Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A reabertura da Toca da Raposa para a imprensa e as ideias de Pezzolano para 2023

Fotos: @ggaleixo/Cruzeiro

Muita comemoração de boa parte da imprensa com a permissão para que jornalistas voltem a assistir treinos e participar de entrevistas coletivas presencialmente no local de treinos do Cruzeiro, esta semana.

Mas o técnico Paulo Pezzolano deixou bem claro: “Se me falassem que virão todos os dias, vou falar que não. Seria difícil trabalhar…”

Ou seja: com limites, ou: sabendo usar, não vai faltar!

Até meados dos anos 1990 a liberação era geral, em todos os clubes do país, um exagero. Com a criação e fortalecimento das assessorias de imprensa, limites foram estabelecidos e os clubes passaram a controlar o que seria informado ao ouvinte, leitor telespectador.

Com a Copa de 2014 as federações, CBF e na sequência também os clubes começaram a adotar o “padrão FIFA”, de muitos limites a acessos a treinos, vestiários e estádios. Gramado em dias de jogos, nem pensar. Com a Covid, aproveitaram e restringiram 100%. Exagero também, que permanece até agora, no quase pós-Covid.

O ideal é o meio-termo, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, possivelmente na forma sugerida pelo técnico do Cruzeiro, que concluiu sobre o assunto nessa mesma entrevista coletiva da semana:

_Acho muito legal ter vocês por perto porque o torcedor gosta de ver o treino, de se informar, eles gostam disso…

Muito boas também as ponderações do Pezzolano sobre a montagem do time para 2023, quando o Cruzeiro estará de volta à Série A. Sem desprezar o atual grupo, porém, reconhecendo as limitações e a necessidade de qualificar mais o elenco. E com muito cuidado nas palavras, em estilo bem mineiro, para segurar a língua pesada do quente sangue uruguaio:

_Vou dar oportunidades para todos, temos que vê-los. Há jogadores que não fazem muita diferença nos treinos, mas são diferentes nos jogos. Assim como há jogadores que são diferentes no treino e não fazem a diferença nos jogos. O clube tem que ver todos os jogadores que temos. Uns vão ter mais minutos, outros menos, mas vão chegar oportunidades para todos. Se está preparado, vai ter oportunidade. Estamos jogando coisas muito importantes. Eles estão tentando ganhar a titularidade para o jogo seguinte e para ficar no ano que vem.

 

Sábado tem o CRB, 20h30, em Maceió. Mesmo se garantir a classificação antecipada, o comandante cruzeirense quer o título e tem ótimos argumentos para isso:

_Ganhando, tem a credibilidade de estar em primeiro. Vamos subir e temos que sair como campeões. Se não sou campeão, eu trato como um fracasso. Tudo o que fizemos até aqui foi muito bom e faltam nove jogos. Se não ganharmos o campeonato, é um fracasso para mim.


» Comentar

Comentários:
17
  • Juliano Salvador disse:

    Tá um fedor de naftalina na cidade!

  • Júlio Soares disse:

    Deste time ai nem o gandula fica… O time é muito ruim, não ganhou de nenhum time da SÉRIE A neste ano. Só ganhou na SEGUNDONA por causa das visitinhas de Ronalducho.

  • Raul Otávio da Silva Pereira disse:

    Chico;

    Eu estava só esperando abrir a “aba Cruzeiro” para fazer um comentário.

    Escutei a rádio Itatiaia nessa segunda 12 de setembro. Fiquei indignado.

    Os caras se deram ao desplante de elencar quais jogadores devem ficar, na opinião deles, para 2023. Fazendo um resumo do que falaram, desse elenco três ou quatro ficam para serem titulares, e mais uns quatro ou cinco para compor o elenco. Não vou citar os nomes.

    Já disse aqui várias vezes – além do time não ter subido ainda matematicamente (embora seja iminente) trata-se de um desrespeito enorme para o grupo que está lá fazendo uma campanha brilhante nessa Série B de 2022. Defendo sim um poster, daqueles de jornal, prá colocar no Bar do Jacaré em Sete Lagoas e em todos os cantos de Minas Gerais. Independentemente de quem vai ficar para o ano que vem, são jogadores que estão entrando para a história do time.

    Foi um enorme desserviço ao time essa rodada de comentários da rádio. Desnecessária e maléfica – prá não dizer maldosa.

    Depois de quase quarenta anos escutando a Turma do Bate Bola, como se já não bastasse o absurdo de propaganda (40 minutos contra 20 minutos de comentários ridículos), agora vieram com essa. Dá prá repensar hábitos antigos.

    Que vão se catar !

    Se eu fosse jogador e não tivesse meu nome citado – e vários titulares não foram citados – claro que começaria a fazer corpo mole já a partir do jogo do próximo sábado contra o CRB em Alagoas.

  • Marcão de Varginha disse:

    Pizzalano, e quem declara ter comprado arbitragem colocando em dúvida a lisura de alguns títulos conquistados em meio-século, também pode se considerar um “fracassado”, ou iluminado, ou esperto, ou inteligente, ou …?
    – #jacompraramarbitragens

    • Juca da Floresta disse:

      O Marcão tem um pôster do R9 no quarto. Paixão antiga desde que o Ronaldo deixou o Kanapis paralisado no hospital.

      • Marcão de Varginha disse:

        Engano seu: poster dele quem tem são as garotas que o admiram e que todo o planeta viu.. tipo de fruta que alguns celestes, incluindo você, chupam até sumir a semente, o caroço, as bolas…
        – #jacompraramarbitragens

    • Marcio Borges disse:

      Rapaz, mas você esta se perdendo mesmo nas palavras….vai apagar o incêndio que você começou no galo!!!!
      Acho que você esta sentindo mais que os outros o retorno do Maior de Minas. Norma…..tem que ficar mesmo assim. Afinal Minas sem o Cruzeiro é figurante em competições nacionais e internacionais!!

      • Marcão de Varginha disse:

        Após ler meus sinceros, sensatos, imparciais, verdadeiros e leais comentários, vc se corrói pelo machucado que lhe causo por dentro.. de tantas competições nacionais e e internacionais, alguém por aí quebrou e manchou eternamente sua ex-rica história, está para sempre com a mer… acima da cabeça, exala odor insuportável, mas para orgulho dos celestes esses poderão ser campeões da segunda divisão nacional. Para quem se considerava incaível estão de parabéns!
        – Que em 2024 sejam bi da segundona.. tomara!
        – #jacompraramarbitragens

        • Marcio Borges disse:

          Marcão, ET de varginha….ja te disse você não machuca ninguém a muito tempo. Acho que este é, na verdade, seu problema. Você vive e respira pelo Cruzeiro. Você ama o bene e não aguenta o fato do maior de Minas ser o Cruzeiro. Mas você pode ainda mudar. Enquanto a vida, a esperança..

      • Eduardo Silva disse:

        Grande Marcio Borges, o juvenil de Varginha eu acho que uma hora vai INFARTAAAARR…kkkk

        os pombos da cidade estão passando fome…kkkk não tem ninguém pra jogar milho pra eles….kkk

  • João Brás disse:

    Edu chamou a Chipre Azul de USUÁRIOS!

  • João Brás disse:

    Edu Fumacinha vai jogar??