Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O “mistério” do pouco ou nada aproveitamento dos jogadores das categorias de base

Savinho em foto de Pedro Souza/Atlético

Perguntado sobre Alisson e Cadu, que jogaram muito bem contra o Ipatinga, o técnico Felipão respondeu: “É uma situação que a gente tem que pensar. Depende de muitos fatores. Depende com quem nós vamos jogar…  Eles vão receber as chances, vão acrescentando as chances até chegarem a uma situação de equilíbrio… “

A mesma lorota de vários antecessores dele no Atlético e de outros treinadores em outros clubes. O discurso é o mesmo.

Mas uma das principais respostas para este mistério do pouquíssimo aproveitamento de jogadores feitos em casa está no Savinho, resumido neste comentário do Paulo F, aqui no blog:

“O curioso caso do “menino” que, por ser muito novo, não servia pra ser titular do Galo e por isso foi vendido a preço de banana, mas serve pro vice líder do espanhol, pro atual campeão da Champions League e pra seleção brasileira.
Agora botaram jogadores da base num jogo e arrebentaram, como premiação vão voltar todos pro banco ou terceira reserva.”

Sávio Moreira de Oliveira, Savinho, 19 anos, o jovem brasileiro destaque do Girona, a grande surpresa do atual campeonato espanhol

Alisson/Foto: twitter.com/Atletico

Cadu/twitter.com/Atletico

Rubens/twitter.com/Atletico


» Comentar

Comentários:
12
  • Pedro Vitor disse:

    Bom dia,

    o Álisson, por enquanto, no Atlético, embora, semelhante, o clube, não tem cometido o mesmo erro, que cometeu com o Savinho.

    Inclusive o Felipão, pode ter defeitos, mas tem dado oportunidades ao garoto, ao contrário, de outros técnicos, que por aqui, passaram.

    Savinho, realmente, foi mal aproveitado, não sei se por culpa do Atlético ou por falta de oportunidades de Jorge Sampaoli e Cuca.

    Acontece que o Savinho, surgiu em meados de 2020, com o Jorge Sampaoli, numa oportunidade, em que o Keno, era artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, e estava suspenso, assim como também o Savarino, não podia jogar.

    Lembro que era um jogo contra o Goiás, e o técnico argentino o colocou no time titular, surpreendendo a todo mundo. Savinho, não fez gols e nem deu assistência, mas teve um pouco de destaque, alem de ser muito jovem, apenas 16 anos naquela oportunidade.

    Porém, depois dessa chance, Sampaoli, louco, esquisito, destemperado, não deu sequencia no garoto, a equipe, chegou a brigar pelo título, e ano seguinte, foi campeão com o Cuca, o Savinho mal jogou.

    A verdade é que o Savinho, só foi ter uma boa sequencia de jogos, quando já havia sido, “negociado”, e mostrou bola, fez gols, e já ia se tornando uma boa referencia no elenco!

    Álisson, chegou a entrar no decorrer, de alguns jogos, no campeonato brasileiro, e agora, com a “torcida no cangote do Felipão”, tem tido mais oportunidades.

    • Paulo F disse:

      Só acredito vendo. Felipão tem reiteradamente falado que não está pronto que 18 anos é criança e não homem, como são considerados legalmente e em outros países.
      Vamos aguardar e ver se vai ter sequência de 5 a 10 jogos, se joga bem contra adversários melhores. Tomara que sim! E tomara que Cadu receba mãos chance diante da má fase do Paulinho, que não tá jogando absolutamente nada.

  • Victor Maia disse:

    Sem querer diminuir a culpa de ninguém, mas tudo de ruim na imprensa mineira só recai no Galo, como se crucru e América vendessem bem. Feliz é o Palmeiras, que ganhou inúmeros títulos com Dudu, Mayke, Roni, Murilo, e por último o Estevão (Messinho), Fabrício Bruno Fla e pra não esquecer, Cacá e Vitor Roque Athletico, todos saídos pels portas dos fundos da Toca. O problema é a sindrome de inferioridade do futebol mineiro
    alegado pelos dirigentes.

    • Paulo F disse:

      Como bom atleticano, estou me lixando pros pequenos rivais que temos na cidade. Meus exemplos são times bem geridos que efetivamente disputam títulos, e nesse caso não há nem comparação quanto aos valores envolvidos nas vendas de Vini Jr, Rodrygo, Vitor Roque e Endrick.
      Todos tem em comum o fato de que jogaram pelo menos uma temporada inteira como titulares de seus clubes.
      Os pequenos rivais também usam bastante a base, único modo de se descobrir se um jovem eh bom.

  • Eduardo Silva disse:

    Chico, boa tarde!

    Ainda sobre o ocorrido ontem, na briga de torcidas organizadas, eu fico IMAGINANDO a conversa dos presidentes dessas torcidas com seus guerreiros:

    Presidente da Torcida do Atlético:

    _Mano? Eai? Fiquei sabendo que morreu apenas um do lado deles? E foram dois pro hospital? Vcs são phoda! A gente gasta um dinheiro danado fazendo os porretes com os pregos nas pontas, compra arma e você vem me falar que APENAS um CPF cancelado do lado deles? Maanooo vcs são ruins de briga demais! Da próxima vez eu que vou lá meter bala nessas Marias! Vamos lá no velório meter mais porrada nesses caras, tá ligado? E ainda a PM pegou dois dos nossos? Moleza danada! Liga pro advogado nosso pra soltar eles amanhã mesmo, blza? Sábado que vem tem mais jogo e vamos precisar de todo mundo!

