Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro x Minas Arena/Mineirão: “Jus sperniandi”, o direito de espernear, ou, “se grito resolvesse, porco não morria”  

Audiência pública na Assembleia Legislativa, ontem: @assembleiamg – Entre os convidados presentes na audiência: Samuel Lloyd (representando Minas Arena), Sergio Santos Rodrigues (presidente do @Cruzeiro), Pedro Souza (Seinfra), @AdrianoAro (@FMF_Oficial), André Lamounier e Rodrigo Messano (@Atletico)

O Cruzeiro está certo em brigar pelos seus direitos e o Consórcio Minas Arena, idem, pelos direitos dele

Na doutrina jurídica “Jus sperniandi”, é o direito de recorrer, mesmo quando a situação está perdida ou quase perdida para a parte que recorre. No popular, é o “direito de espernear”.

Ronaldo está sabendo se utilizar bem das torcidas organizadas, que ele mesmo atacou recentemente nas redes sociais dele, quando foram protestar na Toca da Raposa, pedindo um time à altura das tradições do Cruzeiro.

Mas, recorrendo também a uma frase, da sabedoria popular, da roça, “se grito resolvesse, porco não morria”.

O Consórcio Minas Arena está amparado em contrato de Parceria Público Privada – PPP -, com o Estado, muito bem redigido, fruto do edital de licitação para a reforma do Mineirão, visando a Copa do Mundo de 2014. Por ironia do destino, ideia de um grande cruzeirense, o então governador Aécio Neves, que prometia entregar o estádio para o Cruzeiro e o Atlético depois do Mundial. Na hora agá, quando foi publicado o edital, os clubes ficaram sabendo que não teriam direito de nem sequer participar da licitação.

E deu no que deu.

Para romper este contrato, que vai até 2037, é só indenizar às três empreiteiras que formam o Consórcio Minas Arena, com as devidas penalidades previstas no contrato, que depois de devidamente calculadas devem chegar a alguns bilhões, ou nem tanto.

Porém, movimentos como os que estão sendo feitos, trarão algum efeito positivo sim. Na audiência pública de ontem na Assembleia Legislativa, lendo o mesmo contrato (coisa que o Cruzeiro não deve ter feito quando assinou a parceria com o Minas Arena), o representante do governo do estado lembrou que o estádio tem obrigação de receber até 66 jogos de futebol por ano. Daí, fica escancarada a possibilidade de um acordo entre as partes, já que o Cruzeiro pode se amparar neste item contratual, bem utilizado pelo Atlético em 2013, quando ele jogou sem pagar aluguel, a final da Libertadores da América contra o Olímpia. E, para o bem do futebol mineiro, ganhou, não é!?

Que se chegue a um acordo e a torcida cruzeirense possa continuar lotando o Mineirão, como fez nos últimos anos, mesmo disputando a Série B do Brasileiro.

Foto: twitter.com/Mineirao


» Comentar

Comentários:
19
  • Eduardo Silva disse:

    Coluna do Nicola: Parceiro do Galo na SAF foi rejeitado no Botafogo

    É questão de tempo para que o Atlético confirme publicamente que o investidor que negocia a compra da SAF é Peter Grieve, dono da The Football CO. Em 2021, o banqueiro norte-americano já havia tentado fechar com o Botafogo, mas causou péssima impressão e acabou descartado. O clube carioca optou por John Textor.

    “Logo na primeira página da proposta do Peter, tinha um parágrafo que deixava bem clara a intenção de buscar dinheiro no mercado para investir no clube”, explica um dos envolvidos nas tratativas do Botafogo com a Football CO na oportunidade.

    “Para todos do Botafogo, ficou claro que ele não tinha o dinheiro e tentaria captá-lo. E a ideia nunca foi vender a SAF para alguém que precisasse do dinheiro de outros para gerir o clube”, acrescenta a fonte.

    Grieve já comandou sem grande sucesso um clube no Zimbábue. A experiência na África começou em 2009 e terminou em 2017. O Bantu Rovers chegou a disputar a elite do campeonato nacional por quatro temporadas, mas sua melhor colocação não passou de um nono lugar.

    OBS: Só tenho uma pergunta a fazer aos atleticanos: vcs sabem rezar?

