Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Comportamento que queima o filme dos técnicos brasileiros no exterior

Tite pediu que o chamassem de mentiroso se aceitasse trabalhar no Brasil este ano (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Minha coluna no BHAZ: Atos e fatos que geram o descrédito dos treinadores brasileiros

O país sempre teve grandes treinadores mas até hoje poucos foram convidados a trabalhar em clubes de ponta da Europa.
Depois de comandar a seleção brasileira em duas Copas do Mundo o sonho de Tite era dirigir um grande europeu. Quase um ano depois de ser eliminado nas quartas de final no Catar, não surgiu nenhum convite de lá e ele teve que se contentar a proposta do Flamengo.


Tão logo anunciado, vídeos e textos viralizaram lembrando entrevistas dele no fim do ano passado, ao Flow Podcast e jornal O Lance!: “Toda equipe brasileira que pensar no Tite como técnico, esquece, ele não vai treinar. Pode escrever onde vocês quiserem, me chamem de mentiroso e sem palavra, que não vai ter. É um ano que eu preciso ver meu irmão e minha irmã, meu sogro e minha sogra, preciso dar uma respirada. Eu sei o quanto é legal, mas também sei o quanto é pressionante para aceitar um convite que fosse feito”.


Em outras entrevistas dele, disse que quando voltasse a trabalhar só sobraria seu filho, Matheus Rizzi Bachi, em suas futuras comissões técnicas. Mas agora informou que, também, César Sampaio e Cléber Xavier (auxiliares), e Lucas Oliveiras (analista de desempenho) formarão a comissão dele no Flamengo.
O mesmo Tite que levou Daniel Alves, aos 39 anos de idade, para “jogar” a Copa do Catar, sob a alegação de que ele seria uma liderança positiva para o grupo. Menos de um mês depois da Copa o lateral era preso em Barcelona, acusado de estupro, e continua “guardado”, aguardando julgamento.


Renato Gaúcho, que já teve seu nome cotado para sucessor do Tite na seleção, simplesmente deu uma banana para a entrevista coletiva da qual deveria participar após a derrota para o Grêmio por 3 a 2. Contrariou toda a diretoria do clube, mas não deu a menor bola. Ligou o “foda-se”.


Mas essas do Tite e do Renato são “café pequeno” perto do que fez o Vanderlei Luxemburgo em 2008. Fato lembrado pelo site Olé Brasil: “… Em 2008, Luxemburgo era o técnico do Palmeiras, que enfrentava o Argentinos Juniors pela Sul-americana. Depois de perder a ida em São Paulo por 1 a 0, para focar no Brasileirão, o pofexô decidiu poupar alguns jogadores e, acreditem ou não, a si próprio. Luxa não viajou com o time a Buenos Aires e ainda comentou o jogo pela Globo! Enquanto comentava a partida, Luxa também se comunicava por telefone com o auxiliar que estava comandando o time na Argentina! Inacreditável! Até hoje não acredito que isso aconteceu! Obviamente, o Palmeiras perdeu o jogo por 2 a 0. Simplesmente transmissões que parecem do Olé do Brasil, mas não são:

Reprodução/TV Globo

O leitor Ítalo Winter encontrou a reportagem da Globo da época: @1zicado “Achei a reportagem sobre esse jogo…”

Quando três dos mais badalados treinadores do país aprontam coisas do tipo, dirigentes estrangeiros dos grandes clubes até arrepiam com a possibilidade de convidar um brasileiro para trabalhar lá.

https://bhaz.com.br/noticias/esportes/luxemburgo-aprontou-uma-pior-que-a-do-renato-gaucho-e-tite/


» Comentar

Comentários:
14
  • João Brás disse:

    Quando o Crucru joga mal e perde pontos, dá uma pane no blog do Chico. Só hoje voltou! Kkkk!!!

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Como não tinha nada para fazer ontem a noite resolvi assistir ao jogo de meu time. Que tristeza, acredito que esse técnico e o junta junta de jogadores não gostam do gol. A tão falada SAF vende uma ideia de profissionalismo que não existe na prática. Essa é minha grande crítica. Não são desonestos como Wagner e Itair, mas tem vícios de gestões ruins que já vimos antes.
    Quem explica Paulo Vitor, Palácios, Dourado… gastar 32 milhões com Wesley e Arthur Gomes?? O vexame de mais uma série B que acontecerá fatalmente em 2024 será somente da torcida. SAF comprada num piscar de olhos, sem transparência. Investidor sem dinheiro para comprá-la e investir no Clube. Me lembra quando o ex-governador Eduardo Azeredo vendeu 1/3 da Cemig para uma empresa americana em 1997, a empresa americana tinha 20 anos de prazo para começar a pagar a dívida mas assumiu o controle da Cemig e participava dos dividendos imediatamente. Venda anulada pelo seu sucessor no governo, o saudoso Itamar Franco. O Brasil não é para amadores.

