Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeirense, de Montes Claros, sugere que Ronaldo continue, mas passe o comando da SAF ao Pedrinho do Supermercados BH

Foto: Cruzeiro EC/Gustavo Aleixo

A falta que faz um time e uma diretoria competente ao Cruzeiro

(Imagem: twitter.com/home)
Um dos maiores conhecedores de futebol que conheço é o ex-jogador e treinador Procópio Cardozo. Ao ver essa lista oficial dos relacionados para o jogo do Cruzeiro em La Calera/Chile, pela Copa Sul-americana, ele twittou:
@procopiocardozo “Quem sou eu para aconselhar o Fernando Seabra, mas se pudesse diria a ele: faça o simples. João Marcelo e Zé Ivaldo não podem ficar fora são os melhores dessa relação; volante tem que competir, não pode marcar com o olho. E atacante tem quem aguentar correr e ainda chutar pro gol”.

Quase todos os cruzeirenses com quem converso também pensam assim, e eu também.
O Amaury Alkimim, cruzeirense de Montes Claros, também pensa e defende que Ronaldo continue na cúpula da Raposa, mas passe o comando para quem vive verdadeiramente o Cruzeiro e sofre no dia a dia, como a torcida está sofrendo: Pedrinho do Supermercados BH.


Vale a pena ler a opinião do Amaury e seria ótimo se o Ronaldo usasse o bom sendo e acatasse a sugestão:
“Chico, Bom Dia! Deu a lógica.
Meu Cruzeirão está com um plantel muito, mas muito inferior ao nosso rival. Nosso estagiário de técnico parece muito perdido.
Chico do céu, que defesa horrorosa essa do meu Cruzeiro! Eles ficam olhando a bola que nem um bando de “Dalua” e não marcam os adversários. Todos os gols que levamos do Atlético Mineiro este ano foram descuido, vacilos do sistema defensivo. Eles ficam marcando com os olhos, de longe, alguns com as mãos na cintura ou tirando meleca do nariz.


Alguém tem que ensinar para eles marcar o adversário e não a bola. É preciso treinar sem bola; treinar posicionamento para anteciparem às jogadas para não acontecer que cheguem atrasados. Deixar Hulk, Scarpa, Arana, Zaracho livres para finalizar é covardia.
Olha, agora já tenho condições de emitir opinião sobre as contratações deste ano: TODAS FRACAS. Barreal é inferior ao Robert e João Pedro. Outra coisa, esse Paulo André é um malfeitor para o Cruzeiro desde quando era zagueiro e caminhava na zaga que nem Lucas Silva hoje (que se arrasta em campo e ninguém tira).


Por fim, o ideal seria Ronaldo vender 50% das ações da SAF para Pedro Lourenço, fazendo uma parceria interessante; R9 ainda continuaria lucrando (sua meta) emprestando sua grife à instituição e Pedro Lourenço entraria com a grana e amor ao time. Sem contratações boas repetiremos o sofrimento do ano passado. Ajustes já! Ah, ainda bem que foi só de 3×0, pois com o elenco que o rival tem (e nós não temos) poderia ser bem pior.”
Amaury Alkimim – Montes Claros


» Comentar

Comentários:
16
  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Para quem quiser ler, em anexo, o comentário do colunista Gustavo Nolasco, do jornal Estado de Minas. Artigo impecável a começar pelo subtítulo: ‘Quem gosta de ser campeão é o torcedor cruzeirense. A diretoria da SAF trabalha mesmo é para não gerar custos e fazer mais ricos seus patrões.”
    Tiro o chapéu para os investidores e a diretoria da SAF Atlético. Totalmente diferente do que acontece com o meu clube.

    https://www.em.com.br/colunistas/gustavo-nolasco/2024/04/6843179-saf-do-ronaldo-um-fenomeno-de-omissao.html

  • Julio Cesar disse:

    Em relação aos 30.000 de Copacabana delirando sobre a terra plana (ouvindo discurso da “nata” sobre aquele caminhão), o único Twitter do qual sinto saudade é do meu som Quasar (será que ainda “ixeste”). Quem tem mais de 30 se lembra.
    Ora, ora, o rico americano perdeu o controle porque a justiça brasileira anulou a licitação viciada do governo amazonense com a Starlink.
    Mas como queiram, vivam no universo paralelo.

