Blog do Chico Maia

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Realidade que José Maria Marin poderia mudar: clubes quebrados, CBF e Federações endinheirados

Ricardo Teixeira saiu da CBF sem deixar nenhuma saudade; muito pelo contrário. 

A euforia geral pelo fim de 23 anos de mandato só não foi maior porque o seu sucessor também não inspira confiança.

Porém, pode haver uma luz no fim do túnel.

Durante a campanha presidencial de 2002 o candidato Lula disse que “o ser humano tem jeito” e citou José Sarney como exemplo.

O tempo mostrou que ele se enganou, porém, quem sabe o malufista José Maria Marin se enquadra neste sentimento que o Lula tem.

Em entrevista ao vivo à ESPN segunda-feira, Alexandre Kalil, um dos maiores opositores que Ricardo Teixeira teve na CBF, não tripudiou sobre o seu fim, e disse que agora é olhar para frente.

Também não criticou o sucessor e disse que espera que ele mude o que precisa ser mudado, para o bem dos clubes, que são a razão de ser do futebol.

Quinze minutos depois recebeu ligação do próprio Marin, que agradeceu e manifestou interesse em vir a Belo Horizonte para ouvir sugestões do presidente atleticano.

Kalil respondeu que, por questão de hierarquia e respeito, ele é que irá à CBF, quando o novo comandante o convidar.

Se quer dialogar com os clubes, Marin já está mostrando um diferencial em relação a Teixeira, que só conversava com os presidentes das Federações, que só usam os clubes, como a CBF.

Enquanto um Flamengo, o mais popular do país, comemora chegar perto de R$ 100 milhões de arrecadação anuais, a CBF, que não é dona de nenhum jogador sequer, arrecada quase R$ 300 milhões.

As Federações arrecadam muito menos que isso, porém, têm mais dinheiro que a maioria dos clubes.

Em Minas, só Atlético e Cruzeiro faturam mais, anualmente, que a FMF, que tem os cofres irrigados pela Globo, percentual nas rendas dos jogos, incontáveis taxas de inscrição e transferência de atletas em todas as categorias; taxas recursais e patrocínios, como a Chevrolet no atual Campeonato e BMG ano passado.

E os clubes é que pagam as despesas dos jogos, como as arbitragens, representantes da FMF, bem como as suas despesas de traslados, hospedagem, alimentação, e obviamente os devidos impostos.

Mas, como a esperança não pode morrer, há sempre um bom exemplo, e no caso das Federações, uma exceção: a de Goiás, que arca com todas as despesas dos campeonato que organiza, inclusive os traslados dos clubes e taxas de arbitragem, através das mesmas fontes de arrecadação que as co-irmãs têm.

Na conversa que terá com José Maria Marin, Kalil bem que poderia alertar ao novo comandante do futebol brasileiro para fatos como estes, que se resumem numa só realidade: CBF e Federações endinheiradas, clubes endividados, pobres ou semi-falidos, em todo o Brasil.

Os do interior principalmente, provocando este desnível técnico que existe e a falta de revelação de novos talentos, motivada pela falta de dinheiro e a Lei Pelé.


Galo deixou de ser “Faixa de Gaza”; Flamengo virou “Flaganistão”!

A política interna costuma provocar grandes atrasos e estragos na vida administrativa de de um clube; principalmente dos maiores do nosso futebol.

Detalhes interessantes sobre os bastidores do Flamengo, o clube mais popular do Brasil, na coluna do Renato Maurício Prado, no O Globo.

Ele cunhou um apelido para a política interna rubro-negra, “Flaganistão”, que me fez lembrar o Atlético, até a chegada de Alexandre Kalil à presidência.

Chamávamos o Galo de “Faixa de Gaza”, e por incrível que pareça, ao contrário do que todos imaginávamos, com Kalil, a “Faixa de Gaza” entrou em paz e nem a disputa eleitoral do ano passado foi capaz de fazer a “guerra” interna de facções voltar.

