Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Fernando Sasso já dizia: “O torcedor, imprensa e os jogadores toleram tudo mas não admitem que o gramado esteja ruim…”

Foto: twitter.com/Mineirao/Agência i7

Na coluna do Fernando Rocha, no Diário do Aço, de Ipatinga:

* “A coluna foi escrita de Belo Horizonte onde estive no domingo para acompanhar o jogo entre Atlético x Palmeiras.

Conversei com vários colegas da capital e também funcionários que cuidam do gramado do Mineirão, que melhorou um pouco mas continua muito ruim e merecedor das críticas dos jogadores.

  • Me lembrei de uma longa conversa que tive com o saudoso jornalista, Fernando Sasso, um dos grandes presidentes na história da ADEMG,  autarquia que administrou o Mineirão antes dele passar à iniciativa privada. Foi em 1997, logo após assumir a administração do Ipatingão a convite do Prefeito Chico Ferramenta. O amigo e gente boa, Sasso, abriu as portas do Mineirão para que conhecesse sua estrutura interna e como era feita a operação em dias de jogos.
  • Fernando Sasso tinha seu estilo bonachão, sempre gentíl e  educado. Deu-me muitos conselhos e dicas importantes. Uma delas em relação ao gramado, que  procurei seguir à risca durante todo o meu período à frente do Ipatingão: – O torcedor, imprensa e os jogadores toleram tudo mas não admitem que o gramado esteja ruim, então mantenha-o sempre impecável”,disse-me Fernando Sasso.
  • A crise atual do gramado do Mineirão ocorre por uma falha no planejamento da Minas Arena, empresa que administra o estádio. Com a expectativa de não ter este ano Atlético e Cruzeiro como clientes principais, a Minas Arena alugou o estádio para shows musicais com  a utilização do gramado, em alguns casos para até 50 mil espectadores. Devido ao atraso nas obras do entorno de sua Arena MRV, o Galo teve que adiar a inauguração para o segundo semestre e jogar no Mineirão, enquanto o Cruzeiro fez um acordo para voltar a jogar lá, daí esta agenda de jogos seguidos a shows, uma união que jamais daria certo.
  • A perspectiva é que o gramado do Mineirão só tenha uma  melhora no segundo semestre, depois do período de frio quando é plantada uma grama de inverno. E também pela diminuição dos shows já agendados. Até lá, não há o que fazer a não ser relaxar e aproveitar. Gramado ruim não é atualmente privilégio só do Mineirão. Na Série A ou B tem piso ruim para todo lado.

Dupla personalidade

Não há dúvida que o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, é o melhor na sua profissão no futebol brasileiro, mas também o mais chato, marrento, indisciplinado e irresponsável.

Após o jogo do último domingo na chamada zona mista, local  onde a imprensa é liberada para trabalhar, o português Abel Ferreira apareceu com uma camisa do Palmeiras e tentou entregá-la ao quarto árbitro, o mineiro Ronei Candido, que não aceitou o seu “presente”.

Quando percebeu que estava sendo filmado pelo repórter do Globo Esporte, Pedro Spinelli, o técnico Abel tomou o celular das mãos do jornalista e apagou o vídeo. Só devolveu o aparelho devido à intervenção de um segurança.

Mas, não parou aí, pois ao perceber que outro repórter havia filmado tudo disparou uma babaquice muito maior do que seu gesto tresloucado.

Abel Ferreira disse ao repórter: – A culpa do  futebol brasileiro estar assim é por causa de vocês!

Então, sr. Abel Ferreira, o futebol brasileiro está ruim não por causa da imprensa, mas por conta dos nossos dirigentes, que são incompetentes para administrar os clubes e as competições que promovem.

Há culpa ,sim,  da situação chegar onde chegou, mas ela é sobretudo dos jogadores desonestos, que se corromperam no esquema de manipulação das apostas.

Agora, se o futebol brasileiro está “on” para alguém  neste momento, este é o sr. Abel Ferreira, que nunca teve sucesso em outro lugar há não ser aqui no Palmeiras, ao ponto de estar  sendo pretendido pelo clube mais rico do mundo, PSG da França, de Messí, Neymar e Mbappe.

 Grandes jogos

A 8ª rodada do Campeonato Brasileiro teve os times mineiros em campo, com destaque para o empate de 1 x 1 do Cruzeiro no Maracanã diante do milionário Flamengo, mesmo placar do jogão entre Atlético e Palmeiras disputado no Mineirão.

O time celeste comandado pelo técnico Pepa se reabilitou totalmente da derrota inesperada para o Cuiabá e competiu de igual para igual contra um adversário superior tecnicamente.

Poderia ter saído vencedor na partida, mas de qualquer forma o empate dá moral ao time para o confronto decisivo desta quarta-feira contra o Grêmio pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Grande jogo no Mineirão, considerando a força dos elencos do Atlético e Palmeiras, com o placar de 1 x 1 sendo justo para as duas equipes.

O jogo em sí foi muito bom, onde o time do Galo, com exceção de alguns vacilos da zaga pouco confiável de Natan/Jemerson, esteve também numa ótima noite, até poderia ter vencido contra um adversário de alto nível.

