Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro empata mais uma. Ronaldo/SAF e seus dirigentes continuam em silêncio

Foto: @Cruzeiro

Minha coluna no BHAZ: https://bhaz.com.br/colunas/fenomeno-aparece-de-vez-em-quando-em-belo-horizonte/

Na quinta-feira escrevi aqui sob o título “Oba-oba para a chegada de Ronaldo que poderá confirmar Autuori no lugar de Pepa”
O leitor Aroldo Geraldo Filogonio Dias, a quem agradeço e por quem tenho todo o respeito, não gostou e me cobrou: “Caramba!
Chico, tenho tanto apreço por sua conduta no jornalismo que n quero acreditar que Vc pegou birra do Ronaldo Fenômeno. Não é só em BH que ele chega e é tratado com tal reverência. Agora qto a jornalista que se deixam levar por este caminho de questionar é outra coisa. Vc só tem olhado e criticado essa parte do oba-oba com a presença dele. A presença dele em qualquer parte do mundo é assim mesmo. E ele tem feito muito esforço pra tirar o Cruzeiro da lama que se encontra e não é o Salvador da pátria não.”

Em consideração especial ao Aroldo, volto ao assunto, pois neste caso não se trata de birra com o Ronaldo. É constatação que SAF é uma faca de dois gumes e cada clube que optar por este tipo de condução correrá riscos e circunstâncias.
Ronaldo fez um grande negócio ao pegar o Cruzeiro, gastando uma mixaria, entrando apenas com o nome mundial que tem como um extraordinário jogador que foi.
Com a articulação do então presidente Sérgio Santos Rodrigues a tramitação do processo de transformação de associação para a SAT foi tipo rolo compressor. A torcida, apaixonada não queria nem saber, pois via no Ronaldo a única esperança de “salvação” da Raposa, que amargava dois anos na Série B.
Convenientemente por diver$o$ intere$$e$, grande parte da imprensa embarcou e levou o povão na mesma conversa.
Ótimo de marketing pessoal, Ronaldo saiu pelo mundo dizendo que o Cruzeiro “ia fechar” e que ele tinha dó, por isso “pegou”. Um papo dele falando isso com o Zidane circula até hoje na internet.
Pura conversa fiada, pois o Cruzeiro não acabaria e nem quebraria, assim como nenhum grande clube brasileiro, porque as leis do país facilitam a vida deles para evitar a quebra ou extinção. Qualquer empresa comum, devidamente constituída quebraria, caso fosse tocada como a maioria dos clubes de futebol do Brasil é.
Essa bela camisa azul celeste foi lançada hoje como parte de nova coleção do Cruzeiro. Amanhã, milhares de unidades serão comercializadas nas lojas e pela internet mundo afora. Milhões de consumidores cruzeirenses estão sempre ávidos por produtos do clube, seja o que for. Mesmo na situação em que o time se encontra na tabela, 29.417 cruzeirenses pagaram para vê-lo no Mineirão e deixaram uma ótima grana nos bares e lojas do estádio, com percentual considerável entrando nos cofres da empresa que pertence ao Ronaldo. A marca Cruzeiro é forte demais, tem consumidores demais. Como todos os grandes clubes, cujo passado glorioso foi agregando torcedores até chegar aos milhões de hoje.
A criação da SAF veio para entregar os grandes clubes a grandes empresários, com esse papo mentiroso de que são salvadores da pátria, única solução e bla, bla, bla…
Sugiro a quem não tem opinião formada sobre o tema que assista o documentário “Sunderland – Até morrer”, desde 2018 na Netflix. Mostra como funciona um dos maiores e mais tradicionais clubes da Inglaterra, como empresa. Ronaldo nunca teve consideração pelo Cruzeiro, nunca deu entrevistas exaltando a importância que o clube teve na vida dele e nunca manifestou nenhuma gratidão por nada nem ninguém em Belo Horizonte.
Com a SAF aprovada pelo Congresso Brasileiro, em processo facilitado e agilizado pelo brilhante advogado mineiro e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi levada ao ex-atacante a fantástica oportunidade de aumentar a fortuna pessoal dele.
Negócio fechado, ele instalou seus executivos em Belo Horizonte e deixa a abóbora alastrar, para ver no que vai dar, até onde vai tocar. De vez em quando aparece, faz uns acenos, não dá entrevistas e volta para uma de suas residências no mundo. Já vendeu 20% para o Pedrinho BH. Possivelmente aguarda a oportunidade para vender mais uma parte para alguém ou para o próprio Pedrinho. Se tivesse vendido 100%, aí sim seria ótimo para a torcida, pois Pedrinho além de cruzeirense, mora na capital mineira e se preocuparia verdadeiramente em colocar gente competente para comandar o futebol, dentro e fora de campo. Além, obviamente, de botar a cara e encarar os questionamentos da imprensa e torcedores.
Ronaldo e sua turma demitiram o técnico Pepa na terça-feira, sem nenhuma entrevista, nenhuma satisfação. Na sexta-feira ele apareceu na capital mineira, foi à Toca da Raposa, assistiu treinos da base e não falou nada sobre o Pepa nem sobre o substituto. Nem escalou ninguém do seu pessoal para falar.
Para o jogo de hoje contra o Bragantino incumbiu o técnico do júnior Fernando Seabra para comandar o time. Empate sem gols, oitavo jogo sem vencer e o goleiro Rafael Cabral eleito o melhor em campo.
Depois da partida, só o técnico interino à disposição da imprensa, coitado. Nenhum diretor, ninguém do Ronaldo pra falar nada. Ele, nem pensar.
Então, é isso que cobro, caro Aroldo: tratamento de dirigente ao Ronaldo, pois agora ele é dono dos destinos de um dos maiores clubes do país. Com oba-oba ele é recebido em qualquer país do mundo, merecidamente, pela bola que jogou. Mas em Belo Horizonte é diferente. Ele é dono do Cruzeiro e tem satisfações a dar. Não joga mais futebol, não vai mais entrar em campo.
https://bhaz.com.br/colunas/fenomeno-aparece-de-vez-em-quando-em-belo-horizonte/


