Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Votação da SAF: falta de transparência no Acordo de Acionistas gera dúvidas e protestos acirrados de conselheiros e torcedores do Atlético

O assunto é muito sério. Pouca gente entende de Direito Comercial, formação de empresas e principalmente Lei das SAF (Sociedade Anônima do Futebol, que é recentíssima.

Faixas espalhadas pela cidade, muitos torcedores protestando na porta da sede de Lourdes na véspera da votação pelo Conselho Deliberativo e muitas dúvidas.

É o Galo nestes dias decisivos do seu futuro. Só no fim da tarde desta quaarta-feira, 19,  foi enviado aos conselheiros um resumo do Acordo de Acionistas.

Muita coisa que foi prometida e não cumprida pela atual diretoria, planos mirabolantes apresentados que se mostraram inviáveis,  a venda do Shopping que não resolveu o problema, aumento das dívidas, mudança ainda inexplicável da Liga Forte para a Libra e outra má campanha no Brasileiro comprometeram a credibilidade do comando alvinegro.

As melhores explicações e ideias para o que está acontecendo e possível solução vieram do ex-vice presidente, em três mandatos Lásaro Cândido Cunha, inclusive do período mais vitorioso e de melhor gestão, que foi do Alexandre Kalil. Advogado de reconhecida competência nas áreas tributária, comercial, trabalhista e previdenciária, ele resumiu em algumas twitadas o assunto, de forma didática.As melhores explicações e ideias para o que está acontecendo e possível solução vieram do ex-vice presidente, em três mandatos Lásaro Cândido Cunha, inclusive do período mais vitorioso e de melhor gestão, que foi do Alexandre Kalil. Advogado de reconhecida competência nas áreas tributária, comercial, trabalhista e previdenciária, ele resumiu em algumas twitadas o assunto, de forma didática.

Foi no dia 10 de julho e disse que seria sua última fala sobre o tema. A atual diretoria do Atlético e os conselheiros deveriam ouvi-lo e discutir o assunto com mais clareza, para o bem do futuro do Clube Atlético Mineiro.

Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia

* @lasaroccunha “Últimos tuítes q vou escrever sobre o assunto: a alternativa à venda do clube seria: criar a SAF c o futebol, sem venda, e controlada pelo Clube. A associação ingressa c Recuperação Judicial incluindo TODA dívida.

Na Recuperação Judicial, a dívida integral será reduzida talvez p metade e parcelada

A dívida do Clube, com a Recuperação Judicial, cairia p digamos 800 milhões, dos quais 400 e pouco são tributos parcelados. Restariam então em torno de 400 milhões ou menos de dívida (parcelada em 10 anos)…

Profissionaliza INTEGRALMENTE da SAF e democratiza a participação pela venda de quotas aos milhares de sócio-torcedores em até 49% do capital da SAF. Os torcedores passam a ter representação na administração da SAF, reduzindo o papel do Conselho. O GALO do POVO.

Nas SAFs e dos processos de venda dos controles p associações p os “investidores”, há um documento CHAVE e ESSENCIAL p o FUTURO do controle pela torcida desse novo “clube” (SAF): o ACORDO de “ACIONISTAS”. Trata-se de um documento c dezenas de cláusulas p cumprimento p investidores

No caso do ATLÉTICO, o Conselho NÃO conhece o ACORDO DE ACIONISTAS. Ele, o ACORDO, não existe. O documento, essencial e chave para o controle de dezenas de hipóteses para o futuro e ao longo da vida do futebol, fica para ser DECIDIDO pela direção do ATLÉTICO e os investidores…

Uma banal, entre dezenas de outras situações: digamos que os investidores resolvam comprar um outro clube e esses clubes estão os 2 na Liberta. O ATLÉTICO, sem acordo de acionistas específico, poderia ser excluído daquela Liberta, abrindo vaga p o outro clube c acordo específico..

Outro exemplo: digamos que o controlador quebre (vá à falência, por exemplo): os bens, incluindo o controle da SAF, iriam a leilão para pagamento dos credores… esse novo adquirente poderia ser qualquer um (se não há previsão no acordo de acionistas)…

Fui!”  * @lasaroccunha

Região da Sede Lourdes está cheia de faixas como essas

Que também estão em outras regiões da capital mineira

Pelo movimento, maioria até aceita a SAF, porém, mais discutida e melhor elaborada para a preservação dos interesses do Atlético

Votação será nesta quinta e sexta-feiras.


» Comentar

Comentários:
30
  • Marco disse:

    O Galo sempre foi e sempre será do Povo! O resto é balela. Simples Assim!

