Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ronaldo ainda não se deu conta de que a lua de mel com a torcida do Cruzeiro acabou

Grande jornalista e meu amigo Orlando Augusto, postou esta foto no twitter dele, com a pergunta: @orlandoaugusto2 “É justo isso? Dê sua opinião por favor”

***

A minha opinião: claro que é, caro Orlando. Ronaldo adquiriu o futebol do Cruzeiro visando negócios, lucro, aumentar a fortuna dele. E fechou acordo com o então presidente Sérgio Santos Rodrigues em tempo recorde, num mistério danado, quando a lei da SAF mal tinha saído do forno em Brasília.

Claro que a torcida se empolgou no primeiro momento. Um ídolo do clube, grande nome do futebol mundial, bem relacionado, rico e etecetera e tal. Os cruzeirenses pensaram que dinheiro iria jorrar, grandes aquisições seriam feitas e o clube voltaria à prateleira de cima do futebol nacional.

Tomou medidas duras, que tinha que tomar, mandou para Belo Horizonte pessoas da confiança dele para tomar conta da Raposa e as coisas começaram a funcionar bem. Ganhou a Série B com um pés nas costas, depois de três longos anos de impotência da diretoria anterior.

Aí chegou a hora do “vamos ver”, montar um bom time para o retorno triunfal à Série A. E o que se viu até agora? Desmanche completo do time campeão da Série B, com a saída inclusive de jogadores importantíssimos como o zaueiro, capitão Eduardo Brock e o artilheiro Edu. Contratou “oportunidades” de mercado, como Nikão e Gilberto, de glórias passadas em outros clubes, porém, que ainda não justificaram a que vieram.

Não conseguiu vencer até hoje nenhum time da Série A. Na raça, empatou com o Atlético, mas perdeu com incrível facilidade os dois jogos da semifinal contra o América.

Ora, ora, isso é Cruzeiro, caro Orlando Augusto! Ronaldo tem feito mil promessas desde que assumiu a SAF, mas até agora, só palavras ao vento, e o óbvio temor dos torcedores de uma campanha pífia no Brasileiro que está chegando. Quer o quê? Aqueles aplausos dos tempos em que ele balançava com fartura as redes adversárias, nos idos do início dos anos 1990? Depois daquilo ele rodou a Europa e o mundo, ficou famoso, ficou milionário e neste tempo, nunca nem citou o Cruzeiro ou Belo Horizonte como seu berço, ou seu trampolin para o sucesso fenomenal que teve. Muito pelo contrário.

Aí, retorna às nossas montanhas, faz um negócio da China, não enfia a mão no bolso e nem usa o seu prestígio pessoal para montar time e reclama de vaias e xingamentos. Hoje ele é mais um dirigente e empresário do futebol brasileiro em busca de bons negócios e a realidade e essa.

Falou com o Zidane e vive falando nas redes sociais dele que se ele não comprasse, o Cruzeiro “ia acabar”. Uma grande mentira que não teve a contestação de ninguém da imprensa dita cruzeirense, que sabe que isso é uma balela. O Cruzeiro vivia e vive mais uma crise administrativa/financeira como a da maioria dos grandes clubes brasileiros. Tanto, que depois de por para fora o presidente Wagner Pires de Sá e cia., houve uma disputa eleitoral entre o Sérgio Rodrigues e o Ronaldo Granata, no dia 21 de maio de 2020.

Eleito, o novo presidente disse em entrevista: “É indescritível, é um grito guardado na garganta há três anos. O torcedor pode ter certeza que eu saí da mesma arquibancada que eles, eu sempre estive em campo também, com pai conselheiro do Cruzeiro. Representar vocês é algo fora do comum, então não tenha dúvida que com muita garra e ainda mais determinado para a gente poder sair dessa situação difícil. A gente precisa de paz, a gente precisa que a torcida nos abrace e acredite no nosso projeto para que o clube suba para a Série A no ano que vem e a gente tenha um belo centenário”.

Fez um mandato ruim e tirou Ronaldo da cartola.

Mas, Ronaldo é empresário, dono de um clube em Belo Horizonte e outro em Valladolid, na Espanha. Já teve um também nos Estados Unidos. Se der lucro, ótimo, se não der, bola pra frente, ou passa pra frente. Afinal, nem morar em Minas Gerais ele mora.

