disponíveis; o pós jogo continua com esse time de discussão/análise, profissionais capazes pra isso e que não chamam o espectador de burro a todo instante.
    Aqui é um festival de frases prontas, gritos, piadinhas que envergonham as esquetes dos Trapalhões, enquanto você fica tentando entender a partida! Aí acaba o jogo e chega um monte de incompetentes pra fazer a “resenha”, de ex-jogadores semianalfabetos a celebridades que nunca leram um livro sobre esporte. É dose…