Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Polícia Militar de Minas Gerais continua devendo explicações à cidadania

No Brasil as instituições públicas gostam de transferir responsabilidades para o cidadão. O Estado erra mas o cidadão paga o pato. Quem acompanha o meu trabalho desde o início em Belo Horizonte, na Rádio Capital, em 1979, sabe que sempre fui defensor da nossa Polícia Militar, mas sem abrir mão de criticá-la quando não havia dúvida de algum erro cometido por ela ou por algum de seus integrantes, de soldados a oficiais. A própria corporação sempre teve um departamento de comunicação exemplar, que era o primeiro a chamar a imprensa, esclarecer e assumir erros quando ocorriam, garantindo o respeito e a credibilidade da PM perante a população a qual ele serve.

Domingo me surpreendi ao tomar conhecimento que a Polícia Militar teria “invadido” residências perto do Estádio Independência na captura de torcedores. Mas como assim invadiu uma residência? Sem mandado judicial? Voltamos à ditadura e não estamos sabendo? Depois vi na imprensa, depoimentos de moradores que não só foram “invadidos” como tiveram prejuízo material e moral com essa ação.

No Brasil as instituições públicas gostam de transferir responsabilidades para o cidadão. O comandante do batalhão de choque, tenente-coronel Gianfranco Caiafa, procurou o Superesportes para defender a ação da PM e culpar a torcida do Atlético e ao presidente Daniel Nepomuceno. Ele deveria ter dado esta missão ao chefe da Sala de Imprensa da PMMG, Maj Gilmar Luciano Santos, que é excelente profissional e sabe se comunicar. É do ramo. Caso ele tivesse sido acionado para dar as explicações que a PMMG é obrigada a dar para esta confusão de domingo, certamente não estaria rolando um vídeo no YouTube que põe a nossa PM muito mal perante ao país.

“Polícia Militar de Minas Gerais erra e torcedores de Atlético e Corinthians pagam o preço”

https://www.youtube.com/watch?v=w3DMG9ZOZa8&feature=youtu.be

Um comentário que o blog recebeu do leitor João Paulo Cavalieri me fez pensar e ler com muita atenção à fala do tenente-coronel Caiafa ao Superesportes:

* “Boa tarde a todos!”

… tem 4 anos que o Galo joga no Horto, e nunca vi acontecer nada sequer parecido ao que vi no domingo. Fizeram a estratégia errada de levar a torcida do Corinthians pra Pitangui (o que já foi um absurdo sem precedentes) e a torcida que se concentra sempre de forma pacífica na Silviano Brandão acabou pagando o pato. Que o comandante de operações se explique!

O tenente-coronel Caiafa começa chamando o estádio do Horto de “estádio do Independência”, mesmo erro que muitos colegas da imprensa, principalmente dos outros estados cometem, como se o bairro onde ele se encontra se chamasse Independência ou se o clube dono da casa tive este nome. Depois diz que a torcida do Atlético foi a culpada, mas, mais adiante diz que houve um erro de informação por parte da torcida do Corinthians, obrigando a PM a mudar a rota de chegada ao estádio. No fim, se recusa a falar sobre o mais grave que foi a invasão de residências.

Ou seja: como ele próprio diz no início da conversa com o Superesportes: cada um na sua. Fosse o porta-voz oficial da comunicação da Polícia Militar a corporação estaria melhor representada e defendida.

Confira as informações e vídeos na sequência:

* “Depois de o presidente do Atlético responsabilizar a Polícia Militar pela violência no entorno do Independência, na partida do Galo contra o Corinthians, nesse domingo, o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Gianfranco Caiafa, procurou o Superesportes para responder o mandatário alvinegro. O representante da PM e responsável pela escolta da torcida do clube paulista em Belo Horizonte descartou erro de atuação da corporação e explicou que o Bairro Horto não “absorve a rivalidade de um grande jogo”. Caiafa também questionou o conhecimento de Nepomuceno sobre segurança pública.”

“Em momento algum nós falamos que o estádio do Independência não é seguro. O que não absorve uma demanda de um jogo com grande rivalidade é o Bairro Horto. Quando o presidente do Atlético culpa a Polícia Militar pela violência, digo que a culpa é da torcida do Atlético, que hostilizou a torcida do Corinthians o tempo todo”, explicou o comandante do batalhão de choque.

O representante da PM ainda retrucou o presidente do Atlético quanto à afirmação de que “a pancadaria foi culpa da polícia, que não soube conduzir os torcedores”. Caiafa respondeu: “Que ele não venha transferir responsabilidade para a Policia Militar. Ele entende tanto de estratégia de segurança quanto eu entendo de contrato de jogador. E se ele entende tanto de estratégia da Polícia Militar, que entre na PM e venha fazer a diferença aqui”, criticou.

Questionado sobre a rota feita para o transporte da torcida corintiana, o comandante do Batalhão de Choque da PM se defendeu. Historicamente, torcedores visitantes acessam o Independência pelas Ruas Córrego da Mata e Alexandre Tourinho (conhecida como beco), por onde chegam à Ismênia Tunes. No entanto, no jogo de domingo, a PM alterou a estratégia e conduziu os ônibus dos corintianos até a esquina das Ruas Nancy de Vasconcelos Gomes e Pitangui. Dali, os visitantes seriam conduzidos pela PM até a Rua Alexandre Tourinho (beco) e ao portal 8 na Ismênia Tunes.

