Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Primeiro do Brasil em público, mas 35o no mundo

“Europa goleia o Brasil em público no estádio”, com este título na reportagem, o  jornal O Globo, de ontem, destacou que a média de público nos jogos do campeonato brasileiro é ridícula, em comparação com a média dos principais campeonatos europeus, e deu alguns números, tipo: o clube de maior média do Brasil, no atual campeonato, é o Atlético com 37.838 pagantes, bem longe, por exemplo, do Manchester United, da Inglaterra, cuja média é de 75.304.

Mais interessante ainda é a comparação com o clube de maior torcida do Brasil, o Flamengo, segundo colocado em média de público no atual campeonato (32.898), que na Europa estaria atrás de clubes como o inglês Everton ou o espanhol Bétis.

O Manchester tem a maior média do mundo, o Galo, apesar de primeiro do Brasil, é o 35º neste ranking; o Flamengo o 47º.

E imaginar que o Brasil tem cinco títulos mundiais, os melhores jogadores do planeta e alguns dos maiores estádios do mundo…

Mas as dificuldades e riscos para um torcedor ir a um estádio, complicam tudo!

Por outro lado, imaginem se o Atlético mantiver boas campanhas como a do atual campeonato!


» Comentar

Comentários:
21
  • Alisson Sol disse:

    Talvez esteja ocorrendo uma confusão entre pessoas que vêem jogos da Liga dos Campeões e acham que é jogo do Campeonato Inglês.

    Na minha opinião, os jogos do Campeonato Inglês são terríveis de se assistir. Pessoalmente, é muito melhor, mas já é duro. Na televisão, ao focar a bola, perde-se a movimentação no campo. Como já foi citado, os jogadores têm ótimo preparo físico e correm muito. Mas os locais têm pouca habilidade, e um medo danado de driblar. O resultado é um monte de chutões e cruzamentos para a frente. E nem pensem que as partidas transmitidas para o Brasil, que provavelmente incluem só os 4 grandes (Arsenal, Chelsea, Liverpool e Manchester) são um reflexo das partidas em geral. Quem assistir um Wolves versus Wigan Athletic e achar um bom jogo de futebol tem um gosto, digamos, diferente. O objetivo maior dos times pequenos é se manter na “Premier League”, pois a cota na divisão das receitas é muito maior.

    Creio que há talvez uma definição diferente da que conheço sendo utilizada para tática, ou confusão entre habilidade e tática. A disciplina tática dos ingleses é fantástica. Se você disser aos jogadores de defesa da seleção brasileira para não passarem do meio de campo, pode ter certeza que vão desobedecer. Se disser o mesmo para os jogadores ingleses, ele não sobe para apoiar nunca.

  • Bom final de semana a todos,

    E ótimo futebol…

  • Stefano…
    Caro amigo, com seu nome não tem como gostar do futebol Italiano..rsrs

    Meus avós eram italianos, família De Paula…Assisto tbm, aliás, na Europa acompanho o Inglês e Italiano.

    Nerazzuri e Spur’s

    Um abraço e bom final de semana

  • Stefano Venuto disse:

    Caro Geovany Altissimo,
    é a minha opinião, respeito a sua.

  • Geovany Altissimo disse:

    Com todo respeito, falar que o campeonato inglês é ruim ai é duro demais. O que é bom então.

  • Stefano Venuto disse:

    Amigo Walter (Betim MG),
    pode até ser pelos estrangeiros que o futebol melhorou, mas mesmo assim o estilo não me agrada, muito trombado e muita bola alçada. Tem uns dois times que dá pra ver, o resto é muito burocrático. Gosto mais do campeonato italiano.

  • futebol inglês é tão bom que para serem campeões mundiais novamente precisarão de uma nova copa do mundo no país deles e pra ganharem precisarão de um gol que a bola nem entrou. não confundam dinheiro com qualidade.

  • Stefano!!!

    Sim, nesse caso sim, eu acho que me expressei mal, não é o FUTEBOL INGLÊS, e sim o CAMPEONATO INGLÊS, pois eles tem levado grandes jogadores espalhados no mundo.

  • Stefano Venuto disse:

    Caro Chico,
    vou te falar uma coisa, se em BH tivesse transporte público descente, rápido, seguro e acessível, a torcida do Galo encheria o Mineirão o ano inteiro, não ia ter pra inglês, espanhol, italiano. Essa é a verdadeira torcida de futebol de Minas. O resto é turista do ludopédico.

  • Stefano Venuto disse:

    Amigo Walter (Betim MG),

    Corrido sempre foi, mas tático discordo. E vou te falar mais, montar uma seleção inglesa deve ser mais difícil que aprender chinês. Deve ter uns 3 jogadores bons e o resto tudo cintura dura. Só preparo físico.

  • só assim mesmo pra ser DECACAMPEÃO!