  • Julio Cesar disse:

    A soberba e arrogancia, sendo repetitivo (e em vão porque só psiquiatria) estão no DNA dessa gente. “Todos gols foram descuido e vacilos”!
    Só pra lembrar que do outro lado estavam Bataglia, Arana, Zaracho, Scarpa, Hulk, Paulinho e outros menos votados como Otavio e Franco.
    Fora Zaracho e Franco todos jogadores com experiencia nos principais clubes da Europa.
    Então da um desconto! Não precisa ser “descontão”! Só desconto.

  • Amaury Alkimim - Montes Claros disse:

    Chico, Bom Dia! Não tem como não ficar feliz com seu destaque e deferência. Obrigado! Li os comentários e além de respeitar a opinião de todos, achei muito interessantes. Quando falo de um parceria de R9 (aqui com o Pedrinho, mas pode ser com outro investidor, claro), não quero com isso desprezar ou ignorar a importância dos feitos de R9 desde sua chegada como gestor até aqui. Ele nunca disse que seria fácil ou que inundaria o Cruzeiro com dinheiro, ao contrário, falou em reconstrução gradativa, com suor e lágrimas (deu a entender); e se analisarmos com calma está sendo assim, dentro do roteiro. Ano passado permanecemos e conseguimos vaga na Sula-americana e para este ano quem sabe beliscar uma vaga na pré-libertadores. Sonhar é permitido. Vender parte majoritária das ações poderia render mais recursos para o futebol e incrementar o processo. Outra coisa, Ronaldo, assim como toda pessoa pública e gestor de negócios pode e deve ser criticado o tempo todo, sob pena de sabor o processo, ignorando erros de rota. Ele tem acertado mais que errado, mas seus erros podem ser decisivos (para o fracasso do projeto).Agora, por exemplo que já temos condições de analisar todos as contratações de 2024 chegamos a conclusão que é um exagero chamá-las de reforços, pois quase todos não são titulares. A defesa continua fraca – aliás, todo o sistema defensivo tem pecado na marcação, no posicionamento; é uma moleza jogar contra o Cruzeiro, pois o que mais tem é espaço livre para os atacantes finalizarem. Bola aérea então (não é de hoje). Precisamos de mais um volante mais novo, rápido e talentoso do que o Lucas Silva, mais um meia de qualidade para jogar com o muito bom Matheus Pereira e mais um centroavante melhor do que o Dinmeno.Por fim, tem ouvido de alguns cruzeirenses que seria o melhor o Cruzeiro esquecer a Sula-americana logo (depois do vacilo do último jogo) e focar só no Brasileirão por não termos elenco para duas competições, mas minha paixão celeste quer que o Cruzeiro dispute tudo enquanto houver esperança. Abraço a todos e saudações celestes.

  • Raul Pereira disse:

    Antes mesmo que um comentário que fiz anteriormente seja publicado, vou escrever um adendo: não devemos jamais nos esquecer que Wagner, Serginho e Itair também são cruzeirenses doentes.

    E deu no que deu.

  • Germano Brás disse:

    Uai, vender metade da SAF para o que mais põe dinheiro lá dentro e maior credor do clube? Será qual o tamanho desta dívida? Ou será que Pedrim põe dinheiro lá de graça? Será que agora vamos saber quem é o dono de fato? Mixtério!

  • Pedro Vitor disse:

    Isso não irá acontecer!

    Ronaldo esta satisfeito com os resultados obtidos desde de quando chegou ao clube das maricotas;

    Ano passado, ele quase foi traído pelo destino, mas no final, o Felipão o “salvou”.

    Esse ano, ate agora esta na cartilha “serie B”, primeiro, duas trocas de técnico antes do meio do ano, o primeiro já foi, e segundo não dura mais três derrotas!

    E já já, o Matheus Pereira, que é o único que presta ali, vai embora!

