Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Metrô em BH, para a Copa de 2014, já era!

Amigos,

Aquilo que escrevi ontem, da fala da Ministra Dilma Roussef aqui no Rio e da omissão dos políticos mineiros, está confirmado nessa reportagem do jornal O Tempo, de hoje. Mais um Ministro falando, agora para sacramentar a embromação para cima dos mineiros. Metrô em Belo Horizonte vai continuar sendo sonho. Leiam:

Ministro confirma BRT como alternativa para o trânsito de BH até a Copa

Segundo Marcio Fortes, ministro das Cidades, corredores fechados para ônibus devem mesmo substituir projeto do metrô como solução de transporte em Belo Horizonte

22/10/2009 00h02

LUIZ FERNANDO ROCHA

Siga em: www.twitter.com/OTEMPOonline

Belo Horizonte não deverá ter os projetos do metrô concluídos até a Copa do Mundo de 2014. Em visita à redação da Sempre Editora na noite desta quarta-feira, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse que a ordem de prioridade das obras necessárias para receber o evento deve ser definida pelo Estado e pelo Município, mas deixou claro que a possibilidade mais concreta é que seja feita opção por um sistema alternativo, o BRT (Bus Rapid Transit), já anunciado pela Prefeitura da capital.

Segundo o ministro, os corredores exclusivos e fechados para tráfego de ônibus trazem as características de agilidade e mobilidade dos transportes sobre trilhos, mas a um custo bem menor. O dinheiro para as obras viria a título de financiamento e não como recurso do Orçamento Geral da União. “Nós colocamos um valor disponível inicialmente de R$ 5 bilhões. A partir da semana que vem vamos avaliar essas priorizações e teremos a confirmação do que será proposto pelas cidades. Para projetos de até R$ 400 milhões, estaremos financiando 75% em condições especiais, com recursos do BNDES”, esclareceu o ministro.

Desde agosto, o grupo de trabalho nomeado para discutir o PAC da Copa recebeu os gestores públicos e os técnicos designados pelos estados e municípios com as propostas e projetos de todas as áreas envolvidas. O próximo passo, de acordo com Fortes, será a definição de quais destes projetos receberão o dinheiro. “Há uma preocupação com os recursos, mas sobretudo com o cronograma. Eu quero soluções e não problemas. A pior coisa é investir em uma obra que não fique pronta a tempo”, disse Fortes. Para o ministro, o ideal é que as obras escolhidas tenham previsão de término até pelo menos três meses antes do início dos jogos para que, caso algo dê errado, seja executado um “plano B”.

Márcio Fortes lembrou ainda que um dos critérios de avaliação para definir as obras será a possibilidade de aplicação da estrutura no cotidiano das cidades depois da Copa do Mundo. “Uma coisa é o dia do jogo, outra coisa é o transporte diário, saber se estamos resolvendo o problema da Copa, ou o problema da cidade”. Segundo o Ministro, até o final de novembro deste ano o comitê do PAC da Copa já deverá ter definido as obras que serão financiadas pelo Governo Federal.


» Comentar

Comentários:
9
  • Mufasa disse:

    O metrô tem que ser expandido para região de Justinópolis…pela avenida Vilarinho…..plana, plana larga esperando os trilhos

  • bruno cesar ortiz disse:

    olá!!!! infelizmente não teremos as outras linhas do metrô ,mas a atual linha PODE SER APERFEIÇOADA , eu tenho um projeto próprio que traria benefícios de longo prazo ,a um custo menor do que a linha verde e a duplicação da antonio carlos que trarão benefícios de curto prazo, acabaria com os conjestionamentos da avenida cristiano machado e amazonas e o principal seria ótimo para o meio ambiente.È um projeto de rápida conclusão em que uma parte seria com recursos públicos e uma parte ppp.Mas eu não sei como faço para este projeto entrar em pauta nas reuniões da prefeitura ou do governo, gostaria muito que isso acontessese pois seria otimo para bh.Se alguem estiver entereçado em conhecer minhas ideias para bh entre em contato pelo email – brunocesar_19@yahoo.com.br

  • pc disse:

    Se na atualidadeo metrô de Minas ainda é trem, e este trem nem possui janelas ou ar;”deveriam dar uma embarcada nessa viagem, principalmente no verão, para sentirem a sensação”.Imaginar que o Trem Bala vem então, certamente seria uma de decepção!-como eu queri ser decepcionado!!!!!!!!!!!. que doido…srsrssrsrsssrs

  • claudio henrique disse:

    grande chico maia!quen eu tive o praser d ver d perto ,um atleticano sofredor como eu.
    chico eu acho um absurdo um pais q a violencia impera nas ruas, sobre tudo do rio assasino de janeiro,.
    falar em sediar uma copa do mundo,vc acha q um pais q que ñ consegue conter as mortes inocentes de pessoas nas ruas,vai conseguir maquiar o pais para uma copa,se vc acha q eu to exagerando ,vem morar aqui na europa como eu moro em barcelona a 5 anos.vc vai ver o q e segurança,aqui paramos o carro a cada esquina se o semaforo facha,a qualquer hora do dia o da noite.abraço .

  • Leandro Alves disse:

    As vezes é até bom porque no Brasil a corrupção dificilmente deixa terminar alguma obra desse porte o dinheiro ia sumir a obra ia para e o nome de Minas e do Brasil iria para o lixo

  • eduardo dias disse:

    Chico,
    Uma das finalidades da não execução do metro seria o enfraquecimento da candidatura de BH para sediar o jogo de abertura da copa ?
    Há muito interesse nisto,e, SP saiu atraz nesta disputa por não atender diversos pontos do caderno de encargos da Fifa.
    Saudações,
    Eduardo.

  • Henrique Guzella disse:

    O governo petista é isso: faz alguma coisa para enganar bobo e o povo que fique satisfeito com lixo.
    Se o José Serra for eleito o presidente, tenho certeza que espírito de investimentos que os governantes paulitas têm atingirá Belo Horizonte.

  • Drica Lopes disse:

    Parabéns ao Márcio Fontes por se mostrar preocupado com o transporte diário dos belorizontinos, além disso foi sensato ao falar que não valeria investir em algo que talvez não desse tempo de finalizar. Metrô já era, mas o sonho de um transporte melhor acho que ainda não acabou.

    Abraço Chico

  • Frederico Dantas disse:

    Dizem que por trás disso há um lobby muito forte das empresas de ônibus de BH. Não se pode confirmar que haja, mas que não duvido que haja, não duvido.
    Gente de mentalidade tacanha.