Atleticanos que estavam nas proximidades da esquina e em bares da região se surpreenderam com a chegada dos ônibus dos visitantes naquele ponto e os mais exaltados atiraram objetos, latas e garrafas. Como resposta, policiais militares dispararam bombas de efeito moral e tiros com balas de borracha.

Na quinta-feira, dia 29 de outubro, o Corinthians adquiriu 1.800 ingressos para o jogo. Apesar desse volume de pessoas, a Polícia Militar tinha a informação de que apenas 12 ônibus chegariam a Belo Horizonte vindos da capital pauilsta trazendo corintianos. Segundo o tenente-coronel Gianfranco Caiafa, o maior volume do comboio fez a polícia mudar a estratégia nas cercanias do Independência.

“Por erro de informação do Corinthians, esperávamos 12 ônibus. Quando chegaram aqui na barreira de Betim eram 26 ônibus e 7 vans. Eram 1800 pessoas. Não poderia fazer o transporte deles caminhando, porque o risco de acontecer algo muito pior era muito grande. A Rua Nancy de Vasconcelos era o único lugar que eu poderia chegar com os ônibus. Não poderia entrar na Avenida dos Andradas porque passaria em todos os locais de concentração da torcida do Atlético”, justificou-se.

Nada a declarar sobre ação em residência

Ao procurar a reportagem, nesta quarta-feira, o tenente-coronel Gianfranco Caiafa não quis se manifestar sobre a ação dos policiais que trabalharam na ocorrência de invasão da residência da dona de casa Inês de Araújo Cardoso, de 69 anos, na Rua Alexandre Tourinho, ao lado do Independência. No domingo, a família dela viveu momentos de pânico quando dezenas de torcedores do Corinthians invadiram a casa enquanto eram perseguidos por militares. Segundo relato da moradora, integrantes do Batalhão de Choque entraram em sua casa atrás dos corintianos e começaram a jogar bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, destruindo portas e o banheiro.

No local havia mais de seis crianças. Uma sobrinha de Inês, grávida, precisou pular uma janela para escapar da confusão. O filho da dona de casa, o cabeleireiro Marcos Cardoso Pereira, de 37, se trancou no banheiro com mais seis torcedores e denuncia que a porta foi destruída a chutes pelos militares, que jogaram uma bomba de efeito moral dentro. O vaso sanitário foi arrancado. A banheira de um bebê foi partida ao meio.

Procurado pela reportagem do Estado de Minas, no domingo à noite, o tenente-coronel Gianfranco Caiafa informou que o caso será apurado. Ele disse ter sido informado que os militares entraram nas casas para proteger os moradores,. “Os torcedores entraram nas casas promovendo quebradeira e a PM foi para socorrer os moradores. A confusão começou porque a torcida queria furar a entrada no estádio e a Tropa de Choque usou a força e eles saíram correndo e entraram nas casas”.

A reportagem completa está no:

http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2015/11/04/noticia_atletico_mg,322855/comandante-descarta-erro-da-policia-militar-em-acao-no-horto-e-responde-presidente-do-galo.shtml


» Comentar

Comentários:
50
  • Paulo disse:

    Caro Leandro Fabrício,
    Eu assisti e discordo de você. O apresentador péricles…Evitou o máximo de falar que era a torcida do corinthians que estava na confusão e numa parre do ao redor do indepa. Só final ele falou de corinthiano brigando com corinthiano. Mas na outra parte onde concentra a massa a policia exigia que os atleticanos também deixasse aquele local e desceu a borracha e abusou do gás lacrimogênio. Várias senhoras, idosos e até criança foram atingidos. foi uma brutalidade e covardia.
    Esses policiais tem que serem punidos e a imprensa continua calada!!!
    Mas a covardia

  • Leandro Fábricio disse:

    Assistiram o alterosa no ataque hj senhores…. viram quem causou a confusão….

    alterosa no ataque de parabens,,,

  • Pedro Vítor disse:

    O bicho pegou no Indepa.

    Pra mim a estratégia da policia causou toda tragédia.

    Será que no Clássico vão pegar a torcida do Cruzeiro e passar dentro da torcida do Galo também?

    No mínimo que se espera, é não repetir novamente o erro!

  • Alexandre de Assis disse:

    A imprensa mineira e a PM, aproveitando que as duas torcidas vestem preto e branco, acusam a torcida do Galo, mas pelas imagens, os aprontadores foram os corintianos. A poucos dias li coisa interessante neste blog: se o Atlético acabar, o que estes profissionais da imprensa vão fazer? Mudar de profissão? Quanto a PM, perderá importantes eventos, já que a Massa sabe festejar. Sabemos que em todo lugar há bandidos, mas esperem a Massa aprontar e puna-a. Este tipo de imposição é da época do coronelismo, coisa feia. Outra coisa, ainda que a PM pudesse entrar nas residências, não poderia ser da forma que foi. A torcida do Atlético, sofre desde a época do coronel violento. Atleticanos, não dê Ibope a programinhas fajutos, que trabalham em prol da oposição. Não assisto nem ouço a anos. Depois desta confusão da tal Liga, o Galo que se cuide, o Brasileirão ficará um bom tempo pelo Eixo, se não fizer time bom, vai disputar o não rebaixamento ano que vem.