Aliás, a torcida só tem chance de manifestar a insatifação dela, diretamente a ele, nas raras vezes em que ele estiver no estádio, como no jogo contra o América, quando ele ouviu: “Ei, Ronaldo, vai tomar no c…”.

Que o empresário Ronaldo cumpra as promessas de montar um time competitivo ou aguente ouvir ou ler xingamentos, pois isso é o futebol e ele é dono é do Cruzeiro.


» Comentar

Comentários:
25
  • Orlando Augusto disse:

    Obrigado querido amigo Chico Maia por me prestigiar acompanhando minhas publicações no Twitter e ainda mais….mostrando minhas opiniões no seu prestigiadissimo blog. Um grande abraço.

  • Germano Brás disse:

    O grande reforço do cru cru, Luciano Castan vindo do grande Guarani chegou pra ser titularíssimo, assim como o técnico Pepa que chega do oriente após grandes conquistas. Extra, extra…

  • Germano Brás disse:

    Vira e meche o Galo é sempre obrigado pela justiça a pagar seus débitos, até ai normal; só não entendo são as dívidas do outro lado caducarem nos “porões” da justiça. Hoje, o Galo não pode arrecadar, que na porta do banco tem Cury, enquanto isso, a dívida do Fred com o Galo – que já ganhou até na instância de Marte – já “caiu a dentadura na veiça” . A imprensa mineira só enxerga dívidas do Galo.

  • Félix Batista disse:

    Pepa vai morar na Toca! Etcha que esse Ronaldo é vingador!

  • Ives Souza disse:

    Bravo, bravíssimo!

    Texto impecável.

    Valeu, Chico!

    Uma dica: bora ficar de olho na XP, gente!

    Caroço demais por lá!

    Quem conseguir ir atrás desvenda boa parte do futebol brasileiro dos últimos anos.

  • Eduardo Silva disse:

    FRASE DO DIA:

    “O torcedor do Atlético Mineiro deveria se envergonhar por depender de fase ruim do rival para achar que é um clube grande.”

    Ronaldo Giovanlelli – Comentarista da BAND

    • Mauro Lopes disse:

      Toda figura midiática fracassada só consegue aparecer quando fala mal do Galão. Com o gordo e careca ex-goleiro, que tenta sobreviver sendo o palhaço da Renata Fan, não seria diferente…

      • Paulo César disse:

        Mauro, este ex-jogador é o mesmo exemplo de adimplência, que perdeu um imóvel recentemente, né? Belo exemplo de cidadão a criticar os outros.

        • Eduardo Silva disse:

          SEMPRE ASSIM! O Ronaldo Giovanelli soltou essa frase essa semana e ao invés de contesta-la vem os magoados falar que o cara é uma figura midiática fracassada e outro vem falar que ele tem uma dívida de um imóvel por isso é mal caráter mas NÃO contestam uma vírgula da frase que ele disse.

          Ou seja, se fosse em um processo judicial estariam condenados pois não contestaram a tese do oponente.

          Quem cala consente, já dizia o poeta!

          • Paulo César disse:

            E quem não usa heterônimos merece mais respeito.

          • Mauro Lopes disse:

            Vc quer concorrer ao cargo de palhaço com o ex-goleiro no programa da Renata? A torcida do tri-rebaixado comemorou com carnaval fora de época o insucesso do Galo no Mundial de Clubes. Ela vibra loucamente até hoje com derrota nos pênaltis em Pernambuco pela Copa do Brasil. E por aí vai, minha pobre, delirante e mentirosa criatura. Esquece o Galão e vai se juntar aos seus nos protestos contra o gordão. Alguma coisa me diz que o abscesso vai estourar a qualquer momento e espalhar pus pra todo lado por lá.

    • Jairo Magalhães Neto disse:

      FRASE DO DIA:

      “Eduardo Silva”, o fundo do poço do Pirangi do Sul NÃO é fase ruim, viu? Kkkk

      A LEI DO RETORNO é IMPLACÁVEL! Kkkk

      “Eduardo Silva”, C’est Fini! Kkkk

      • Eduardo Silva disse:

        Achei bacana meu nome escrito entre aspas!

        Vou adotar isso de agora em diante vou assinar meu nome assim: “Eduardo Silva”.

        Tem dias que o maluco tá mais calmo, tem dias que tá atacado e aí vem com um textão repetindo as lorotas de sempre! Aja o que ajar, esse joga pedra em avião!