  • Luiz Ibirité disse:

    Entendo vc Amauri, porém após o clássico preciso eu medir um pouco minhas palavras, nosso campeonato nao é contra o atletico, a rivalidade sempre existiu, porém estamos num patamar muito abaixo tecnicamente, vejo o Seabra vai arrumar nosso time, esta sem tempo devido o calendário pra conhecer o elenco em campo, vou esperar umas rodadas pra ver, pq nosso time titular está quase todo bna reserva, espero eu q ele troque as peças, e tenha coragem de pedir reforços, este time tem mais qualidade do q ano passado, vou aguardar.

  • Raul Pereira disse:

    Insisto em uma posição que já explanei aqui anteriormente: o mundo dos negócios tem um único objetivo específico – o lucro. A paixão clubística vem em segundo plano, muitos degraus abaixo.

    Por mais que o Pedrinho seja – e é – um cruzeirense apaixonado, não vai rasgar dinheiro.

    Uma eventual (e bem vinda) troca de comando acionário poderia ter como benefício imediato a substituição desses incompetentes que o Gordo empoderou. Não sabem contratar, não sabem demitir, não conversam, não entendem pôrra nenhuma de futebol (alôooo, a bola é redonda, viu ?) e se acham a última Coca Cola do deserto. São uns bostas, isso sim.
    Não farão nenhuma falta e não deixarão nenhuma saudade no dia em que sumirem de Minas Gerais.

    Se é por falta de adeus, té logo.

  • José Cláudio disse:

    No Brasileirão-1980, no segundo jogo da semi-final contra o Internacional, o lateral direito Orlando teve uma contusão muscular. Jogou o primeiro jogo da final no sacrifício, contra o Flamengo no Mineirão, e não aguentou, tendo sido substituído. Para o segundo jogo no Rio de Janeiro, TODOS SABIAM que o Orlando, embora recuperado durante a semana, não aguentaria o ritmo de jogo da final. E o que fez o “jênio” Procópio Cardoso? Não relacionou o Alves, ótimo jogador e reserva imediato da lateral direita (naqueles tempos só eram permitidos 6 reservas no banco; o goleiro + 5). Resultado: Orlando teve que sair no intervalo, substituído pelo improvisado Silvestre na lateral direita. O resto é história.

    • Silvio Torres disse:

      O Atlético sempre gostou desses “jênios”, e eles sempre fizeram aqui o que nunca fariam em outros clubes. Em 1976, a torcida e a imprensa clamavam para que o Danival, bom de bola, alto e forte, fosse o titular no meio-campo contra o Inter em Porto Alegre. Só pra contrariar, o Barbatana botou o Heleno. Falcão e Carpegiani fizeram tabela de cabeça em cima da defesa do Galo.

      • José Cláudio disse:

        Bem lembrado, Sílvio Torres. Tudo isso sem desconsiderar a inexplicável paixão dos treinadores por determinados jogadores. Como exemplo recente, a paixão por Edenilson e Patric (Atlético) e Cabral (Cruzeiro). As torcidas execrando os caras e os “jênios” perdidamente apaixonados por eles. Vá entender!

  • Alisson Sol disse:

    A coisa mais fácil do mundo: dar palpite em como os outros devem gerenciar dinheiro, vida, …

    Todos estes palpiteiros se dedicaram a perguntar ao Pedro Lourenço se ele quer comprar 50% das ações? E o mais interessante: não seria muito estranho ele querer agora comprar 50% das ações da SAF de um time na primeira divisão, ao invés de ter comprado 100% quando o time estava na segunda divisão?!

