Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

E lá se foi o grande jornalista, Miguel Ângelo Santiago, um dos maiores defensores do América na história

Grande figura humana, o Miguel marcou época como colunista do Diário da Tarde, nos anos 1970/80, onde defendia ardorosamente o América, fazendo contraponto ao atleticano Márcio Renato e ao cruzeirense J Á Ferrari. Criou expressões irônicas em relação aos rivais, como “Galinho sem esporas” e “Macarronada sem tempero”. Era irmão do Promotor de Justiça e ex-vice presidente do América, Dr. Francisco Santiago.

O velório será no Memorial Zelo (Avenida do Contorno, 8657 – Gutierrez – Belo Horizonte), nesta segunda-feira, dia 17/4, de 9 às 12 horas.

Marca do blog que ele manteve de 2007 a 2019, que era republicado no americano Decantes: Blog Miguel de Letra: http://migueldeletra.blogspot.com.br

Por meio do seu sobrinho Ronaldo Rajão Santiago (filho do irmão dele (Dr. Domingos Santiago), tomei conhecimento da sua morte, ontem. Mexendo em minha “memória eletrônica”, encontrei uma coluna minha do dia 24 de dezembro de 2006, no jornal O Tempo, em que publiquei uma homenagem a ele, do poeta e músico Cadinho Faria, que transcrevo aqui, na sequência. O América soltou nota de pesar, assim como a Associação dos Magistrados Mineiros  e Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde ele era funcionário.

Antes, um relato sobre ele, escrito pelo Ronaldo Rajão, a nosso pedido, para resumir quem era o grande ser humano Miguel Ângelo Santiago:

* “De minha parte, como sobrinho, posso testemunhar que ele era uma pessoa muito afetiva e que sempre incentivou o hábito da leitura entre seus sobrinhos. Aos domingos ele levava todos os sobrinhos que estivessem na casa de minha avó para acompanhá-lo na compra do Estado de Minas e concedia que cada um escolhesse um gibi de presente (Pato Donald, Tio Patinhas, Turma da Mônica, etc,). Como testemunho de seu amor pelo América tenho uma anedota: embora ele tivesse credencial de jornalista para entrar nos jogos do Coelho, ele sempre comprava o ingresso ( às vezes mais de um) pra ajudar o clube. Também foi ele o grande responsável por incentivar que eu fizesse teste pra entrar no juvenil do Coelho. Fiz, defendi um pênalti no teste ( no campo do Santa Cruz) e passei. Tendo treinado por duas temporadas no Vale Verde.
Como ele mesmo dizia: “o América é eternamente grato a todos aqueles que engrandecem seu pavilhão”. E ele o fez como poucos.

* Ronaldo Rajão Santiago

***

Texto do Cadinho Faria, em minha coluna no O Tempo, de 24 de dezembro de 2006:

* “Histórias das grandes descobertas”

“Cristóvão Colombo descobriu a América. Miguel Santiago descobriu o América. Essa pequena mudança de artigo mudou o gênero da história de cada um. A de Colombo está nos livros de história Universal. A de Miguel já andou em colunas do jornal “Diário da Tarde” e hoje mora em conversas à mesa de um boteco…

Com a descoberta da América por Colombo, os nativos perderam a sua independência. Já Miguel Santiago, conheceu o Independência ao descobrir o América.

Foi no estádio Independência que Miguel assistiu a clássicos inesquecíveis entre o recém descoberto América e o Atlético, que representavam as duas maiores forças do futebol mineiro. Eu disse, representavam, porque o Galo já caiu pra segunda divisão e o América está na terceira

Colombo em suas viagens marítimas se guiava pelas estrelas. Entre elas as constelação do Cruzeiro do Sul. Já há alguns anos o Cruzeiro vem guiando o futebol mineiro no caminho dos títulos. Coisa que o América de Miguel não vê faz tempo.

Tirando dois títulos regionais, em 30 anos o América está longe de ser o grande time que Miguel Santiago descobriu. Perdeu o rumo feito muitas naus espanholas, portuguesas e inglesas, vítimas de grandes tempestades e maus timoneiros

Descobrir o América, portanto, não fez de Miguel um homem rico e feliz. A única descoberta que amenizou a vida de Miguel foi ele ter descoberto a Antártica, que para alguns desinformados leitores de sua ex-coluna, é a marca do seu guaraná costumeiro.

Desde quando Miguel deixou de trabalhar diariamente a sua coluna, que ele vem sentindo dores nela. Evidentemente trata-se de um caso de sedentarismo postural e literário. Só o “halterocopismo” não vai melhorar essas dores na coluna

Como grande descobridor que é, aconselho ao Miguel que descubra a Internet e crie seu blogger. Quem sabe ele possa, navegando por esses novos mares, descobrir novos amigos, novos horizontes.

Vai Miguel, ser o Colombo do novo mundo, dos internautas. Barco ancorado só estraga. Como diz o meu ditado predileto: “É de cadinho em cadinho que se erguem os grandes monumentos. Do seu grande admirador, Cadinho Faria.”

https://www.otempo.com.br/opiniao/chico-maia/chico-maia-historias-das-grandes-descobertas-1.203709

***

Nota de Falecimento – Miguel Santiago

É com muito pesar que o América Futebol Clube recebe a notícia do falecimento do Miguel Santiago

O Clube presta condolências a todos os familiares e amigos. Que tenham força para este momento difícil.

https://www.americafc.com.br/nota-de-falecimento-miguel-santiago

***

Nota de pesar

Falecimento do servidor Miguel Ângelo Santiago

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lamenta profundamente o falecimento do servidor Miguel Ângelo Santiago, ocorrido neste domingo (16/4).