        • Jairo Magalhães Neto disse:

          “Eduardo Silva”, seu nome? Kkkk
          HOMÔNIMO! Kkkk
          Textão? Kkkk
          Quem é você para falar de textão? Kkkk
          Quem é repetitivo? Kkkk

          LEI DO RETORNO

    • sergio disse:

      Amigo, vocês cruzeirenses, se pudessem, teriam acabado com o Atlético. Riam aos quatro ventos dizendo o clube de vocês era extremamente bem administrado pelo ”cartola que passava a perna em tod mundo com a esperteza, Zezé Perella. Só que, como sempre, depois de morro tem morro. Agora vocês ficcam dodoizinhos. O que você citou, ocorreu com todas as letras minúsculas há 15, 20 anos atrás.

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    Pois é Chico, tem muita coisa a ser explicada. E não apenas em relação à SAF do Cruzeiro (putz, escrevi o nome…). Nos últimos dias estão sendo publicadas notícias sobre a tal “cláusula de segurança” que dá ao Flamengo e Corinthians verdadeiras benesses em relação à divisão do dinheiro na LIBRA. O Presidente do Atlético, mesmo estando à frente da LFF, não se esquivou de comentar o absurdo que está para se concretizar na outra liga que tem, além dos dois maiores “gigantes” do futebol brasileiro, TODOS OS OUTROS CLUBES DA SÉRIE A QUE VIRARAM SAF!!!! Pode verificar: além do time do Ronaldo, Bahia, Botafogo, Vasco e até o Bragantino que é uma espécie de franquia da RB. Aí eu pergunto: como pode um investidor botar dinheiro num projeto e aceitar esse tipo de divisão de cotas, que chega a ser draconiano? Será mesmo que o interesse desse pessoal está nos clubes que compraram (alguns a preço de banana) ou queriam mesmo era poder estar na mesa de negociatas, com amplos poderes de decisão para vender os direitos do Campeonato Brasileiro? Se for isso, quanto cada um vai levar pessoalmente nisso? E quanto dessa eventual comissão irá ser reinvestido nos respectivos clubes? Lembre que o Ronaldo há anos vem tentando se apoderar dos direitos do Campeonato Brasileiro, chegando até mesmo cogitar ser presidente da CBF. Também não acredito de forma alguma que ele tenha amor ao clube que comprou, assim como também não acredito que quem vier de fora do clube comprar ações da SAF do Galo vai ter esse tipo de sentimento. Tudo é negócio! A questão é saber se são pessoas verdadeiramente empreendedoras ou se são apenas oportunistas. E finalizando, não se trata de uma questão de torcer contra ou a favor desse ou daquele clube, desse ou daquele projeto de SAF. TODOS os clubes do Brasil estão na mesma barca furada. Isso tem de dar certo é para todo mundo.

  • Marcio Borges disse:

    Que o Ronaldo visa lucro não é novidade pra ninguem. Vi um comentarista dizer a mais pura verdade. Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Bahia tornaram-se SAF para não quebrar e acabar. Pois que digam que tem torcida, tem apaixonados ninguem quer colocar um real ali, se nao for pra ter lucro. O que acontece é que no Brasil o futebol não é visto como na europa. Lá, um clube chegar em 6º, 7º lugar é uma boa colocação. Aqui o que vale é o titulo e pronto. O resto é ultimo lugar.
    Eu nao acredito que o Ronaldo vá ceder a pressao e contratar jogador a peso de ouro. Se apertar ele embarca e vai pra espanha ou outro pais qualquer. Mas acredito que ele quer levantar o cruzeiro para poder vender depois como ja fez com o Pedrinho. A SAF é realidade e vai ser implantada na maioria dos clubes por mais que fiquem falando mal.

  • Juliano Salvador disse:

    A babação de ovo é tanta, que um comentarista hoje disse que após a derrota para o Pouso Alegre, Pezzolano indicou mudanças para que Pepa observasse o elenco, portanto; Pepa já conhece o elenco do Crucru há muito tempo. É um grande treinador e o Crucru acertou em cheio. Lá tudo são maravilhas, só notícias sempre alvissareiras, um paraíso; quando entra em campo vem a decepção. E viva os profetas do acontecido, que babavam em Pezzolano, hoje Pezzolano havia perdido as rédeas do time. Ninguém comenta a última trajetória fracassada de Pepa nas arábias. Kkkk!! Menos gente!!

