Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Com 2010 garantido

O presidente Alexandre Kalil voltou feliz do Rio de Janeiro quinta feira passada. Contou o milagre, mas não contou os nomes dos santos, porém, garantiu: já tem garantidos os recursos financeiros para manter os pagamentos do clube em dia até dezembro de 2010.

Certamente que, além do dinheiro que será pago pelos direitos de transmissão pela televisão, ele deve ter conseguido outras parcerias, envolvendo fornecedor de material esportivo e quem sabe, o tão esperado patrocínio para a camisa.

Pelo ar de tranquilidade que transmitia ao dizer isso, o presidente do Galo só está esperando a hora certa de anunciar oficialmente essas negociações.


» Comentar

Comentários:
22
  • Sandro disse:

    Chico,
    Você sempre se posiciona favorável a profissionalização do futebol, a competência e ao respeito aos torcedores, e por isso eu sou seu leitor e o admiro. Mas quanto a postura da atual administração do Atlético, de não pagar fornecedores para comprar jogadores, infelizmente, acho que você esta jogando para a galera e não esta querendo dizer o que você pensa. Acho que administração consciente não é isso. É o mesmo que apoiar governantes que “rouba mas faz”. Esses atalhos para atingir metas imediatistas levaram alguns times, vide Vasco, ao buraco. Administrador competente trabalha a longo prazo, vide São Paulo, e não procurando maneiras de conseguir colher aquilo que ninguem plantou.
    Gostaria de ler na sua coluna um posicionamento mais claro a respeito do que o Alexandre Kalil esta fazendo: VOCÊ CONCORDA EM DECRETAR A MORATÓRIA PARA FAZER TIME? NÃO SERIA UM BOM TIME CONSEQUENCIA DE UMA GESTÃO EFICIENTE E DE MEDIO E LONGO PRAZO? FAVOR POSICIONAR-SE A RESPEITO!

    • Chico Maia disse:

      Caro Sandro,
      obrigado pelas palavras e pela participação no blog. Quem disse que o Kalil não está pagando fornecedores mentiu.
      Abraço,
      escreva sempre.
      Chico Maia

  • […] em ESPORTE. Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra […]

  • alexandre disse:

    Este Alisson é advogado do cruzeiro? Só pode , n abe a vc julgar isto se é verdade ou n, cabe as autoridades legais levar isto a público se for verdade. Não cabe a vc. RELAXA E CURTE O MOMENTO DO GLORIOSO.. INVEJA MATA..

  • clauber disse:

    Alisson, bom dia! Para ser imparcial faça nos um favor. Comente os problemas do seu clube de coração aqui nesse espaço. Afinal sejamos imparciais, coerentes e justos. Os problemas do Clube Atlético Mineiro estão sendo discutidos até exaustão o que não ocorre com seu clube. Será porque não tem problemas (interrogação. ) rssssss

  • Alisson Sol disse:

    Renato,

    Você apresentou alguns bons argumentos. Mas se você ler originalmente o que escrevi, verá que o que eu citei é exatamente o que você deseja: coerência e impacialidade. Veja que foi um comentário dirigido diretamente ao Chico. Creio que não posso dizer que sou um “amigo” de alguém, se só elogio a pessoa, e não aponto ocasiões em que, na minha opinião, a pessoa está colocando sua credibilidade em risco ao emitir uma opinião não apoiada em fatos.

    Veja que eu nunca escondi que sou torcedor do Cruzeiro. Mas o comentário era para uma enorme sequência de notícias no blog relativas ao Atlético. Se houver um elogia semelhante à administração do Cruzeiro, esteja certo de que apontarei semelhantes inconsistências com os fatos, alguns dos quais você já apontou. Se você observar em outras notícias, eu aponto sempre 3 assuntos que eu vejo o Chico repetir, e em que até já “concordamos em discordar”:

    1) O fato de que o presidente do Atlético está fazendo uma boa administração. Como alguém que tem responsabilidades administrativas no meu trabalho, eu não concordo com isto.

    2) De forma semelhante, há repetidamente elogios à administração do atual governador do estado. Creio que construir o maior centro administrativo da América Latina não era prioridade, e portanto não concordo com isto.

    3) Finalmente, há sempre alguns comentários sobre a candidatura do filho do Presidente do Cruzeiro. Mais do que questão de imparcialidade, acho que o Chico pode até estar colocando-se em risco de algum processo devido a estas novas leis eleitorais. Alguns comentários claramente elogiam o rapaz, e podem ser considerados propaganda.