  • Tonho ( Mineiro ) disse:

    Que VERGONHA da PMMG, interessante que esta semana em Sydney na Australia a Policia tentou criminalizar a torcida do Western Sydney, de cara alertaram a policia que eles são funcionários públicos e que recebem para servir a população e não para ditar regras e controlar.

  • Leandro Fábricio disse:

    queremos uma polícia mais civilizada
    queremos que desmilitarize a polícia
    queremos uma polícia menos truculenta
    queremos que a polícia trabalhe sempre corretamente e nunca erre
    queremos uma polícia incorruptível
    queremos uma polícia assim
    queremos uma polícia assado
    queremos isso tudo e eu concordo

    agora faço uma pergunta: e nós, queremos uma mudança em tudo mas nós mesmo não queremos mudar, continuamos um povo sem educação, um povo atrasado em que precisa ter um aparato de guerra para que seja realizada uma partida de futebol, e sabem o porque disso?? Porque continuamos um povo sem educação, malandro, barbaro pois senão nem polícia precisaria nos estádios, mas é mais fácil transferir a culpa de toda confusão pro lombo da polícia, porque somos todos hipocritas, queremos mudança,mas não queremos mudar nosso comportamento

    ha mas a polícia tinha que mudar a rota dos corinthianos porque se passar perto do outro vai dar merda, como se isso fosse normal, tudo bem que é muito dificil mas o certo era pelo menos com uma escolta polícial os torcedores se comportarem e respeitarem os torcedores rivais…

    ha mas jogar pedra no onibus da torcida adversária é normal, jogar xixi na torcida adversária isso acontece mesmo, cuspir no treinador do time rival é coisinha boba, jogar bombas caseiras nas mediações do estádio é cultura de torcedor é normal, tudo isso e muito mais aconteceu e aí vem os entendidos em segurança pública dizerem que a confusão foi gerada pela polícia militar…

  • Paulo disse:

    Lamentável as atitudes dos participantes da tal “bancada democrática” programa AE esportes de hoje 05 /11/ 15. Após o comentário infeliz do tenente-coronel Gianfranco Caiafa que comandou o policiamento no jogo Galo x Corinthians Culpando o Atlético e a massa pela confusão…e ainda dizendo que “que o Atlético não é dono da arena. A arena é dos cruzeirenses, americanos….”
    O apresentador DO “PROGRAMA” que demonstra ÓDIO do Galo e da massa, tratou os torcedores atleticanos que foram vítimas da violência cometida por alguns policiais de bandidos
    Apresentou a fala do Tenente e concordando com a crueldade!

    O velho e delibitado Jair Bala que deveria ter se aposentado e pregar a paz e condenar os policiais pela brutalidade e violência contra todos os torcedores que se encontravam ao redor da arena Deu rizadas e com fez gestos dizendo que a PM esta certa e tem descer a BORRACHA…
    O tal de Dadá que ainda tem “atleticano” que o tem como ídolo, juntamente com vibrantinho deram gargalhadas
    Infelizmente esse tipo de programa tem contribuido com a violência.
    Distorcem imagens em prol do cruzerin e da sua “torcida” a xodozinha de toda imprensa
    Escondem as barbáries cometidas pela bandidagem azul
    Depreciam conquistas do Galo
    Monitoram a torcida atleticana 24 horas dia
    O fato é que Quem defender o Galo e a massa é demitido. Foi assim com o Dudu e Bolivar.
    A violência chegou a dois particapntes desse “programa que sairam as vias de fatos http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/a-briga-no-alterosa-esporte.191676/
    Será que isso é a influência?
    http://espn.uol.com.br/noticia/539236_sindicato-dos-jornalistas-de-minas-gerais-acusa-de-cruzeiro-de-intimidar-reporteres
    Estamos esperando uma resposta do comando geral da PM sobre essa covardia

  • Carlos Santana disse:

    Parabéns!

  • Frederico disse:

    Quem é o responsavel pela segurança???
    Respondendo essa pergunta basta para cobrar as providências.
    Sabendo do evento simplesmente já se faz a organização.
    Já na rodovia barra quem não tem ingresso.
    Usa-se os trajetos mais corretos para a entrada dos torcedores visitantes.
    Programa-se a entrada antecipada pra não ter tumulto.
    Já dei um monte de dicas mas não sou especialista.
    Quem estuda isso faz o planejamento.
    Tá óbvio que a estratégia tá errada logo vai dar merda.
    E já tivemos clássico lá e não teve isso.
    Pq não o mesmo esquema???
    Depois que fez errado sai de controle e temos o resultado.
    Cabe ao Estado ressarcir os prejuízos e assumir seus erros.
    A ação foi o que dava pra fazer já que a prevenção não foi feita corretamente.
    Se sabem tanto de segurança sabem muito bem que ninguém é santo e colocar torcidas rivais misturadas é jogar gasolina no fogo.