  • Paulo F disse:

    Treinador bastante superestimado

  • Antonio da Silva disse:

    Quem fala em técnicos retranqueiros, e o quarteto ofensivo de Diniz? O jogo de ontem mostrou que o Brasil não mudou nada. Neymar no meio só facilita a marcação adversária, não arma e prende muito a bola. Os jogadores brasileiros só passam a bola após 3 ou 4 toques na bola sempre procurando Neymar. De resto, só badalação, firulas, barbantinhos e a Bobo tentando vender um produto fracassado. Pela narração parece que o Brasil goleou!

  • Marlon Brant disse:

    Chico, bom dia. E você esqueceu o Ex-técnico carrancudo, mal educado, grosso e sem educação, aquele do 7×1 que dirige seu time. Tem entrevista dele nos canais de TV dizendo que estava aposentado, que seria somente coordenador do xará do seu time, mas ai, aparece uns mentecaptos que dizem entender do esporte bretão e buscam o velhinho lá pela bagatela de 1 milão e meio…….eita ferro!!!! Mais um pra conta dos ex-treinadores em atividade no brazilim……e ganhar copa? Tomando sufoco da Venezuela…….Vai nada, Sódoceu, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Juliano Salvador disse:

      Pior é que seu time não pagou ele e outros 10 técnicos até hoje. Ai o comportamento do seu time, queima o filme dos times brasileiros na Europa. Kkkk!!!!

  • Jerônimo disse:

    Chico,

    Sabe o dia que algum presidente do “CAM – Clube Atletico Menin” irá dar uma entrevista dessa…..? NUNCA !!!
    https://www.youtube.com/watch?v=JZVoyJ7DwSs

    Creditam ao Abel Ferreira todo o mérito das conquistas Palestrinas. Errado. Sem a Leila à frente do Palmeiras….o clube não teria se reerguido e ganho os vários títulos recentes. Ela demonstra muito mais conhecimento sobre a gestão de um clube de futebol, do que toda a atual diretoria do Galo.

    • Juliano Salvador disse:

      Questão de investimentos nas federações. Dudu contundiu, o Parmêra acabou! Mas bom mesmo, são aqueles dirigentes que colocou o time azulino no seu devido lugar: 3 anos na SEGUNDONA!

  • Horacio disse:

    Caro Chico, clube estrangeiro não leva porque são retranqueiros ultrapassados. A maioria veio do futebol gaúcho, o esquema é sempre o mesmo, zagueiros altos e dois volantes parrudos igualmente ‘matadores’. Organização para ‘cortar a linha de passe’ é o maior avanço dos últimos 30 anos.

    10 entre 10 comentarista chupam dessa manga e para eles, esse futebol merda, é carinhosamente chamado de ‘time arrumadinho atrás’ ou simplesmente organizado já que falam para quem também não é do ramo.

    Cartola também prefere o time com a ‘casinha mais fechada’ com medo da oposição. Como não conseguem distinguir o gandula do jogador do time, contratam velhos que estiveram no exterior, se der ruim a culpa não é deles cartolas, que deram o melhor de si gastando muito dinheiro do clube…

    A escola europeia de retranqueiros é bem mais evoluída, os portugueses são o exemplo mais barato, e inclui coisas como marcar a saída de bola. Mas é difícil jogar assim com ‘celebridades’ que já não querem ou não precisam ou, devido a artrose, já não podem correr.

    • Juliano Salvador disse:

      O Ultrapassado Mano Meneses levou o Inter à semifinal da Libertas desclassificando o todo poderoso Ríver. E Coudet e Valência entregaram o ouro para o Flu.

      • Horacio disse:

        O Coudet levou o Inter a semi-final da libertas, e fez isso em 2 meses, quem pôs o flu na final, derrotando o Inter, foi o Diniz, que não é retranqueiro e deu muita sorte. O mano meneses é o mano meneses, mais do mesmo.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, bom dia!

    A lista de barbaridades pode ser grande em relação a muitos técnicos brasileiros! Mas nada diferente de alguns estrangeiros que falam e fazem o que não deve: Abel Ferreira, Bruno Lage, Chacho Coudet, Sampaoli e muitos outros.

    O ser humano é imperfeito!

    • Ed Diogo disse:

      Mas onde estes estrangeiros trabalham ? No Brazil com z mesmo onde tudo pode e nada acontece, eles estão ganhando muito dinheiro, e veem o exemplo e sabem que nada vai acontecer com eles . E então vamos continuar com carnaval cerveja futebol e tudo acabará como sempre em pizza . E tá tudo bem . Dureza !!!

  • Júlio Soares disse:

    No Brasil, o povo esquece rápido! Daqui a pouco, alguma torcida irá buscar um dos citados acima no Aeroporto com carreata e festa. Amanhã algum dos citados acima será palestrante em algum lugar do Brasil. Depois de amanhã algum dos citados se candidata a deputado ou ao senado e vence. O povo gosta mesmo é de futebol, carnaval, cerveja gelada; e escolher mal seus homens públicos.