Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Onde Minas Gerais mais sangra, ou: “Crônica de uma tragédia anunciada”

Parafraseando Gabriel García Márquez, no livro de 1981, Crônica de uma Morte Anunciada

Nunca frases se aplicam tão bem para situações como esta.

Senhoras e senhores amigos do blog, dói demais saber que tragédias humanas e ambientais como essa ocorrida em Mariana fazem parte da história de Minas, em nome do “progresso” e do “desenvolvimento”. E constantemente explosões de barragens como essas ocorrem em pontos distintos do Estado, algumas nem faladas pela imprensa, já que a força da grana das mineradoras impede acesso às suas instalações e costuma calar consciências através de altas somas.

ANGLO

De longe, da beira da estrada, o que se vê são imagens e placas de advertência como essa

MINERACAO

Mas a realidade, lá dentro e na sequência, é essa, que só é mostrada aos brasileiros quando acontece uma tragédia como esta de Mariana. Estas fotos foram feitas por mim há alguns anos, lá em Conceição do Mato Dentro (da montanha intocada) e na região de Belo Horizonte/Nova Lima, numa ida a Juiz de Fora para assistir Democrata x Sport, com o então diretor do Jacaré, Arilton Machado, no helicóptero dele.

Depois, os políticos vão aos locais das tragédias sobrevoar e faturar uns votos, fazendo cara de choro, abraçando vítimas, se isentando de culpa, enganando a todos nós, aos atingidos principalmente. É assim desde o Brasil colônia. Mas estamos no Século XXI e isso já deveria ter sido mudado.

Há movimentos de resistência, tanto na sociedade civil quanto nos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, porém, são impotentes quando interesse$ mais forte$ os sobrepõem e simplesmente atropelam a tudo e todos.

Falo com alguma propriedade porque há alguns anos acompanho essa resistência de gente brava e guerreira da Serra do Espinhaço, mais precisamente da nossa Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Serro e adjacências. Dá vontade de chorar ao ver que aquele paraíso está indo para o mesmo caminho e a força do dinheiro de poderosas multinacionais atropelando tudo e todos.

Felizmente a tecnologia nos proporciona esta memória eletrônica fantástica que é a internet e sugiro que leiam postagens que tenho feito neste blog desde 2009, também sobre temas como este. Sou apaixonado por nosso Estado, mas consciente que o itabirano Carlos Drumond de Andrade estava totalmente certo ao dizer, em seu poema da década de 1930, “Confidência do Itabirano”: “Tive ouro, tive gado, tive fazendas.

Hoje sou funcionário público.

Itabira é apenas uma fotografia na parede.

Mas como dói!”

Sugiro que voltem a março de 2010 e leiam esta e outras postagens que fiz aqui sobre o tema:

Tapete vermelho para quem devasta o nosso estado

EIKE

E essas águas que se tornam lama de tragédias, são assim, antes da ação das mineradoras.

ANGLO4

Neste caso, Poço Pari, no Distrito do Tabuleiro, em Conceição! Aproveitemos enquanto é possível, enquanto existe.

SAMARCO1

Até se transformar em cenas como essa de ontem em Mariana.


» Comentar

Comentários:
49
  • jorge disse:

    e preciso que se construam baragens ou diques de qualidade

  • Rogerio Pacheco disse:

    Todos os políticos que la tiveram querendo se mostrar pena do ocorrido são todos safados que assinaram com seus próprios punhos a calamidade que assombra Minas Gerais/Brasil. Quanto aos candidatos…?! Quando tiver candidatos a altura a representar-me terei orgulho fazer valer o ato da democracia, do contrário quem defende este, aquele NÃO pode se dar o luxo de criticar um ou outro, e sim estão assinando juntos seus atos. Respeito…, mas não vem falar que pessoas são cúmplices por votar em determinado candidato. Concordo em parte sobre sermos cúmplices diante conforto, mas tudo poderia ser diferente se houvesse controle responsável… Quanto ao Sr. diretor da empresa SAMARCO “Ricardo Vascovi” disse que “a água não contem aditivos químicos prejudiciais….” Bom, então Vascovi e seus compassas devem ser as cobaias para fazerem uso desta água por um período… Será que eles aceitariam? Há, não esqueçam de estender aos políticos dos partidos beneficiados por dinheiro destinados a suas campanhas vindas destes mercado sujo e desordenado que consome montanhas e destrói hectares de natureza viva.
    Abraços

  • José Cassio disse:

    Em relação ao desastre me Mariana o governador de estado mineiro Fernando Pimentel, visitou a mineradora um dia após o acidente para declarar que a barragem era segura. No entanto, convém lembrar que a Vale do Rio Doce foi uma das empresas que pagou a campanha politica deste político governador e que é uma das proprietárias da Samarco junto com outra empresa mineradora australiana se não me falha a memória, portanto ambas são empresas assassinas causadoras deste acidente fatal! E o governador de Minas Gerais, recém eleito pelo povo mineiro, vem a público defender o indefensável, se posiciona claramente a favor do “capitalismo selvagem em curso neste país” e contra seu próprio povo que acaba de o eleger, o que é de se lamentar.

  • Renê de Souza Torres disse:

    Discordo doS que dizem que somos todos responsáveis pela tragédia. Individualmente todos pagamos uma pesada carga tributária para que o Estado intervenha nas relações econômicas de forma a harmonizá-las, O problema é que os “nossos representantes” resolveram AGIR em causa própria, deixando de cumprir o seu papel. Se tivesse havido FISCALIZAÇÃO, essa tragédia não teria acontecido. Existiam meios (dinheiro e tecnologia) mas optaram pela omissão e pela irresponsabilidade. Talvez porque nossa sociedade não tenha mais respeito pelo semelhante, pela natureza, pelos animais. Esse “rompimento”, no entanto, já está sendo cobrado e e ainda nos custará muito caro.

  • Milton disse:

    Uma vez escutei de uma grande amiga. Se é contra a exploração, independente do fato dela ser responsável ou não, tenha como opção, não trocar de carro, não viajar de avião, não usar celular, entre outras milhares de coisas que utilizam do minério de ferro ou qualquer outro produto mineral. Vamos ser coerentes. Somos todos responsáveis pela tragédia e pelo tanto que Minas sangra.

  • Gerolivia de Souza Torres disse:

    O Brasil sempre esteve nas mãos de pessoas gananciosas e amorais, principalmente Minas Gerais, pelas suas riquezas minerais. Cabe ao povo se informar mais e se unir. O povo unido tem uma força imensa.

  • Ophélia de Alvarenga Mafra disse:

    Por favor, governantes e donos de empresas de extração de minérios, acordem para esse problema gravíssimo, antes que aconteça novamente. Alertam-se para o que foi relatado acima!!!

  • Karla Rodrigues disse:

    Perdão, mas, a foto da área de exploração de minério, não é de Conceição de Mato Dentro e sim, de Itabirito – Pico de Itabirito.

  • Martinele Ribeiro disse:

    vai a pergunta que não se cala: O valor que o estado recebe da exportação de minério faz valer o risco que corre de situações como esta? E a resposta da qual não se pode fugir sem muita hipocrisia: Não vale a pena, pois, as únicas pessoas que lucram com essa exportação são os donos das minerações (meia dúzia de bilionários) e os políticos que os representam no congresso!

  • Maria José Peron Benevenute disse:

    Oh! Deus! Justiça!!! Justiça!!! Que todos os culpados sejam punidos.
    Força ao povo de Mariana!!!!

  • Ivani Dias disse:

    Minério exportado a que preço ?
    De banana? De vidas humanas?
    De montanhas e nascentes destruídas?
    Imagina Minas sem cachoeiras…
    Que Deus abençoe e de força ao povo de Mariana. Que todos os culpados e responsáveis sejam punidos.
    E que nós possamos adquirir a sabedoria, enquanto ainda é tempo.

  • Aderbaoura disse:

    Minas sempre foi vítima da exploração vil de suas jazidas. O pior é que esses exploradores na maioria são estrangeiros e, que em suas Nações não procedem despudoradamente, respeitam o meio ambiente e as normas instituídas, mas aqui é terra de ninguém, fazem o que querem se nenhum compromisso com as consequências. É duro!!!

  • Adilson Santana disse:

    Triste foi ver o Aécio, no alto da sua bondade, dar as condolências ao povo de Bento Rodrigues. Cara de pau!

  • Maria Marieta Maia disse:

    Não tenho muito a dizer, apenas, parabéns pela sua coragem!!! O Brasil necessita de muitos assim…

  • Mikka Wentz disse:

    Ao longe se vão nossas memórias do que de se perdeu e se perderá com essa tragédias e tantas outras. Sou de Minas, de Resplendor e não por acaso Mikka é meu nome. Resplendor de margens doce banhada por Murilo que corria cintilante pelas lâminas da Mica que escorriam de seus morros. E a lama que escorre seguindo seu leito com pressa na tentativa de lavar sua podridão ao chegar ao mar vai matando tudo, vegetação e os poucos peixes que lutam por solvível no raso. E se ainda existe consciência em quem pode algo fazer, que façam urgente.