Veja um trecho da coluna do Renato sobre o Fla de hoje:

“… o que ferve é a política do clube da Gávea, onde o ex- presidente Delair Dumbrosck entrou, no Conselho Deliberativo, na sexta-feira, com um pedido de esclarecimentos e ameaça de impeachment de Patrícia Amorim.
Alega, entre outras coisas, descuprimento de prazos — as contas de 2010 (!!!) ainda não foram aprovadas — e improbidade administrativa. A atual dirigente corre sério risco de perder o mandato, que se encerra no final deste ano? Não creio. Mas que o panorama político só tende a esquentar até as eleições de dezembro, é certo.
O famoso “Afeganistão rubro-negro” (cheio de tribos formadas por ex-presidentes das mais variadas correntes) anda em polvorosa. E o milionário investimento em Ronaldinho Gaúcho (até agora, com pouquíssimo retorno) é a bola da vez.
Praticamente ninguém no clube, fora da atual diretoria, considera que ele valha tanto dinheiro.
Vai virar, com certeza, mote de campanha.
EXPLICAÇÕES I. Patrícia Amorim admite que, de fato, atrasou pagamentos de Romário e Petkovic, como noticiei no Blog RMP e aqui na coluna “Poço
sem fundo”. Mas rechaça a impressão de que o clube está descontrolado financeiramente. Primeiro, através de um telefonema dela própria (relatado no meu blog) e, depois, do seguinte e-mail que me foi enviado pelo vice de relações externas, Walter Oaquim, tentando esclarecer a situação…”


Campeões sub-20 do América serão homenageados pelo Rotary no Automóvel Clube

O Ivan Capdeville Junior, Secretário do Rotary Club de Belo Horizonte enviou-nos detalhes da homenagem que a entidade vai prestar aos Campeões Brasileiros Sub-20 do América.

Uma ótima iniciativa que além de valorizar, estimula a todos os jogadores da base do Coelho, principalmente os mais novos, que lutam pelo seu espaço no futebol e pelos próximos títulos que o América vai disputar.

O evento será no Automóvel Clube de Minas Gerais, dia 21, quarta-feira que vem, das 19 às 20h30; Avenida Afonso Pena, 1394.

Será um jantar comemorativo, com o apoio do Conselho Deliberativo do América e da Ace Esportes.

Para jogadores e comissão técnica, as despesas serão cobertas pelo Rotary.

Há disponibilidade para 30 interessados em geral, que podem participar por adesão, a R$ 75,00 por pessoa. Inclui jantar, com refrigerante e sobremesa. Bebidas alcoólicas à parte.

Para participar, enviar até 19/03/12 e-mail com nome completo e telefones de contato para:

 ivan@rotaryclubdebelohorizonte.org.br

O evento transcorrerá revivendo toda a campanha do título, com breves falas de representantes do Rotary e do América (dirigentes, comissão técnica e jogadores).  Será anunciada solenidade em homenagem aos 100 anos do América, a ser realizada na Câmara Municipal no dia 24 de abril, por iniciativa do Vereador Joel Moreira.

Convites para a sessão solene na Câmara serão distribuídos aos presentes.

Será realizado leilão de camisas e bolas autografadas para angariar recursos para atividades do Rotary, cujos projetos podem ser conhecidos em:

www.rotary.org.br

Será anunciado o Projeto Craques da Esperança, do Rotary Club de Belo Horizonte em parceira com o América, que qualificará os atletas no campo da Oratória e os levará para palestras em várias escolas de BH e Minas Gerais, sobre temas ligados ao esporte e ao sucesso.


Olympikus é a nova marca da camisa do Cruzeiro, lançada ontem

No site do Cruzeiro – www.cruzeiro.com.br a TV Cruzeiro apresenta imagens e entrevistas do lançamento do novo modelo da camisa do clube, agora com a marca da gaúcha Olympikus.

São entrevistados: Tullio Fomícola Filho, (diretor de marketing Vulcabráz/Azaléia), Marcone Barbosa (diretor de Marketing Cruzeiro), Gilvan de Pinho Tavares (presidente do Cruzeiro), Fabiano Vieira (supervisor de desenvolvimento de produtos Olimpikus) e o goleiro Fábio.

* http://www.4shared.com/video/LcPdJMAw/1303_lancamCamisaCruzeiro.html


Muito bom espaço para o futebol mineiro, inclusive o do interior do estado

Um bom site sobre o futebol mineiro, que fala inclusive dos clubes do interior, tão pouco divulgados pela imprensa da Capital.

Um dos empreendedores é o jovem jornalista Bruno Muniz, graduado pela Newton Paiva.