(Fecha o pano


» Comentar

Comentários:
5
  • J.B. CRUZ disse:

    CARÍSSIMO: CHICO MAIA:
    Oportuna sua Lembrança de um dos Cinco
    Maiores Locutores (Narradores) Esportivos
    dos mais Competentes de todos os Tempos;
    FERNANDO DE CAMPOS SASSO; de uma
    Época de Ouro de um Futebol:
    Fantástico, Eletrizante, Mágico,
    Exuberante e Espetacular…
    Época em que o AMOR a CAMISA prevalecia
    sobre interesses Mesquinhos, Ideológicos e Econômicos..
    As Décadas de 50,60,70 até meados de 80; era Original,
    Autêntico, Verdadeiro,,,
    Época em que o “”” Mundo dos Esportes & Espetáculos;
    nos Gratificava nos Fins-de-Semana com várias opções
    de Entretenimento, depois de uma árdua jornada de trabalho
    durante a semana…
    Hoje, não se vê mais aquela Alegria Espontânea de antigamente;
    onde no dia-a-dia no batente (trabalho); cada um no seu quadrado,
    já sonhava com a Estreia de um Novo Filme (principalmente faroeste);
    no CINE THEATRO BRASIL ( Praça sete); ou um Grande Clássico;
    no Futebol ( CRUZEIRO X ATLÉTICO ) onde Público menos de
    100 mil pagantes era contestado..
    ***************************************
    Depois dos Anos 90; a ¨velha e boa¨¨
    Política de Vizinhança
    foi se Esmaecendo, rareando; até se
    tornar esse arremedo de viver desconfiado
    até de sua própria sombra..
    Tudo sob o Manto obscuro de Leis, fúteis, Inúteis
    e nocivas á Sociedade; Produzidas e Promovidas
    Pela Ganância e pelo Poder de Governos de Ambição
    Ilimitada; Totalmente Avessas aos Nossos: Hábitos,
    Costumes e Valores: Culturais Morais e Religiosos,,,
    ************************************************************
    CHICO; Você, o Melhor setorista de Clube, repórter de campo
    e Jornalista Esportivo; o Alberto Rodrigues ( Melhor Narrador Esportivo),
    Milton Neves,( melhor Apresentador de Programas Esportivos)para mim
    são os únicos Remanescente do futebol do Passado que ainda nos segura
    á frente da T.V. do Rádio e na INTERNET…
    ************************************************
    UM ABRAÇO Á TODOS;
    E FIQUEM COM DEUS !.
    AMIGOS DO BLOG..
    *****************************
    * VOU-ME EMBORA PARA PASSÁRGADAS,,(Sitiozinho nas bibocas da Serra da Mantiqueira)
    Lá Ainda Existe, Compreensão, Fraternidade e Amor ao Próximo,,,,,,
    *

  • Horacio disse:

    É sei não seu Chico, antes o mineirão era deficitário e o estado não podia enfiar dinheiro público alí, deveria gastar com educação, saúde, etc, etc. Agora o estado paga uma fortuna por mês para subsidiar show de música de sertaneja e deixa o campo de futebol como um verdadeiro brejo.

    Os times mineiros são os verdadeiros defensores del chaco.

    Pois é, depois de tudo que fizeram, só ganharam publicamente uma camisa comprometedora. Bem feito. O abel pode até ser um bom retranqueiro, mas está fora da realidade do que o mercado quer.

  • Pedro Vítor disse:

    Gramado do Mineirão, é péssimo, e vai continuar ruim, e Galo, vai ter que jogar lá, por causa da renda, afinal, ninguém é doido pra rasgar dinheiro, tem dado 1 milhão de renda liquida por jogo lá.

    No Independência, o gramado esta um pouco melhor, nada que compense, uma coisa a outra.

  • Pedro Vítor disse:

    Pois é, aí voces devem se lembrar, de um jogo que disseram, que o diretor do Galo, esqueci o nome, Caetano num sei que la, reclamou na cabine do Var.

    A imprensa falou disso dois dias.

    Aí, imaginem, o Caetano, e o Eduardo Coudet, conversando com o arbitro, e ainda oferecem uma camisa do Atlético, o que iam falar essa imprensa covarde?

    Imaginaram!

    Agora, vamos citar, que pegaram o celular do repórter.

    Já do Palmeiras, ninguém fala nada, agem como coisa normal do futebol.

    Galo foi garfado mais uma vez!

  • Jerônimo disse:

    Chico,

    -É assim que a mídia manipula a realidade e ajuda a criar essa horda de zumbis que vivem em um mundo paralelo?
    -Por que foi usada uma imagem duvidosa se a TV tinha uma imagem melhor que mostrava claramente o impedimento?
    -A intenção é gerar mais animosidade contra o Atlético junto aos torcedores rivais e arbitragem? (Vide história mentirosa sobre o falso favorecimento em penalidades em 2021)
    -Quando o Abel Ferreira diz que a mídia tem culpa na queda de qualidade e piora do futebol é por fatos como esse?

    “…..A anulação gerou dúvida porque só havia uma imagem com ângulo ruim para determinar que Rony estava impedido antes de fazer um gol de bicicleta. O VAR da CBF, no entanto, tem outro ângulo diferente. Essas imagens foram disponibilizadas para a TV Globo. Mas, na transmissão, só foi usado o outro ângulo ruim”.
    https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rodrigo-mattos/2023/05/30/cbf-tem-imagem-do-var-com-outro-angulo-e-ve-anulacao-de-gol-de-rony-correta.htm