Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

De Montes Claros à Dinamarca, ótimas sugestões de votos para o Troféu Guará 2023

Sempre gentil com os torcedores, Arthur foi a venda da história do América até hoje. O Bayer Leverkusen pagou R$ 38 milhões por ele (Foto: Mourão Panda/América)

Conforme escrevi anteriormente, tenho a honra de ser um dos votantes, e todo ano peço a opinião dos que me prestigiam no chicomaiablog, twitter.com/chicomaiablog, instagram.com/chicomaiablog e facebook.com/blogdochicomaia.

Há alguns anos faço isso e a experiência é ótima, pois sempre vêm sugestões de votos, especialmente do interior do estado, que nos alertam para jogadores e dirigentes de quem ninguém em Belo Horizonte se lembra.

Por exemplo, o amigo jornalista de Montes Claros, Christiano Jilvan, que mora há quase dois anos na Dinamarca, mas sempre ligado em Minas e no Brasil. Ele me lembrou que há dirigentes brilhantes em Minas fora dos limites da capital mineira. Se nenhum diretor do Atlético, do Cruzeiro ou do América fez por merecer o Troféu Guará deste ano, o Athletic de São João Del Rei, vem fazendo sucesso no campeonato estadual, muito pela competência do Fábio Mineiro, gerente de futebol, que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente, nem de trocar nenhuma palavra.

Diretor de Futebol Athletic Club, de São João Del Rei, Fábio Mineiro (direita), entrega camisa do time ao Ministro do Esporte, André Fufuca, em Brasília (Foto: divulgação/Athletic/Rádio São João Del Rei)

Importante lembrar que o Athletic foi fundado em 1909 (apenas um ano mais novo que o Atlético) e ficou fora da elite do futebol mineiro por 48 anos, só no amadorismo regional. Voltou no modelo SAF em 2018, na terceira divisão, subiu para a segunda de 2019 em que terminou em 7º lugar, chegou à primeira divisão em 2021 depois de ficar com o vice-campeonato da segundona de 2020. Ficou em oitavo, sem correr risco de rebaixamento. Em 2022 disputou a semifinal do Mineiro, sendo eliminado pelo Cruzeiro. Este ano, novamente chegou às semifinais dando um trabalhão danado ao Galo. Venceu em São João por 1 a 0 e perdeu o jogo da volta, no Independência, também por 1 a 0.

Nessa curta trajetória de retorno ao profissionalismo o Athletic conseguiu vaga e disputou a Copa do Brasil, Série D do Brasileiro, foi campeão mineiro do interior e terceiro colocado do estadual de 2022. Em 2024 vai disputar a Série C nacional. Seus dirigentes merecem ser lembrados e destacados. O presidente do clube é Leandro da Silva Bini, presidente da SAF, Vinicius Diniz, e o comandante do futebol é Fábio Mineiro, que realiza bem demais o trabalho dele.

Outro de quem eu estava me esquecendo: Arthur, lateral direito revelado pelo América, vendido depois do estadual deste ano para o Bayern Leverkusen por R$ 38 milhões. É o lateral direito para a minha Seleção Guará 2023. Ou algum lateral do Galo ou Cruzeiro merece mais? E neste caso, eu e o Jilvan discordamos, porque ele aponta o Arthur como “revelação”. O lateral sugerido por ele é o William. Pois o Arthur fica com meus votos, lateral e revelação. No mais, concordo com a maioria dos preferidos dele.

As demais sugestões do Christiano Jilvan, a quem agradeço: “Fala Chico! Bom demais amigo!?

Legal a iniciativa, de dividir o voto com a opinião popular!

… vai aqui minha modestíssima sugestão para a Seleção Guará 2023

Goleiro: Everson

Lateral-direito: William

Zagueiros: Castán e Maurício Lemos

Lateral-esquerdo: Marlon

Meio-campistas: Lucas Silva, Igor Gomes e Benitez

Atacantes: Hulk, Bruno Rodrigues e Paulinho

Técnico: Cícero Júnior (Athletic)

Revelação: Arthur (América)

Craque do ano: Paulinho

Dirigente do ano: Fábio Mineiro (Athletic)

Árbitro do ano: Jonatan Alves Henrique


» Comentar

Comentários:
2
  • Giovani José Pinto disse:

    Esse Christiano jilvan só pode estar louco de colocar 5 jogadores do cruzeiro sendo q o time lutou até a última rodada do campeonato brasileiro pra não ser REBAIXADO

  • Júlio Soares disse:

    Castan, o primeiro da lista de dispensa azulina, já se debandou para o nordeste; Troféu Guará??? Lucas Silva só jogou o 2º turno do Brasileirão, prefiro Otávio, 3º colocado do Brasileirão e jogando bem.