  • Germano Brás disse:

    Atlético e América disputando competições continentais e jogos hoje e amanhã e a imprensa bicona que recebe cachê: o piti do raposão, esperneamento e Minas Arena, Chapéu de Pezzolano no cru cru, depressão pelo que diz a Adidas e o MENOR DE MINAS… O mundo hoje vive de futilidades de quem não tem time para estar na mídia. O Mineirão é do povo e não é casa de ninguém e foi construído, porque o Horto estava pequeno para a torcida do Galo. O cru cru gosta de exigir transparência nos outros, mas vive numa lama infinita. Todos estão convidados a ver o MAIOR DE MINAS no Mineirão domingo.

  • Robinho Ferreira disse:

    Acho que faltou o caro Chico e mais alguns frequentadores entender melhor essa questão. baseiam somente nos contratos que foram feitos entre clube e minas artena e não olham o tanto de sujeira que foi feita em cima do novo mineirão inclusive com desvios.mas do jeito que eu li ai pra cima parece que a minas arena é a santa do trem todo.

  • Luiz Ibirité disse:

    Até agora toda esta fumaça só serviu pra enganar o torcedor q cobrava reforços do time a 2 semanas atras, brigas por um contrato longo, onde o martelo foi batido a quase 10 anos, da em nada nao, e quanto aos reforços? Br23 começa daqui a 9 dias e o time?

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia,

    A questão dos Clubes de Futebol – Mineirão – Governo do Estado, não é uma questão nova levantada pelo Ronaldão gulosão, chorão, malvadão, que quer levar o estádio na mão grande, é muito leviandade de TODOS e só demonstra a mágoa que tem contra o Ronaldo e contra o Cruzeiro.

    TODOS OS PRESIDENTES DE CLUBES DE MINAS GERAIS JÁ RECLAMARAM CONTRA A MINAS ARENA PELOS VALORES COBRADOS AOS CLUBES.

    Vou repetir: TODOS OS CLUBES RECLAMARAM!

    TODO O ESTADO DE MINAS GERAIS sabe que a PPP foi lesiva aos interesses do estado, que o Aecio Neves deu uma pernada nos clubes passando a administração do estádio para essa concessionária.

    O Kallil brigou, falou que era caso de CPI, esperneou, levou o CAM para jogar no Independência. O Gilvan brigou, esperneou, deixou de pagar a Minas Arena. O Presidente atual Sérgio Coelho falou que é um mal negócio jogar no Mineirão. O Salum do América já falou a mesma coisa!

    TODOS os deputados estaduais sabem da necessidade de uma CPI para apurar o contrato, uns estão assinando e outros com interesses INCONFESSOS não assinam. O Alencar Jr., dirigente do América, assinou e depois retirou a assinatura, algum representante do America sabe por que?

    Então, no meu modo de vista o Cruzeiro na pessoa de seu dono, o Ronaldão Malvadão tem que negociar com a Construtora Paulista majoritária do Consórcio e com o Governo de Minas que tem interesse em desatar esse nó e sair fora do ônus do Mineirão.

    O resto é perfumaria e conversa pra boi dormir de “torcedores” que dão pitaco até no motivo do furo da camada de ozônio e na extinção dos dinossauros da face da terra, todo mundo quer entender de tudo!

    Uma cereteza que tenho é que mais dia, menos dia, em algum momento o Mineirão vai cair no colo do Cruzerão cabuloso, para desespero dos magoados e invejosos de plantão..

    O resto….

    • Jairo Magalhães Neto disse:

      ✅4 anos sem um CAMpeonato “RURAL”! Kkkk
      ✅Protesto por causa da mudança da mascote da RAPOSETE! Kkkk
      ✅Protesto por causa do Mineirão! Kkkk
      ✅Protesto por causa da ADIDAS! Kkkk

      ✅Pirangi do Sul empatou com o Athletic com pênalti inexistente, né? Kkkk
      4 anos sem um CAMpeonato “RURAL”? Kkkk
      E o pênalti inexistente do Réver no primeiro jogo da semifinal? Kkkk
      Entendi! Kkkk

      RAPOSA DA TOCA ARROM️️️ADA

    • Jairo Magalhães Neto disse:

      Que desespero, que mágoa e que inveja! Kkkk
      Tô morrendo de medo! Kkkk

      “Eduardo Silva”, Hasta la vista, BBB! Kkkk

  • Pedro Vitor disse:

    Bom, ontem eu estava, tranquilo em casa, fui observar alguns jogos da Libertadores:

    Phalsos, preferem serem chamados assim, vai entender né kkk

    Pois bem, pressionaram o Alianza Lima, lá no Perú, perderam um caminhão de gols, e quase toma um no final, empataram 0 a 0, Thiago Heleno, foi expulso, vai ser reforço do Paraguaense contra o Atlético!

