Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

De Minas a Paris, passando pelo Catar, as incontáveis formas de reconhecimento a Alberto Santos Dumont, que estaria completando 150 anos hoje!

No Brasil um dos mais movimentados e famosos aeroportos leva o nome dele, no Rio.

Temos um trecho da rodovia federal 116, denominada Santos Dumont, na região de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Sul da Bahia.

Mas no exterior, também é impressionante. Durante a escala em Paris ano passado, indo para a Copa Catar, me surpreendi ao ver esta imagem do nosso conterrâneo ilustre, em umm belíssimo prédio na avenida mais charmosa do mundo, a Champs-Élysées, ao lado do número 111, onde se encontra uma das maiores lojas da Aplle no mundo.

Me aproximei, fotografei e lá está escrito na placa:

“Alberto Santos Dumont”

1873 – 1932

Brasileiro

Inventor – Construtor – Piloto

Pioneiro da aeronáutica

Habitou este móvel em frente ao qual em 1903 pousou seu dirigível nº 9”

***

De arrepiar! Nascido na Fazenda Cabangu, em Palmira, rebatizada depois em homenagem a ele, como Santos Dumont, distante 49 Km de Juiz de Fora e também a 49 Km de Barbacena.

Porém, terminando a Copa, numa ida à região turística do Catara, em Doha, outro “espanto” ao ver a imagem bem característica de Alberto Santos Dumont, exibida como marca “Tube” de produtos vendidos na feira de artesanato e roupas características do Catar, como sandálias, turbantes e outras coisas.

Do  emir do Catar  a Zinedine Zidane . . .

a imagem de Santos Dumont.

Parabéns a ele, orgulho de todos os mineiros e brasileiros pelos seus feitos fantásticos. Enfrentou  um dos maiores males vividos pelo ser humano, a depressão, e acabou com a própria vida no dia 23 de junho de 1932, aos 59 anos de idade, em Guarujá/São Paulo.


» Comentar

Comentários:
1
  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa noite!

    Olha que interessante, eu estive na Champs-Élysées a alguns anos atrás, também vi essa placa, fiquei curioso, mas como estava fazendo muito frio, continuei andando e só comentei com minha esposa e só agora entendi o motivo dessa placa, muito legal mesmo! kkk

    Outro lugar curioso que tem um busto e uma placa do Santos Dumont é no Parque Nacional do Iguaçu onde tem as cataratas, em Foz do Iguaçu. Dessa vez “dei um google” e li que o Santos Dumont esteve nas cataratas e era uma grande fazenda e alguns políticos pediram para ele pedir ao governador da época para desapropriar a área e criar um parque nacional.

    Ele viajou até o governador do estado e pouco tempo depois as terras foram desapropriadas e criado o Parque Nacional do Iguaçu.

    De um modo geral esses inventores tem mais outros inventos e o Santos Dumont também criou além do avião, o Balão a gás de pequeno porte, o Dirigível, Relógio de pulso, Hangar, Precursor do ultraleve e o Chuveiro de água quente.

    Mentes brilhantes são inquietas mesmo!