Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A segunda rodada do Mineiro e o risco de volta a um triste passado

Nos anos 1970, até meados dos oitenta, não sem razão, a imprensa chamava o nosso campeonato estadual de “avacalhadão”. Na mesma época a expressão “tapetão” era uma das mais utilizadas nos noticiários esportivos. Era rodada suspensa, times perdendo pontos por causa de jogador irregular, mas recorrendo, campeonato paralisado, rodada adiada, efeitos suspensivos, um inferno. E todas as partes tinham um pouco de culpa: clubes desorganizados em seus departamentos técnicos, comando da arbitragem incompetente e a Federação Mineira de Futebol tentando agradar a todos dava margem para acusações de todo tipo e incontáveis ações nas justiças desportiva e comum.

Até que surgiu um advogado brilhante, sério, ex-integrante do Tribunal de Justiça Desportiva da própria FMF, que se tornou presidente da entidade e pôs ordem na casa: Dr. Alcy Álvares Nogueira, ligado a João Havelange, já que era um dos advogados de uma das empresas do então presidente da FIFA. Paralelamente a CBF também era comandada por uma pessoa séria, desvinculada dos interesses políticos e clubísticos, que trabalhou para mudanças na legislação que pusesse um ponto final em tantas ações judiciais que tomavam conta do futebol brasileiro em todos os estados. A partir de determinado momento, clubes que recorressem à Justiça Comum, antes de se esgotarem todos os recursos na desportiva, seriam penalizados com rigor, até com a suspensão de atividades. Funcionou e ainda funciona, porém, todos os envolvidos precisam agir dentro da cartilha, seguindo os prazos.

Este ano, corremos o riso de voltar a chamar o Mineiro de “Avacalhadão 2023”.

Principal manchete esportiva na imprensa, semana passada, quarta-feira, dia 17: “Na tarde de ontem o STJD liberou os jogos do Campeonato Mineiro 2023”

E o complemento: “… a rodada deste fim de semana está mantida, porém com os jogos do Ipatinga suspensos…”

Ora, ora, quase seis meses atrás a primeira rodada estava definida para este fim de semana, do dia 21, com tabela e tudo o mais.

Que tristeza! Voltamos no tempo, para pior, quando competições eram adiadas, interrompidas e até finalizadas no “tapetão”, ou seja, nos tribunais, esportivos e ou da justiça comum.

Não entro no mérito na disputa judicial entre o Betim e o Ipatinga, que será decidida pelo STJD.

Recorri a um grande advogado, especialista também nas barras dos tribunais, que me retornou o seguinte:

* “Prezado Chico;
para mim a culpa exclusiva é da FMF e TJD. A denúncia foi feita em tempo hábil para ser julgada. As provas são contundentes contra o Ipatinga. Na minha opinião, por interesses políticos (eleições…), empurraram com a barriga achando que as coisas iriam se acomodar e que se o campeonato se iniciasse o problema estaria resolvido. Quebraram a cara. A decisão do STJD é muito bem fundamentada e o direito do Betim bem sólido. O futebol mineiro começou mal a temporada 2023…

Forte abraço e feliz 2023”.

Tem julgamento do STJD previsto pra hoje. Tomara que depois disso o campeonato prossiga normalmente, seja com o Ipatinga, seja com o Betim. Mas há o risco de quem perder, recorrer à Justiça Comum. Aí, “calendas gregas”, como gostava de dizer o Dr. Alcy Álvares Nogueira.

***

Dentro de campo, três jogos neste sábado, muito interessantes: às 10h30, sim, de manhã, Cruzeiro x Athletic de São João Del Rei, no Independência; Caldense x Democrata Pantera, em Poços de Caldas, 16 horas, e no mesmo horário, o nosso Democrata Jacaré, em casa, contra o Pouso Alegre, onde pretendo estar.

Perdedores da primeira rodada precisando se reabilitar para não correrem risco de degola, já que este campeonato é de tiro curto. O Jacaré perdeu em Valadares para a Pantera, 1 a 0, aos 45 do segundo tempo. Recebe o “Pousão”, que, em casa, tomou de 4 a 0 do América. A Caldense jogou bem contra o Atlético, mas perdeu de 2 a 1.

