Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Toda arrogância será castigada

Há alguns anos peguei emprestada essa frase do grande jornalista, dramaturgo Nelson Rodrigues, que escreveu a célebre peça “Toda nudez será castigada”. Aplicada à vida e, no caso específico, ao futebol, é sempre atual. Muricy Ramalho foi o maior castigado nacional pela prepotência e deseducação. Assumiu o Palmeiras líder, no lugar do Jorginho, e afundou, ficando fora até da Libertadores da América. Um técnico prateleira do meio que conquistou títulos importantes por comandar times da prateleira de cima, já montados.

Outro lado

No lado oposto, Andrade, que com a sua simplicidade e diálogo, seguiu o seu feijão com arroz e sagrou-se, individualmente, o maior campeão brasileiro da história, como jogador e treinador. Escalou os melhores nos lugares certos, pregou o fim dos estrelismos internos e chegou ao título com o desacreditado Flamengo, que na verdade tinha um conjunto ótimo, porém, desunido.

Humildade

Basta analisar posição por posição do Flamengo e ver que é um grande time, que tem goleiro, laterais, zaga, meio e ataque invejáveis. A grande dificuldade era juntar os caras todos e mostrar a eles que, unidos, poderiam ser campeões. Aí é que entra a simplicidade do Andrade: humilde, chamou mascarados e malas como Leo Moura e Juan, e os colocou em seus devidos lugares. A zaga dispensa conversa, pois Álvaro e Angelin sempre foram operários, com muita seriedade e toques de classe. O velho Pet ajudou o Atlético a fazer boa campanha ano passado e este ano quis provara a Kléber Leite e outros, que ainda tinha condições de diferenciar.

Bom tamanho

Dói falar que Atlético e Cruzeiro poderiam ter sido campeões, mas que o Cruzeiro “mereceu” a Libertadores e que o Atlético foi “melhor do que se esperava”. Mas é verdade também que isso é menos ruim que nos comparar aos pernambucanos que não terão ninguém na primeira divisão em 2010, depois de ver um Sport fazendo ótima campanha na Libertadores e o Náutico brigando entre os primeiros nas rodadas iniciais.

Sou daqueles que querem o melhor em qualquer circunstâncias, mas Galo e Raposa chegaram aonde poderiam chegar. E não me venham com bajulações idiotas a “Kalis e Perrelas” com seus Adilsons, Roths e supostas estrelas cadentes e ou ascendentes.

Pelo interior

Aroldinho Costa, vereador em Paraopeba, amigo do nosso amigo jornalista e vice prefeito da cidade, Sérgio Moreira, comunica a realização da partida entre atleticanos e cruzeirenses, lá, no dia 12, sabado apartir das 7 horas, no estádio Murilo Silva (Magnólias), comemorando 32 anos de confraternização entre as maiores torcidas do Estado.

Caiu de burrice

Celso Roth telefonou, de Porto Alegre, para saber como foi a chegada da delegação do Atlético em Confins, depois dos 3 x1 para o Palmeiras, no Parque Antártica. Caiu neste momento. Alexandre Kalil babou de ódio ao sentir que o seu treinador para o “tudo ou nada”, afinou de medo da torcida, depois da quarta derrota consecutiva, contrariando a tradição do Galo de “uma vez até morrer”.

Ajuda

Estou pedindo ajuda dos meus leitores e amigos para meu voto no Troféu Guará. Escrevam dando opinião sobre os 11 jogadores e: dirigente do aAno, jogador revelação, melhor juiz, craque do ano, técnico do ano, preparador físico.


» Comentar

Comentários:
32
  • Adalberto Pelli disse:

    Olá Chico,
    Sorte para o galo ano que vem. Que venha o Luxa e reforços.