  • Vinicius disse:

    Sr. Leandro Fabrício,

    Depois de ver a sua defesa irracional, seus “argumentos” como sempre chulos, e ler em seguida as respostas de pessoas inteligentes e de bem, inclusive uma que te deu uma aula e nesta aula lhe questiona se voce é militar. Lembrei-me que no post sobre o jogo contra o Atlético PR, o sr. comentou que trabalhou neste jogo bem perto do campo, o que juntando uma coisa com a outra, leva a fortes indícios que a sua profissão e de policial militar. Parabéns pela possível escolha profissional, pena que ao apoiar com unhas e dentes uma atitude lamentável descrita neste post, você da indícios também que se é um policial militar de MG, com certeza você e da parte que suja o nome da corporação e provavelmente envergonha aqueles que estão a sua volta. Repense seus conceitos e valores pois da pra ver que no momento o sr. está meio desequilibrado!
    Abraço.

    • Leandro Fábricio disse:

      Caro rapaz, primeiro lave sua boca pra falar se o que faço na minha profissão é certo ou errado, vc não me conhece, SOU POLÍCIAL MILITAR SIM E COM MUITO ORGULHO, tenho 13 anos de profissão e não tenho uma comunicação disciplinar no meu curriculo, não conheço sequer corregedoria de polícia, tão sujo sou como vc mesmo diz, aprenda a discordar sem levar pro lado pessoal, a maioria aqui discordou de mim e eu continuo com minha opinião mas tampouco respondi nenhum colega aqui porque entendo o direito de um discordar do outro, vc é tão idiota que não prestou atenção no que escrevi, eu até disse que o comandante errou também e citei em que questões, se vc prestou atenção deve ter percebido que eu disse que maus profissionais existem em toda área de trabalho e que a polícia vai errar como todo mundo erra, ninguém me deu aula aqui não meu amigo, vc deve estar falando da menina que me respondeu, não a respondi porque ela discordou da minha opinião mas a fez de forma educada como deve ser, não igual a vc, só por isso é que estou te respondendo…
      aqui é um espaço democrático meu jovem, tanto teve pessoas que discordaram da minha opinião como poucas mas teve algumas que entenderam que a ação da PMMG foi legitima, entrando de acordo com minha opinião…

      um abraço para vc também e quando precisar pode discar 190 que estarei a sua disposição, mesmo que vc não mereça, pois não faço parte suja da corporação como vc disse…

      agora faço um questionamento também, agressivo como o senhor foi em seu post diferente de outros que discordaram aqui e não tiveram essa agressividade toda nas palavras, fico pensando, será que vc não faz parte daqueles que sujam e denigrem cada vez mais a nossa sociedade?? Sim, assaltantes, esteleonatários, traficantes, bandido de organizada coisas desse tipo….

      • Vinicius disse:

        Se a carapuça serviu tão bem a ponto de se dar o trabalho em responder somente a mim e porque a própria consciência já o acusa!

        • Leandro Fábricio disse:

          Já te falei, respondi somente a vc porque vc deve ser um dos lixos da nossa sociedade e porque de tão agressivo que foi, só pode ser um dos que se inclui nesses tipos de meliantes que citei no final…

  • Alexandre Luiz disse:

    Isso foi um fato isolado. Frequento o Independencia há 2 anos e nunca tive problemas. Domingo foi um jogo quente e não vejo a ação policial com mal sucedida.

  • Rodrigo Assis disse:

    O comandante da ação deveria ser afastado, simples. Ele teve tempo para se planejar, sabia o grau de risco, conhecia todo o cenário, jogar a culpa na massa chega a ser cômico.

  • Geraldo Lopes disse:

    Isso é antigo, como sempre, a torcida do Galo é castigada e a imprensa culpa a torcida. Na verdade querem, lançar crise no Galo, o Galo perder mando de campo e o Galo sair do Horto e ir para o Mineirão.

  • Leandro Celeste disse:

    A entrevista do representante da PM foi sincera e correta! Não tem como acompanhar 1.800 torcedores caminhando, se era necessário chegar ao Independência de ônibus, obrigatoriamente teria que escoltar a torcida do Corinthians na frente da torcida do atlético! Aí a bandidagem atleticana começa a jogar pedra, bombas nos ônibus e ela que está certa? Ela que é inocente? Ou seja, o errado é deixar torcedores rivais próximos, certo é agredir quem torce para outro time! De resto, o estádio do América não comporta jogo com duas torcidas, todo mundo sabia que era o jogo do título do Corinthians e a torcida deles viria! Se fosse no mineirão teríamos mais de 10 mil corinthianos no estádio.

  • ita disse:

    Essa é aquela instituição que fecha ruas para manifestação que pedem golpe institucional e militar para o país e depois desce a porrada em quem fecha rua para reclamar do aumento abusivo da passagem de onibus?

    Detalhe que o impeachment não tem base legal e pedir golpe é apologia contra a democracia e o aumento da passagem de onibus foi revogado na justiça…

  • Silvio Torres disse:

    Uma verdadeira vergonha tudo que aconteceu! Nossa PM age como pitbull com o cidadão comum e como um gatinho com os bandidos. Tá tudo ao contrário.

  • Elton Rodrigues disse:

    Fiquem tranquilos…

    O nobre deputado Laudívio de Carvalho está revogando o estatuto do desarmamento. Assim, cada cidadão poderá adquirir a sua armar e ele mesmo providenciar a sua defesa:
    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-10-27/comissao-da-camara-aprova-texto-que-libera-porte-de-armas-no-brasil.html

    Aí fica a pergunta: Se eu estou com a minha arma de fogo, sentado no bar com a minha família, tomando uma cerveja e esperando o inicio do jogo. Aí ouço tiros e correria. Eu posso sacar a minha arma, legalmente comprada e licenciada, para revidar a este ataque e proteger a minha família ?