    River Plate, tomou de 3, quase toma uma goleada histórica, no final fez um gol de pênalti.

    O Internacional empatou fora de casa, a imprensa geral brasileira, falou que foram bons resultados, diferentemente do Galo que quando jogou fora e empatou, deram pau no time!

    Hoje é Menguinho e Palmeiras, que deram “sorte” no sorteio, que dureza hein, e Fluminense e Corinthians também jogam, vamos aguardar.

    #Vaiadolidd é matriz / Cruzeiro é filial

    Kkkkkk gostei

  • Ed Diogo disse:

    Isto tudo e simplesmente o normal ou seja devem e não pagam e querem tentar enganar todo mundo, e como eu disse anos atrás quando descobriram as falcatruas dos diretores se fosse num país que cumprissem um pouco as leis este timinho azul estaria na Série D . Então não reclamem de nada e agradeçam sempre ao gordo e os seus advogados.

    • Eduardo Silva disse:

      Vc é torcedor de América Mineiro?

      Vc coloca a mão no fogo para os dirigentes de seu clube sem torcida?

      Vc é inocente assim mesmo ou está só querendo ser engraçado?

  • Stephen de Souza disse:

    Adorei as frases, e vou colocar no meu currículo de sabedoria de butim…

    Agora uma audiência publica para discutir um contrato de 10 de vigência ?
    Se tem erros, fraudes, desvios, precisar ser esclarecidos, Mas o que Cruzeiro reclama hoje, são as relações comerciais impostam no contrato, mas esse escarnio foi possível, quando licitado, por que não foi e discutido pela Imprensa Investigativa de MINAS, que na época, uma grande parte estava Bolso da Andreia Neves, com sua pratica de colocar dinheiro em veículos de imprensas como barreira as criticas do irmão.

    Dos estádios públicos do Brasil, feitos para copa14, acredito que Mineirão usou melhor o conceito de Arena, e tele é bem conservado ( em relação aos públicos da Copa14 e ele mesmo antes da reforma)
    ANALISANDO, QUE CONSORCIO GASTOU 1BI PARA REFORMAR o estádio, e vocês acham que ele não teria lucro ?
    Minas Arena tem direito e modelo de relação colocada em pratica numa PPP, fora isso, é direito de espernear mesmo.

  • Silvio Torres disse:

    Tenho que reconhecer, o gordão guloso é o rei dos nós em pingo d’água. Você registrou bem, Chico. Ele já deu a volta na torcida do Massa Falida. Os indignados da semana passada se tornaram, num passe de mágica, num bando de cordeirinhos (raposões segunda via?), obedecendo o flautista de Hamelin na busca incansável por mais patrimônio. Depois de rapinar tudo que valia a pena do Falidão, a fome do gordão cresceu a níveis exponenciais. A bocarra do guloso quer engolir o Mineirão na marra. Contrapartidas? Isso é coisa de time apoiado pela “imprensa atleticana”. O negócio do gordão é comprar clube falido, assumir grupo de jogadores, centros de treinamento e benfeitorias sem gastar um tusta. E acima de tudo, sem pagar dívidas! Passadas, presentes e futuras!! Por trás daquelas gordas bochechas tem um caráter de ferro quando se trata de grana. Com um pequeno exército de dóceis rapozinhas do lado então, o céu é o limite para o Sancho Pança de Bento Ribeiro. Alô Pidrim, prepara o bolso porque, se a jogada de CPI não funcionar, cê vai ter que soltar mais uns cobres.

  • Stefano Venuto disse:

    O que mais me impressiona é grande parte da imprensa esportiva Mineira não se dar ao trabalho de procurar esse contrato de PPP e ler, é um contrato público, e ficar arrotando besteiras sobre a possibilidade de o Cruzeiro retomar o Mineirão. Isso não existe.

    • Alisson Sol disse:

      Discordo. A recuperação do investimento em um estádio depende de eventos. No caso dos estádios brasileiros, que são abertos e não tem grama removível, o único evento que paga abrir o estádio são jogos de futebol. Mesmo que shows e outros eventos pudessem pagar o custo de abrir o estádio, Belo Horizonte não tem quantidade suficiente para tais eventos. Com o Atlético-MG tendo o próprio estádio e o América-MG tendo a concessão do independência, quem investiu no Mineirão vai fazer o que? Deixar vazio de pirraça?

      Como dizem nos meios financeiros: se você deve $100mil para o banco, tens um problema. Se deve $100milhões para o banco, aí o banco tem um problema…

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    O Kalil avisou lá atrás: o contrato da Minas Arena com os clubes era draconiano. Assim, resolveu fazer parceria com o América pelo “Novo” Independência e o resto da hostória todo mundo sabe.
    Por sua vez, o rival e sua torcida não pouparam provocações, afinal eles tinham ganhado a tal “Toca III” e o Galo estava jogando num estádio menor e coisa e tal. Pois é, o final dessa história todo mundo também sabe. Pela soberba e arrogância, não leram direito o contrato mesmo. Agora, senta na sargeta e chora.
    E lembrando mais uma vez aos “torcedores-clientes” da empresa-futebolística-tranpolim-de-jogadores-para-a-Europa do Ronaldo, NOSSO ESTÁDIO JÁ ESTÁ UMA BELEZURA! E não fiquem tristes não, pois de vez em quando vão ser convidados para assistir um jogo ou outro lá também. Só não quebrem nada não, viu? Senão a conta chega pro dono do time de vocês e com mais prejuízo no boldo ele vai ter de transferir mais gente pra matriz da empresa na Europa pra ajudar a cobrir o rombo…

  • Pedro Vitor disse:

    Estava ouvindo o Igor da 98 dizer que o Cruzeiro quer pintar o Mineirão de azul, colocar símbolo do clube, e ainda quer morder, 10% da renda do Atlético, quando for jogar lá, e também de shows ou eventos, enfim, estão praticamente jogando para torcida…

    Não vão conseguir, e se conseguir algum benefício, por direito, tanto Atlético como o América, também terão esse direito.

    Se quando o Kalil, brigou com o objetivo de o Atlético ter benefícios no Mineirão, o Cruzeiro, estivesse entrado na briga, teria mais força, embora, estão amparados, por um contrato muito bem elaborado, de 30 anos, e ainda deve ter, condicionantes, para ser renovado.

    Kalil bateu o pé, e foi jogar no Independência, e a identificação da torcida do Atlético com o Horto foi fundamental, ganhou Libertadores, Copa do Brasil, dois vices do Brasileiro, tudo jogando no Horto pra 22 mil pessoas, é pouco?

    É… mas não deve 1 centavo a Minas Arena, e ainda dá recusa do América, em aumentar o Independência, surgiu a possibilidade do Atlético, construir a Arena MRV.

    E o Cruzeiro deve e não quer pagar, 30 milhões, tenta empurrar “com a barriga “, e vai perdendo mais do que ganhando, com essa briga. E não tem identificação alguma com o Independência, a torcida sempre “desdenhou ” do “caixotinho do Horto “, e três anos na segunda divisão, não deram humildade alguma a torcida cruzeirense, que vive de vaidade…

    Vaidade, tipo, recusar o mascote, Raposa, sendo que o antigo, era um lobo, chamavam de raposão, e agora a mais nova vaidade, Querem rescindir com a Adidas, porque disse a verdade que não ninguém quer ouvir

    GALO É O MAIOR MINAS

    CRUZEIRO É O MAIÔ DE MINAS

  • Jeremias disse:

    Esta CPI dá em nada, porque tem “peixe grande” envolvido. Ronaldo só visa lucro, tem dois empregos: na Espanha e no Brasil; como gestor de Sociedade Anônima, que também tem “peixe grande” envolvido. Mas o mais irônico é que: diretor do Mineirão convida os Cru crus para assistirem a final do MINEIRO domingo. A torcida azulina ficou ficou P da vida… Mas que diabo de torcida sensível é essa que só anda estressada, deprimida e sofrida e só sabe espernear? Tá parecendo o Brasil, ninguém pode falar mais nada que é ofensivo. Paga os credores que é bom ninguém fala nada!