    Minha seleção é a seguinte:
    Fábio (cruzeiro); Jonathan (cruzeiro); Leonardo Silva (Cruzeiro), Welton Felipe (galo), Gerson Magrão (Cruzeiro, fez excelente libertadores e mineiro); Jonílson (galo – excelente brasileiro); Marquinhos Paraná (excelente em todas as competições); Gilberto (Cruzeiro – responsável pela ascensão do Cruzeiro na reta final); Ramires (por tudo – pela seleção, pelo mineiro, apesar de pipocar na final da libertadores); Tardelli (craque do ano no futebol de minas e do brasil); Kleber (até a final da libertadores brilhou intensamente); Técnico: Givanildo (reconduziu o América para a série B); Dirigente: Kalil (o Alexandre, o grande, juntou as cinzas e fez renascer a Fênix, ou melhor, o Galo mais bonito do mundo). Abraço, sou irmão do Dr. André Pelli (Delegado).

  • Fabrício Melo disse:

    Renato, futebol é assim mesmo, os caras falam conforme o momento. Agora é a vez do Zezé. Só não concordo é com desrespeito.

  • Renato Paiva disse:

    O colega aí de cima tem razão. O Kalil é super arrogante! Como se o Atlético estivesse em situação que o permitisse fazer piadinha com alguém.

  • Cristiano lamego disse:

    Caro Amigo Chico,

    Segue as minhas indicaçoes para o Guará.

    Abraço do amigo,

    Cristiano Lamego

    Fábio, Jonathan, Welton Felipe, Leonardo Silva e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Fabrício, Ramires e Márcio Araújo; Tardelli e Kléber.

    Técnico: Adilson Batista
    Dirigente: Alexandre Kalil
    Revelação: Diego Renan
    Árbitro: Nenhum merece meu voto. A arbitragem em Minas passa por seu pior momento técnico.

  • cesar disse:

    Prezado Chico Maia: “Toda Arrogância Será Castigada” Concordo com sua afirmação em relação ao Muricy Ramalho. Mas pau que dá em Chico dá em Francisco.Sei do seu apreço em relação ao presidente do galo mineiro, mas a arrogância também foi castigada.Não faltou tiro no escuro.Exemplo:” Já estou na Libertadores, estou atrás mesmo é do Titulo” “Libertadores?”Coisa mais fácil é chegar na final de uma” “Parte debaixo da tabela?Não me preocupo muito, só preocupo com a parte de cima “O Freguês (time reserva) Voltou” “Vendi o Tardelli… kakakak Brincadeira de líder (8º Rodada)” Portanto Chico houve aqui também uma arrogância tremenda também, isto o senhor não pode negar.

  • Stefano Venuto disse:

    Caro Chico,
    O Flamengo mereceu, o Cruzeiro está de parabéns e o Palmeiras e o Galo mereceram também. Tudo ficou dentro do que se pode chamar de justo. Só uma coisa fugiu do normal a reação animalesca dos torcedores do Coritiba. Paixão nunca pode ser desculpa para as atitudes de Curitiba ontem, aquilo tem que ser tratado com extremo rigor, tanto por parte dos dirigentes, como das organizadas. Sou totalmente a favor da extinção desse tipo de torcida, por mais que elas empurrem os times.

  • Dedé de Dora disse:

    Venho a público, de coração, agradecer aos amigos atleticanos os enormes serviços prestados à nação cruzeirense em 2009.

    Após a acachapante derrota para os Estudiantes, não imaginava mais ter motivos para comemorar algo neste ano que se encerra.

    A propósito: recomendarei o serviços de flanelinha dos senhores a todos, afinal, vocês guardam uma vaga como ninguém.

  • Juliano Oliveira disse:

    Bom dia, Chico!
    Interessante este comentário sobre a arrogância de alguns e o medo de outros… Vem ao encontro daquilo que eu pensava ontem à noite: dos 4 primeiros colocados no Campeonato, não há nenhuma “vaca sagrada”…

    Todos os 4 são técnicos que foram e/ou são muito contestados e que, de certa maneira, ainda buscam seu espaço no cenário nacional. Novos tempos para o futebol ou ‘zebra’? Cada qual é livre para tirar suas conclusões.

    Sem dúvida, há 3 grandes vencedores nesta reta final: Flamengo, Cruzeiro e Fluminense. Todos cresceram no momento certo, venceram na hora que era necessário vencer e, por isto, atingiram o objetivo que estava ao alcance.