» Comentar

Comentários:
17
  • Alisson Sol disse:

    Jamais, repito, jamais, em 3 anos como sócio do Chelsea na Inglaterra, vi qualquer entrevista do “dono” do clube sobre praticamente qualquer assunto do futebol. Mesmo para donos dos Manchester, PSG, etc.

    Já fazia o mais difícil que é colocar dinheiro. De resto, paga-se diretores, técnicos, assessoria de impresa, para fazer o que?

  • Fernando Chaves disse:

    O técnico interino subiu no telhado!

  • Éderson disse:

    O que você falou, Chico, é a mais pura verdade e realidade. Assino embaixo! Chega de enganação. Conheci o Ronaldo pessoalmente e ele sempre foi alheio a qualquer coisa referente ao Cruzeiro. Quanto a isso é incipiente e inodoro.

  • Luiz Ibirite disse:

    Chega a ser ilario a cobrança de explicações em nome do torcedor, tem uns ai q estao rasgando o c* com a unha, indo no microfone como se ele tivesse obrigação de se justificar, este caras visao dinheiro, se cair pra eles nao ha diferença, ontem mesmo o Autuori ja lembrou sobre os 3 anos de serie B, esta muleta nao será jogada fora tao cedo.

  • Luís Cláudio disse:

    PEGA FOGO CABARÉ!

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. Ótima semana a todos nós. Sua colocação foi perfeita, quando Ronaldo chegou e o Ex-presidente Sérgio entregou ele o clube, já estava tudo acordado e se amanhã sair uma noticia que o Sérgio levou um por fora, não seria suspeita. Cruzeiro, Vasco, Botafogo, São Paulo, Inter Grêmio e todos os jamais vão falir, porque a torcida não deixa e as leis são para o futebol não existe. Seria um sonho ter Pedro Lourenço dono do Cruzeiro, saberíamos que o dono respira e vive o Azul o dia todo. E a demissão do Pepa, até agora a torcida não engoliu, o erro não é o treinador e sim os cabeças de bagre que foram contratados……..que sufoco, que venha logo as 45 pontos e passemos uma borracha neste ano de 2.023 !!!! Mas, eu sinceridade, do fundo do coração acredito que o Ronaldo só está esperando algum cruzeirenses rico para passar o bastão !!!!!