  • Flavia disse:

    Realmente é uma tragédia, mas situação complicada…. Vc tem carro, geladeira, fogão quase tudo que temos e o que mundo precisa tem minério de ferro. E aí? Por sorte ou azar dependo do ponto de vista, as maiores reservas estão aqui! Hoje tudo é muito bem controlado, com muitas normas e licenças….. Tenho certeza que a Samarco não esperava por isso…. Desastre ambiental, mortes…. E depois? O que os funcionários vão fazer, se a empresa vai demorar muito a voltar a operar, vem outros problemas.
    Falar é fácil, só aceito a revolta, se a pessoa, não tiver em casa nada que precise de minério, aí sim! Mas quem só crítica, deveria pesquisar as normas e o desenvolvimento que acontece na região que está sendo explorada.

  • VANIA SILVA disse:

    Me recuso a acreditar na hipótese de acidente vendo as cenas e comentários a respeito do rompimento das barragens de Fundão e Santarém, na unidade industrial de Germano, localizada entre os municípios de Mariana e Ouro Preto – a cerca de 100 km de Belo Horizonte. Imagino que a fiscalização deficiente tenha sido um dos motivos pelos quais as obras resultaram nesse desastre ambiental e humanitário, estamos todos paralisados e atônitos enquanto um mar de lama se arrasta carregando vidas e destroçando cidades históricas ao derredor…Ouví dizer que existe a possibilidade dessa lama desaguar em algumas cidades do Espirito Santo. Minha esperança continua sendo a ação do Ministério Público em Minas Gerais. Meus respeitos e solidariedade ao bravo povo das geraes. Madalena Silva e Graça Porto Goulart tenho certeza de que Minas não se curvará.

  • Diego Caldas disse:

    A principal pergunta feita pelos acionistas da Samarco após o rompimento da barragem é: como estão as ações na bolsa? O capital é voraz.
    Diego Caldas (@profdiegocaldas)
    https://twitter.com/profdiegocaldas?s=03

    Professor de Geografia. Depende mais de nós do que dos outros.

    Baixe o aplicativo oficial do Twitter em https://twitter.com/download?s=13

  • Diego Caldas disse:

    A principal pergunta feita pelos acionistas da Samarco após o rompimento da barragem é: como estão as ações na bolsa? O capital é voraz.
    No Twitter @profdiegocaldas

  • Carlos Santana disse:

    Se fosse uma empresa pública a imprensa já teria os mais bem guardados segredos e omissões na gestão do negócio, como é privado esse negócio ficaremos nas lamentações e no fim um acordo de cooperação e tudo volta ao normal, quando a imprensa deixar de seletiva em suas denúncias vamos ter ao lado da população maior aliado contra corruptos e incompetentes .

  • Daniela disse:

    Muito bom seu texto Chico, gostaria que auxiliasse na divulgação de uma proposta de barragem a ser construída em Rio Acima, há 30km da capital a menos de 1km do rio das Velhas na porção anterior ao ponto de captação da Copasa para abastecimento de mais da metade da população da região metropolitana. Sou do Movimento pelas Serras e Águas de Minas, o MovSam e estamos juntando forças para divulgação dessa informação que não é divulgada pelos meios de comunicação. Se tiver interesse te envio por email mais informações, ok? Abraços e parabéns por usar suas palavras para com intuito de conscientizar as pessoas desse coas instalado!

  • Lázaro Roberto de Menezes disse:

    Realmente, dói muito ver cenas terríveis como essa. Como dizia uma antiga música do Roberto Carlos, “O dólar é verde e é mais forte que o verde que havia”!

  • Raws. disse:

    A humanidade tem de se reinventar. Se perguntar em Conceição, quantos são contra a chegada desse “câncer” na cidade, tenho receio do resultado.
    Somos imediatistas, somos materialistas, somos egoístas. O valor hoje pago por uma nascente destruida, não saciará a sede de um milionésimo em breve futuro.
    Peixes, só de criatório. Fauna, só nos livros e zoológicos. Cachoeiras, só de lágrimas.
    Dizem que de tudo, algo se aproveita, então que seja agora. Que seja essa a última barragem a se romper. Que essa esmola de participação que recebe o estado nos lucros, seja revista. Que essa anuência que todos damos aos agentes devastadores seja repensada.
    Não sei ao certo quantas barragens de mineradoras se romperam, porém sei que essa tem de ser a última. O mesmo país que constrói uma Itaipú, tem de ser capaz de construir e ou fiscalizar uma simples barragem.
    Com a voz os que ainda se indignam e que tem o poder…

  • Thiago disse:

    Parabéns ao Aecio, ao Anastasia e ao Pimentel que governam para seus partidos e ideologias enquanto o povo da nossa terra se fode com suas administrações irresponsáveis e danosas ao meio ambiente!