Miguel Ângelo Santiago era também advogado e jornalista, filho do desembargador José de Assis Santiago, falecido em 1991;  irmão dos desembargadores Sérgio Lellis Santiago e Edelberto Lellis Santiago; tio do desembargador Alexandre Santiago e padrasto do juiz Guilherme Lima Nogueira da Silva.

O velório será realizado nesta segunda-feira (17/4), das 9 às 12h, no Memorial Zelo, av. do Contorno, 8657, bairro Gutierrez, Belo Horizonte (MG).

Em nome do Poder Judiciário, o presidente em exercício do TJMG e 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas, expressa solidariedade e condolências aos familiares e amigos pela perda irreparável.

https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/nota-de-pesar-8ACC80868778300D01878B7E17580064.htm#.ZD0eQXbMLIU

***

Amagis lamenta o falecimento do Sr. Miguel Ângelo Santiago, jornalista e servidor do TJMG

A Amagis lamenta o falecimento do Sr. Miguel Ângelo Santiago, advogado e jornalista e servidor do TJMG, ocorrido neste domingo, 16/4. Miguel Ângelo Santiago era filho do desembargador José de Assis Santiago e irmão dos desembargadores Sérgio Lellis Santiago e Edelberto Santiago. Era também tio do desembargador Alexandre Santiago e do juiz Edelberto Vasconcelos Santiago e padrasto do juiz Guilherme Lima Nogueira da Silva.
O velório acontecerá no Memorial Zelo (Avenida do Contorno, 8657 – Gutierrez – Belo Horizonte), nesta segunda-feira, dia 17/4, de 9h às 12h.
A Amagis presta condolências aos colegas magistrados e a todos os seus familiares.

https://amagis.com.br/posts/amagis-lamenta-o-falecimento-do-sr-miguel-angelo-santiago-jornalista-e-servidor-do-tjmg


» Comentar

Comentários:
7
  • Márcio Luiz disse:

    Lá em cima, no “Diário do Céu”, deve estar uma diversão só.
    O xará Márcio Renato puxa o CONTRA ATAQUE, o Neuber Soares toca RÁPIDO E RASTEIRO e o Miguel Santiago completa DE LETRA!!!
    PALMAS!!! \0/ \0/ \0/

  • João Carlos Botinha disse:

    Num bate papo diário que tinhamos no buteco do Gutierrez, Miguel nos confidenciou que foi com dr Cimar Marques ver um jogo treino do América contra um combinado dos jogadores de Luz, minha terra, e de Lagoa da Prata.Viu um jovem aparecendo bastante no jogo e confidenciou ao presidente do América para trazer para BH aquele craque. Nascia ali o grande Gilberto Silva, campeão do mundo pelo escrete brasileiro. Grande Miguel.

  • Raws disse:

    Bons tempos do diário da tarde.
    Que Deus o tenham e sentimentos a família.

  • Humberto Saldanha Bottino disse:

    faleceu um amigo que revendo nossos dicionários vi que os mesmos são pobres em definição ,já que não encontrei nada que coaduna com a conduta deste grande jornalista e amigo ,Miguel para sempre

  • J.B. CRUZ disse:

    MIGUEL ÂNGELO SANTIAGO:
    O Maior dos Americanos…
    Todos os dias no caminho do trabalho;
    parada obrigatória na banca de jornais e revista
    do ‘seu’ Marcelo; e adquirir o exemplar do * DIÁRIO da TARDE *
    Principalmente ás Segundas – feira, quando o dia ‘era’ tenso entre
    os três comentaristas; MÁRCIO RENATO- MIGUEL ÂNGELO SANTIAGO
    e J.A.FERRARI DE LIMA ( ATLETICANO, AMERICANO & CRUZEIRENSE)
    ***************************************************************************************
    O tempo passou, o jornal acabou; e nunca mais tive notícias desses três *
    **************************************************************************************
    *O minuto seguinte Pertence ao SENHOR JESUS CRISTO *
    *********************************************************************
    *** MORTE SENTIDA ***
    ****************************
    ** DESCANSE EM PAZ ***
    *******************************

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Que noticia triste, sempre comprava o Diário da Tarde para ler e curtir as colunas de Dom Miguel Santiago. Suas expressões e escritas ficaram na historia, como galinho sem esporras, Macarronada sem tempero, Velho Ludopédio, esporte Bretão, soprador do apito e por ai vai. Também se não me falhe a memoria ele escrevia no Bitoque! Quanta saudades desta época. Realmente da gosto ler as colunas destes grandes representantes, como Marcio Renato e o Ferrari. Bons tempos que não voltam mais….até o Mineirão era um espetáculo a parte, com os geraldinhos….mas hoje

  • Humberto Saldanha Bottino disse:

    falta adjetivos em nossos dicionários que coadunam com a conduta ilibada desse grande homem .