  • Renato Mello disse:

    Bem, não ia entrar nessa discussão, mas não tem jeito….
    Alisson, como vai? Bom, gostaria de colocar-lhe algumas coisas, deixando CLARO que, independente de ser atleticano, não escrevo como se tivesse “procuração” para defender o Kalil, e muito menos para “bater boca” com você. Apenas tentarei, digamos, informar-lhe de alguns pontos que, creio, não estão claros para você. Vamos a eles:
    1 – O próprio Kalil, em entrevista a Juca Kfouri no início do ano, disse a seguinte frase (não textual, mas é basicamente isso): “como você pega um clube com “X” milhões (não lembro o valor dito) de cheques na praça e susta todos? Sustando. pois foi o que eu fiz. mandei sustar tudo e colocar todo mundo enfileirado na porta pra renegociar as dívidas todas”. Esse foi o primeiro passo da administração Kalil. Muitas coisas (incluindo negociações e renegociações de dívidas) estavam sendo feitas de forma errada, ou simplesmente sendo deixadas de lado. Para lhe dar um exemplo bem claro, a dívida com a Copasa: era simples de se resolver, como Kalil resolveu, em troca de publicidade no CT, etc. Pois bem, essa dívida já acompanhava o Galo há TEMPOS, e NINGUÉM teve boa vontade de fazer nada.
    2 – Outro ponto: excesso de dinheiro jogado no lixo. Haviam cargos e mais cargos “administrativos” no clube, que só serviam para desperdiçar dinheiro. Kalil cortou todos, deixando somente com Bebeto de Freitas (hoje com Adriana Branco) um cargo administrativo de confiança,e centralizando o resto das decisões. Havia gente viajando pro Japão, pra conchinchina, pra “trabalhar” (???) 2 meses (turismo???), torrando um absurdo de dinheiro. Também foi cortado esse tipo de atitude.
    3 – Algumas dívidas que surgiam constantemente eram de ex-jogadores que passaram pelo clube e foram mandados embora de forma irresponsável. Pois contratações passaram a ser feitas de forma estudada, em silêncio, contratos feitos com TETO salarial, e jogadores trazidos de forma pensada. Tanto que de todas as contratações do ano, somente 3 nãovingaram. 2 já foram dispensados. Pedro Oldoni é o único que permanece no elenco…
    4 – AGORA SIM, indo ao ponto que você colocou: APÓS ENXUGAR TODO O CLUBE, colocando o futebol como o principal, fazendo o clube se tornar superavitário, aí passa a dar para negociar melhor determinadas dívidas com seus credores. Porque convenhamos: Fosse o clube pagar os credores principais juntos com os secundários, e quebraria também, junto com as empresas que você falou (ãésar que não duvido do que disse, mas não conheço nem ouvi falar de nenhuma…). Kalil tnha, antes de qualquer coisa, fazer com que o Atlético fosse capaz ao menos de recomeçar a andar com suas próprias pernas (exemplo: não houve antecipação esse ano de NENHUMA receita dos campeonatos mineiro/ brasileiro, como TODO ANO sempre ocorria), para DEPOIS começar a administrar as dívidas grandes. NÃO é calote, e sim planejamento. Há uma diferença aí. O próprio Kalil já disse – por mais de uma vez – que pretende ESTRUTURAR o clube novamente, para que não voltem a acontecer os desmandos de outrora que, esses sim, ARREBENTARAM com o clube por 20 anos.
    4 – Só alguns detalhes que não entendo: PORQUE essas questões colocadas SOMENTE quando o assunto é o Atlético? Explico o porque da pergunta:
    a)Somos CREDORES, por QUEBRA DE CONTRATO, da OCTAGON/KOCH TAVARES, e temos a receber, já há ANOS, uma dívida de 20 MILHÕES DE DÓLARES (quanto daria em valores corrigidos???), que, ninguém entende o motivo, NUNCA é paga (alguma coisa “escusa” nos tribunais impedindo o pagamento e nos prejudicando? Quem sabe…???);
    b)O time do outro lado da lagoa (é, aquele, de azul, que só lota estádio ou em alguma final ou quando estamos juntos no campo – com maioria da torcida a nosso favor, CLARO…), há alguns anos, teve seus LIVROS CAIXA PEDIDOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, E NEGOU. MOTIVO? Disseram que não era da “alçada” do MP investigar os livros caixa do CEC (??) Ora, e de QUEM seria então? Do sapateiro da esquina, ou de algum representante dos açougues do Brasil?? Isso praticamente não foi noticiado, e quando foi, somente em pé de página…
    c) QUALQUER NOTÍCIA que fale “mal” do CEC na imprensa mineira, dá m… para quem a publicou. Uma reportagem IMENSA chamada “Paixão e fortuna”, que contava passo a passo o enriquecimento no mínimo suspeito dos Perrela, publicada no Estado de Minas, deu uma confusão dos diabos. o autor da reportagem foi DEMITIDO. A reportagem passou então a circular na internet, bastava que se digitasse no GOOGLE “Paixão e fortuna” (sem as aspas). Depois de ser muito acessada e recomeçar a se espalhar, a mesma SUMIU até da net. Eu pelo menos não a encontro mais. Por sorte a tenho em meu PC, para quem duvida… de quando a copiei da primeira vez…não é no MÍNIMO estranho???
    d)O fato de políticos terem seus times de futebol é mais do que normal. mas daí a INTERFERIREM nele, é OUTRA história. Há muito desconfiavam da interferência do “querido” governador do estado a favor do CEC. NUNCA ninguém pôde provar nada. Pois bem… recentemente, na semana do último clássico, quando da discussão sobre os túneis, o presidente do CEC soltou uma “pérola” em entrevista a uma rádio: segundo ele, se o governador Aécio neves não estivesse em viagem, o Atlético não teria conseguido o túnel (a que tinha DIREITO, diga-se de passagem), dizendo que o governador teria “impedido, como fez outras vezes”… OPA! TAMBÉM não é um pouco estranho? E DEPOIS há pessoas que ainda TENTAM justificar os desmandos aqui em MG a favor do CEC.
    e) Sou totalmente a favor que se paguem dívidas, Alisson. Sou totalmente a favor que se cobre de quem se tem de cobrar o que é certo, amigo. Assim como cobraria do meu presidente (se ele tivesse aceitado o convite do PV e sido eleito) TRANSPARÊNCIA como POLÍTICO, e RESPONSABILIDADE, pois NÓS TODOS pagamos o salário desses sanguessugas. Tem político por aíque USA o clube pra se promover e se eleger, e nem na Assembléia vai . E ainda quer se eleger ao Senado, eleger o FILHO deputado… RESUMINDO E FINALIZANDO: VAMOSCOBRAR O QUE É CERTO SIM! MAS VAMOS COBRAR IGUALMENTE DE TODOS, E NÃO SOMENTE O QUE NOS CONVÉM. Certim?