  • a raposa vai fechar contrato com mais qual clube do interior de MG? democrata, rio branco, villa nova, ipatinga. o campeonato mineiro será IMORALIDADE ESPORTE CLUBE! e a grana deve ser toda do cofre publico, a população tá ajudando a pagar essa falta de vergonha. Coitada da arbitragem. Vai ter árbitro apitando com camisa azul em baixo. com camisa alvinegra eles já atuaram várias vezes. Nós Americanos jamais esqueceremos aquele “penalti” que o soprador de latinha inventou sobre o marques e o lincoln converteu….depois aqueles 2 patetas ficam batendo boca pela aquela rádia que se diz de minas (dono botafoguense). aí no brasileiro ficam chorando. 38 anos sem título. o outro precisou de 32 anos para conquistar o primeiro título. se preparem, em 2010 o Givanildo vai passar em cima do Cruzeiro e do atletico mineiro.

  • Stéfano e Celso!!!

    Olá amigos, tudo bem? Bom, eu acompanho o futebol inglês há algum tempo, e já tem um tempinho que o futebol inglês deixou de ser chato e burocrático. Hoje ele é muito tático e corrido.

    Abraços

  • Celso disse:

    Stéfano, concordo com você…. só jogo feio no campeonato inglês, só tem “cruzamentos” partindo do meio de campo. Com certeza, é a melhor pedida para depois do almoço, se quiser dar uma cochilada…

  • Stefano Venuto disse:

    Chico,

    Olha só o torcedor do Galo do interior, sair daqui no meio de semana, gastar com combustível, ingresso, cerveja, lanche e voltar no meio da noite, chegando em casa de madrugada é foda. O campeonato inglês pode até ser lucrativo, mas ô futebolzinho chato e burocrático.

  • Alisson Sol disse:

    Não se engane com o “futebol da Inglaterra”. O que existe e as pessoas vêem de fora é a Premier League, que é um grande show, financiado pelas maiores organizações e bilionários do planeta, que contratam os melhores jogadores para serem os artistas. Para este show, os palcos são excelentes, bem localizados e acessíveis. Os ingressos custam entre 50 libras e mais de 2000 libras. Não há local para estacionamento perto de praticamente nenhum estádio, mas há acesso por trem ou metrô para praticamente todos. Mas nas divisões inferiores, a “experiência” não é muito diferente daquela do Brasil. Se todos os clubes do Brasil se transformassem em empresas com administradores profissionais, que foi o que aconteceu na Inglaterra, seria fácil gerar capital para reformar/construir estádios, e manter jogadores no país.

    Público no estádio não sustenta futebol em lugar nenhum do mundo, e portanto é uma estatística praticamente inútil. Qualquer analista de investimentos irá olhar a renda total dos jogos, pois não se pode comparar público pagando um real com público pagando 150 euros por bilhete. Mesmo o Manchester United, que “pertence” a um bilionário americano, depende da verba da TV, e de diversas negociações muito lucrativas, como a venda de Cristiano Ronaldo. Por isto é que não trocam o técnico, conhecido como o melhor descobridor de talentos do mundo.

  • olha porque alguns ajudam tb a media de publico nossa abaixar:

    “Presidente alvinegro critica possível mistura de torcidas no Engenhão
    Preocupado com boatos sobre ‘invasão’ do Fla nos setores do Botafogo, Maurício Assumpção diz que pode reduzir espaço para visitantes em 2010”

    o presidente do botafogo pediu o jogo no engenhao alegando ser mando de jogo dele e deixou de fora o maracanã que seguramente teria mais de 80 mil pessoas. renda maior, maior visibilidade, melhor marleting, maior segurança. O presidente do botafogo é tão inteligente que ele quer aproveitar o “mando” do jogo, porém foi dividido 50% da carga dos ingressos para cada equipe. ainda fazem piadas dos portugueses. é muito nêgo amador na direção do futebol brasileiro.

  • Chico,

    repetindo, não falta torcedores no Brasil, falta grana!

  • Carlos disse:

    Olha o nome do cara… Bruno César! KKKKKKK “Bruno César, vovó tá te chamando!”

  • Bruno César disse:

    Quando o Roach cair agente conversa Chico! hehe

    Contenham-se Atleticanos! faltam ainda 8 jogos! Em 3 jogos vcs conseguiram apenas 3 pontos!
    Cruzeiro e Flamengo estão chegando! Se segurem que o gigante voltou !!!
    Saudações!

  • Geovany Altissimo disse:

    Chico na Inglaterra até o incio da decada de 90 o futebol estava falido. Times ruins, estadios em pessimo estado. Hoje deu a volta por cima e é um dos melhores se não o melhor campeonato do mundo. Eu acho que nos tambem estamos caminhando para isso. A passos de tartaruga mas é visivel desde a organização do campeonato até as instalações dos grandes estadios. Com a chegada da copa tem tudo pra gente chegar perto dos europeus. Um abraço.