    Senhoras e senhores: se criar um time de futebol vencedor fosse fácil e questão de investimento, a final da Liga dos Campeões da Europa seria Machester City x PSG ao menos pelos últimos 10 anos. É questão de investimento, mas também de um encontro ocasional de jogadores, técnicos, etc. Nos últimos 10 anos, o Campeonato Brasileiro teve como campeões Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, e Atlético-MG. Apenas 5 clubes entre 20 na Série A. E este é o campeonato com maior diversidade de vencedores no mundo. E como Cruzeiro e Corinthians foram campeões se endividando irresponsavelmente, não basta entrar com dinheiro, pois muito vai para pagar dívidas passadas. Veja, por exemplo, o caso do Botafogo e a revolta do investidor. É preciso ter paciência e sanear a casa. Não é questão apenas de estádio (vide Corinthians) ou apenas de contratar os mais caros jogadores (vide o Flamengo nos últimos anos). É realmente preciso investir na base, mas isto é ortogonal a trocar a posse da SAF. Vamos aguardar…

    • Eduardo Silva disse:

      Dessa vez eu concordo com tudo que escreveu.

      Assim como o Menin no Alt Mineiro, DA MESMA FORMA o Ronaldo recebeu o Cruzeiro em um negócio na correria, enfiaram guela abaixo dos Conselhos Deliberativos como única salvação, tanto o Menin como o Ronaldo.

      AO CONTRÁRIO do Menin que prometeu em poucos anos tornar o ASA em uma potência mundial, vender camisas na China, construir SEM CUSTO um estádio mais tecnológico do mundo o Ronaldo prometeu sanear o clube, investir na base, no CT, fazer o consórcio de credores de acordo com a lei da SAF e ir investindo no elenco de acordo com a evolução das receitas.

      Em nenhum momento vendeu ilusão ao torcedor do Cruzeiro e vem cumprindo o prometido. A questão é que contrata um técnico e um jogador achando que o cara resolve e a realidade dentro de campo é diferente, contratar é um jogo de erra/acerta, não é uma matemática exata.

      SE somente uma montanha de dinheiro resolvesse, ganhasse título, porque o PSG com Messi, Neymar e Mbappé, melhores jogadores do mundo, não resolveram?

      Realmente o Pedro Lourenço há muitos anos ajuda o clube financeiramente e está nos jogos, no CT, está sempre presente, mas porque ele e Medioli outro PODRE de rico não assumiram o clube quando foi quebrado pelos ladrões?

      Essa ideia do Amaury é uma boa, mas quanto custa 50% do clube hoje? E a gestão do Pedrinho será que vai dar certo? Será que ele tem o condão de contratar jogador barato, bom de bola e que o clube ganhe títulos? NINGUÉM pode prever.

      De qualquer forma o pessoal tem uma mágoa, uma má vontade com o Ronaldo impressionante. Talvez porque ele não fica ai de conversa mole na imprensa dando entrevista que vai vender camisa na China.

      Só minha humilde opinião!

      • Alisson Sol disse:

        Às vezes eu vejo comentários absurdos de que o Ronaldo não é de Minas, e coisas parecidas. Meu comentário é uma repetição do que já escreveu o Raul Pereira: os dirigentes que roubaram o Cruzeiro e deixaram as dívidas a pagar eram todos mineiros e cruzeirenses, conselheiros por décadas. Dos Perrela a Wagner e o famoso “Serginho”.

        E gente que mal administra o cheque especial agora quer que o Ronaldo, após subir com o time para a Série A, venda metade da SAF por metade do que investiu quando o time estava na Série B e ninguém apareceu para dar a cara a tapa?!

        • Eduardo Silva disse:

          Eu até ja escrevi isso aqui, o Vitório Medioli mesmo dono da SADA, prefeito de Betim um dos prefeitos mais ricos do país, usa a marca do Cruzeiro no time de vôlei, participou do “comitê gestor” depois do clube ser assaltado e deu engrevista a época simplesmente falando que o clube tinha que fechar as portas, tamanho rombo nas dívidas.
          E hoje cadê o Medioli que não ajuda o clube? Agora atrelar a marca de sua empresa o SADA a marca do Cruzeiro ele gosta, né? TÁ SERTO!

          Só pesquisar a montanha de títulos que o SADA/CRUZEIRO ganhou no vôlei foi uma coisa absurda, isso com ginásios lotados com a torcida CHINA AZUL apoiando, ou seja, mamar nas tetas do clube é fácil, tirar dinheiro do bolso aí é diferente.