    Grande abraço,
    Renato Mello 😉

  • Stefano Venuto disse:

    Caro Alisson,
    Gosto muito da sua verve, mas sinto que existe uma pontinha de despeito na sua fala. Porque aqui em Minas nunca foi questionado o acréscimo patrimonial da família Perrela nesses anos de Cruzeiro, e tudo do lado azul brilha mais. Inclusive nunca foi inteiramente revelada aquela associação do Cruzeiro com os Bingos, e que lesou muita gente, entre outros o herário público. A sua crítica ao Chico é injusta, porque o blogueiro elogiou a transformação do Galo, nesse período de administração do Kalil, não disse que ele fez bem em lesar outros. Eu pessoalmente não conheço nenhuma empresa que quebrou por conta de créditos não recebidos do Galo. E não acho tão difícil assim receber uma dívida de um time de futebol, porque basta penhorar a renda do clube.

  • Paulo Fernando disse:

    Um excelente admistrador ( hehe ) como a imprensa/torcida falam …
    olha ai o balanço de 2008 …

    http://www.atletico.com.br/arquivo/downloads/balanco08.pdf

    tirem suas proprias conclusões

  • clauber disse:

    Penso que nessa discursão estamos fazendo o mesmo que era feito anteriormente, ou seja, apontando os problemas e não sugerindo soluções. O que ao meu ver não é tão simples assim pois se o fosse já teriam resolvido. Como disse anteriormente, sugiram…..

    No mais o importante é que a coisa ta indo bem e estamos a 8 rodadas do fim sonhando em ser campeão e nao a ser rebaixado. coisa que espero nunca mais passemos.