  • marcelo araujo disse:

    ótimo post sobre o tema. até a serra do curral pode sucumbir a um ‘tremor’ desses. já pensou? vergonha! sentimento de revolta e muita raiva contra tanta ganância e falta de escrúpulos.

  • Marcão de Varginha disse:

    Meus sentimentos às vítimas…

  • ASSIS disse:

    Mais uma tragedia anunciada. E o final todos sabemos. Acontece NADA. NADINHA. Pobre de nós, inocentes cidadãos que estamos sendo “catequizados” diariamente para conformar com tudo isto. Afinal tudo dá em nada. Lembram da boate Kiss? Foram mais de 240 mortes fora as sequelas e traumas que são marcantes. Lembram das outras barragens que romperam? Cadê os culpados? Alguém foi condenado? Coitados de nós. Somos orfãos diante da incompetência reinante no País. Em todas as áreas. Acredito que o único caminho é a mudança da postura. Tipo que fizeram o povo de São José do Rio Preto, lá perto de Diamantina, que ameaçaram queimar as máquinas das mineradoras que aparecesse para destruir o atual parque estadual de lá. (Vi isto no Terra de Minas). Palavras, gritos, apelos, choros parece que não comovem mais ninguém. O que fazer então? Esperar acabar com outras áreas maravilhosas de MG, como já falaram aqui: Serra do Cipó, Milho Verde, Serra da Gandalheira e por ai vai. Triste País. Triste Povo. Carlos Drummond já dizia a tantos anos atrás. E ninguém ouviu…… Quem vai recuperar as consequências deste desastre? Quanto tempo vai demorar? Hoje foi na região de Mariana e amanhâ?

  • MINEIRINHO disse:

    sacanagem pura movida pela incompetencia ^

  • Marcos disse:

    O povo mineiro está de luto.
    Sobre o desastre ocorrido ontem em Mariana, não tenho nada a dizer, concordo plenamente com todos os comentários dos nossos amigos daqui do blog.
    Que Deus venha dar o conforto necessário ao povo de Mariana.

  • Jaci Ponto de Morais disse:

    Ou… onde sangram Minas Gerais.

  • Márcia disse:

    Verdade tudo o que disse, e o pior é que as pessoas simples, humildes e acolhedoras destes vilarejos são simplesmente atropeladas, assim como os índios, pelos interesses econômicos de poucos como se lucrássemos nós com este tipo de atividade. Há ainda muita luta outro dia vi sobre a Serra da Gandarela, e há outros tantos municípios que tem povo sem voz.

  • Eduarda Milton Boue disse:

    Tristeza, “descaso”. Dor no coração vendo essa tragédia de longe.

  • Jorge disse:

    Com a palavra os Ministerios verdadeiros cabides de emprego de politicos,onde estão as secretárias e seus fiscais, oque fazem estes funcionários protegidos de politicos e que recebem altos salários e não fazem p.n, Outra coisa e os deputados Mineiros que foram contra a taxação de impostos sobre minerais .qem toma conta destas fiscalizações devem ser os verdadeiros RATOS com seus queijos
    A sociedade merece uma resposta,falar de futebol é muito bom mas…….enquanto isso nosso Estado
    só tem noticias ruins,só catastrofe desvios,brigas de torcidas,Acorda Minas Acordem Mineiros de verdade,nós estamos perdendo nossa identidade de povo que sempre lutou pela Liberdade,e presevação das nossas coisas

  • Fernando Cabral disse:

    O amadorismo e a preguiça dos nossos políticos impedem que que vejam a riqueza que estão abrindo mão se investisse no turismo mineiro.

  • Fernando Lanza disse:

    Lamentar … apenas isso que irão dizer. ” UM PAÍS COM BRASIL, politicos e grandes empresários que se junta a destruir um BEM QUE É DE TODOS”NATUREZA”para ganhar dinheiro. Estão se lixando para a população.” O Lugarejo como Bento Rodrigues apenas será passado em futuro a tristeza reinara no coração de cada morador daquele distrito. Logo eles que sempre viveram ali, no seu cantinho. Vêm uma Empresa destroi tudo e todos ….

  • Leandro Fábricio disse:

    Chico, esses dias fui a minha querida varzea da palma norte de Mg e o que vi no que restou do rio das velhas deu vontade de chorar, meus olhos encheram de lágrimas sem demagogia aqui, em saber que cresci alí onde em uma infancia pobre nossa diversão era ir pro rio nadar e pescar, a ITAMALGNÉSIO empresa de fabricação de ferro e outros materiais acabou com aquela região…

    daqui a pouco a serra do cabral também será afetada se já não está sendo…

  • Pedro Vítor disse:

    Tem que prender os responsáveis!