    Enquanto atleticano, termino o ano perguntando-me: o que é menos (ou mais) dolorido – uma campanha pífia ao longo do campeonato, sem grandes pretensões, ou acreditar e terminar de modo vergonhoso, sem chegar a lugar algum??? Que, de fato, a reconstrução prometida por Kalil continue, porque atualmente estamos no lugar que ocupamos há vários anos: o de meros coadjuvantes…

  • Renato Prazeres disse:

    Gente, o Tonhão tem sua razão… Realmente a fortuna recente dos Perrelas merece ser melhor apurada (quando assumiram tinham apenas uma banca no mercado central). E a Imprensa tem sua importancia nisso, pois ela é que impulsiona a Justiça.

    Revelação, de fato, é o Bruno Mineiro.

  • Paulo fernando disse:

    Tonhão ,
    Se nem o Ministério Público conseguiu investigar , ja pensou na se hipotese de “eles” serem inocente ??

    Um camarada recebendo 100k por 16 ANOS nao precisa robar huauhahuah
    pq voce nao mostra as provas do q os perrellas robaram primeiro

  • Gjunior disse:

    Bom dia Chico.
    Parabéns pelas opiniões sempre sensatas.
    Sou cruzeirense, rindo pela Libertadores e natural de Alvinópolis.
    Segue a minha opinião do Troféu Guará.

    Fábio, Jonathan, Diego Renan.
    Na zaga me recuso a citar alguém, os nossos times tem péssimos zagueiros e por isso não brigaram na cabeça.
    Tomara que para 2010 seja melhor.

    Marquinhos Paraná, Fabrício, Gilberto, Luciano.
    Tardelli e Kleber.
    Técnico : Prof. Pardilson
    Revelação : Diego Renan
    Craque do Ano : Tardelli
    Dirigente : Kalil, que tirou o galo da partilheira de baixo.

    Abraço a você e boas festas.

  • Jaime Rodrigues do Couto Júnior disse:

    Dirigente – Kalil

    Técnico – Givanildo

    Craque do ano: Tardelli

    Revelação: Bruno Mineiro

    Seleção: Fábio, Jonathan, Werley, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Parana, Gilberto e Luciano; Tardelli e W. Paulista.

    Alguns vão criticar pelo Werley mais avaliando todo o ano acho que ele foi uma grata surpresa, precisa melhorar, sim precisa, mais não foge da raiva e gosto do seu estilo de jogo.

  • Fabricio Melo disse:

    Tem que ser observado a performance do atleta ou dirigente durante o ano, então vá lá:
    Dirigente – Kalil
    Técnico – Givanildo
    Craque do ano: Tardelli
    Revelação: o centroavante do América que foi parta o Náutico. (desculpe-me, mas esquecí o nome)
    Seleção: Fábio, Jonathan, Micão, Leonardo Silva e Júnior; Fabrício, Paraná e Luciano; Tardelli, Revelação (acima) e W. Paulista.

  • Fábio disse:

    Uai chico?

    Vai botar a charge do Duke hj não?

  • Leandro Alves disse:

    Mais uma vez cruzeiro dono da partida faz um gol e desiste de jogar recua e trás o adversario para cima foi preciso tomar um gol para o Adilson ser corajoso que o ano que vem sejamos o cruzeiro de 2003 se fazer um vai golear para cima deles raposa.

  • Fábio, Jonathan, Migão, Leonardo Silva e Junior, Henrique, Marquinhos Paraná, Marcio Araujo e Luciano,Diego Tardelli, Kléber

    Dirigente do ano: Alexandre Kalil.

    Jogador revelação: Diego Renan.

    Craque do ano: Diego Tardelli.

    Tecnico do ano: Givanildo( apesar dos pesares,foi o unico q ganhou um cmapeonato a nivel nacional,mesmo sendo da terceirona)

    Fico devendo as sugestões de Preparador físico e juiz.

  • Alisson Sol disse:

    Sem seguir os jogos ao vivo, fica difícil opinar sobre todas as posições e os juízes, mas para os outros prêmios do Troféu Guará, minha opinião seria a seguinte.

