Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A arte de (des) valorizar títulos – Réplica ao texto da Nilza Helena

Publicado no site http://massativa.com

* Este texto é uma resposta a “Mãe Cruzeirense escreve carta a presidente do Atlético” publicado no blog do Chico Maia

Por Alexandre Silva

Foi publicado há alguns dias atrás um texto no qual uma pseudo mãe cruzeirense enviava uma carta ao então presidente do Atlético. Na carta, a senhora dizia que, como torcedora do Cruzeiro, estava cansada de comemorar sozinha e que sentia pena dos filhos atleticanos, porque em tanto tempo não viram o Galo conquistar nada. Essa é a idéia que a mídia está tentando vender já há um bom tempo e tenho uma outra visão disso…

Comecei a acompanhar futebol em meados de 1992. Tinha 6 anos de idade mas me lembro perfeitamente da final do brasileiro daquele ano entre Flamengo x Botafogo e também da comemoração do título – daquele time que escolhera para torcer – da Copa Conmebol. Vou começar falando deste título. Vejo muitos atleticanos falarem que a “Conmebol não vale nada” e questiono quais são os parâmetros pra esse julgamento. A Copa Conmebol nada mais é do que é hoje a Copa Sul Americana. Assim como a Copa da UEFA se transformou em Liga Europa e a Champions League veio da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Assim que uma competição muda de nome ela passa a não valer? Quer dizer que se o título da Conmebol não vale nada, os campeões da UCL antes de 1992 e os campeões da UEFA antes de 2009 devem ser anulados? Não valem nada também? Abaixo um vídeo que mostra a festa nas ruas de BH após o título da Conmebol em 92, no qual vencemos a final contra o Olímpia do Paraguai (um timeco sem tradição que nunca ganhou nada também). 

Comecei pé quente. Já com 6 anos de idade vi meu time ganhar um título sul americano.
Então veio o desastre de Rosário em 95 e a conquista novamente em 97. Já não tão prestigiada, porém num jogo que valeu tanto que o time e a torcida do Lanús (que está na próxima Libertadores) não aceitaram até hoje.

Antes de avançar, vamos voltar um pouco no tempo. Já ouvi de jornalistas (idiotas), torcedores rivais e de atleticanos (o que mais dói), falarem que Reinaldo nunca ganhou nada. Sendo que, antes de 1990 os times brasileiros só disputavam 2 competições: Estadual e Brasileiro. Eventualmente a Libertadores, que o Atlético só não ganhou em 1980 Deus e o mundo sabem muito bem por que. 

Estudo comunicação. Isso não me faz melhor que ninguém, pelo contrário, mas como estudante de comunicação, sei que a mídia e a imprensa tem uma força absurda quando querem fazer uma massa se convencer de algo. E a idéia que tentam empurrar goela abaixo do torcedor atleticano, é que seu time não ganha nada há 38 anos, desde o título brasileiro de 1971. Tal horda começou coincidentemente após o ano de 2003, que num lampejo do destino foi completamente favorável ao rival.

O dito time com vários títulos não conquista um título nacional desde 2003. O Atlético conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B em 2006, fazem portanto 3 anos. Aí entra o argumento de que: Série B não vale nada. Será mesmo que não vale? Um dos critérios que dizem é que “a competição não dá vaga a outra importante”, logo caem em contradição pois a Série B da a vaga na Série A. Segundo a CBF, o campeonato brasileiro da Série B, vale mais pontos no ranking da CBF do que a Copa do Brasil (este msm ranking que vejo gente comemorar que está em 6ºenquanto o rival está em 9º).

Portanto, não acreditem nessa onda midiática que quer fazer o atleticano acreditar que não ganha nada há 38 anos. É MENTIRA! Desvalorizar isso, é ofender nossa memória, é jogar no lixo o trabalho sério que foi feito por profissionais para chegarem a essas conquistas.

Logicamente, quero sim que o clube não pare de conquistar, que saia da fila do brasileiro, que volte ao cenário sul americano e que vamos ao mundo, é lógico! Não estou satisfeito e nem é pra estar. Apenas tento abrir o olho do pobre torcedor atleticano, que embarca na onda da imprensa que querem vender uma idéia falsa, fabricada em cima de teorias, enquanto os fatos respondem no sentido contrário.

TÍTULO, não é só Brasileiro, Libertadores e Mundial. No mundo do futebol não é assim. Os jogadores não vêem assim. Os técnicos não vêem assim. Tanto que certa vez Carlos Alberto Parreira calou a boca (do atleticano) Milton Neves que dizia que ele não poderia comemorar o título da série C conquistado pelo Fluminense em 99. Parreira respondeu: “Pelo contrário. Ao lado do título de 94 é o mais importante da minha carreira. Título conquistado dentro de campo, todos tem valor.” Milton não replicou e chamou os comerciais…

Alexandre Silva  |  @AlexandreSilva8

* O autor do artigo é jornalista e atleticano desde que se entende por gente, mas teima em ter uma visão fria, racional e capitalista do futebol, pois acredita que a paixão cega e ele não suporta viver no escuro.


» Comentar

Comentários:
56
  • Lucialina disse:

    Informa

  • Leandro Alves de Oliveira disse:

    Klaillton o Ipiranga que eu nunca torci pois tenho 27 anos e torço para um time que vi ser campeão varias vezes qu é o cruzeiro, estava era certo se meu time perde 5 x 1 para um time tão fraco como o atletico eu também mudaria o time de nome.

  • Wends disse:

    Klaillton Saraiva disse:
    17 de dezembro de 2009 às 16:24
    Leandro, nós já fizemos vocês mudarem de nome, quando seu time chamava Ipiranga, ao ser derrotado de 5 x 1 pelo Galo, mudou para Cruzeiro, eheheheheh..

    E aí Keliton?

    Depois dos 5 x 1 em 2001
    5 x 0 em 2008
    5 x 0 em 2009

    O Galo deveria ter mudado de nome se fosse esse o caso não é não?