  • FREITAS disse:

    Terra arrasada o fim de uma historia: Cenário de muita pena desses moradores de bento rodrigues é de cortar o coração de qualquer um.Esse é o cenário deixado pelas mineradoras após o fim do minério. Essas mineradores estão acabando com as nossas montanhas e deixando um rastro de destruição e perigo constante para as populações proximas dessas barragens.Em são joaquim de bicas acabaram com a crista da montanha que pertence ao complexo da serra do curral e o MP não fez nada, parece que a mineradora era do Eike batista. Ainda tem muita barragem de alto risco na grande BH! Um exemplo de terra arrasada essa montanha em frente a praça do papa que por traz é da MBR só tem casca, está completamente arrasada uma grota imensa com muita agua barrenta uma área completamente morta não serve para mais nada.Esse é o meio ambiente que essas mineradoras vão deixar para gerações futuras, destruições mais nada.Com a palavra MPMG!

  • lauro disse:

    Chico ja vou antecipar o que vai acontecer, Vão esperar a poeira abaixar, as noticias sairem da midia, vidas perdidas ficaram por isto mesmo, a natureza continuara no prejuizo, os empresarios continuaram a explorar e ganhar muito dinheiro, nossos politicos e autoridades faram vista grossa uma vez que são bancados por esta mineração , e infelizmente daqui ha algum tempo vamos estar aqui no blog comentando outra tagedia .

  • Rodrigo Couto disse:

    Caro Chico

    ha anos tenho acompanhado voce nas cronicas a respeito desta vergonha que nós Mineiros nos sujeitamos, impressionante como Minas sempre foi rasgada, estuprada por Mineradoras e ninguem dos nosso governantes se manifesta, culpa tambem da população omissa, os Estados do Rio e Sao Paulo recebem royaltes sobre a exploração de Petroleo e Minas que vem sustentando este País por mais de seculos, nao ve nem uma migalha de royalte por esta devassa que ocorre em nossas montanhas, por isto que digo MINAS SÃO MUITAS, MAS TODOS SOMOS FROUXOS!!

  • Julio Avila (mariana) disse:

    Chico,eu como morador da cidade estou vendo de perto o drama que as pessoas e os familiares estão vivendo.o pior de tudo é que a situação é muito pior que esta passando nos telejornais,a cidade esta colaborando como pode,arrecadando alimentos,roupas,colchões e material de higiene. famílias estão nas portas dos hospitais esperando notícias e pelo cenário devastador encontrado as autoridades competentes vão ter muito trabalho e durante muito tempo.a população está unida como tem que ser.o sentimento é de muita tristeza.

  • Paulo disse:

    E agora, será que OS IRRESPONSÁVEIS capitalistas selvagens vão ser enquadrado???
    Num País onde se manipulam licitações para fornecimento de comida para presídios e escolas.
    (operação Laranja com Pequi),
    http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/66548/Pol%C3%ADcia-faz-busca-na-casa-de-Alvimar-Perrela.htm
    Os investigados são acusados de alterarem o peso e valor nutricional de carnes fornecidas a órgãos públicos por meio de licitação, além de formação de quadrilha. (operação Vaca Atolada)http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/policia-federal-indicia-irm-o-de-perrella-por-formac-o-de-quadrilha-1.87043

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2013/11/25/pf-apreende-450-kg-de-cocaina-em-helicoptero-da-familia-perrella.htm

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/07/10/interna_politica,667049/senador-do-pdt-e-acusado-de-uso-ilegal-de-verba-publica-em-minas.shtml

    Acho que não vai dar em nada como sempre foi. Como dizia o Saudoso Kafunga: ” Aqui no Brasil o errado que está certo”

  • Silvio torres disse:

    Já pensaram como estariam as manchetes e o tom da cobertura se fosse uma tragédia relacionada á Petrobras? Mas como é da privatizada Vale…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O pior, é que agora que a tragédia aconteceu, vai vir todo um processo lentíssimo na Justiça, para se apura responsabilidades, levantar indenizações, com um prejuízo irreparável para a natureza e as famílias que perderam parentes. Os irresponsáveis como sempre vão se aproveitar da impunidade, por isso, a fiscalização rígida é sempre o melhor remédio, porque depois que a coisa aconteceu, a pizza já é colocada no forno.
    Fosse nos EUA os donos já estariam presos e todos seus bens bloqueados, incluindo o patrimônio pessoal.