  • Horacio disse:

    Vou contar pra vocês um segredo, estava sem liquidez para comprar essa SAF, digamos que é uma questão de momento. Gostaria de ter este dinheiro todo agora, voces nem imaginam!!

    Mas não colocaria um centavo na continuidade do padrão-fifa comandada pela televisão. Esse futebol espetáculo jogado só com o nome de atletas “ricos e famosos”, é caro, imprevisível e inviável. Além de ser muito chato.

    Da minha parte, gosto é de futebol, a venda não foi de porteira fechada, agora me considero cliente, se não tiver futebol compatível com o preço, que esta muito caro, vou ao procon.

    Nessa história toda, meu medo é a SAF, um dia ser adquirida por um famosão tipo neymar. Espero já estar morto quando isso acontecer.

  • Alexandre (de Curitiba) disse:

    Sinceramente? Eu estou é muito chateado de não ter grana suficiente para comprar uma parte da SAF do Galo! E digo mais: a grande maioria de quem está reclamando, bem lá no fundo pensa a mesma coisa.

  • Raws disse:

    Independente dos valores, Independente da falta de opção, Independente do torcedor nunca saber dos meandros…
    Não tem como o coração não apertar. Um clube que era do povo, hoje se tornará particular.
    Minha revolta? Com a maioria que “administrou” nosso Galo! Não salva quase NINGUÉM!
    Uns usurparam o clube, outros fizeram dele cabide de empregos, outros contrataram bananas caturras podres com preço e status de Kiwi. A maioria, péssimo gestores. Contrataram jogadores para ganhar ou tentar ganhar títulos, inconsequentemente. Ou seja potencializaram a dívida e a inevitável venda.
    Desde Nelson Campos em 1971 até agora, 90% são responsáveis por esse dia melancólico. 90% de, ou desonestos, ou incompetentes, omissos, vaidosos e egoístas. Estou com nojo de lembrar de tantos.

  • Raul Pereira disse:

    Um “acordo de acionistas” normalmente significa o seguinte: quem tem por exemplo 60% das açōes cede a gestão e o poder decisório para quem tem 40%. Atenção, é apenas um exemplo, mas a lógica é essa.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Todo mundo que tá reclamando, tá perdendo uma boquinha. Imagina torcedores dando pitaco na SAF? Vai acabar o cabide de emprego, com presidente enfiando a família e amigos dentro da administração do clube, vão acabar os acordo de “amigo” com empresários, vai acabar o churrasco bancado pelo clube. Todo mundo sabe que recuperação judicial não é o caminho, fosse assim não haveria inclusão da SAF do cruzeiro todo dia em ações trabalhistas, recuperação judicial é calote legalizado.

    • João Carlos disse:

      A LEI DA SAF nada mais é do que a INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CALOTE. Ouvi essa expressão num debate e nunca mais esqueci. O cara destilou diversos argumentos comprovando a tese dele, inclusive colocando artigos da lei, e ninguém ousou desmentir ou contra-argumentar. Fosse num país sério, essa verdadeira ode ao 171 jamais passaria, mas estamos no Brasil, a terra do faz de conta…

  • Robinho Ferreira disse:

    Outro dia eles ofereceram o galin para o Peter por 1,5 bilhão por 51% e sem estadio e cidade do galo certo!? agora eles ofereceram pra eles msm kkkkkkkk por 913 mi só que 75% e com cidade do galo e estadio kkkkkkkkkk só que desses 913 vai descontar oq o galin deve eles na faixa de 600 mi. ai o CEO Bruno muzi falou que o aporte inicial será somente 40 mi de reais para o ano que vem kkkkkk.
    O nosso cruzeiro foi de graça kkkkk agora o galin foi de graça e ainda pagou pra vender kkkk

  • Marcio Borges disse:

    Gente, vamos ser honestos. Tanto no Cruzeiro qto no galo o que aconteceu foi o seguinte. SE ninguém aceitasse assumir iriam acabar. Ou voces acham que a grana que os mecenas colocaram no galo foi de graça mesmo? A história das SAF’s seja de cruzeiro ou galo é igualzinho o que acontece sempre no futebol. O torcedor so fica sabendo do que eles querem e ponto final. O torcedor adora falar que os times dependem da torcida, que quem sustenta, quem mantem são os torcedores mas é mentira. Quem mantem são os patrocinadores. A torcida fica com o papel de torcer e sofrer ou ficar alegre com os resultados. A torcida mesmo que aparece, as organizadas, na verdade dão é prejuízo para os clubes. Veja os exemplos, agora, de Vasco e Santos que estão jogando sem torcida em campo, perdendo o incentivo.
    As SAF’s vieram para salvar os clubes que estavam em sérios problemas financeiros. O Flamengo nao fala em SAF, o Grêmio também não vi noticias de interesse em mudar.
    O problema é que existiram criticas as que foram implantadas e esqueceram que uma hora iriam ter que aceitar a implantação no clube do coração. Agora ficam, TORCENDO, fazendo protesto para uma coisa que NAO vão poder decidir.

    • Ed Diogo disse:

      Márcio e está e a pura verdade, não sei que time você torce ( bem precisa dizer ) mas se o Ronald e os Menins não pegarem tinham grande chance de acabar , e estão cheias de maracutaia que nos torcedores não ficamos sabendo, por isto que já disse que tomara que meu Coelhão ache uma SAF de verdade com pouco ou nada de SAFadesa . O que poucos torcedores veem .

  • Gilberto Costa - Montes Claros disse:

    Eu não vejo saída para o Galo que não seja a SAF, e tenho certeza que há gente grande por trás dessas faixas de protestos, jogando o pobre torcedor contra a diretoria. E como disse o presidente Sérgio Coelho: “se tiverem proposta melhor, que tragam”. Pra frente, Galo!!

  • Paulo Soares disse:

    Não dá para engolir as narrativas desses gestores , pois para todo erro que cometem sempre tem um culpado e surgem com uma nova narrativa.
    Uma coisa é certa, o Galo ainda tem patrimônio que cobre sua dívida e não estará morto no outro dia , como andam dizendo, se esse modelo dos r$ não for aprovado. Agora é hora de questionamentos sim , porque depois Inês é morta. Podemos ser leigos, mas todo torcedor tem direito de opinar, por mais absurda que seja a opinião. O debate não pode ser excludente com o simples torcedor ” vem cá e bota dinheiro igual aos mecenas” ou o ” torcedor não paga a conta”. Cada torcedor, por mais simples que seja, é que forma o grande patrimônio imaterial do clube ” A Massa ” , tem que ter lugar de fala sim nesse processo.
    O Galo hoje tem um estádio e uma possível saída seria a concessão do mesmo por alguns anos em troca de sua dívida onerosa.
    Não aceitem a faca no pescoço.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    É, Chico, parece que tem um ponto cego nesse negócio que precisa ser mais esclarecido; mas de qualquer forma, se não fossem os 4Rs a coisa estaria pior, muito pior. Da mesma forma com o meu Cruzeirão que R9 comprou na “xepa”, mas estávamos morrendo afogados, sem alternativas, com um time/instituição toda destruída e sem dinheiro para comprar um quilo de carne segunda na Toca. Tanto é que toda hora tinha atleticano postando aqui neste espaço: PEGA FOGO CABARÉ! Aquilo doía muito em mim, mas eu sabia que era o preço de arrogância, desmando e roubalheiras passadas. Muitos ficaram ricos à custa do meu Cruzeirão ( estão nadando em grana). Se eu fosse atleticano estaria torcendo para o Atlético ser dado de graça para os apaixonados 4Rs (o que esse senhores tem feito pela instituição não tem preço – tantas alegrias nos últimos anos-). Meu Cruzeirão está sendo reconstruído devagar, mas está indo. Vocês estão numa situação mais favorável, é só ter união e juízo. Torço também para o América (meu segundo time, pois torço sempre para ele ganhar – menos contra o Maior de Minas, claro) crescer e sair da zona logo. Abraço a todos e viva o futebol mineiro!

  • mauricio jose de souza disse:

    https://ge.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/lembra-dele-emerson-conceicao-fecha-acordo-com-galo-e-vai-receber-r-5-milhoes.ghtml
    https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2014/12/01/noticia_atletico_mg,298956/em-seis-anos-alexandre-kalil-anunciou-104-jogadores-no-galo-relembre-as-contratacoes.shtml

    Só discordo na hora que voce fala que a época mais vitoriosa do Galo foi na administração Kalil, pois contratou 104 jogadores, uns 20 deram certos, e não pagou quase ninguem, deixando para o Nepomuceno e o 7 Camara pagarem e tambem empurraram a divida para debaixo do tapete, o debito o Emerson Conceição é uma delas, se quiserem é só pesquisar e verão que a maioria dessas contratações não receberam do Kalil, e foram para a justiça.

  • João Brás disse:

    Pior de tudo é que os interessados estão nessa briga e não fazem contratações e o time vem descendo ladeira abaixo. O presidente do Galo e o diretor tem ficado inertes e não trabalham para melhorar o time. Do que adianta SAF, estádio moderno e o tima na SEGUNDONA como nosso 3º rival.