Os vencedores da rodada inaugural vão se enfrentar no Horto. O Cruzeiro passou aperto em Patrocínio, mas venceu por 2 a 1, contra o Athletic, que, em casa, tacou 3 a 1 no forte Tombense.

No domingo, às 11 horas, o Tombense recebe o Galo, no Soares de Azevedo, em Muriaé, no que deverá ser um grande jogo. E às 18h30, o clássico América x Villa Nova, que faz sua estreia, que seria contra o Ipatinga, mas o “tapetão” não deixou.

O Patrocinense jogaria contra o Ipatinga, no Vale do Aço, mas aguardará a decisão do STJD, que poderá manter o Ipatinga na tabela ou colocar o Betim.

Aguardemos!


» Comentar

Comentários:
13
  • Antonio da Silva disse:

    Preocupante o setor defensivo do Galo. Não se pode tomar um gol daquele. Todo mundo para vendo o rebote do goleiro e o adversário sozinho indo pra bola.

  • Júlio Soares disse:

    É acho que o Ronalduxo vai começar a fazer umas visitinhas à Federação mineira. Time horroroso!

  • Pedro Vitor disse:

    Ontem eu fui ver o jogo das maricotas.

    Como o mundo dá voltas né, o independência virou a casa do Ronaldo, precisou o ex fenômeno, pra descerem do pedestal da arrogância e soberba, afinal também né, insistir no erro, é a maior burrice que existe.

    30 milhões, é o que deve o Cruzeiro ao Mineirão, e tem idiota que arrota por aí que vão ganhar o estádio, tem que rir…

    Bom o jogo…

    Cruzeiro praticamente, trocou o time da segunda divisão, afinal, na série A, aquele ataque cardíaco da série B, não ia funcionar, trouxe acho que 15 jogadores, mais de um time, e ainda ficou uns Zé’s do Prego, que se não qualificar, vão subir e descer ou brigar pra não descer…

    O time do Atlhetic é bem armado, e tem jogadores experientes como o Sassa, Patric, além de um bom cão de guarda, o Fumaça, gostei muito deste jogador, ele ganhou o meio de campo.

    E só não venceram o jogo porque a arbitragem achou um pênalti pro Cruzeiro, a bola bateu na mão, pra mim não foi pênalti por isso, o jogador não leva a mão na bola, e não havia como ele retirar o braço pois o atacante do Cruzeiro estava na disputa da bola também, empurrando, enfim, briga por espaço dentro da área, time de maior expressão, estádio cheio, a gente está acostumado, juiz não tem coragem de peitar tudo isso.

    Mas mostrou que o Cruzeiro vai sofrer pra não cair, embora o time ainda não tenha encaixado, só depois de uns 10 jogos teremos uma conclusão sobre quem é quem.

  • Ives Souza disse:

    O Jacaré para ficar ruim precisa melhorar!

    O treinador, Paulinho Guará, na coletiva após o fim da partida, sinalizou a necessidade de contratação de mais 2 a 3 jogadores.

    Não sei se por proximidade com empresários, talvez seja, mas assusta a inocência de achar que jogadores do North (que custou a subir em 2022 para o módulo 2) seria o bastante.

    Talvez o raciocínio foi a necessidade de buscar mais qualidade.

    Só que a experiência não foi a mais eficiente, por enquanto.

    Thiago Ribeiro (que só soube voltar a bola para a defesa) e Jorge Henrique (sem tentar sair 1 única vez da marcação) foram uma completa vergonha pelo que se espera deles.

    Um show de incompetência!

    Guará foi correto ao tirar os medalhões, ainda que tardiamente, de campo.

    Faltou tudo para uma equipe de qualidade: zaga batendo cabeça com goleiro, marcação frouxa, ataque inoperante, meio de campo inexistente.

    Impossível destacar o pior em campo.

    Se não houve entretenimento em campo, muito menos fora dele.

    A Fan Fest, que tanto animou o antes e os depois dos jogos no módulo 2, não aconteceu.

    A área coberta para o sócio-torcedor VIP pode até ser lucrativa, mas fez com que a torcida ficasse espalhada por todo o estádio.

    Assim, menor foi a pressão sob Guará, sob a arbitragem, sob os jogadores na saída para o vestiário.