    Dirigente do ano: Conselho Gestor do América
    Jogador revelação: Diego Renan. Com 19 anos, se tiver cabeça pode ter um grande futuro.
    Craque do ano: Diego Tardelli. O resultado do futebol é determinador por gols, e isto ele fez.
    Técnico do ano: Adílson Batista
    Preparador físico: Com todos os times de Minas praticamente morrendo ao final dos jogos, seria possível simplemente não dar o prêmio?

  • Vladimir Rocha disse:

    Vamo lá

    Fábio, Jonathan, Caçapa e Wellington Paulo, Diego Renan, Jonilson, Marquinhos Paraná, Marcio Araujo, Gilberto, Diego Tardelli e W. Paulista.
    Técnico: Givanildo
    Chico, quero explicar algumas escolhas: Acho que as zagas em geral foram ruins, mas Caçapa e W Paulo, com a experiencia, conseguiram manter o nível. O Marcio araujo foi prejudicado com a escalação do Correa, mas tava bem! Já o W.Paulista é médio, mas se posiciona bem na área e fez gols importantes.
    Abraços

  • Eujácio Prates disse:

    Chico, só quem é atleticano sabe da importância do Kalil para o Galo. Os cruzeirenses tem medo do Kalil e do Luxemburgo, porque eles podem ser o sucesso do Galo e uma ameaça para o cruzeiro. Ninguém critica presidente que esconde ingresso de sua torcida.
    – Apesar de tantos erros de arbitragens, o Flamengo mereceu ser campeão, assim como o cruzeiro mereceu a repescagem da Libertadores, porque o time tem conjunto e sabe segurar placar, embora eu ache muito pouco pra quem é acostumado a ganhar títulos e já estava com passagem marcada para Dubai.
    _ Para os Doutores do futebol, que sempre creditam aos times campeões, a estrutura e o planejamento, e aos rebaixados o inverso, ficou uma lição: a 10 rodadas atrás o Fla vivia uma crise interna; diretoria e elenco rachado, salários e bichos atrasados e dispensa do técnico. Penso que nunca o futebol esteve tão próximo de ser uma “caixinha de surpresas”. Para muitos, Adriano era um ex atleta e aqui em Minas, um comentarista disse que o Pet estava com data de “validade vencida”, ao sugerirem uma possível continuidade no Galo.

  • Crys disse:

    Bruno César: get a life!

  • Crys Mello disse:

    Dirigente do ano: Alexandre Khalil – sem sombra de dúvidas o homem é muito bom de servico!

  • fernando silveira disse:

    boa noite!!!
    chico, tudo bem q acho o muricy meio arrogante com a imprenssa mas fala q o cara é da prateleira do meio e brincadeira o time de 2005 do internacional q foi vice campeao por causa do erro do marcio resende foi montado por ele.No sao paulo pode ate ser q em 2006 ele tenha pegado um time pronto mas depois teve muita troca de jogadores e ele ainda conseguiu leva os campeonatos 2007, 2008!acho q vc pode ate ser campeao uma vez na sorte mas 3 vezes acho impossivel quem dera ele no galo!!
    te admiro muito e um feliz natal e um prospero ano novo pra vc e nosso galo!!abraços!!

  • lúcio Vieira disse:

    Chico o Tardeli não se discute é o atacante do ano, mas segundo a resenha da itatiaia desta semana eles procuraram mas não conseguiram imaginar nenhum outro jogador do Atletico, ( exeto o Tardeli ) como titular nos times que chegaram como Flamengo, Palmeiras , são paulo e Inter;
    e no comentário de Hoje o Emanuel Carneiro disse várias falhas do Kalil na presidencia do Atletico e que ele tem de repensar a forma de administrar a parte do futebol do Atletico ( a parte financeira vai bem ), assim sendo vejo que você vai ter dificuldade para montar sua seleção do Guará.
    Abraços Chico.

  • Renato Prazeres disse:

    Ah, por falar no filho do Perrela, deprimente a entrevista “coletiva” dele depois do jogo contra o Santos, para destacar o “trabalho” que levou o time à Libertadores… E ainda teve repórter de rádio grande dando “parabéns” a ele pela competência… Como diz o Simão, “vai indo, que eu vou pingar meu colírio alucinógeno”!!!