    • Fernando Oliveira disse:

      Lembra da plataforma marítima da Petrobras afundando com transmissão direta da Globonews? Faz parte do projeto do quanto pior melhor. Na época o Fernando Henrique queria privatizar e o melhor era passar uma imagem de que tudo estava indo por água abaixo, literalmente. No Atlético é a mesma coisa, quanto mais amassada a lataria do carro, mais cai o preço e o melhor é passar a sucata pra frente de qualquer maneira.

  • Juca da Floresta disse:

    SAF Caracu, os 4 R’s entraram com a “cara” o Atlético e a torcida entraram com o resto. Como havia falado anteriormente: nunca vi empresário e banqueiro emprestar dinheiro sem juros…..

    • Jeremias disse:

      Falou a voz da experiência… Esse entende!

      • Juca da Floresta disse:

        Obrigado pelo reconhecimento. Chapéu de trouxa é marreta! Assim como no meu cruzeiro, no seu Atlético as coisas aconteceram do mesmo jeito, fomos obrigados a aceitar a SAF guela abaixo como salvação da lavoura. Água só corre para o mar meu amigo. No Atlético quebraram o clube de propósito, para aprovação da SAF, até rádio foi comprada para enganar a torcida, no cruzeiro foi roubalheira mesmo, com inquérito policial e processo judicial.

  • Raws disse:

    Éh, parece que nossos atleticanos investidores, são muito mais investidores do que atleticanos! Estão comprando um clube seu estádio, CT e plantel, avaliados em quase 2.1 bi, com o “pequeno” aporte de 913 milhões. O restante pagarão com o lucro. Sem a dívida onerosa, que será quitada, lógico que dará lucro.
    O interessante é a avaliação do que estão comprando, sem ser levado em conta o valor de milhões de “clientes” fiéis e grande parte consumidores, de uma “empresa centenária”. Isso nada vale?
    Só não sou contra essa negociação, por não acreditar que exista outra opção para “ontem”, pois juros são como gafanhotos. Ou seja, se não for estancado essa sangria, podemos orçar o caixão.
    Só sei que santo no Galo, só “São Vitor”.

    • Raws disse:

      Completando o que me faz desconfiar muito dos atuais mandatários, não estava sendo vendido um percentual para o americano por 1.8 bi, porque caiu pela metade? Desconto promocional? Diferença de câmbio? Me ajuda aí…

  • Ed Diogo disse:

    Eu só espero que a tão demorada e decantada SAF que dizem que será a solução para a grande mudança do meu América, não seja igual as que os azulinos e os alvinegros estão fazendo , pois pelo o que está na mídia todas são SAFadeza .. Vamos “aguardar “
    Acredita Coelhão

    • Eduardo Silva disse:

      Onde está a SAFadeza no modelo de gestão do Cruzeiro, explica aí…

      • Ed Diogo disse:

        As respostas já foram dadas kkkkk o pior é achar quem ainda defende

      • João Carlos disse:

        Alguns conselheiros e ex-conselheiros estão cobrando esta explicação do SSR. Ele, sim, sabe a resposta, principalmente da doação do clube ao atual proprietário. Ou não foi isso que aconteceu?

      • Germano Brás disse:

        Não pagou ninguém até hoje. Vendido a preço de banana. O seu time perdeu o patrimônio. Nebulosidade: Ronaldo comprou, mas quem paga tudo é o supermercado.

        • Eduardo Silva disse:

          vou te ensinar:

          Não pagou ninguém: Pagou muitos transfebans, pagou dívidas correntes, colocou folha salarial em dia e as dívidas grandes foi formado um Plano de Recuperação Judicial e foi aprovado pela justiça de acordo com a lei da SAF.

          .vendido a preço de banana: O contrato do Ronaldo foi de 400 milhões e ASSUMIU uma dívida de quase 1 bilhão. Os aportes estão no contrato, vc leu? Assim como nos outros clubes que viraram SAF, ninguém coloca todo valor de compra a vista.

          o seu time perdeu patrimônio: Perdeu? Os CTs são utilizados pela SAF e os outros continuam com o clube. Bobagem essa de patrimônio, clube tem que ter time competitivo.

          quem paga tudo é o supermercado: Vc debe estar falando do Pedro Lourenço do Supermercado BH? O que ele pagou? vc sabe? Foi noticiado que ele está querendo dar um aporte de 100 milhões e ficar com algumas ações o que ainda não foi realizado.

          Rapaz, deixa de contar mentira, ficar o dia inteiro escrevendo lorotas aqui.

          • Robinho Ferreira disse:

            Mostrar pra quem não quer enxergar não tem jeito. os cara gosta de fazer papel de bobo.não pode ser só burrice tem que ser bobo tb.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    O dia que ação entre amigos der certo o mundo acaba, só espero que por capricho e ganância não acabem
    com o nosso galo.