Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Se a Justiça e os clubes quiserem, juntos, acabam com estes acertos e assassinatos entre as gangs que usam o futebol

Minha coluna no BHAZ:

Reprodução/YouTube

Neste capítulo de ontem, morreu um. Dois estão presos.

Parece novela, mas é real.
E sem essa idiotice de querer culpar a Federação Mineira de Futebol, por ter marcado dois jogos para Belo Horizonte, no mesmo horário, ou culpar as polícias por não terem previsto que os marginais iriam se topar.


A vida da cidade e de qualquer cidadão precisa seguir o cotidiano. As polícias têm de cuidar da cidade como um todo, que é gigante, com os seus problemas cotidianos. Certamente temos a PM e Civil mais eficientes e sérias do Brasil. Cumprem bem o papel delas. A Justiça é que está precisando agir com mais rigor para tirar marginais de circulação e puni-los de forma exemplar.


O que não pode haver é a ocupação dos espaços públicos por bandidos. Qualquer um de nós poderia estar passando por essas vias do Barreiro, no momento em que eles se engalfinhavam e trocavam tiros. Uma bala perdida poderia ter nos atingido. O Rio de Janeiro foi tolerando, tolerando, e de omissão em omissão, cumplicidade em cumplicidade, junto com a incompetência, até que perdeu o controle.
Já passamos do limite nessa história de proibir isso, proibir aquilo. Inclusive a existência de torcidas organizadas. Podem e devem existir, mas é preciso que a diretoria de cada uma seja responsabilizada por tudo que a envolva. Num caso desses, seus dirigentes deveriam ter sido chamados imediatamente para se explicarem, mostrar quem é quem que estava na confusão e arcar com as consequências.

A legislação brasileira prevê enquadramento para todo tipo de situação, mas é preciso que sejam acionados os rigores da lei. Quando se envolve futebol, quase sempre os ilegais contam com as atenuantes.
Este vídeo é emblemático. Muito sério. As autoridades precisam cobrar das lideranças que comandam essas gangs.

Usam táticas de guerrilha, coisa de guerra civil. Nada a ver com o futebol. Os clubes são usados como escudos pra proteger essa turma.

Precisam se entender com as autoridades policiais e jurídicas para ver como podem ajudar a acabar com isso. Não podem ficar calados, dando a entender que avalizam esses absurdos.
Não acredito que uma pessoa normal, atleticano ou cruzeirense, aprove esse tipo de coisa.

Postei no twitter:


» Comentar

Comentários:
16
  • Juca da Floresta disse:

    O Ministério Público tomou uma atitude drástica: baniu as torcidas Galoucura e Mafia Azul por dois anos…..kkkkkkk palhaçada puniram o CNPJ e deixaram os CPFs soltos. Esse é o país onde as autoridades aplaudem os bandidos. Mas fazer o quê? Até os réus confessos da lava-jato estão soltos, tem um que está até eleito.

    • mauricio jose de souza disse:

      Irretocável seu comentário, parabens

      • Juca da Floresta disse:

        Obrigado Maurício. Triste ver para onde o Brasil está indo. Nosso Judiciário e Ministério Público viraram instituições políticas cuja maioria dos membros está mais preocupada em ganhos milionários, homenagens e medalhas. Como diria Kafunga: “No Brasil o errado é o certo.” Bandido no Brasil tem muito, mas muito mais direitos que a pessoa honesta.

  • STEFANO VENUTO BARBOSA disse:

    Depois da era Mundinho, eu nunca mais aplaudi essa Galoucura. Pode até ter gente de bem, mas o bando protege e incentiva um bando de frustrados, que vão ao estádio para brigar. Eu já pensei em tanta coisa, que quando lembro que qualquer medida depende de fiscalização, eu desisto de opinar, para cessar essa violência.

  • Giovani José Pinto disse:

    BANDIDOS travestidos de TORCEDORES, simples assim.

  • João Brás disse:

    Quando a PM é contra jogos dos grandes no mesmo horário, todos criticam; mas quando acontece alguma coisa, os profetas do acontecido entram em ação. Se não houvesse confusão, estariam pedindo torcidas divididas nos clássicos, mas houve confusão. O importante é sempre criticar!

  • Pedro Vitor disse:

    Acho que esquema de logística, para um jogo, do Galo na arena e do cruzeiro, no mineirão, aproxima demais, os brigões, e corre um risco realmente, desnecessário, de se encontrarem, mas não justifica a briga!