  • CACÁ disse:

    Grande texto, eu tenho 31 anos e também vibrei muito com a commenbol em 92 e 97 (em 97 ainda teve a copa centenario de bh em que vencemos o torneio que tinha milan, benfica entre outros), e em monento algum invejo qualquer conquista de outro clube, alias o brasileiro em geral não sabe torcer, ele não torce para um clube, ele torce contra o rival, garanto que ao invés de comemorar o titulo brasileiro de 2009, a maioria dos flamenguistas preferiu gozar torcedores rivais, futebol é apenas um hobby, um lazer, só isso, eu amo esse jogo, amo o galo, meu filho de 07 anos também ama, sempre vamos ao mineirão, mas eu sei que é só um hobby, depois da final da libertadores de 2009, colocaram um carro de som narrando os gols do estudiantes na rua durante uma semana aqui na minha cidade, me chamaram para ajudar na vaquinha para pagar o carro, disse que não poderia ajudar, pois não concordo com isso, não sou anti cruzeirense, alias não me importo nem um pouco com o cruzeiro, sou torcedor do galo e só, esse negocio de colocar valor nos titulos realmente é uma piada, agora tem jornalista que se julga analista de importância de campeonatos, com relação ao campeonato mineiro quem o desvalorizou foi o perrela, chamando-o de rural, o que eu achei um desrespeito principalmente com a propria nação cruzeirense que tem muita torcida no interior(pois ele quis dizer que é um absurdo seu time jogar no interior, ou seja se vc que é do interior quiser ver o cruzeiro que vá ao mineirão), vamos valorizar o que é nosso, nosso campeonato não é rural, é mineiro, é do nosso povo, nosso interior tem muita historia e seus times sempre revelarão craques que brilharam mundo afora, eu eu como 39 vezes campeão mineiro me orgulho muito disso. um abraço a todos

  • Chico Maia,
    Tenho amigos cruzeirenses que vivem a repetir a besteira do Zezé Perrela a respeito do Campeonato Mineiro e depois se dizem PALESTRINOS.
    Ora bolas, o rapaz que escreveu acima está coberto de razão.
    A Taça Libertadores é disputada desde 1959, só que até 1988 apenas o campeão e o vice do Brasil a disputavam com certeza.
    Ou seja, até o início da década de 90 os times disputavam o Campeonato Regional num semestre e o Brasileiro no outro.
    Desvalorizar o Campeonato Mineiro, como o Zezé fez, diminuindo a sua importãncia histórica foi uma tremenda bola fora.
    Do mesmo modo ao fim da ceia, falar que o cruzeiro não ganhou nada de 2003 para cá é outra temenda pachorrice.
    Fomos campeões mineiros de 2004. 2006, 2008 e 2009… ora bolas.
    Assim, é precsio que o atleticano valorize a década de 80 quando ganharam 8 em 10 títulos numa hegemonia irritante.
    Não vou concordar com o mesmo rapaz que disse que o nosso hiato foi de 15 anos, pois o Cruzeiro foi campeão de 45 e de 56 .Ou seja 10 anos de intervalo.
    Antes foi campeão de 30 e de 40 (9 anos sem conquistas).
    Já o CAM não teve grandes hiatos, sendo o maior entre 1915 e 1926 (10 anos) e entre 2000 e 2007 (6 anos sem conquistas).
    Sendo justo com a história do seu time é preciso se dizer que não conseguiu ir bem na Copa Libertadores das Américas, mas, não é prerrogativa atleticana… O Corinthians, Fluminense e Botafogo jamais conquistaram a competição. Vasco, Palmeiras, Flamengo e Internacional uma vez apenas.
    Grêmio, Santos e Cruzeiro apenas 2 vezes.
    E o São Paulo tem 3 títulos.
    Ou seja, Em 50 anos de disputas só 13 vezes o título veio para o Brasil (26%), enquanto a Argentina já chegou lá umas 20 vezes.
    Mas, vejo qualquer conquista como importante.
    BURRO È QUEM DESVALORIZA OS TITULOS QUE CONQUISTA.
    Antecipo a todos os melhores votos de Boas Festas – JDuarte

  • Crys Mello disse:

    Eu até gostava dos textos do Alisson Sol… atualmente ele tem sido mesmo é chato! Alisson, não está na hora de vc ter o seu próprio blog? Assim vc só manda o link prá cá e a galera interessada nos seus comentários “donos da razão” vai lá e lê se quiser!;-)

  • Crys Mello disse:

    A torcida é realmente fantástica! A Massa Atleticana – não há nada igual!

  • Tales disse:

    Isso mesmo, atleticanos…
    Continuem comemorando série B, que daqui a pouco vão comemorar a C!
    Contentem-se em dizer que a torcida é fantástica e só tem macho!
    Não resta outra coisa, mesmo…

  • rafaelneves disse:

    Você é sem noção de mais meu filho… Já não basta o sofrimento e ansiedade por dias melhores, você ainda fica dando motivos pra os cruzeirenses se vangloriarem……..
    Por isso que Atleticano é zuado assim( se acha que não, more em são paulo pra você ver, ou frequente sites de relacionamento conversando com pessoas de outros estados)… to cançado de ser chacota e você ainda me posta um texto comemorando conmebol e serie B??????
    Pior de tudo é ve desprestigiando libertadores, copa do brasil??? os caras aqui falando que desejam o penta, hepta, octa da serie B pro galo…
    ACORDA MEU FILHO! serie B é o unico titulo que quem ganhou, nunca mais quer ganhar e muito menos participar…
    CSA ja chegou a final da conmebol, ninguem na epoca dava importancia nenhuma pra esse titulo, era a 3 competição da america atras da libertadores e da super copa…
    ate o jogo contra o palmeiras a libertadores era o maior campeonato do mundo, e agora que não participamos mais depois de amarelar na reta final, ela não vale nada?
    Você não quer ser campeão da copa do Brasil não????
    Acefalados postando tereza herrera, torneio amistoso …pqp!!!!
    Triste de mais ver uma merda dessa escrita e esses comentarios que parecem punhais e confirmações de que o galo vive na utopia…

  • Lúcio Vieira disse:

    Crys Mello agora sim ! tem de reconhecer mesmo.
    abraços

  • Crys Mello disse:

    Ok Lucio!
    Eu valorizo TODOS os títulos do GALO, mesmo que seja em campeonato de bolinha de gude, como já disse aqui nesse blog!
    Inclusive o título de Campeäo do Gelo, que por sinal é cantado no nosso hino, o mais lindo de todos, e do qual você parece gostar muito, sabe a letra toda de cor não é mesmo?! Obrigada por valorizar tanto mais um dos títulos do nosso GRANDE CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, GALO forte e vigador! GAAAAALOOOO! SEMPRE! Aliás para todos aqui presentes – a wikipedia tem informacöes preciosas sobre o nosso GALO, a página é muito bem organizada e tem excelentes informacões!

  • Alisson Sol disse:

    Uma pequena informação relativa ao tópico do post: a página dos clubes na Fifa não considera Série B do brasileiro como um título.

    Vide página do Atlético Mineiro. E nem se pode dizer que a página não foi atualizada recentemente, pois o texto sobre o clube faz clara referência à visita à Série B.

    Na página do Cruzeiro, felizmente não foi preciso “encher” o espaço listando todos os anos em que o clube venceu o Campeonato Mineiro (simplesmente se colocou 35 campeonatos mineiros e pronto).

  • Gleison Verçosa disse:

    Só mostra o quanto o Galo é grande: o lado vaidoso é “melhor em tudo”, mas só se preocupa com o atlético. Vide entrevistas dos dirigentes d lá.

    Aliás para ser grande um clube precisa de 4 coisas:

    1- tradição (Atlético sempre foi atlético e sempre foi um dos grandes)

    2- Torcida (dispensa comentários)

    3- Ídolos (quem teve mais artilheiros n brasilieiro? jogadores fora d série? aí pode até dar empate dependendo do critério)

    4- Títulos (vantagem azul, por enquanto, porque títulos mudam com muita frequência)

    Aliás, o time azul ficou 15 anos sem ganhar nada (o galo 11) para onde vão os vaidosos quando entrarem em um jejum assim? e quando forem para série B (quando não “se”, pois times maiores como o Corinthias, q já ficou 23 anos sem títulos, já foram, ou cruzeirences acham q arrogância e vaidade protege da série B?

    Somos fortes e apaixonados, quem tem inveja q mude d time…

  • Gustavo disse:

    Queria enriquecer o texto com mais dois fatos importantes. O Camp. Mineiro que o Galo foi hexa na década de 80 durava simplesmente 6 meses! Tirar a importância dessa competição que hoje está desgastada mas que na época colocava facilmente 90.000 pessoas no Mineirão em dias de clássico é brincar com nossa memória. Aí vem o Cruzeiro e joga um jogo e vira campeão da Recopa, da Copa Ouro, como se tivesse conseguido um feito de outro mundo. Outra coisa é que se houvesse na década de 70, 80 e 90 o mesmo número de vagas pra Libertadores que há hoje, o Galo teria participado de pelo menos 10 Libertadores, tamanha quantidade de vezes que chegou à semifinal do Brasileirão. Ou seja, esse esquema de títulos é relativo. Hoje há muito mais competições sendo que algumas delas se resolve em um só jogo. O Galo teve o azar de ter tido sua grande fase numa época de poucas competições e o Cruzeiro colheu os frutos de ter tido sua melhor fase numa época de muitas competições. Mas não vamos desmerecer os títulos do Galo, eles foram responsáveis por fazer a mais apaixonada torcida do Brasil.

  • lucio vieira disse:

    E o Gelo ? niguem fala nada? valorizem o gelo…….!

  • E não tô aqui para desvalorizar o título de ninguém.
    Os cruzeirenses nunca vão conseguir do atleticano apoio para falar que a Taça Brasil de 1966 é Campeonato Brasileiro. Então esse argumento é falho. Se for para reconhecer 1966 então reconheça o de 1937: o MAIOR TORNEIO NACIONAL DA ÉPOCA.
    Por falar nisso, desde quando é vantagem ver seu time ganhar Brasileiro na década de 70, 80 ou 2030? O Santos tem 2 Mundiais, seus torcedores nunca viram, mas eles existem, mas para os cruzeirenses só vale o que for de 2003 pra cá.
    Desvalorizar torneios é muito fácil. Se vamos desvalorizar o Ramón de Carranza (em que vencemos o xará de Madrid, campeão Mundial), por exemplo, vamos lembrar:
    .:. Da Copa Ouro que foi disputada como um torneio usando o torneio da Supercopa. E as únicas Copas Ouro de verdade foram disputadas em 1993 (em que o Galo foi vice, mas eliminou o Cru/MG nos pênaltis) e 1996.
    .:. Que Grêmio e Argentino Juniors já disputaram a Supercopa na Segunda Divisão dos Torneios Nacionais.
    .:. Que vários times priorizavam os campeonatos nacionais e até mesmo estaduais. (Pedro Rocha dizia que o Campeonato Paulista era mais atrativo que a Libertadores).
    .:. Que o River Plate usou o time B na Libertadores de 1976.

  • Só lembrando, depoisde 2003 o Cru/MG lutou contra o rebaixamento em 2004. Só não lembra porque ficou mais preocupado do Galo passar à frente.

  • Herminio disse:

    Vocês não têm o que fazer.Que cada um torça para o seu time e esqueçam as conquistas dos outros.
    O que é certo nisso tudo:mesmo o cruzeiro tendo crescido e conquistados títulos que o Galo não tem o que mais dá dor de cotovelon os cruzeirenses é o Galo ter os maiores públicos do Brasileirão,em relação a eles, com toda o amadorimos de diretorias passadas.
    Acredito que se o cruzeiro tivesse passado pelo que o Galo passou e passa, já seriam uma torcida do nivel do América.
    OU sejam batem,batem no Galo mas a sua torcida do sustenta.
    Vejam qu eno rio não aocntece isso aonde o botafogo está quase desaparecendo.

