Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Belorizontino tem dificuldades para adquirir ingresso na Itália

A violência no futebol é um problema mundial e cada país adota medidas de acordo com as suas conveniências. Recebi e-mail do amigo, Marco Antônio Falcone, belorizontino, produtor de uma das melhores cervejas brasileiras que conheço, a Falke Bier (www.falkebier.com.br) . Ele foi visitar o filho Tiago, que estuda na Itália e quis assistir a um jogo do Campeonato Italiano sábado passado.

Veja que interessante e depois  do e-mail do Marco leia o desfecho da história:

“Amigo Chico Maia, 

Estou em Roma, para visitar o Tiago. A Alitalia extraviou minha mala de roupas e até agora não consegui reavê-la. Mas o absurdo a que me refiro não é este, mas relativo ao futebol. Quando montamos nossa agenda, vimos que havia uma brecha para assistirmos o jogo entre Roma e Catânia, no estádio Olimpico. Desde semana passada que o Tiago tem tentado comprar o ingresso, sem sucesso. As negativas se baseiam no preceito que apenas moradores de Roma podem adquirir ingressos para o jogo. Mesmo provando através de documentos sua frequência na Universidade de Sapienza, não admitiram vender os ingressos.

Hoje ele conseguiu uma declaração de residência (pois como sabe ele realmente reside na cidade) e foi até o ponto de venda credenciado. Conferiram e atestaram a veracidade, só que não pôde comprar, pois para o segundo ingresso (o meu), também havia a necessidade de comprovação de residência em Roma. Acredita nessa loucura? O país do Berlusconi está chegando às raias da xenofobia! Ou seja, não é só no Brasil que acontecem coisas estapafúrdias. Temos algumas mais ridículas, como a proibição da cervejas nos estádios. 

No mais, em termos de cervejas especiais, a Itália vai muito bem. Acompanhe no culturacervejeira.com que aos poucos estou postando o passo a passo.

Um grande abraço e Pão e Cerveja!”

Marco Falcone

* No dia seguinte o Marco e o Tiago telefonaram para contar mais detalhes e esclarecer: as autoridades italianas acabaram vendendo o ingresso para o Marco, depois que constataram que ele era um turista e não um torcedor do Catânia disfarçado. É uma das formas deles evitarem brigas entre as gangs organizadas de lá.

E olhem que a cidade de Catânia fica na ilha da Sicília, a quase 600 km de Roma!

O Marco compreendeu que não foi xenofobia e sim medidas de segurança, inclusive com as devidas explicações das autoridades de Roma, e ficou de escrever novamente sobre a experiência no belíssimo estádio Olímpico.

* E o colaborador do blog, Benny The Dog, acrecentou: “Como sabem, algumas torcidas por causa de episódios de violência no passado, não podem acessar estádios como visitante. Há dois anos, torcedores do Catánia provocaram a morte de um policial.”


» Comentar

Comentários:
9
  • Benny the Dog disse:

    Fala Tiago,
    acredito que essa questão de organização deve-se ao fato de algumas medidas serem tomadas em cima da hora e muitas vezes não veiculadas conforme deveria ser.
    Só me atentei ao termo xenofobo, o que me deixou preocupado quanto à imagem da Itália aqui no Brasil. Acredito que os dois povos se parecem bastante, em termos de calor humano.
    Mas enfim, da próxima vez vc já viu como funciona o esquema e já vai saber como adquirir os ingressos sem problemas.
    Tb tou a fim de voltar para Italia e assistir junto com meu pai, um jogo do campeonato italiano (Bari X Milan ou Bari X Juve).

    Saluti Celesti

  • Marco Falcone disse:

    Marcelo, realmente não, visto que a mala em que trouxe minhas cervejas chegou sem problemas. A que extraviou foi a das roupas, esta pode esperar, enquanto fico tomando boas cervejas, o que realmente tenho feito, hehehe. Um abraço e Pão e Cerveja!

  • Marcelo disse:

    acho que o Marco Antônio deveria estar preocupado era com sua mala… ou em tomar umas boas cervejas por lá. abraço.

  • Tiago Falcone disse:

    Olá Benny,
    Os ingressos para o jogo da Roma começaram a ser vendidos na terça feira dia 16.
    No Info Biglietti do site da Roma não alertava nada sobre a permissão de compra de ingressos somente para Residentes da região Lazio.
    Porém eu tentei comprar ingressos para o jogo na terça, na quarta, na quinta, na sexta e no sábado, em 5 locais de venda diferentes, e todos me proibiram, porque até então eles só estavam permitindo a Residentes da Região Lazio, mesmo eu tendo apresentando um documento que eu moro em Roma, me disseram que eu era só domiciliado e não residente. Nem como turista me permitiram comprar.

    Somente no domingo pela manhã eles perceberam a bobagem que estavam fazendo, e publicaram no site da Roma uma correção, dizendo que somente residentes da Região Lazio e TAMBÉM estrangeiros não-residentes na Itália, poderiam comprar os ingressos, desse modo conseguimos ir na partida.

    Foi um erro de organização, o que é muito comum acontecer na Itália, e não xenofobia.

    Saluti giallorossi,

    Tiago Falcone

  • J.B.CRUZ disse:

    É a diferênça do 1o.Mundo pelo 3o. mundinho que se tornou a América latina de um modo geral…Realmente o 11 de Setembro 2.001, dividiu o MUNDO em pequenos feudos….

  • Benny the Dog disse:

    Valeu Chico Maia,
    o policial morreu em 2007 em decorrência de brigas entre torcedores do Palermo e do Catania, no derby da Sicília. Depois deste episódio, e outros envolvendo a morte num autogrill de um torcedor da Juventus, o Ministério do Interior vem se reunindo periodicamente e discute junto com órgãos desportivos, as medidas preventivas para jogos que são considerados de alto risco. Uma medida é a impossibilidade de acesso da torcida visitante.

    É uma pena isso, mas na Itália é tolerância zero em relação à segurança.

    SC

  • Benny the Dog disse:

    Onde se lê Marco Antonio, me refiro ao Tiago, que mora na Italia.

    Saluti Celesti

  • Benny the Dog disse:

    O Marco Antonio foi infeliz ao taxar de xenofoba as medidas de seguranças adotadas pela polícia italiana para evitar que torcedores disfarçados do Catania acessem o estádio. Apesar dele morar em Roma, está totalmente por fora do que acontece na cidade e as leis que regulamentam o esporte na Itália.

    Como sabem, algumas torcidas por causa de episódios de violência no passado, não podem acessar estádios como visitante. Há dois anos, torcedores do Catánia provocaram a morte de um policial.

    Saluti Celesti

    • Chico Maia disse:

      Caro Benny,
      foi falha minha, pois escrevi que no telefonema de domingo o Marco esclareceu que, depois, ele compreendeu que não foi xenofobia e sim medidas de segurança, inclusive com as devidas explicações das autoridades de Roma. Vou acrescentar isso ao texto e o Marco ficou de escrever novamente sobre a experiência no belíssimo estádio Olímpico.
      Obrigado,
      abraço,
      CM