  • Renato Prazeres disse:

    Ah, por falar no filho do Perrela, deprimente a entrevista “coletiva” dele depois do jogo contra o Santos, para destacar o “trabalho” que levou o time à Libertadores… E ainda teve repórter de rádio grande dando “parabéns” a ele pela competência… Como diz o Simão, “vai indou, que eu vou pingar meu colírio alucinógeno”!!!

  • Renato Prazeres disse:

    O Mauro lembrou bem do Micão, realmente foi muito bem no Mineiro. Vale lembrar que, embora não tenha sido brilhante como em 2008, o Ramires disputou o primeiro semestre pelo Cruzeiro, chegando à Seleção (com ótimas atuações na Copa das Confederações). Pelo nível dos concorrentes, merece uma vaga, sim.
    Tardelli, de fato, foi o craque do ano, mesmo com as críticas do momento. Mas devemos lembrar que o cara foi artilheiro do brasileirão, muitas vezes sem parceiros à altura.
    Técnico, pelo jeito, dará Adílson, apesar dos erros. Mas é um cara trabalhador, inegavelmente. Dou um viva ao Nedo Xavier e ao Catanoce, pelas boas campanhas no Mineiro. Givanildo também foi bem, apesar de ter preferido disputar a segundona por um clube pernambucano.
    Quanto ao dirigente, poderia dar-se um troféu ao conselho gestor do América, que conseguiu planejar e levar o time à segundona. Kalil amadureceu, mas nem tanto, pode esperar o ano que vem. Perrela (como de costume), quase desmonta o Cruzeiro com as vendas de Ramires e Wagner ao mesmo tempo, no meio do campeonato, sem substitutos. Ainda poderia ser mais sensato, em vez de forçar a barra com o próprio filho como diretor de futebol, só para elegê-lo deputado estadual em 2010… É duro!

  • denerclaudio disse:

    Pra que serve trófeu Guará? Premiação dos melhores do futebol em 2009?
    Hora quando pedimos a saída do Ziza Valadares do Galo ele falou que o time titular do galo foi a maioria no troféu guará e que não era justa as críticas ao elenco daquela época. Vemos que esta premiação não tem nenhum beneficio ao futebol pois os jornalistas, repórteres, cronistas e torcedores elegem aqueles jogadores que são dos times que eles torcem ou acompanham; isto parece mais meta de empresa que no vim do ano tem que mostrar alguma coisa caso da imprensa mineira.
    Mas vou opinar dois jogadores fizeram jus a indicação dos melhores; goleiro Fábio do cruzeiro e Diego Tardelli do Galo, estes sim podem levar o prêmio.
    Sem mais abraços

  • Anderson disse:

    Obrigado flanelinhas, nada mais.

  • André Pelli disse:

    Esqueci de comentar:

    Craque do ano: TARDELLI

  • André Pelli disse:

    Grande Chico,
    O Celso Roth já foi tarde… Segue sugestão pro troféu Guará.
    Abração.

    Troféu Guará: Fábio, Jonathan, Welton Felipe, Leonardo Silva e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Fabrício, Ramires e Márcio Araújo; Tardelli e Kléber.
    Técnico: Adilson Batista (campeão mineiro e vice da libertadores)
    Dirigente: Alexandre Kalil (fez a torcida do Galo sonhar)
    Revelação: Diego Renan

  • Mauro (Cons.Lafaiete) disse:

    Chico,

    Se for do futebol de Minas, aí vai minha sugestão:

    Fábio, Jonathan, Migão, Leonardo Silva e Junior, Henrique, Marquinhos Paraná, Gilberto e Diego Tardelli, Kléber e Wellington Paulista.

    Dirigente do ano: Alexandre Kalil.

    Jogador revelação: Diego Renan.

    Craque do ano: Diego Tardelli.

    Tecnico do ano: Adilson Batista (ou Givanildo).

    Fico devendo as sugestões de Preparador físico e juiz.

  • Bruno César disse:

    LIBERTADORES

    só entra campeão!!!

    chora galo! quem sabe em 2011 ??????