Confira:

http://www.futeboldeminas.com.br


Democrata apresenta projeto de marketing do seu centenário

O diretor de marketing do nosso Democrata Jacaré, Luciano Resende, acaba de enviar o convite para o lançamento do projeto comemorativo dos 100 anos do clube, que serão comemorados em 2014.

democrata_100_anos

O evento será dia 19, segunda-feira, na Associação Comercial de Sete Lagoas


Secopa informa: Advocacia Geral do Estado diz que o contrato entre Atlético e BWA é legal

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo – SECOPA-MG, enviou este comunicado, às 19h05:

* “NOTA À IMPRENSA”

 Após análise jurídica, a Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais comunicou, nesta terça-feira (13/03), à Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo que o contrato entre a Arena Independência e o Clube Atlético Mineiro, na sua primeira alteração, não infringe o edital de licitação de concessão do estádio Raimundo Sampaio, o Independência, e nem a legislação de licitações. 

De acordo com o parecer da AGE, “(…) impedimento não há para que seja firmado o contrato de concessão de uso da arena independência com Arena Independência Operadora de Estádio S/A vencedora do certame”. 

Após reunião no Ministério Público de Minas Gerais, realizada no dia 24 de fevereiro, a Arena Independência e o Clube Atlético Mineiro fizeram alterações que asseguraram a não participação e qualquer ingerência do Clube Atlético Mineiro na administração e manutenção do Estádio Independência.

Com as modificações, afirma a Advocacia Geral do Estado em seu parecer, as distorções foram corrigidas, “sendo o contrato, portanto, perfeitamente válido e regular ao desiderato pretendido, com clara e indubitável extirpação de qualquer incerteza acerca do estrito respeito às regras regentes do caso em tela.”   

“Com essas alterações e a análise isenta e criteriosa da Advocacia Geral do Estado, temos segurança de que todos os clubes mineiros poderão jogar no estádio Independência e de que o torcedor está preservado no seu direito de vivenciar a emoção do futebol no Horto qualquer que seja o seu time”, conclui Sergio Barroso, secretário Extraordinário da Copa do Mundo.


“Caçado a pauladas, feito uma ratazana prenhe”

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no Super Notícia, nas bancas!

* O Atlético estréia na Copa do Brasil, no Mato Grosso do Sul, e o América precisa vencer por qualquer placar o jogo da volta contra o Boavista, do Rio.

Uma competição diferente, cujo regulamento não dá segunda chance em caso de grandes erros.

Mata-mata exige que o time fique 100% ligado durante os 90 minutos de todos os jogos.

Essa competição foi uma das boas coisas deixadas pelo Ricardo Teixeira, que entretanto, saiu da CBF sem deixar nenhuma saudade; muito pelo contrário.

Como diria o Nelson Rodrigues, foi “caçado a pauladas feito uma ratazana prenhe!”.

* Boa fórmula

O Cruzeiro vai contar com a força da sua torcida para manter Montillo no elenco, porém de forma respeitosa e transparente, comercializando camisas personalizadas, com o nome do jogador; repassando percentual a ele.

Diferente daquela maluquice do Palmeiras que está passando a “sacolinha” via internet, na tentativa de apurar R$ 21 milhões para adquirir o Wesley.

Campanha aliás, que ainda não decolou e que tem tudo para se transformar num retumbante fracasso.

Às 17h30, de hoje, acessei o tal site onde o Palmeiras tenta tomar uma grana dos palmeirenses e os números eram desanimadores: “Faltam 12 dias – R$ 535.000 levantados, de R$ 21.377.300 – Percentual atingido 2,5%”.

* Desrespeito

Dentre os “benefícios” oferecidos a quem doar mais, o Palmeiras promete coisas absurdas, como “Participar da coletiva de imprensa do atleta com direito a fazer perguntas”.

Ora, a imprensa vai aceitar isso? Trata-se de uma interferência indevida no trabalho jornalístico; um desrespeito à nossa profissão.

Outra promessa: “Viajar com o time em um jogo fora de São Paulo como convidado de honra da comissão técnica”.

Felipão ou qualquer treinador sério vai aceitar? E se o torcedor em questão for um “mala”, que abusa do álcool e tem outras intenções? E se for um corintiano ou sãopaulino infiltrado, só para agitar!?