  • Klaillton Saraiva disse:

    Leandro, nós já fizemos vocês mudarem de nome, quando seu time chamava Ipiranga, ao ser derrotado de 5 x 1 pelo Galo, mudou para Cruzeiro, eheheheheh..

  • Danilo disse:

    Texto perfeito!
    Mas o primeiro a desvalorizar os títulos da Conmebol foi o Sr Alexandre Kalil, atual presidente do Galo, quando mandou retirar as duas estrelas vermelhas aluzivas às conquistas de 92 e 97 da camisa do Atlético. Uma pena!
    Eu comemorei muito esses dois campeonatos e fico indignado quando colocamos time reserva na sulamericana. Um absurdo!
    Se muitos torcedores e o próprio presidente desvalorizam uma conquista… o que dizer dos rivais?!
    Viva o Galo!

  • Renato Mello disse:

    Bom,já que o Chico colocou o texto aqui, vou postar o mesmo que postei lá no blog com o texto original:

    Caro Alexandre,
    Só posso dizer uma coisa ao ler o seu texto: ATÉ QUE ENFIM! Pensei que estava sozinho em meus pensamentos relacionados ao GALO “não ganhar nada” há 38 anos…
    Isso é PAPO de imprensa azul! Senão, vejamos alguns “detalhes” das 2 Copas Conmebol que o GALO ganhou:
    Conmebol’92: O GALO enfrentou na final somente o OLIMPIA, que tinha ganhado a LIBERTADORES 2 anos antes, e tinha um excelente time. Ainda participaram daquela edição (entre 16 times) times como Vélez Sarsfield (campeão da LA 2 anos depois), Grêmio, Fluminense, Peñarol (5 vezes campeão da LA).
    Conmebol’97: Foi a mais marcante, por vários motivos. Na primeira fase, o GALO encarou a Portuguesa, atual vice-campeã brasileira e INVICTA em seu estádio havia 11 MESES. Pois fomos lá e sapecamos um sonoro 4×1. Mais à frente, pegamos o América de Cali, que à época tinha um bom time.2 jogos duríssimos, mas classificamos. Mas a final contra o Lanús foi o mais show: antes de jogar a final com o GALO, o Lanús tinha jogado pelo Campeonato Argentino contra o poderoso River Plate. Placar? Sonoros 5×0 no River! Isso quase não foi comentado por aqui, ESPECIALMENTE depois de irmos ao estádio deles e aplicarmos 4×1!Na volta, apenas um empate no Mineirão em 1×1 nos garantiu o título. Importante destacar também que, nas 5 participações do GALO na Conmebol, o PIOR resultado foi um 4o lugar; além disso, tivemos 2 títulos e um vice. Ora, outros times de expressão tanto brasileiros quanto estrangeiros participaram da competição, e NENHUM conseguiu tal rendimento. Se é pra falarmos em valorização ou desvalorização de um torneio, seria importantíssimo lembrar que a atual “Copa Sulamericana”(conmebol rebatizada) já teve como campeão o “poderoso” PACHUCA!!! Alguém conhecia esse time ANTES do título? Vou mais longe: 2 títulos da atual Sulamericana são do Boca juniors. Perguntem aos torcedores do Boca se eles desconsideram essas suas 2 conquistas. Indo mais no calo um pouco: lembro perfeitamente que, na Conmebol de 98, quando o SANTOS a conquistou, foi PRIMEIRA PÁGINA DO CADERNO DE ESPORTES DA FOLHA DE SÃO PAULO!!! Quer dizer então que quando o GALO ganhou era um torneiozinho mixo, mas quando um PAULISTA ganha, passa a ter valor? Toda competição tem seus grandes times, os seus médios e seus pequenos. A Conmebol nunca foi exceção. Mas a Sulamericana e a própria Libertadores também não. Mas daí a querer desvalorizar SOMENTE a que o GALO ganhou é um pouco demais, não? Lembremo-nos que o Vasco ganhou a LA de 98 em cima do BARCELONA… de Guayaquil! O lado azul de BH ganhou a de 97 em cima do SPORTING… Cristal! E por aí vai…
    Falando em desvalorização de títulos, uma pergunta que não cala de forma alguma na minha cabeça é a seguinte: o PRIMEIRO CAMPEONATO NACIONAL ORGANIZADO NO BRASIL ocorreu em 1937. Sabem quem o venceu? O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO! Será que alguém poderia me explicar porque esse título (assim como o de Campeão dos Campeões Brasileiros, de 1978) raramente consta em listas de títulos do GALO? Ora, vemos o Palmeiras e o Fluminense relembrarem da tal “Taça Rio” e quererem o reconhecimento da tal taça como título mundial (!!!), de um torneio ocorrido no início dos anos 50!! Vemos os times que disputaram o Robertão e a Taça Brasil requererem reconhecimento dos seus títulos junto à CBF; e os NOSSOS títulos, ganhos no CAMPO, com o suor de nossos jogadores? Serão enterrados, esquecidos? Esse é sim um mal que nós, atleticanos temos; a “imprençççça” fala, e nós engolimos. E ISSO TEM DE ACABAR! Que dêem valor a cada tijolo colocado na Vila Olímpica, na Cidade do Galo, e a cada troféu na nossa galeria! Chega de ficarmos engolindo conversinha de imprensinha bairrista ou de parte azul da nossa própria imprensa! Não vivemos apenas de 1971! E se não temos MAIS (em termos de brasileiros, LA, etc), TODA a torcida e a imprensa sabem muito bem porquê! E ainda temos de aguantar os “responsáveis” virarem comentaristas…
    Mas o que temos, o que ganhamos (e somos uma das únicas equipes que não há UM TÍTULO SEQUER QUE SE POSSA CONTESTAR), que valorizemos, para querer que outros também o façam.
    Grande abraço a todos, em especial a você, Alexandre, por ter escrito um artigo tão importante para nossa torcida refletir.