  • J.B. CRUZ disse:

    CARÍSSIMOS: RONALDO FENÔMENO & PEDRINHO B.H.*****
    *************************************************************************
    Tomem as iniciativas que acharem melhores, porém, façam isso
    com total desapego pelos resultados, porque o cenário em que
    vocês se movimentam é muito mais complexo do que parece..
    sem ilusões, tudo dará certo…
    Hoje é um bom dia para vocês tomarem as iniciativas; mas, vocês
    precisam ter em mente que o cenário esportivo mundial atualmente
    é complexo, com diversas ¨¨coisas¨¨contraditórias acontecendo
    ao mesmo tempo, façam prevalecer as suas vontades..
    há muito a fazer e pouco tempo para dedicar aos temores que os
    *Profetas do acontecido* parecem anunciar um desastre..
    Sigam pela linha demarcada pelas resoluções que vocês fizeram
    recentemente, e que, se postas em práticas, abriram novos caminhos..
    ***********************************************************************************
    * QUANDO A CAMINHADA É DURA;
    SÓ OS BONS, OS MELHORES
    E OS FORTES: CONTINUAM
    CAMINHANDO…..
    *********************
    BOA SORTE Á TODOS
    E FIQUEM COM DEUS !!!..*
    *******************************
    CRUZEIRO SEMPRE !!! ..*
    *******************************

  • Paulo César disse:

    Chico, estava inspirado na redação do texto, hein? Irretocável. Ronaldo nitidamente vê o Cruzeiro como um mero investimento. Zero relação com o clube ou cidade, ANTES da compra. Zero engajamento.

    E eu já disse outro dia, aqui no seu blog, quando debatíamos a SAF do Galo: quem, em sã consciência, colocaria o seu dinheiro em algum (qualquer um) clube do país? O famoso “dinheiro grande”? As SAF’s, quando vierem, se vierem, transformarão os times daqui em meras barrigas de aluguel dos clubes-irmãos do mesmo grupo, da Europa (tipo City x Bahia). O resto, como você fala, é perfumaria.

  • mauricio souza - bairro serrano disse:

    Ele comprou um Pegeot com motor de Marea 2.0 20V, e agora está arrempendido

  • Silvio Torres disse:

    Chico, concordo inteiramente e relembro que eu e mais alguns poucos vimos falando sobre isso desde que essa maracutaia foi fechada. Mas vou abordar de novo um tema que não vejo ser repercutido. Os clubes de grande torcida no Brasil são máquinas de fazer dinheiro. E, como sempre digo, máquinas de alimentar alguns milionários. É muito provável que esteja aí a razão desse “mistério danado” envolvendo a compra do Massa Falida pelo gordão guloso. Ninguém quer largar o osso envolto num suculento filé. O que me faz dar gargalhadas sobre a tão comentada SAF do Atlético. Os mecenas, “tão bonzinhos”, procuram desesperados uma fórmula mágica para vender sem entregar, passar pra frente ficando lá dentro, sair do comando e continuar dando ordens. Tem um banco aí que, de tanta “bondade” com o Atlético, pelas minhas contas, botou no balanço uns dois bilhões de reais nos últimos vinte anos. Mas ninguém quer fazer esses cálculos e revelar publicamente. É grana pra construir uma arena REALMENTE luxuosa, montar super times dirigidos por técnicos longe do perfil milongueiro e ainda ser dono de shopping no bairro mais nobre de BH. As dívidas monstruosas vão além da roubalheira. Elas são instrumento de dominação, dependência e garantia de pagamento eterno de gordos dividendos. Dívida impagável é o princípio básico de qualquer agiota.

  • Júlio Soares disse:

    Ronalducho só visa lucro, está doido para empurrar um tal de Kennedy, ex Fluminense e atualmente no Valladolid, no Galo. É outro Maicon Bolt. Se fosse bom Ronalducho mandaria para o Corinthians. O Galo tem que ir atrás do Michael ex Fla, doido para voltar ao Brasil e outros que já mostraram futebol Chega de apostas em ex seleções brasileira de bases como Marrony, Guga, etc, foguetes molhados que não jogam nada com salários astronômicos.

  • Germano Brás disse:

    Ronaldo é apenas um elo entre clube e federações, o dono do Crucru é o mesmo desde meados da década de 90: