Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sistema defensivo de Marrocos beirou a perfeição. À Espanha faltou um jogador de talento especial

O Marrocos fez história ao eliminar uma das favoritas ao título e com todos os méritos. Soube se defender, atacou só na boa, sem riscos e foi brilhante nos pênaltis. Para furar retrancas, só mesmo numa falha individual ou coletiva, ou então, quando se tem um jogador especial, ou um craque, que num único lance põe algum companheiro na cara do gol ou faz o gol. Ainda que seja um batedor de faltas, mas quando a retranca não tem falhas, time comum não consegue fazer gols. É o caso da Espanha.

Ganhou de 7 a 0 da Costa Rica porque os costariquenhos acharam que poderiam vencer o jogo e foram para o ataque.

O goleiro marroquino Bounou nasceu no Canadá, mas de pais do Marrocos. Pegou dois pênaltis e joga na Espanha desde 2012. Jogou no Atlético de Madrid, Zaragoza e Girona, atualmente pertence ao Sevilla, onde está desde 2019. Tem 31 anos de idade.

Na Espanha, o técnico Luiz Henrique pôs em campo o Pablo Sarabia, no finalzinho, só para que ele bater pênalti, “especialista” que é. Foi o primeiro a errar.

Torço muito para uma seleção africana ser campeã do mundo algum dia. Mas, não acredito que este time do Marrocos passe das quartas. Tem muita raça e é aplicado taticamente, mas não resiste a um adversário de um nível melhor duas ou três vezes consecutiva. Deve se despedir nas quartas de final. Mas já entrou para a história.

É o futebol. Vida que segue!

Na tribuna de imprensa, um jornalista peruano veste camisa de protesto contra o VAR. Lá também tem muita gente incomodada com essa invenção.


» Comentar

Comentários:
5
  • Alisson Sol disse:

    Eu acho que o problema da Espanha não foi bem o tal “colocar o companheiro na cara do gol”, mas sim a falta de uma finalização efetiva. Estava todo mundo no estilo “Raphinha”, chutando em cima do goleiro. Se a Espanha faz um gol, abre a porteira e seria goleada. Como não fez, deu no que deu… O Brasil correu o mesmo risco nos dois primeiros jogos, mas venceu. Felizmente, decidiu jogar no primeiro tempo contra a Coréia do Sul. A atidude tem de ser a mesma contra a Croácia, e é torcer para uma bola entra logo. Como já escrevi antes, melhor vencer e não ter de dar entrevista explicando nada…

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,
    Seleção da Suíça emite comunicado dizendo que o bisavô do amigo da tia do filho do presidente da Suíça contou que em 1927 a Suíça ganhou de 9 a 2 de Portugal em um estádio que só foi inaugurado em 1929.

    • João Brás disse:

      O Brasil foi descoberto em 1500 e só foi foi ter um governo próprio ou independência em 1822. Tai a história… Getúlio, Mário de Casto, Said e Jairo marcaram os gols do Galo; Ninão fez os dois azulinos.Tem súmula do 9 x 2 .

  • Pedro Vitor disse:

    Gostei do foi do técnico de Portugal, num jogo em que, Cristiano Ronaldo, não estava bem, resolveu tira lo, aí o astro, reclamou via imprensa, e no próximo jogo, o técnico decidi arrumar uma briga, põe o mimizento no banco. Uma mudança tática ao seu esquema de jogo.

    Surpreendeu o adversário, afinal fez 4 só no primeiro tempo.

    Quando Cristiano Ronaldo entrou o placar já apontava 5 a 1, e ele entrou caladinho, no sapatinho, já dizia Zeca Pagodinho.

    Me lembro quando o Levir colocou o Diego Tardelli no banco, alegando que estava com o nariz empinado.

    Esse técnico de Portugal me lembrou o Levir, nos seus grandes momentos!

    • Fred disse:

      Foi também o Levir que colocou o Ronaldinho Gaucho no banco, em 2014. Poucos meses depois percebemos que, na verdade, ele já era um ex-jogador em campo, e o Levir estava certo.