    Com a palavras os defensores do fim do desarmamento e apoiadores da PMMG.

  • Marcão de Varginha disse:

    Simples: quem aprontou fora do estádio e fugiu dos militares da PM? Os Corinthianos. Então sejamos realistas: se àqueles torcedores invadiram a residência dessa simpática senhora, obviamente foram eles que se refugiaram e quebraram o banheiro!
    – Como bem disse numa frase o autor desse estimado e competente blog (sic) “… é do ramo…”, então consideremos que autoridade em segurança pública é àquele comandante e seus comandados, e quando ele disse que não se manifestaria sobre o prejuízo naquela residência e que determinaria sua apuração, saibam, caros senhores, que durante a apuração se houver comprovado algum absurdo por parte da PM, os responsáveis serão punidos de imediato, sem perdão. E se comprovado que o excesso foi da torcida paulista, essa só arcará com os prejuízos num futuro distante, e tudo cairá no esquecimento da justiça!
    – Mesmo com tantos “erros” por parte de nossa PMMG, continuarei respeitando-a incondicionalmente, e bandido tem que ser tratado como bandido, e quem apóia bandido e fica com dó desses seres inservíveis que se sentem impuníveis devidos nossas ultrapassadas leis, bandido também é… simples assim!

    • Leandro Fábricio disse:

      Ê marcão, vc é o cara viu, concordo plenamente, e quem invadiu a residencia daquela senhora foi a torcida do corinthians mesmo como vc bem disse…

      • Vinicius disse:

        Vocês dois poderiam ler a matéria completa antes de comentar o ponto de vista que vocês “criaram” em sua mente. A DONA DA CASA e moradores desta afirmaram que a PMMG entrou quebrando tudo e tidos atrás dos Corinthianos! Ela e seus patentes estavam lá e testemunharam o ocorrido!!!

        • Marcão de Varginha disse:

          E vc queria que a PM retirasse esses maus indivíduos com flores, poesias, perfumes…? Tenha dó e santa paciência, rapaz, os Corinthianos apenas colheram o que plantaram! Eles foram a causa de tudo… se tivessem se portado como seres humanos que são, evitariam a confusão…
          – Ademais, vc estando trabalhando aceitaria que alguém o agredisse fisicamente? Vc ficaria calado? Ou reagiria? Os PM estavam trabalhando em pleno domingo para garantir NOSSA segurança… seja coerente em sua análise, e não fique do lado do mal para não ser considerado como tal!

  • Marcão de Varginha disse:

    Subentende-se que quem “esconde-se” no banheiro dessa simpática senhora foram torcedores do Corinthians que após barbarizarem contra o patrimônio às ruas e contra a própria PMMG, “preferiram”, por extrema covardia, invadirem tal residência, sendo esses “torcedores” que quebraram o mesmo cômodo onde se refugiaram. Como querem que a PM retirem os vândalos torcedores da residência, sem empregarem força física? Com flores, perfumes, poesias, com versos de amor?
    – Sejamos inteligentes e “julguemos” todos os envolvidos no episódio, sejamos imparciais! O Comandante do Choque que é uma autoridade de segurança pública, e q

  • Sandra Helena disse:

    Parabėns chico liguei para rådio,jornais e poucos tiveram a sensibilidade de ouvir as pessoas envolvidas nesse lamentável acontecimento.O comandante deveria aprender com a comandante Claúdia como que se faz porque desde 2012 nunca aconteceu algo parecido.Achou que ele e seus comandados dariam conta de escoltar uma torcida conhecida no Brasil e Bolívia por seu comportamento entre torcedores adversários.Que conforme o video mostra nada fizeram para à ação da pm fosse do tamanho que foi.Acho que o comandante como parte da imprensa deseja desqualificar o estádio do horto para que o trabalho dos mesmos seja mais cômodo e acho que esse tenente cel deveria assumir a sua inexperiência em conduzir açoēs de segurança em grandes eventos.Parabenizo vc por abrir esse espaço para os que lá estavam e tiveram suas vozes caladas por bombas de efeito moral e tiro de borracha.

  • Cristiano R. disse:

    Pelo que parece Chico, Tenente/Coronel GIANFRANCO CAIAFA não entende de estratégia de segurança muito menos de matemática, como que coloca 1800 torcedores em apenas 12 ônibus? Se dividirmos este total de pessoas pela capacidade de assentos em um ônibus, que tem média 40 lugares, teríamos que ter 45 ônibus no mínimo! Como que um pai de família vai a um evento em BH sabendo que o responsável pela segurança de sua família fez uma ação e da uma declaração desastrada como a que o comandante GIANFRANCO CAIAFA fez?

    Se fosse um país mais sério o SR. GIANFRANCO CAIAFA seria afastado de sua função.

    Ainda temos muitas perguntas sem respostas por parte da corporação.

