Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Equívocos

Carlos Alberto Parreira está prestes a reassumir o comando da seleção da África do Sul, na vaga do Joel Santana, mas pelas entrevistas que tem dado, dá para ver que ele nem saiu do hotel onde morava, enquanto esteve lá.

Sobre segurança, disse que quem mora no Rio de Janeiro não tem com o que se preocupar, neste aspecto, em nenhum lugar do mundo.

Totalmente equivocado. Continuo aqui no Rio, de onde retorno amanhã, e não há termo de comparação com as cidades sul-africanas, Joanesburgo principalmente. Lá, as ruas ficam desertas à noite, o comércio fecha às 18 horas, e o clima é tenso, carregado, porque a qualquer momento pode pintar confusão.

No Rio, São Paulo e em qualquer cidade do Brasil há movimento noturno e, normalmente, não predomina o clima de medo que ocorre na África do Sul.

A violência em nosso país está aumentando muito rápido, e até poderemos viver os que os sul-africanos vivem, mas ainda estamos bem distantes.

Engraçado é que o governo brasileiro adora falar que a nossa economia está entre as maiores do mundo, como se a população tivesse algum retorno prático disso. Enquanto isso faltam escolas públicas, sistema de saúde qualidade, transporte, estradas, segurança, e vergonha na cara.


» Comentar

Comentários:
2
  • Gilmar disse:

    Grande Chico.
    Sempre admirei voce, seus comentários e sua forma de ser.
    Sou belohorizontino, moro em Araras-SP e acompanho as ‘coisas do Galo’ daqui.

    Chico, voce tem razão, falta vergonha cara das pessoas públicas que estão no ‘poder’ (ainda que pseudo), que manipulam as informações, que controlam grande parte da “energia monetária circulante no Planeta, etc.
    Sabemos que “outras energias” os controlam!!!

    A respeito da violência que é crescente e assusta cada vez mais a todos nós, precisamos ver e compreender isso como o retrato do grau evolutivo ao qual chegamos como seres humanos.

    Para dizermos algo sobre o painel mundial da vida humana hoje, precisamos levar em conta certos fatores “quase sempre” esquecidos e incompreendidos:
    neste planeta vigora, entre tantas outras, a Lei do livre-arbítrio. A Lei da Causa e efeito. Não existem acasos. O karma é fato Real. Vivemos sobre ciclos e fases evolutivas em todos os sentidos; etc.

    Pode parecer meio místico e esotérico dizer isso, mas não é não viu! Tanto a violência, quanto o medo, a dor, o sofrimento, enfim, as misérias humanas, são frutos da “ignorância” do ser humano.
    Nós, como seres humanos, mostramos que evoluímos alguma coisa em certos setores da vida humana, mas Chico, a maioria de nós somos muitíssimos ignorantes no que diz respeito ao Autoconhecimento.

    Em pleno século XXI e a maioria de nós ainda crê em acasos de roubos, de assaltos, que somos prejudicados por outrem; acreditamos em injustiças, em “perdas e ganhos” ( como disse uma pessoa famosa, que é tão cega quanto eu); acreditamos e aceitamos como normal, que alguém seja prejudicado e ou punido por “algo que não fez”. Chegamos no século vinte e nem mesmo somos capazes de cuidar da “casa onde moramos”, neste caso a Terra, e também não temos capacidade mental de “ver” que como Raça, somos todos irmãos e irmãs, que somos Todos Um Só.

    Chico, sei que voce sabe bem disso, pois é uma pessoa bem informada, pesquisador nato, lê muito, é atento às coisas e ver além do trivial.
    Sei disso!
    O ser humano demonstra com seu modo de viver, de conduzir as coisas, de se relacionar e usufruir da mãe natureza, que depois de vários séculos, infinitas oportunidades e incontáveis chances de crescer em consciência, expandir a compreensão, evoluir mentalmente, não merece continuar vivendo aqui neste Orbe Terrestre.
    O retrato que se vê hoje é esse que muitos apontam: Violência crescente, consumo altamente desequilibrado de tudo quanto recurso da terra, cada vez maior diferença entre pobre e ricos por causa da má distribuição do dinheiro, abuso do poder, aumento da cegueira espiritual, artificialização e desprezo com o próprio Eu do ser humano, etc.
    Tudo isso, repito, é fruto da ignorância humana.
    O que vemos e ouvimos na mídia, fruto da globalização, é tão somente a “ponta de um ENORME ICEBERG”.
    A “cara” do bicho é bem outra Chico! Não nos iludamos que irá melhorar não, pois o que se vê é e está logo ali à frente, e voce sabe muito bem o que é!
    Perdoe por eu ter me estendido em demasia!
    Grande abraço amigão!

  • Alisson Sol disse:

    Mas é tudo questão de experiência pessoal. Eu já fui até a Índia, mas o único país em que fui roubado foi o Canadá. Vai explicar…

    Pior é que ao ligar para a polícia simplesmente perguntaram: “O senhor está com um carro dos Estados Unidos?”. Ao dizer que sim, informaram: “Pois é. Sabemos que há uma gangue que quebra vidros e rouba coisas dos carros com placas de turistas no centro de Vancouver!”. Sabem, e não fazem nada. A polícia nem vai fazer ocorrência: disseram que a ligação já estava gravada, e se a seguradora reclamasse era para ligar para eles. A segurado fez uma pergunta: “Onde foi a ocorrência?”. Quando eu disse Vancouver, disseram que o questionário tinha acabado, e era para eu enviar a conta!