    Sou a favor do clássico com torcida meio a meio, no mineirão, daria bem menos confusão, é uma questão de logística, sempre e toda vida deu certo, depois que inventaram esses 10% é que a coisa desandou de vez, porque dentro desses 3 mil pessoas, metade é só “marginal”, querendo aparecer e quebrar a cidade, os ônibus, os estádios e o que vier na reta!

  • AROLDO GERALDO FILOGONIO DIAS disse:

    Triste tudo isso. E mais , ver a imbecilidade do cara que gravou o vídeo narrando numa felicidade enorne e comemorando que a Galoucura estava dando um couro nas Marias. Pode coitado amanhã pode ser ele a vítima.

  • Júlio Soares disse:

    Se não pode marcar jogo no mesmo horário em campos diferentes; imagina as duas torcidas no mesmo estádio e no mesmo horário.

  • Paulo F disse:

    Nao é de hoje que o Brasil é o paraíso do crime e da impunidade.
    Por aqui, o crime compensa, e muito. Não vejo nenhuma solução.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Problema não é a lei, não adianta condenar e a pena ser aliviada, depois que é preso e condenado todos viram santos e melhoram o comportamento quem ceiva uma vida tem que ser condenado e cumprir a pena na totalidade, mas o tanto de brecha que tem para aliviar para quem tem dinheiro que abrange todo o resto só olhar os exemplos, Detento mata o pai é condenado depois de um tempo, tem direito a saidinha no dia dos pais.e segue tudo numa boa no país da jabuticaba

  • Jean Marcel disse:

    Entendo o seu ponto de vista Chico. Se temos uma polícia das mais eficientes do país, como você disse, mas por outro lado falta maior rigor da justiça nas punições, enquanto não houver maior controle dessas situações, infelizmente o melhor seria que os jogos não fossem marcados dessa maneira, melhor que seja torcida única mesmo.

  • Juca da Floresta disse:

    ex-diretor da galoucura Vicinin condenado por morte de cruzeirense em 2010 está entre os envolvidos ontem. Frequentador do banco dos réus por diversas vezes. Com a palavra o Poder Judiciário….

  • Marlon Brant disse:

    Chico, boa tarde. Sou obrigado de discordar de você. Como sabemos que aqui em BH as coisas já fugiram e controle faz tempo e estamos fazendo de conta que não. Foi uma irresponsabilidade total da FMF (Diga-se familia ARO) que marcar dois jogos para o mesmo horário em um espaço de pouco mais de 10km entres as duas praças. Vão falar que a briga foi no barreiro, mas se um jogo fosse sabado ás 16;30hs e outro domingo as 11:00hs ou 16:00hs acredito que não teriamos está batalha campal. Sei que vão dizer muitas coisas, mas sempre trabalho com prevenção. A nossa policia, tanto Militar e Civil nos devem esplicações pois todos eles sabem quem são os marginais e bandidos que se vestem de azul/branco e preto/branco. Agora a nossa Justiça, bem esta é melhor nem esperar nada. Sou a favor de levar aos clubes toda a punição necessária, com interdições de campos, perda de pontos, elimações de torneios e até rebaixamento de series. E o cado do Fortaleza? Aquilo foi atentado? Nada vai acontecer ao Sport Recife? Tanto lá em Permanbuco, como em SP, RJ, MG, RG os diretores sabem quem são os lideres das torcidas organizadas que são autenticas fabricas de marginais. Na minha opinião, Sport tinha que ser eliminado da Copa Nordeste deste ano e ficar fora da competição por 03 anos. Cruzeiro e Atletico tinham que ter seus campo fechados por 06 meses…..ou alguem duvida que os clubes aqui de BH não sabem quem são os lideres das duas torcidas????? Amigo, já estamos a mercê dos marginais faz tempo, somente não enxergamos……Infelizmente !!!!!!!!

  • Cláudio Brito disse:

    Muita hipocrisia, uma contenda interminável. Tudo que acontece é consequência de problemas sociais atuais, é uma extensão da impunidade e politicagens pró bandidagem.

  • Raul Pereira disse:

    Não sei o que falar.

    Tudo já foi dito, sugerido e tentado. Nada funciona.

    Estamos falando de uma vida. Isso não é pouca coisa.