    Isabella Noria parabéns pelo comentário

    • Marcão de Varginha disse:

      Não estou defendendo a PMMG, mas sendo coerente: o comandante disse (sic) “Por erro de informação do Corinthians, esperávamos 12 ônibus. Quando chegaram aqui na barreira de Betim eram 26 ônibus e 7 vans. Eram 1800 pessoas…”, então fazendo as contas e sem considerar as 7 Vans, são cerca de 69 passageiros por ônibus, o que é viável.
      – Àquela ocasião a PMMG esperava determinado público de acordo com informações prévias do próprio Corinthians, e chegaram em número bem maior, momento em que àqueles militares foram “obrigados” á mudar de estratégia de escolta para a devida segurança dos torcedores envolvidos e do público que estava às ruas.
      – Criticar quem está trabalhando em prol da segurança de todos é muito cômodo, especialmente quando sentados confortavelmente defronte à um PC… sejamos mais coerentes, realistas e vamos analisar os dois lados da moeda – mas isso só os imparciais, inteligentes e sem ódio no coração poderão fazer!
      – Se infelizmente ocorrer novamente uma situação dessas, sugiro às nossas autoridades que cadastrem os dados desses que visitam essas páginas e que os convidem para controlar torcedores mais violentos “somente” em campo livre, e que lhes dêem os mesmos instrumentos rotineiramente empregados pela PM, para acalmarem os gladiadores do futebol.
      – Repito novamente: Mesmo com tantos “erros” por parte de nossa PMMG, continuarei respeitando-a incondicionalmente, e bandido tem que ser tratado como bandido, e quem apóia bandido e fica com dó desses seres inservíveis que se sentem impuníveis devidos nossas ultrapassadas leis, bandido também é… simples assim!

  • Leandro Fábricio disse:

    Então senhrores, quando forem ao estádio e bandidos travestidos de torcedores passarem a mão em suas esposas e chutarem a bunda de seus filhos, chamem os seguranças que agoram trabalham nos estádios para ir lá e defenderem vcs, sim eles irão prontamente bater de frente com marginais de torcidas organizadas por suas causas, vão sim…

    Chico como sempre falei antes, erros e maus profissionais tem e acontece em qualquer área de trabalho, no meio em que vc trabalha também tem ou estou mentindo, na área da educação, na área da saúde etc etc o problema é que quando se fala de PMMG todo mundo quer tirar lasca e se achar o grande entendedor de segurança pública, o coronel em certo ponto da entrevista até acho que falou algumas bobagens, mas o presidente do atlético também falou e muita bobagem…

    Senhores, a PMMG vai errar como qualquer outra instituição erra, só que para vcs que ficam sentadinhos em suas salas com ar condicionado escrevendo suas matérias é muito fácil julgar a ação da PMMG, vc mesmo chico um excelente jornalista não entende nada de segurança pública quer exemplo??? Vc sabia que em flagrante delito qualquer polícial pode adentrar qualquer estabelecimento sem mandado judicial??? Não não sabia né, alí quem invadiu não foi a polícia e sim os marginais travestidos de torcedores que colocaram em risco a vida dessa senhora e de seus familiares, a polícia que já estava em seu encalço adentrou a residencia legitimamente blz, mas agora o negócio pra vcs mudou de lado, quem invadiu foi a polícia e aqueles que corriam da polícia (estariam correndo da polícia a toa né) se tornaram os mocinhos…parabéns…
    Discordo do comandante quando ele fala que o estádio e o bairro não comportam jogos grandes, aí discordo, acho que a PMMG tem a obrigação de dar segurança aos torcedores em qualquer lugar, seja no mineirão, no independencia, no campo do frimisa em santa luzia etcetc…

    Uma vez, presenciei uma reunião entre ministério público, profissionais de segurança pública, torcedores de torcidas organizadas e moradores de residencias que cercavam as mediações de um certo estádio aqui em mg e mais profissionais que não me lembro agora, depois de tantas reclamações de torcedores e moradores quanto as ações da PMMG nos estádios e arredores, um certo oficial pediu a palavra e disse a seguinte: JÁ QUE A PMMG ESTÁ FAZENDO TANTA MERDA ASSIM COMO DIZEM, ENTÃO VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA SENHORES, A PARTIR DE HJ VCS CONCORDAM EM TIRAR A PMMG DOS ESTÁDIOS E DEIXAR A SEGURANÇA PRIVADA FAZER O SERVIÇO COM A PMMG ATUANDO SÓ FORA DOS ESTÁDIOS, E AÍ ESTÁ NAS MÃOS DE VCS…. o que se viu foi um silencio funebre dentro do estabelecimento e alí se encerrou a reunião…

    ha mas muitos vão falar assim, não queremos a PM fora dos estádios só queremos que ela trabalhe corretamente…. como se PM não pudesse cometer erros e sempre tem que acertar em todos os momentos…

    Pois é senhores, desafio qualquer um a desde de quando a PMMG passou a trabalhar em jogos no mineirão e independencia a fazerem um quadro comparativo de quantos jogos tivemos confusões de grande repercussão nesses anos todos em que a polícia esteve trabalhando nesses estádios, sei que isso é muito dificil mas realmente gostaria que fosse feito isso para vermos se a polícia nos estádios é tão ineficiente assim como muitos aqui falam…

    • Isabella disse:

      “quando forem ao estádio e bandidos travestidos de torcedores”. Provavelmente o Senhor deve ser policial e não não surpreende esse comentário e todo o resto do seu texto, já que expressa muito bem o entendimento de uma polícia treinada para o uso da força doa a quem doer, partindo do pressuposto que todos que estão à volta são bandidos que precisam ser contidos, escorraçados, controlados com o máximo da força possível, ainda que a ameaça seja meras latas atiradas contra uma torcida rival, colocada ali não se sabe o porquê.