  • Marcio Borges disse:

    Olha, nisto tudo que escreveu só mudo o seguinte. O nome de Ronaldo pra Menin. O galo não tá está Maravilha toda e não vemos os donos se manifestarem. Podem até querer enganar mas a verdade é que o.galo também foi entregue. A diferença é que o Ronaldo é famoso no mundo todo. Se ele for parar pra dar atenção a toda hora ele não sai do lugar. Outra coisa que deve ser levada em conta e que a SAF e uma empresa e pra isto tem gente que trabalha para o dono. O CEO do Cruzeiro se manifestou sobre tudo o que está acontecendo. Mas em qual empresa deste porte o dono vai a toda hora falar para o público. Vc não vê o dono da Fiat falar sobre a Ferrari a todo momento. Tem diretores pra isto.
    Pra mim, o fato dele não se manifestar não causa problema nenhum. O que faz falta é um pouco mais de investimento. O time não tem um meio campo que cria. A bola sai sempre da defesa pro ataque em chutoes. Que o próximo treinador descubra um jeito de jogar diferente onde os jogadores de criação participem do jogo. Do.jeito que tá nem o Ronaldo faria gols no Cruzeiro.

  • AROLDO GERALDO FILOGONIO DIAS disse:

    Chico, o que quero enfatizar é que não estou eximindo Ronaldo pelos seus erros na condução administrativa do Cruzeiro, apenas queria colocar que o oba-oba com Ronaldo é mais pela figura que se tornou e menos por ser o Dono do Cruzeiro. Qto a a gratidão ao Cruzeiro eu nunca esperei isso dele e de nenhum jogador de futebol dos tempos modernos. Como cruzeirense que sou, e apaixonado, devo dizer que infelizmente sou cético com relação ao futuro do cruzeiro desde aquele fatídico ano de 2019 e continuo, pois quem poderia ter salvado o cruzeiro seria os seus dirigentes natos que dirigiram ou faziam parte dos vários conselhos e quadros históricos da nação azul e foi estes, exatamente, esses que afundaram o clube e os que não estavam no comando simplesmente cruzaram os braços. Portanto, não acredito que teremos o nosso cruzeiro forte como antes. Talvez sejamos não sejamos a Portuguesa, profetizada por um daqueles que ajudou jogar o time onde está, mas será quase igual . Grande abraço Chico, continuo acreditando no seu imparcial trabalho.

  • Carlos Henrique disse:

    Arrogância , menino nascido no Rio.
    diziam que era Flamenguista criança, nao sei,
    nao temraizes mineiras, surgiu no Cruzeiro.
    Ganhou o mundo, campeao do mundo com a seleçao de Felipao.
    nunca falava do Cruzeiro, mas puxava o saco do Corinhians no final de carreira.
    onde jogou, outra coisa nao dá entrevista para radiose jornais de Minas.
    tem 2 clubes um na Espanha que esta na segunda divisao.
    esta doido para o Valodolid subir.
    como diz Vampeta num programa, RONALDO NAO PAGA NEM CAFÉ.
    é empresario, o Cruzeiro tem um das folhas mais baixas.
    nao vai gastar para formar um bom time

  • Pedro Vitor disse:

    Futebol pobre e que jogo horroroso, deu calo nas vistas.

    Chico Maia fez o cara engolir cada palavra! Rsrs

  • Victor Maia disse:

    O time tem oito partidas que não vence e não se pode falar nada, que é birra. Ronaldo está mais preocupado com seu aniversário em Ibiza, festa para muitas ôtoridades. Quem sabe, depois de tomar umas e outras, Ronaldo consegue alguma coisa com os donos do futebol.

  • Silvio Torres disse:

    Quando começou o coro de time pipoqueiro e a TV mostrou o gordão, juro que lembrei de você, Chico Maia..rsrs. Daqui a pouco o pidrim faz mais um pix duns 50 milhões e fica tudo bem..kkkkk

  • Márcio Luiz disse:

    Nuuuuuuuu!!!!!