    Da lhe Galo

  • renzo disse:

    caro alisson que dor de cotovelo em meu xapa, vai cuidar do seu timeco do outro lado da lagoa e deixa o galo em paz que nós vamos é ser bi. E detalhe para sanear as dívidas passadas vc tem que projetar as dívidas de média e longo prazo gerando receitas e é isso que o kalil está fazendo, porque senão meu amigo já teriamos fechado as portas. Mas o que está doendo nos cruzeirenses é ver o mineirão sempre lotado e agora com reais chances de sermos campeões da-lhe gaaaaaloooo!!!! Vamos lotador o mineirão sábado contra o vitória.

    Abraços chico e continue sendo este profissional que você é.

  • Alisson Sol disse:

    Eu acho que o que o Renato Paiva escreveu talvez defina melhor o que está ocorrendo. O que sou contra, e o Chico até sabe disto por outras conversas, é que dinheiro público beneficie tais “associações”, que se dizem do interesse público quando é conveniente, mas aceitam ser qualificadas como “entidades totalmente privadas”. Da mesma forma, por exemplo, eu sou contra qualquer benefício fiscal para a construção de um estádio próprio, como o Cruzeiro e outros clubes pleiteam.

    Stefano: se eu te vendo um carro, você me entrega uma nota promissória, e depois não paga, eu não posso ir à sua casa e “tomar-lhe” o carro. Eu tenho de entrar com um longo processo judicial que irá levar anos para me restituir o bem, ou você fazer o pagamento. Nenhuma empresa pode chegar à sede do Clube Atlético Mineiro e retirar de lá os bens não pagos.

    O que comentei, e os frequentadores do blog podem ou não concordar, é que soa parcial dizer que alguém que continua desfrutando dos “benefícios do passado” mas questionando as dívidas passadas é um “bom administrador”. Pode ser uma boa pessoa. Pode ser um bom atleticano. Pode ser uma pessoa honesta e correta na vida particular. Pode ser um grande “defensor dos direitos do clube”. Mas não é bom administrador. Um bom administrador paga as dívidas e zera os débitos da instituição que administra. Se o Sr. Kalil está fazendo isto, ótimo.

  • Stefano Venuto disse:

    Existe um adágio em direito que diz: O direito não socorre os que dormem em latim “dormientibus non sucurrit jus”, ou seja, se empresas quebraram porque o Galo não as pagou, houve um erro de seus administradores. Patrimônio para ser penhorado não falta, podendo penhorar-se até mesmo rendas de jogos. Então Sr. Alisson, com todo respeito eu tenho pelo senhor, não existe dúvida que essas empresas precisam de uma ajudazinha do Kalil, para ensiná-las como fazer. Com certeza o Kalil tem tudo para ser comparado com o pai dele.

  • Renato Paiva disse:

    Para aqueles que não sabem, o Clube Atlético Mineiro é uma Associação SEM Fins Lucrativos e, consequentemente, tem tributação reduzida. Essas associações não só podem como devem ser fiscalizadas pelo Ministério Público.
    Pelo que estou vendo, está acontecendo a seguinte situação: para se beneficiar com isenção de tributos, o clube é uma Associação e para se livrar de problemas com o Ministério Público, que tem a função de proteger o que é público, dentre eles a arrecadação de tributos, passa a ser uma “entidade totalmente privada”. Se isso for verdade, é vergonhoso.
    E o administrador, no caso o Kalil, deve sim olhar para o passado e tentar pagar as contas, uma vez que muitas pessoas (especialmente a população e fornecedores) foram lesadas por isso. Ele está administrando o passado, o presente e o futuro. Obviamente, isso deve ser feito dentro da capacidade financeira do clube. Querer que o Kalil esqueça o presente e o futuro, que é o que vai viabilizar o Galo para honrar seus compromissos (inclusive do passado), também não é o caminho.
    Tudo deve ser feito no sentido de o Clube deixar de ser deficitário para que consiga negociar com credores e pagar as contas a médio e longo prazo. Ao que parece, o Kalil tem feito isso.
    Sds.

  • Venutto disse:

    Ah, eu quero ver é o meu Galo campeão! Confio no Kalil e sei que é um cara sério. O quer for preciso fazer será feito!
    E dá-lhe Galo!
    Um abraço Chico.

  • clauber disse:

    Caro Alisson, com certeza nem tudo no galo é mil maravilhas, mas convenhamos as coisas melhoraram, sabemos que temos uma divida monstruosa e como tal deve ser escalonada de uma forma positiva e sensata. Como dizem os gestores financeiros, as dívidas devem ter um perfil de longo prazo… tudo bem tudo negociado temos que obter receitas para honrar as mesmas e isso o nosso presidente esta procurando. fanzendo com que o futebol seja o carro chefe do clube. Nao adianta viver com o olho no balanço patrimonial e pensar assim: o que fazemos agora? e sim dar soluções a médio e longo prazo. Posso estar enganado mas isso esta acontecendo. Qualquer coisa de uma sugestão que seja viável e com certeza ela será estudada. Sobre quebrar empresas em BH a culpa não foi do galo e sim da gestão das mesmas. Devemos separar as coisas.

  • Allan Machado disse:

    Caro Chico.

    O seu leitor Alisson Sol está querendo tumultuar. Mas como sei que voce é um jornalista exemplar, sei que não irá cair nessa. O Atlético NÃO SE DECLAROU ENTIDADE PRIVADA, esse foi o entendimento de uma magistrada ao declarar ilegal qualquer ação do MP contra o clube.

    Abraços

  • Renato disse:

    Alisson Sol, voce está parecendo pau mandado. Acabou o reinado meu chapa. Quem manda em Minas é o Galo, acabaram os desmandos.
    Vá se preocupar com seu timeco que está ruindo. Seu presidente não vai a Assembleia a muito tempo, quer lesão maior aos cofres publicos que esse??? Agora as coisas mudaram, enquanto sua diretoria está preocupada em lançar o filhinho do zeze pra deputado o Kalil está tratando dos assuntos do Galo como eles devem ser tratados.
    Imagino o tamanho de seu desespero, sei como está sendo preocupante o Atlético retomar o lugar de onde nunca deveria ter saido, mas que graças ao PRESIDENTE ALEXANDRE KALIL, as coisas estão voltando ao normal em Minas.

  • Alisson Sol disse:

    Chico,

    Sei de seu apoio ao atual Presidente do Atlético Mineiro, mas esperava mais imparcialidade na avaliação de sua administração. Há empresas que quebraram em Belo Horizonte devido a dívidas antigas que não foram pagas pelo clube. Todos os clubes de futebol do Brasil empregam uma técnica administrativa que todos os cidadãos gostariam de poder utilizar: “não pago dívidas antigas, e as novas eu deixo envelhecer”. Mas no Atlético Mineiro está tática é escandalosa, e surpreendentemente não noticiada. Pior é que aparentemente se esquece que o atual presidente do Atlético Mineiro não pode dizer que não sabia das dívidas antigas, pois foi por anos presidente do conselho do clube.

    Para não requentar notícias velhas, agora mesmo, em Setembro/2009, o Clube Atlético Mineiro acaba de se declarar na justiça que é uma “entidade totalmente privada“, para escapar de uma ação do Ministério Público contra sua gestão financeira. A relatora ainda tem a coragem de escrever: “A pergunta que se faz é a seguinte: a má administração do Atlético Mineiro lesou o patrimônio público, de forma direta, autorizando o Estado a agir em nome dos interesses sociais? Não”. Sinceramente, isto é escandaloso.

    Certamente seria possível encontrar casos semelhantes relativos a outros clubes, mas a notícia é relativa ao Clube Atlético Mineiro, e apontar erros nos outros clubes não esconde o fato de que esta entidade totalmente privada está lesando a comunidade e todos os cidadãos que pagam impostos em dia.

  • Junim50 disse:

    Só espero q naum seja com a venda do Tardelli!! o site do yahoo postou ontem informações de q ele irá para o Manchester City supostamente pro lugar do Robinho =/

  • Hehehe o Galo graças a Deus voltou a ter um presidente…da um frio no peito só de lembrar os q passaram pelo Galo…

  • clauber disse:

    Chico, bom dia!! realmente tem coisa boa no ar Alvi negro. No desembarque da delegação do Galo após o jogo contra o São Paulo, o olho do Presidente brilhava diferente e olha que não parecia ser somente a alegria da vitória não. Depois do jogo com a alegria da vitória eu nao percebi a vibração dos jogadores com o resultado. O time pode até não ser o campeão mas dá mostra que terá folego até o fim. mas como dizem os jogadores, diretoria e torcida. “Queremos ser campeões.”