      É esse pensamento que confirma que a polícia militar é treinada para guerra, para exterminar o inimigo, ela não enxerga direitos fundamentais dos cidadãos e não está ali para servi-lo, apenas para conter a ordem, ainda que para isso tenha que usar de uma força desmedida e exagerada.

      Da mesma forma que não é admissível que um médico erre em uma cirurgia, não é admissível que a Polícia erre num evento como o de domingo. E quem erra deve, no mínimo, se desculpar ou reconhecer o erro. Mas pelo que vimos da resposta do Comandante, os culpados são sempre os outros.

    • Jorge disse:

      Concordo com quase tudo que voçê escreveu só gostaria de acrescentar o seguinte;
      que a P.M reveja o planejamento e suas atitudes quanto policiamento em jogos pra que
      servem as reuniões interminaveis,que eles tenham humildade de reconhecer que estes
      planejamentos não funcionam e que o Ministerio Publico tome atitudes antes dos acontecimento
      Planejamento ,respeito com os torcedores (seres humanos)

    • dan disse:

      “Então senhrores, quando forem ao estádio e bandidos travestidos de torcedores passarem a mão em suas esposas e chutarem a bunda de seus filhos, chamem os seguranças que agoram trabalham nos estádios para ir lá e defenderem vcs, sim eles irão prontamente bater de frente com marginais de torcidas organizadas por suas causas, vão sim…”

      O nível de argumentação me deu náuseas.

    • ita disse:

      Os bandidos torcedores continuam aterrorizando pela impunidade, pelo mesmo motivo, a PM vai continuar com seus abusos sempre que lhe convier…

    • ita disse:

      O problema da polícia vai muito além de dias de jogos, esse exemplo coincide com o assunto do blog. Que tal desmilitarizar a polícia? Que tal a polícia responder pelos seus atos? Pq polícial tem a opção de retirar o velcro que leva seu nome no uniforme?

  • Renato Alexandre disse:

    Vendo o vídeo anexado fiquei, mais uma vez, revoltado. Estava na Silviano Brandão no momento dessa operação desastrosa da PM. Chegaram como se tivessem debandando uma multidão de bandidos sem “enxergar” a presença de gene de bem, crianças, idosos e até deficientes físicos. Uma atuação covarde que manchou a PM de Minas, que mente em se colocar como a melhor do país. Ainda bem que órgãos de comunicação e o seu blog estão repercutindo essa demonstração de despreparo provocada por covardes travestidos com farda do Batalhão de Choque.

  • Tércio Oliveira disse:

    Me lembrei daquela noite de horrores, num jogo Atlético x Vitória. Desceram o porrete em torcedores que estavam quietos.

    • Ricardo Leite disse:

      Eu estava lá, foi no campeonato brasileiro de 99, numa quarta-feira a noite no próprio Independência. O Fábio Costa foi se engraçar com o Galván e esse não afinou, meteu-lhe um sopapo. Parece que os fascistas da PMMG se entusiasmaram e desceram o porrete na torcida indiscriminadamente atrás do gol do lado fechado do estádio. Um animal saiu brandindo o cacetete de madeira como se fosse uma espada. Enquando a polícia não for desmilitarizada e unificada numa só teremos cenas desses animais de farda.

  • Paulo disse:

    Um fato curioso é a que essas ações da PM sempre acontece com a torcida atleticana. São várias crueldades com essas e jamais ouvimos a imprensa cobrar uma satisfação do comando da PM e o pior é ouvir certos elementos da imprensa culpar a torcida atleticana como Jaeci , Léo e muitos outros sairam em defesa da PM tratando os torcedores de bandidos e marginais isso também é crime!
    Um fato que nos chama atenção é a desigualdade de tratamento da imprensa e PM dado Atlético e a massa. Contra Nós é Fogo e ferro. Contra torcedores do cruzerin, principalmente contra Bandidagem azul só “flores!!!!”
    Cansamos de ver a bandidagem azul cometer crimes Bárbaros ex: Em pouco tão pouco tempo a bandidagem azul cometeu Vários crimes sem nenhum obstáculo
    e a imprensa pra variar Não comenta. Mas graças ao site UOL e o blog do Chico Esses crimes não são escondidos!
    Vamos aos fatos:
    O ônibus do Galo foi alvo de latas cheia de cerveja aos olhos da PM que também tomou cerveja na cara e ninguém fez nada!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=PY8TkP7CH_Q
    Briga generalizada da bandidagem azul cancela festa do Cruzerin nos arredores do Mineirão
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/12/festa-cruzeirense-e-cancelada-por-confusao-entre-torcidas-organizadas.html
    https://www.youtube.com/watch?v=JbHUiuynI8g
    Torcedor do Atlético-MG é espancado em posto de combustíveis de Abaeté(MG)
    http://noticias.r7.com/fala-brasil/videos/torcedor-do-atletico-mg-e-espancado-em- posto-de-combustiveis-de-abaete-mg-09042015
    Curioso que ninguém viu nada???
    http://blog.chicomaia.com.br/2015/04/19/radicais-e-revoltados-tentam-agredir-presidente-do-cruzeiro/
    Três torcedores atleticanos são agredidos covardemente pela bandidagem azul com pedaços de madeira e pedra.
    Foi uma embosca como gosta bandidagem azul de fazer .
    http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/06/briga-entre-torcedores-deixa-feridos-antes-do-classico-em-belo-horizonte.html.