    PRESIDENTE DA TORCIDA DO CRUZEIRO:

    _Colé muleke? Deram mole demais pras frangas! Mataram um dos nossos e dois foram internados? VAI TER REVANCHE! Sábado que vem quero todo mundo lá no Barreiro de novo pra gente descontar. Pega o dinheiro daquele evento de natal pras crianças e vamos comprar mais porrete e outras armas! Isso não pode ficar assim! Vamu lá no velório levar a bandeira da Organizada nossa e homenagear nosso guerreiro morto em combate, tá ligado, manu?

    E a entrevista com a viúva e com a mãe do “guerreiro” que teve o CPF cancelado:

    VIÚVA do morto: _Nossaaa estou arrasada! Ele era um marido exemplar, ótimo pai para nossos filhos pequenos, a menorzinha não pára de perguntar cadê o papai… Muita maldade o que fizeram com ele, eu quero justiça! Não sabia que ele ficava brigando na rua com outros torcedores.

    MÃE: _Meu filhinho era do bem! Pessoa calma, trabalhador, menino caseiro! Injustiça o que fizeram com ele, muita maldade! Ele gostava do Cruzeiro, nunca brigou por causa de futebol, eu quero justiça!

    Então é isso! Morreu um coitadinho, pessoa do bem, que nunca brigou na rua, no colégio, menos ainda em torcida organizada!

    Quem será o próximo, no próximo sábado? Atleticano ou Cruzeirense? Façam suas apostas!

    A guerra continua, cumpanheros!

  • Fred disse:

    Por essas e outras eu estava torcendo pro Galo nem classificar pra essa semifinal de mineiro, que não vale nada, porém derrubaria o Felipão mais rapidamente.

  • Raws disse:

    Com relação a Savinho eu sou suspeito, pois lá atrás eu falava que iria estourar. Só que parte de nossa própria torcida, jogava contra. O interessante é o pouco aproveitamento dele pelos técnicos, principalmente Cuca.
    Dá até para imaginar coisas nebulosas entre o fato de não ter oportunidades e ser vendido tão barato.
    A bola da vez é Alisson. Se esse moleque não está pronto eu não entendo nada de futebol.
    Aliás, um recado para Felipão, ninguém está pronto! Os seres evoluem por toda vida. É assim em qualquer situação, futebol, bondade, caridade, amor e etecetera.
    O ruim, é perceber no final da areia do relógio, uma involução, como você demonstra sintomas.

  • Eduardo Silva disse:

    …e as coisas vão voltando ao normal em Minas Gerais, NADA de novidades:

    1) Classificação para as semifinais do Campeonato Rural: 1o. MAIOR DE MINAS, 2o. Merrequinha, 3o. ASA de Vespasiano e 4o. Tombense. Como bem disse o vidente futebolístico: _Haverá sinais!

    2) A fórmula desse Campeonato é tão esdrúxula que o quarto colocado fez mais pontos que o terceiro nas semifinais. E o Cruzeiro poderia pegar o time mais fraco e agora vai pegar o Tombense, pode isso?

    3) Torcidas Organizadas do CSA e do ASA brigam no Barreiro, um morto, dois feridos e dois presos o saldo do dia. Tá morrendo pouco! Como já falei deviam trancar os animais em um lugar fechado e deixar eles se auto exterminarem! Menos idiotas no mundo seria uma boa!

    4) Felipão de novo, novamente, mandou um torcedor do seu time “para aquele lugar” porque o cara tava pedindo: Põe a base pra jogar Felipão….kkkk É o famoso mula teimosa!

    5) O Cruzeiro ganhou, ficou em primeiro lugar, mas o time é ruim, os adversários são fracos, Camp. Mineiro não vale nada, o jogo contra o Sousa naquele açude mostrou a deficiência do time, eu tô avisando! Tem coisa melhor do mundo e mais fácil que só jogar pedra depois dos tropeços e depois encher a boca pra falar: Eu avisei, sou muito phoda!

    Segue o jogo…

    • Paulo F disse:

      O normal nos últimos quatro anos foi crucru não conseguir ganhar nem mineiro, conseguiu chegar em uma única mísera final. Esse ano deu sorte de pegar a tombense na semi!
      Com o Galo essa draga até que existe uma pequena chance… aí as marias podem voltar pras conversas sobre futebol, pq quem não ganha nem mineiro não pode falar nada de ninguém

  • Julio Cesar disse:

    Chico, curtí um monte seu post. A começar pelo título “mistério”. E entre um chá e outro (torradas nem tanto) pensei: será que treinador, diretor de futebol forçam uma comissão sobre valorização desses jovens?!
    Alisson está pronto! Joga muita bola.
    Cadú mostrou potencial. E “cadê” o lateral direito da base (Vitinho, é esse o nome?) pra ter que forçar um lugar no time pro limitado Edenilson? O Inter liberou não foi a toa!
    Quanto ao Isac, foi fominha.
    Li que Pedrinho não vai ficar. Pra que então insistir com ele?
    Lança Isepe.
    Enfim, seu post vem em boa hora.
    Após a análise de “seo” Felipe, fora imediatamente.

  • Fernando disse:

    Bom Dia, Chico! Outro dia comentei num posto do Atletico, que tinha que dar chances pros crias da base! Quase me bateram nos comentários… Torcida chata, como disse o Alexandre Kalil, só quer medalhão @