    GALO NA ALMA, NO CORAÇÃO E NA GARGANTA, SEMPRE!!!!!!!!!!!!!
    GAAAAAAALLLLLLLÔÔÔÔÔÔÔ!!!!!!!!!!!!!
    Renato Mello

  • Filipe disse:

    A verdade é que somente em 2003 os cruzeirenses conseguiram se livrar de um trauma que era ser o único time, considerado grande, sem campeonato brasileiro.

    O Cruzeiro demorou 32 anos para ganhar o Brasileiro. A Copa do Brasil tem 20 anos, e o Galo ainda não ganhou. Porém, a Copa do Brasil só é levada a sério por causa da vaga na Libertadores. Como título, é menor do que qualquer competição internacional, como a Sulamericana, a Conmebol ou a Mercosul.

    A Recopa é um torneio sem importância, quase festivo, entre dois times que ganharam competições de verdade, a Libertadores e, hoje, a Sulamericana.

    A Supercopa acabou porque era o torneio mais sem noção que já existiu. O critério era o fato de um time ter ganhado a Libertadores um dia, sem considerar o valor técnico deste time no momento. Assim, o campeonato tendia a ter times de péssima qualidade, só porque tinham ganhado a Libertadores 20 anos atrás.

  • Fritz disse:

    Os cruzeirenses estão morrendo de medo,pois 2010 vai ser mais um ano sem “titulos”,nem o mineiro eles vão levar, e a LA10 vai ficar na pre.Xarope para tosse Notuss potossi.HaHaHaHaHa!!!!!!!!!!!!!!

  • LEANDRO Alves disse:

    Klailltton realmente as duas goleadas de 5xo e os dois titulos segidos em cima de você não são para comemorar mesmo ganha do atlético e facil de mais mas o zéze ja sabe disso betemos na trave na libertadores ano passado mas 2010 graças a nosso flanelinha oficial vamos tentar de novo.

  • Rafael disse:

    Me impressiona a vontade de continuar na pequenez dos atleticanos. Valorizando titulos de segunda divisão, Conmebol, Tereza Herrera(!), etc. E, pasmem, criticando Copa do Brasil e Libertadores. Fazer o que se alguns gostam de viver de ilusão…

  • Alisson Sol disse:

    Meus “pitacos”:

    1) Nenhum time europeu dá destaque à “Copa da UEFA”. Se acham que a Conmebol é equivalente, e deveria ser comemorada igualmente, então melhor não comemorar muito. O Chelsea tem duas copas da UEFA e uma supercopa (vencedor da Copa da UEFA x vencedor da Liga dos Campeões). Nenhum torcedor comemora tais títulos, pois considera-se uma vergonha até mesmo disputar a Copa da UEFA. Clubes desqualificados da Liga dos Campeões na fase de grupos “caem” para a Copa da UEFA. O atual campeão é o poderoso… Shakhtar Donetsk. Sem consultar a Internet, tente adivinhar de qual país é este time!

    2) É preciso concordar com a realidade já apontada por muitos: SuperCopa e Recopa foram/são meros torneios caça-níqueis. Até aí tudo bem, pois às vezes disputar algo “só pelo dinheiro” é válido (vide “Torneio de Verão”). Mas dizer que a Copa do Brasil não vale nada chega a ser cômico. Então não disputem, pois há muitos clubes que se candidatariam se uma vaga fosse aberta. Algum campeão da Copa do Brasil já desprezou a vaga conquistada para a Libertadores?

    3) É realmente difícil considerar que havia um “Campeonato Brasileiro” antes de 1971. Vamos ser sinceros: mesmo considerando-se que haviam critérios políticos, e as regras mudavam todo ano mesmo depois de 1971, antes disto era pior ainda. A tal Taça Brasil era uma bagunça sem fim, com times do Rio e SP entrando já nas últimas fases, critérios de participação confusos, etc.

    4) O Parreira pode até dar valor a seu título da “Série C” de 1999 (não esquecer que ele é torcedor declarado do Fluminense). Mas se o título é tão importante assim, porque ele não deu continuidade ao processo e disputou o título da Série B? Agora vão reescrever a História e não vão querer dizer que o Fluminense foi um dos que se aproveitaram do processo do Gama que gerou a Copa João Havelange?

  • Klaillton Saraiva disse:

    Gente, ninguém quer cair para a 2ª divisão, mas se cair tem que ser campeão. Após a tristeza da queda, o título é válido sim. Barcelona, Inter, Juventus e muitos outros grandes já cairam…

  • Frederico Dantas disse:

    Tenho que concordar com o Klaillton. Desde 2003 nós, cruzeirenses, não tivemos nada de expressão para comemorar. Este ano bateu na trave. Mas como diria Kafunga: bateu na trave, errou. Já são seis anos. Precisamos ganhar algo logo.

  • Fernando Couto disse:

    Klailton,

    Meter 5×0 no galo nas Finais de 2008/09! kkkkkkkkkk

    Mas realmente, o Cruzeiro tem deixado a desejar dpois de 2003, mas continuamos disputando entre os Grandes do Brasil.

    -Não lutamos contra rebaixamentos
    -Buscamos estar sempre na Libertadores (entre os 5 melhores do Brasil)
    -Nos manter sempre na PRIMEIRA DIVISÃO

    Antes estar desde 2003 sem títulos do q desde 1971.

    A não….esqueci da Conmebol, e outros tantos títulos q de tão importantes, me esqueci o nome!

  • Klaillton Saraiva disse:

    Quanto ao texto da D. Nilza, que tipo de alegria o Cruzeiro a proporciona depois de 2003?

  • Fernando Couto disse:

    Enquanto os atleticanos forem arrogantes, assim como o Kalil, não vão sair do buraco que estão.

    -Se campeonato quando muda de nome não muda o Valor, confirmam q o Cruzeiro é Bicampeão Brasileiro.
    -Copa do Brasil não vale nada pq Juventude, Paulista e Sto André ganharam. E O Galo nunca ganhou né…
    -Taça do gelo? Ramon de Carranza? Tereza Herrera? Série B? —–>Tô doido pra ganhar isso! kkkkkkkk
    -Vão Comemorar o Título do Futsal? Então vou passar a comemorar as vitórias do Franck Caldeira no atletismo!!!!