    http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2013-08-29/torcedores-do-cruzeiro-sao-detidos-por-agressao-na-tijuca.html
    Alô PM, MP e justiça de uma forma geral porqu vcs sempre aliviam para BANDIDAGEM AZUL?
    Isso já está ficando muito…muito…muito esquisito!!!
    Cadê aqueles “jornalistas” que gostam de entrevistar comandantes da PM e promotores de justiça quando a confusão é provocada pelos torcedores do Galo , especialmente a Galoucura???
    Alô MP, PM E PF, o tempo passa e as BARBARIES Cometidas pela bandidagem azul anos de 2013/2014/2015 vão sendo esquecidas. ATÉ O MOMENTO NINGUÉM FOI: Procurado, encontrado, interrogado, julgado, condenado, processado e preso.
    Essa então é doer…
    http://www.hojeemdia.com.br/esportes/torcedores-impedidos-de-ir-ao-estadio-ignoram-punic-o-em-minas-gerais-1.177764
    E como sempre ninguém foi: Procurado, encontrado, identificado, interrogado, julgado, processado, condenado e preso.

  • Jorge disse:

    Tudo que acontece nesta cidade é culpa do Atletico e sua torcida as autoridades não tem culpa alguma
    portanto Srs donos da verdade sugiro acabem com o ATLETICO e sua torcida e os problemas estaram solucionados e assim voçês e o Ministerio Publico poderam dormir em paz,o que seria otimo pois os trocedores do Atletico deixariam de apanhar como cachorros sangados por serem culpados
    Vejam bem sempre serei a favor da Ordem e do Respeito agora que os donos da verdade que por sinal são muito bem pagos pra isso assumam as responsabilidades que os cabem

  • Isabella Noria disse:

    Chico,
    Bom dia.

    É com estarrecimento que eu li essa matéria ontem no superesportes sobre a entrevista do Comandante da Polícia Militar. A Polícia Militar não foi treinada para servir o cidadão, mas sim para impor ao cidadão a ordem que ela entende correta.

    É triste perceber que o comandante da polícia entende que a operação foi bem feita porque não houve feridos ou mortos, como se os danos morais, psicológicos que ela causou a milhares de torcedores corinthianos, atleticanos e moradores fosse algo simples, comum e corriqueiro.

    É triste o Comendante colocar a culpa na torcida do atlético “que tem que entender que não é dona do bairro”, como se torcedores comuns que se concentram pacificamente na Av. Silviano Brandão ou que estavam nas imediações da Pitangui tivessem que ser responsabilizadas por atos hostis (jogar copo e lata em ônibus, sem armas ou paus jamais pode ser considerada ação violenta, Sr. Comandante) de uma minoria que poderia facilmente ser controlada.

    Perceba pelo vídeo postado, que o bar que aparece na Silviano Brandão é o Chef Tulio, bem como a pracinha onde fica a Arena do Espeto no pé da rua que dá acesso ao Portão 2. Ali é um local bem distante do beco onde colocaram a torcida do Corinthians. Qual a razão para “varrerem” todos que estavam na Av. Silviano Brandão? Todos que ficam naquela região sabem que se trata de local pacífico, sem desordem ou bagunça, onde transitam crianças, mulheres, idosos e por isso causa mais revolta ainda a fala da Polícia, pois quem frequenta e quem estava lá, sabe bem que não tem e não teve bagunça.

    Por que aquelas bombas e aquelas balas de borracha? Por que servir o cidadão daquela forma?

    Por que não se preparar para a chegada da torcida do Corinthians? Por que levá-los para a Rua Pintagui, para um beco que geralmente fica fechado justamente pra não ter comunicação entre as duas torcidas? Por que colocar as duas do mesmo lado?

    Por que não entrar com a torcida do Corinthians 3 horas antes do jogo? Por que fazer a operação faltando 1 hora pro jogo quando a concentração de atleticanos ao redor do estádio é maior?

    Por que não dividir a operação de condução dos ônibus Corinthianos em duas operações?

    Colocar a culpa na torcida do Atlético, no bairro ou na diretoria do Atlético é atestado de incompetência e covardia, Sr. Comandante.

    • Jorge disse:

      Parabens,parabens,parabens, pela aula,fantastico seus comentários.só
      que voçê ouSra não é policial e portanto as autoridades não relevaram a
      aula que voçê deu,planejamento ,policiais abilitados,para conviver com
      torcedores(seres humanos) outra coisa aos entendidos será que Isabella
      terá que desenhar pra voçês entenderem?,quanto a critica de certos jornalistas
      melhor não comentar pois o que estes J,e L,querem é aparecer coitados são
      tão fracos olhem onde trabalhão

  • dan disse:

    A Policia Militar MG é uma vergonha, e como o próprio nome diz, é uma instituição forjada para a guerra, para o conflito, não para gerir grandes eventos.