Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Emanuel Carneiro questiona: “que mal fez o Marcelo Oliveira para não ter o reconhecimento que merece?”

Fotos de minha autoria

Que prazer rever pessoalmente um dos maiores radialistas da história, empresário da prateleira de cima do setor e um dos melhores comentaristas esportivos do país.


Fui conhecer as instalações da Rádio Light FM 103,9 a atual emissora do Emanuel Carneiro, criada por ele depois que vendeu a Itatiaia para o Rubens Menin.


Entrou no ar em 22 de setembro de 2022 e já está brigando pelos primeiros lugares de audiência na categoria dela: musical e jornalística.


Mineiridade na veia, ao sabor de bolo e broa de fubá, servidos pela Ioiô (Iolanda) tomamos um longo café na bela sala dele, com o saudoso Januário Carneiro nos observando, emoldurado no quadro pendurado na parede atrás do Emanuel.

Irmão mais velho, fundador da Itatiaia, Januário era um gênio da Comunicação, pensava muito à frente do tempo dele e infelizmente se foi quando ainda tinha muito a contribuir com a sua inteligência, aos 66 anos de idade, vítima de infarto, no dia 8 de maio de 1994.


Conversamos sobre tudo, “resolvemos” todos os problemas de Minas e do Brasil, rapidamente, e entramos de sola no assunto futebol, como se estivéssemos na ‘Turma do Bate Bola’, o programa apresentado de segunda a sábado, às 18h03, pelo Emanuel, na Itatiaia.


Assim como eu, ele lamenta que os próprios dirigentes do futebol mineiro não valorizam técnicos, diretores de futebol e até árbitros mineiros. De uns anos para cá, nem brasileiros, como se nós, de Minas, e o país não tivéssemos passado e presente no assunto.
Dois exemplos atualíssimos: lembrei ao Emanuel que, de forma vergonhosa, a Federação Mineira de Futebol, junto com Atlético e Cruzeiro vão trazer árbitro de fora para apitar a final do campeonato mineiro. O América já tinha exigido isso nos jogos contra o Atlético. Diferente dos gaúchos, que mesmo com a rivalidade tão ou mais pesada do Grenal, não aceitam apitadores de outro estado nas finais entre eles. Se valorizam, apesar de brigarem demais entre eles.
E assim, Minas vai perdendo a sua força e protagonismo, no futebol, na política, na economia, enfim…
Ele lembrou de um outro exemplo mais absurdo ainda: nossos principais clubes gastaram e gastam fortunas com treinadores inexpressivos.

O Atlético apostou até num venezuelano para dirigir o time; o Cruzeiro teve Mozart, que nunca dirigiu um clube da prateleira de cima antes; o América teve Marquinhos Santos, Fabián Bustos, enquanto o mineiro Marcelo Oliveira, que só não ganhou a Libertadores e o Mundial de clubes, está de molho desde dezembro de 2020. É difícil entender uma situação dessas!


Vale ressaltar algumas características da personalidade e da vida do Marcelo: simples em tudo; nunca teve lobistas para trabalhar o nome dele; nunca foi ligado a empresários nem “agentes” FIFA para encaixá-lo em clubes; nunca bajulou nenhum dirigente, jornalista ou algum dos novos donos dos clubes de futebol país afora.
Depois que parou de jogar se dedicou a atividades profissionais fora do futebol que lhe deram uma ótima condição de vida. Ficou um tempo fora do mundo da bola e retornou por gostar, não por necessidade.
Não aceita qualquer convite. Recebeu e recebe muitos, porém, só abre mão da vida familiar e de morar em Belo Horizonte, se for para um clube e uma cidade que sejam muito interessantes.
Um profissional correto, bom de serviço, transparente e apaixonado por Minas e por nossa Capital, mas que não serve para Galo, Raposa e Coelho!


No mais, obrigado ao Emanuel Carneiro pelo convite, pelo prazer e honra de desfrutar do papo dele e da turma ótima que o ajuda na Light FM.


Como a Juliana, a secretária, simpatia de pessoa, que está com ele há quase 20 anos, e tanta gente boa, entre locutores, operadores, produtores e administrativos.

Prazer conhecer o programador Robson (centro), responsável pela ótima qualidade do que vai ao ar, e rever o Vicente Campos, conterrâneo, já que ele é de Inhaúma, da ‘grande’ Sete Lagoas, hehehe…


» Comentar

Comentários:
14
  • Alisson Sol disse:

    O Marcelo Oliveira já ganhou dinheiro e não precisa mais se sujeitar a esta lorota que é o futebol atual.

    Tinha um tempo para “perder” e fui assistir ao jogo da Inglaterra contra o Brasil. Que coisa horrorosa. Fico pensando: se estes são os “selecionáveis” de cada país… Teve um jogador Inglês que foi fazer um cruzamento e acho que a bola ou cruzou o Atlântico ou foi direto para Rússia e vai criar uma nova guerra. Cruzes!

  • José Cláudio disse:

    Com todo o respeito, parei de ler em “um dos melhores comentaristas esportivos do país”.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Já vi o Marcelo várias vezes aqui no Sion. No sacolão, supermercados, farmácia…anda na rua de chinelo e roupa que gente comum usa. Simplicidade em pessoa. É tímido e educado. Talvez seja muito honesto para o mundo de celebridades esportivas. Não tem jeito de quem valoriza falsidades.
    Enquanto isso… vamos de estrangeiros e falastrões. Pelo menos o Marcelo se poupa de ser demitido como foi o Felipão e também não precisa de multa pesada como o Coudet, para enfrentar a diretoria.