Para quem quiser conhecer o site da “sacolinha” verde o endereço é: https://web4.mopbr.com/jogador?codCampanha=1&t=0

* Estranho

Ouvi no rádio, duvidei, mas depois conferi e era verdade: Valdir Barbosa foi deixado de fora da reunião da diretoria do Cruzeiro com Montillo e seu procurador, segunda-feira. Participaram pelo clube o presidente Gilvan; o vice, José Maria, e o diretor de futebol Alexandre Matos. 

Com todo o respeito que me merece a diretoria cruzeirense, deixar o Valdir fora das principais decisões do futebol do clube é um grave erro de avaliação. Depois do Benecy Queiroz, que está lá desde os bons tempos do grande e saudoso Felício Brandi, ninguém conhece tanto o futebol da Raposa como o Valdir, que não é um curioso do meio.  

Além de repórter que cobriu o Cruzeiro por tantos anos, pela Rádio Itatiaia, Valdir Barbosa fez curso de administração esportiva na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, determinado por Zezé e Alvimar Perrella, para se especializar no assunto, nos seus primeiros anos na Toca da Raposa.

Além do mais, dentro da atual diretoria, é a pessoa mais próxima ao Zezé, que queiram ou não, entrou para história como um dos maiores dirigentes da vida do Cruzeiro.

WESLEY

Capa do site da campanha pelo Wesley no Palmeiras.


Os alemães e o Mineirão

A agência alemã de cooperação GIZ está em Belo Horizonte para apresentar experiências da Copa do Mundo de 2006 a representantes do Governo de Minas e da Prefeitura de BH. Na manhã de ontem os temas foram segurança, mobilidade e saúde. Uma das histórias relatadas foi a do jogo Holanda x Argentina, em Frankfurt. As autoridades locais temiam confrontos entre as torcidas. Para evitar riscos, os alemães não tiveram dúvidas sobre a estratégia do plano de mobilidade dos torcedores holandeses, que envolvia uma caminhada de 8 km do ponto de desembarque até o estádio. Aqui em Beagá, o ponto de desembarque, da Avenida Antônio Carlos, por exemplo, está a apenas 1 km do estádio.

Aliás, Belo Horizonte terá papel muito semelhante ao de Frankfurt naquela Copa, com jogos importantes, inclusive uma semifinal.


Apoio da torcida para segurar o Montillo

O Cruzeiro vai contar com a força da sua torcida para manter Montillo no elenco, porém de forma respeitosa e transparente, comercializando camisas personalizadas com o nome do jogador e repassando percentual a ele.

Diferente daquela maluquice do Palmeiras que está “passando a sacolinha” via internet, na tentativa de apurar R$ 21 milhões para adquirir o Wesley.

Campanha aliás, que ainda não decolou e que tem tudo para se transformar num retumbante fracasso.

Mais detalhes da fórmula cruzeirense, na reportagem do portal do jornal O Tempo:

* “Cruzeiro vai explorar força da torcida para bancar parte dos vencimentos de Montillo”

Quando Montillo esteve próximo de deixar o Cruzeiro, a torcida celeste se manifestou contrária à saída do jogador, que atualmente é o principal nome do clube. A diretoria conseguiu vencer a concorrência dos clubes paulistas e segurou o argentino, mas, para isso, vai pedir um retorno dos adeptos cruzeirenses.

Além de aumentar significativamente o salário de Montillo, a Raposa ainda vai repassar ao jogador uma porcentagem da venda de camisas que levam o nome do argentino. Desta forma, o torcedor vai estar contribuindo diretamente para a permanência de seu maior ídolo atual.

“Vamos colocar camisa do Montillo, com nome dele, à venda, com essa nova marca (Olympikus) que vai ser lançada terça-feira. O torcedor que comprar a camisa do Montillo estará ajudando a manter o atleta no Cruzeiro”, explicou o presidente Gilvan de Pinho Tavares.

O diretor de marketing celeste, Marcone Barbosa, confia na força da torcida azul e branca. Segundo ele, cada cruzeirense que comprar uma camisa personalizada de Montillo estará ajudando a bancar o salário do camisa 10.

“Quem vai dar este aumento de salário vai ser a torcida do Cruzeiro. A gente sabe que quando a torcida é convocada, ela corresponde de maneira muito satisfatória. Então convocamos a torcida”, disse em entrevista à Rádio Itatiaia.

* http://www.otempo.com.br/esportes/ultimas/?IdNoticia=54857,ESP&utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed