Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

VAR no Brasil: sempre desconfiei que debaixo desse angu tem carne!

Foto: Agência Senado

Faço minhas as palavras do imortal João Guimarães Rosa: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa”.

As senhoras e os senhores já devem ter visto trecho do depoimento do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, o ex-árbitro Wilson Seneme, que está circulando mundo afora, sobre “critérios” de utilização do VAR no futebol brasileiro.

Se não viram, aqui está. Se viram, vale a pena ver de novo e chegar a conclusões, ou a “interpretações”, à moda da arbitragem:

https://x.com/i/status/1798881951908258016

Como dizia Tom Jobim, “o Brasil não é para principiantes”!


» Comentar

Comentários:
7
  • Antonio da Silva disse:

    A corrupção grassa pelo país tupiniquim. A gente sabe que ela sempre existiu, mas após a Nova República o sistema escancarou. Não é só no futebol não!

  • Raws disse:

    Acho que zero surpresa. O caso é que têm o malandro esperto e o bobo. O cara falou o que muitos imaginavam, porém o chefe da arbitragem expor chega ao ridículo. Lembrando do folclore sobre Cidinho bola nossa, imagina se fosse verdade, ele na cabine do var escolhendo qual ângulo ele mostraria em um suposto pênalti contra o Galo num clássico?
    Para purificação desse país ou vêm um dilúvio ou uma transfusão de sangue generalizada.

  • José Cláudio disse:

    Sempre que houver interferência do ser humano, a possibilidade de falcatrua é real, mas um fato e inegável (bem, pelo menos para mim): a escolha de imagens a serem disponibilizadas para o árbitro de campo é protocolo do VAR em todo o mundo e não uma decisão da CBF. E como além das câmeras do VAR existem outras tantas que podem, sempre, desmentir as imagens oficiais, não acho provável que os operadores do equipamento se arriscariam sempre disponibilizando apenas imagens que, hipoteticamente, pudessem levar a decisões que pudessem beneficiar o Time A ou o Time B. Sem partir da premissa de que todos são honestos e bem intencionados, não vejo sentido em acompanhar o futebol.

  • Jesum Luciano da Silva disse:

    Brasil impera a lei de Gerson, me beneficia fico calado, me prejudica solto os cachorros, e assim vai seguindo o esporte bretão, esperar o que de um país que predomina casas de apostas patrocinando futebol.

  • Giovani José Pinto disse:

    Infelizmente o futebol brasileiro vai se enfiando numa poça de lama sem fim.

  • Germano Brás disse:

    Maracutaia, a gente por aqui!!!!

  • Juca da Floresta disse:

    Bom dia Chico,

    Impressionante, quer dizer que o chefe da cabine do VAR escolhe as imagens que vai disponibilizar para o árbitro de campo?
    Se o Brasil fosse um país sério esse sujeito estaria fora da Comissão de Arbitragem da CBF hoje.