    Realmente: O pior Cego é o que Não quer ver!
    Enquanto vcs acharem q o Atlético é time grande, Glorioso, Melhor de Minas, Campeoníssimo, q o Kalil é o melhor presidente do mundo, vcs vão continuar comemorando essas coisas patéticas, inclusive os Vice-campeonatos do Cruzeiro.

    Sugiro a vcs reconhecerem q o time de vcs está Falindo em todos os aspectos e Cobrarem uma Renovação, uma Limpeza para q possam voltar a pelo menos disputar um posto de time grande Brasileiro.

    Ou então continuem comemorando esses ‘Grandes títulos’ e desprezando os ‘Títulos Ridículos’ do Cruzeiro.

  • Fabricio Melo disse:

    Sem querer desfazer do feito do Cruzeiro em 66, temos que entender que alguns times como Corinthians, São Paulo e outros grandes, boicotaram a competição por divergências com a CBD. Tinha muitos times pequenos como Juventus e um tal Rabelo não sei das quantas.

  • André Alexandro disse:

    Ah, mais uma coisa.

    Qdo foi publicado a carta da Sr. Nilza Helena. O grande Roberto C. Filho fez uma pergunta a ela.
    Pq não escreveu essa carta qdo o presidente eram Ricardo Guimarães e Ziza Valadares ?????
    Agora qdo o time está melhorando tanto técnicamente qto administrativamente com maiores recursos para o clube e consequentemente para o futebol a Sr. Nilza me vem com essa carta que os filhos estão sofrendo ???
    Sofrendo com o Kalil ou com os desmandos de decadas ?????
    A culpa é do Kalil pq o clube tem para o ano que vem quase 100 milhões para investir no clube e no futebol,não é ??

    FAÇA-ME O FAVOR,PODE ESCREVER BEM MAS PENSAM QUE OS ATLETICANOS SÃO BOBOS OU TODOS COM NIVEL PRIMÁRIO NÃO É ?

  • André Alexandro disse:

    Quem não valoriza as conquistas do Galo e a sua história são os smurfs e a imprensa é cheia dessas travecas.
    Tem programas que eu nem assisto mais na tv pq acho que tem uns caras que parece que são pagos para ficar falando do time maria a todo momento.
    Claro que não são pagos,mas,isso que passa para os outros torcedores.

    E QUEM FICA ARRONTANDO QUE NÃO TEMOS TITULO É O PAPAI SMURF VULGO ZEZE GAZELLA. ACHO QUE ELE TEM VERGONHA DO NOME DELE OLIVEIRA.
    E OS OUTROS SMURFS VÃO ATRÁS DO PAPAI SMURF E FICAM REPETINDO TUDO QUE O POLITIQUEIRO FALA.

    POR ISSO QUE LEVAM O NOME DE MARIA. PQ SÃO MARIAS VAI COM A OUTRA.

  • Rodrigo Korac disse:

    Como entram em contradição e são desinformados a maioria dos torcedores atleticanos… Nem a história do próprio clube eles sabem, vem querer falar do Cruzeiro… rs
    chega a doer os olhos ler alguns comentários aqui
    Criciúma, Juventude, Paulista, Santo Andre conseguiram o que o galo tenta desde 89 que é ganhar uma copa do Brasil ou ao menos chegar à final e nunca fez…
    Sporting Cristal, Deportivo Cali, São Caetano, Atlético PR chegaram aonde o atleticano sonha desde 1976, no mínimo, chegar e nunca chegou…
    Super copa só entrava quem era CAMPEÃO DA LIBERTADORES, não entravam qualquer time…
    Vocês culpam agente por diminuir os títulos (?) que o galo tem e a primeira coisa que fazem é TENTAR diminuir os que o Cruzeiro já ganhou pra servir de desculpa por nunca terem ganhado os mesmos!!!
    No mais, o choro é livre!
    Fiquem a vontade pra curtir a pequenez do clube de vocês… Esqueçam o Cruzeiro e deixem agente conquistando as “porcarias” de Copa Libertadores, Copa do Brasil e por ai vai …
    Que daqui pra frente o galo seja heptacampeão da serie B do campeonato brasileiro que é o que realmente vale!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Lúcio Vieira disse:

    Atleticanos não esqueçam do gelo!

  • Anderson disse:

    Perdoai pai, ele não sabe o que diz.

  • Klaillton Saraiva disse:

    No início dos anos 2000, mesmo ganhando só um campeonato Brasileiro, o Galo era o 1º colocado no ranking da competição, devido às boas colocações nos anos 80. Nesta época não havia Copa do Brasil, que fatalmente teríamos ganhado alguma se ela existisse, pois sempre chegávamos entre os 1ºs nas competições nacionais.
    Por outro lado, nós nunca tivemos um Marco Antonio Teixeira pra resolver nossos problemas na CBF, nem nunca tivemos parcerias ou alguma proximidade com a Rede Globo e o Clube dos 13. Por isto estamos sempre sendo lesados quanto as arbitragens e desfavorecimento nas tabelas do brasileirão.

  • Eujácio Prates disse:

    Caro Frederico, o importante é que lá estava a marca Atlético…

  • Frederico Dantas disse:

    Puxa, Eujácio.
    Futebol de salão também? Caramba.

  • Frederico Dantas disse:

    Já que todos comentam, também vou…

    1) Se a mudança de nome do torneio não muda o valor do título conquistado, encerremos de vez a questão da Copa Brasil de 1966, vencida pelo Cruzeiro, e o declaremos bicampeão brasileiro.

    2) O jogo Atlético x Flamengo na Libertadores de 1981 (não de 1980) é um dos maiores assaltos cometidos em campo por um juiz. Uma vergonha indescritível, ponto. Mas dizer que se não fosse isso o Atlético seria campeão é muita pretensão. Possível, sim. Certo, jamais.
    Além de ter que passar em campo pelo próprio Flamengo no jogo de desempate (que era um time tão bom ou melhor que o Atlético na ocasião), teria que vencer o triangular semifinal seguinte, depois fazer a final em melhor de dois jogos contra o vencedor do outro triangular. Ou seja, tinha muito jogo pela frente ainda.

    3) Quanto ao título da Série B, bom..

  • Anderson disse:

    Bom, a desvalorização de um título se deve muito aos próprios atleticanos, que sempre desvalorizaram a Taça Brasil ganha pelo Cruzeiro em 1966, inclusive o dono deste blog, em um momento de paixão clubítica, em certa passagem pelo Minas Esporte ficou todo pimpão ao receber um dirigente do Coritiba e disse, lá é como cá, o Coxa tem brasileiro, assim como o Atlético, já os rivais…
    Nada mais justo para o cruzeirense que empobrecer as conquistas atleticanas (Conmebol).

    Mas vamos ser sinceros, o autor do texto cita que a mudança de um nome não cai em descrédito o título, VERDADE, por isso a Taça Brasil vale como título brasileiro, assim como o Atlético não foi campeão brasileiro, foi campeão nacional de clubes, o primeiro CAPEONATO BRASILEIRO, na acepção da palavra, foi em 1989.

    Os campeonatos são importantes, eu particularmente não dou muita importância aos torneios (Verão, Ramon de Carranza, Tereza Herrera, Centenário, etc…).

    Alguns contestarão a fórmula usada, “copa é diferente de campeonato, por isso a Taça Brasil de 1966 pode ser no máximo comparada à Copa do Brasil”.
    Argumento tolo, pois o brasileirão sempre teve os mata-matas, logo o que poderia prevalecer como campeonato seria os brasileiros pós 2003.

    Convenhamos, Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, Camponato Nacional de Clubes, Copa União , Campeonato Brasileiro é tudo a mesma coisa.

    Assim como são importantes Sulamericana, Conmebol, Mercosul, Supercopa, Libertadores, Recopa, que ainda existe Tonhão.

    Ao Tonhão. Você está sendo despeitado, clubes como Vasco, Santos, São Paulo e Atlético nunca se preocuparam, hahahaha, faça-me rir, pergunte ao Rogério Ceni qual a final mais doída que ele perdeu, Copa do Brasil de 2000.

    A incompetência destes times, salvo o São Paulo, que não sabe o que é Copa do Brasil já tem um tempo, é que não os deixaram levantar o caneco.
    Ridicularizar a Copa do Brasil pelo fato de Santo André, Paulisa, Criciúma (Roberto Cavalo), terem chegado à final não desmerecem o título.

    O CSA de Alagoas já chegou na final da CONMEBOL.

    Essa é a essência do texto e você vai de encontro ao que o autor do texto relata.

    Ao Daniel Silva, o Cruzeiro não jogou no ano seguinte com o Jorge Wilsterman pela Libertadores, e salvo engano, o Cruzeiro nunca jogou com este time, o que você deve estar lembrando é que logo depois esse time jogou a Libertadores.

    Saudações celestes

  • Eujácio Prates disse:

    Caro Alexandre;
    Quão bonito é o seu texto!
    Tem muito tempo que escrevo a cronistas esportivos, na tentativa de desconstruir essa imagem falsa que o Marketing do cruzeiro implantou, coadjuvado por boa parte da imprensa mineira. Criaram isso para satisfazer os cruzeirenses quando não ganham nada. Tem mais de 12 anos que surgiu esse mote: … tem 30 anos que o Galo não ganha nada… A incoerência é tamanha, que esses 30 anos nunca sai do lugar, e o pior, contam com a aquiescência de muitos atleticanos desinformados.
    A própria assessoria de imprensa do galo é conivente, pois deveria divulgar os títulos e exigir retratação de qualquer órgão ou cronista esportivo ao dizer tamanho disparate.
    Você ainda poderia ter dito no seu texto: a Copa dos Campeões de 78 (a estrêla vermelha que alguém tirou do nosso uniforme), a Copa Centenário (intercontinental). Vale ressaltar ainda, 3 copas cidade de Sp de júniores e 1º campeão dos campeões da taça cidade de SP de júniores. Fomos também campeões nacional e mundial de futebol de salão.
    Sei que ganhamos bem menos que o cruzeiro, mas daí a dizer que não ganhamos nada, cabe aí o velho ditado: “o pior cego é aquele que não quer enxergar”.

  • aldo luiz b. nunes disse:

    Boa Tarde Chico! è um prazer enorme poder estar entrando em contato com voce. Sou belorizontino da gema, mas atualmente resido em sjdr, gostaria d ouvir algum comentario seu sobre a antiga logica dos comentaristas de que time que troca de tecnico no meio da competição está fadado ao insucesso. Pois parece que este brasileiro fez dessa frase mais uma cascata daqueles que tem, as vezes infelizmente, o microfone e a midia nas maos, e tambem os matematicos, kkkkkkk, quase nos matou de rir os prognosticos. Como cruzeirense, achei interessante a contratação do Luxa pelo Galo, acho que só valoriza o futebol mineiro, e com isso, com certeza, vai tirar o zezé perrela da acomodação, pois ele agora tera que ficar atento, até porque este ano é politico e um time fraco do cruzeiro, perdendo o mineiro para o galo, voce imagina o que pode representar isso nas urnas. Agora sempre que possivel lhe enviarei minhas opiniões, se é que serão aceitas, alias essa dos técnicos mandei para varios programas da itatiaia, mas nao houve comentarios, será porque?. Como voce faz valta lá, aguentar lélio gustavo comentando jogo via TV é duro.Um abraço. Boas Festas, e um Feliz 2010. Aldo

    – sao joao del rei

  • Wends disse:

    Parabéns pelos “Gloriosos” títulos da série B e pela Comembol.
    Time que na história tem apenas esses títulos tem que arrumar refúgio mesmo em outros argumentos. Linda história!

  • Lúcio Vieira disse:

    Não esqueçam o torneio do gelo, foi muito importante.

  • Rodrigo Korac disse:

    Engraçado que antes de 2003 pra vocês atleticanos apenas o titulo brasileiro era o que valia! Libertadores, Super copa, Copa do Brasil e todos os outros inúmeros títulos que o Cruzeiro tinha antes do ano da tríplice coroa? Não valiam nada! O importante era a estrela amarelinha no peito, não é verdade?
    Agora vem falar que conmebol, serei B, campeonato mineiro valem o mesmo tanto que outros campeonatos como mundial, Libertadores, Copa do Brasil? Antes ler isso do que ser cego
    Se a serie B é tão importante assim, queria saber de você e de qualquer torcedor atleticano: Vocês querem ganhar o Bi da serie B em 2011? Acho que a resposta de 99,99% da torcida seria não… Só não é 100% por que pelo visto você quer uma nova conquista desse importantíssimo campeonato.
    Conmebol eu nem comento de tão horrível que era. Alias, você comparou ela a esse campeonato que é um premio de consolação aos que não foram pra a LIbertadores, ninguém quer disputar e quase todo time brasileiro coloca time reserva pra priorizar o campeonato brasileiro? Realmente vale de mais essa copa…
    Chega a ser hilário ler um texto desse.

  • Júnior disse:

    kkkkkk, título, faça-me o favor……não ganham nada de expressão desde 1971

  • Anelidio disse:

    Só pra fazer lembrar aos atleticanos que aqui ponderam e discutem os Fatos que o Chico publica vai uma informação importante. AQUELA MÃE CRUZEIRENSE QUE ESTÁ COM DÓ DO GALO É ESPOSA DO SR RONAN RAMOS. E SABEM QUEM É RONAN RAMOS?( Jornalista e Conselheiro do CAM) assessor de imprensa do Atletico na adm do AFONSO PAULINO.

    RONAN até gosta do Kalil mas NUNCA votou no Kalil por motivos acima citados.

    RESUMO- Mãe cruzeirense casada com conselheiro ligado ao Opositor de Alexandre kalil.

    Resta alguma dúvida???

  • Ricardo de Faria Almeida disse:

    Apesar de descordar do autor do texto em algumas passagens quando cita o Cruzeiro, parabenizo pelo modo que foi escrito. Pois quer levantar a moral de sua torcida e é por ai mesmo. Agora, Daniel Silva, seus comentários soam como uma baita dor de cotovelo.

  • Jota Paraná disse:

    Para começar sou atleticano “há bem mais tempo que o autor do texto” e concordo em parte. Digo em parte apenas por um fato. O Galo necessita mais que ser bicampeão brasileiro, vencer a Libertadores da América. Está será a única forma de calar os críticos (com raríssimas exceções). Mora fora de Minas há 10 anos, e fora do nosso estado só consideram o nosso rival como um time top. A culpa é do próprio Galo pois permitiu administrações desastrosas nas últimas décadas, desde Afonso Paulino, passando por Paulo Cury, RG, Ziza.
    Há uma esperança com Kalil. 2009 foi um ano melhor, bem melhor.
    A vinda de WL nos colocou mais sob os holofotes.
    Agora, é necessário esse título, para readquirirmos o respeito perdido desde a década de 1980

    Obs. Os títulos da série B, e da Comenbol (hoje Sulamericana) e os regionais são sim títulos de segunda linha, não há como negar.
    O título da Copa do Brasil (tão valorizado pela soberba do rival azul) também são títulos de segunda linha, equivale ao terceiro ou quarto lugar do Campeonato Brasileiro, com a única vantagem de premiar com uma vaga a Libertadores.

  • Daniel Silva Filho disse:

    Tem um título do cruzeiro que nem foi disputado. Cruzeiro e Boca disputavam a Libertadores e por falta de datas os jogos valeram também para este importantíssimo título. E bem que a mídia podia repetir os jogos das semifinais da Copa do Brasil de 2003, quendo em ambos foi anulado gol legítimo do Goiás e validad gol ilegal do adversário, um verdadeiro absurdo que comprova que a tal tríplice coroa foi comprada. Tanto que os perrelas desistiram de pleitear junto à CBF a homologação do título anteriora 71, pois ia ficar muito na cara que seria roubalheira. Título este quando jogavem menos times que na Copa do Brasil, mesmo as iniciais, que tinham menos clubes.

  • Rafael Porto disse:

    Gostaria de falar uma coisa, o campeão da série B ganha mais pontos do que o vencedor da Copa do Brasil sim, mas ganha menos pontos do que o último colocado da primeira divisão. Logo o pior time da primeira divisão da tal ano é mais valorizado do que o campeão da segundona. Ai vc pergunta, como valorizar isso!?

  • LEANDRO Alves disse:

    Se você considera esses fatos importantes e dignos de comemoração, imagina se vc desse uma olhadinha na história do cruzeiro os titulos que não citamos por também não acharmos importante mais uma vez estáriamos anos luz a sua frente.

  • Daniel Silva Filho disse:

    Realmente, veja que a final da Sul-Americana deste ano foi a mesma da Libertadores do ano passado. Que diferença faz jogar contra o 3º ou contra o 1º do Equador, Bolívia, Venezuela, Colômbia, etc? Bateram no Kalil quando disse que ganhar a Libertadores é fácil, mas ele tem razão: se argentinos estiverem mal, 90% das vezes um brasileiro vai ganhar, e vice-versa. Lembro uma vez que os azuis me gozaram porque o Galo ia jogar contra um tal Jorge Wilsterman na Conmebol. E não é que no ano seguinte eles também jogaram com este mesmo na Libertadores? Façam-me um favor, Conmebol é título sim, é título importante. E vocês sabem que o título da série B vale 40 pontos no ranking da CBF e da C vale 20? Procurei aqui quanto vale a Copa do Brasil, mas tantos timinhos ganharam (Paulista, Criciúma, Santo André, Juventude), todos retranqueiros como Grêmio e Cruzeiro, que mais uma vez digo que mata-mata não é para os melhores e sim para os que jogam feio. Vejam só, o timão do São Paulo do Telê ganhou tudo que disputou, mas não ganhou a Copa do Brasil, que antes era disputada também pelo campeão brasileiro. Por que? Porque jogava futebol de verdade e não este futebol retranqueiro cheio de volantes.