  • Raws disse:

    Eu, que vivi o auge de Marcelo como jogador e as vezes não entendia ele ser reserva de Paulo Isidoro, depois percebi que Marcelo, mesmo tendo muito mais talento do que o titular, em campo não demonstrava gana, raça. O tempo foi passando, o “futuro” craque bateu asas e procurou seu espaço, que parece não ter encontrado. Mais a frente, me apresentaram Marcelo de Oliveira, um novo técnico que se evidenciou montando o time do Cruzeiro com vários jogadores desconhecido, baratos e que deram certo chegando ao título. Quando tudo parecia que Marcelo de Oliveira, seria a reencarnação do ex camisa 10 Marcelo,
    A história se repetiu, um “futuro” grande técnico que se apagou…
    Injustiçado é uma palavra muito complexa! Mesmo com tantas oportunidades, foi injustiçado ou um foguete molhado?
    Continuo fã do ex jogador e da pessoa, porém quem nasceu para subir a serra da piedade, não chegará ao Everest

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Ele ganhou título foi no crucru, então eles que ajeitem vaga para ele lá, no galo como treinador só me fez raiva

  • Eduardo Silva disse:

    ainda sobre o caso Robinho, perguntaram o que aconteceu com os parças:

    Caso Robinho: O que aconteceu com os outros envolvidos no caso de estupro na Itália?
    Ex-jogador estava acompanhado de cinco amigos em boate de Milão onde ocorreu o crime

    Em 2013, Robinho e mais cinco amigos foram denunciados por estupro coletivo por uma jovem albanesa. O crime ocorreu em janeiro daquela ano na boate Sio Cafe, em Milão, na Itália. Porém, somente o ex-jogador e o amigo Ricardo Falco foram condenados a nove anos de prisão, pena que o ex-atacante da seleção brasileira terá de cumprir no Brasil após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os ministros também decidiram pela prisão imediata do jogador, que já entrou com pedido de habeas corpus.

    Quem eram os amigos de Robinho presentes na boate?

    Além de Robinho, estavam presente na boate: Ricardo Falco, Rudney Gomes, Clayton Santos, Alexsandro da Silva e Fabio Galan. Apenas Falco foi a julgamento junto com o ex-jogador. Seu caso também será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça para que ele cumpra a pena em território brasileiro.

    O que aconteceu com os amigos de Robinho no caso de estupro na Itália?

    Os outros quatro amigos, no entanto, não foram julgados nem condenados apesar de também terem sido denunciados pelo Ministério Público da Itália. Eles deixaram o país durante as investigações do caso e não foram localizados pela Justiça. Por isso, não puderam ser notificados para a audiência preliminar que aconteceu em março de 2016. A decisão do juiz foi separar os casos. No momento, estão suspensos, mas podem ser reabertos.

    Em entrevista ao UOL, no ano passado, o advogado da vítima, Jacopo Gnocchi, afirmou que irá à Justiça para que eles também sejam responsabilizados pelo crime.

    “Vamos solicitar às autoridades italianas que os encontrem e notifiquem e esperamos, assim, prosseguir com o processo. Eles têm a presunção da inocência assegurada, será a Justiça a determinar se esses senhores, que estavam juntos com os dois condenados em via definitiva, são culpados ou não”, disse Gnocchi, na época.

  • Silvio Torres disse:

    O Marcelo Oliveira levantou muitas expectativas com o bicampeonato pelo Massa Falida em 2013 e 14, mas no ano seguinte, com a saída de alguns jogadores, não conseguiu fazer a equipe render e foi demitido. Sem esquecer que os massafalidenses terminaram 2014 putos da vida com o título do Galo em cima deles na Copa do Brasil. Ele foi para o Palmeiras onde nunca convenceu, mesmo ganhando a duras penas a Copa do Brasil de 2015. A partir daí, colecionou decepções e fracassos. A maior decepção talvez no Atlético. Eu estava na estreia contra o Grêmio no Independência e vi o passeio gaúcho por 3×0, que visivelmente tirou o pé no segundo tempo. A partir daí, a cada time que assumiu, foi ficando claro que não tinha pulso para comandar nem capacidade para armar boas equipes. Seu último trabalho foi dirigir a Ponte Preta na Série B em 2020, onde durou só dois meses. Nenhum grande clube vai querer arriscar com quem não deu certo nem na segundona.

    • Eduardo Silva disse:

      Quando vc fala Massafalidense tá se referindo ao Cruzeiro mas por experiência própria de seu clube? Dizem que o ASA sempre teve a maior.divida do.futebol brasileiro, mais de 2 BILHÕES e a Arena Zebra Cega já nasceu no Serasa com quase 500 milhões em dividas, procede, nobre articulsita?

  • Júlio Soares disse:

    Tudo que o homem toca vira ouro. Primeira manchete que li hoje: “…cbf repudia crimes de abusos sexuais…” A tela de meu computador rachou… Fica vermelha cara sem vergonha. Os microfones hoje falam cada absurdo… E os processos de assédio do desconhecido presidente? É por isso que estão cortando verbas da educação: cidadãos automatizados.

  • Marco disse:

    Fiquei conhecendo no Clube que sou sócio e eles também, a Juliana e o seu marido Alcimar (filho do Acir Antão). Casal gente boa demais! Batemos um papo bem legal sobre o Emanuel Carneiro, que dispensa comentários.

  • Antonio da Silva disse:

    Marcelo Oliveira já comandou o Galo e não deu certo. Só obteve sucessos em times com elencos muito bons e com bastante peso dentro da cbf. Ainda assim, hoje, entendo que se fosse optar por técnicos brasileiros, ele seria um Plano A.

  • Filipe Vieira Alves da Cruz disse:

    Não gostei do marketing,afetou minha família.