    Filas para a cerveja durante a partida, poucas atendentes para alta demanda.

    A ativação dos patrocinadores também deixou a desejar.

    O público compareceu, mas deve ser ainda mais reduzido para o jogo contra o clube de Nova Lima.

    Se em campo o time só faz passar raiva, que seja possível a realização de uma festa animada, com música, cerveja gelada para os não-sócios.

    Que o Democrata não caia na armadilha que no módulo 1 tudo precisa ser diferente.

    O que funcionou antes pode e dever continuar.

    Não é apenas a cobrança financeira direta ao torcedor que faz a banda tocar bem.

    Que uma sacudida seja possível para o próximo sábado!

  • Julio Cesar disse:

    Quanta bobagem !
    Tem uns aí que nem psicanalise conserta mais.

  • João Brás disse:

    Futebolzinho mequetrefe o do crucru, diz a imprensa que a culpa foi do calor. Ah ia me esquecendo, o VAR marcou penal pro crucru, mas nestas horas ninguém vê nada. Não se pode falar mal do time azulino, o dono demite.

  • Julio Cesar disse:

    Arbitro conseguiu inventar um penalti pras marias….
    Deve arranjar outro

  • Francisco Simões disse:

    Opa. Tô no Nogueirão à tarde.

  • RAUL OTÁVIO DA SILVA PEREIRA disse:

    Acho que não é bem assim uma volta ao passado.

    Em uma época mais ou menos recente me lembro, dentre outros casos, do adiamento da semifinal de um Brasileiro por conta de um problema – do qual também não me lembro – que envolvia o Edmundo, na época jogador no Vasco.

    Era uma semifinal de Brasileirão, e a decisão desse imbroglio acabou permitindo a participação do Edmundo no jogo no qual ele arrebentou (jogou muito, me lembro claramente) e ajudou a classificar o Vasco contra o Cabuloso. O Vasco disputou a final contra o São Caetano, e aí teve aquele problemão na arquibancada, mas aí é outra história.

    Mas sempre houve coisas desse tipo.

    Parece- só parece, não tenho e nem quero ter acesso ao detalhes – que nesse caso específico de 2023 o crime/dolo é flagrante.

    Mas a Justiça Desportiva existe para isso. Que se julgue o caso e se defina quem está certo ou errado.

    Não acho que esse caso específico configure uma “volta ao passado” de recursos à torto e à direito.

  • Ed Diogo disse:

    Como cantavam os Trapalhões e como alguns podem lembrar: este é um país que vai pra frente e eles caminhavam para trás . Simples assim .

  • Silvio Torres disse:

    O Jorge Nicola divulgou que a Portuguesa – A PORTUGUESA! – que foi ressuscitada depois de oito anos, está recebendo mais que o Atlético e o Massa Falida pela participação no campeonato paulista. Hoje no programa do Heverton Guimarães, na Band, um dos comentaristas disse com todas as letras que a situação financeira do Atlético é CAÓTICA. Claro que a situação do caloteiro mor do mundo, o Massa Falida, é igual ou pior, com a grande vantagem que nada é publicado ou ganha destaque na “imprensa atleticana”. E os dois seguem firmes, fortes e serelepes se arrebentando no nosso fantástico rural. Assombração sabe para quem aparece…

  • Robinho Ferreira disse:

    Olha o Paulistão chico, lá a portuguesa recebe mais cota do que cru x cam. então tem muita que precisa ser revista. nem os campos do interior ficam lotados mais. o produto camp mineiro tem que melhorar e muito.

  • Eduardo Silva disse:

    Para os magoados que só criticam:

    Fez a FMF melhorar os gramados do Campeonato Mineiro ✅
    Fez a FMF botar VAR em todos jogos ✅
    Fez a CBF pagar o Cruzeiro pelo título da série B ✅
    Vai tirar o Mineirão da Minas Arena ✅

    Ronaldo, o fenômeno.

    em andamento:

    .Está articulando a Liga de Clubes
    .Vai emplacar o Luis Henrique da Espanha como técnico da Seleção Brasileira
    .Vai organizar e comandar a por%$# toda!

    Espaço reservado para choros e lamentações: