Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Palhinha, “o falante”

Não se trata do Vanderlei Eustáquio de Oliveira, um dos melhores que já vi jogar, ex-Cruzeiro, Corinthians, Atlético, América, que teve também bons momentos como treinador, cuja última atividade pública foi de Secretário Municipal de Esportes da PBH.

Refiro-me ao outro, que teve grandes passagens no América, Cruzeiro, São Paulo, e assim como o Palhinha original, conquistou grandes títulos e tenta um lugar no mercado de treinadores. Dirige o São Bernardo na Série A2 paulista.

Ouvi entrevista dele em rede nacional pela Rádio CBN, ontem a noite e chamou-me a atenção o cuidado zero da parte dele em evitar problemas com colegas e jogadores atuais.

Perguntado sobre a atual Libertadores da América, disse que Inter e São Paulo são os clubes brasileiros em melhores condições para chegar ao título. Afirmou que os jogadores brasileiros fraquejam na hora de enfrentar argentinos e uruguaios e citou o Cruzeiro na final contra o Estudiantes ano passado no Mineirão. Não se lembrava do nome do Ramires e teve que ser ajudado pelos entrevistadores, Carlos Eduardo Éboli e Vitor Birner, depois que disse, “aquele meia que vem até sendo convocado pelo Dunga para a seleção”.

Disse que Ramires se intimidou diante do Verón, que ele supõe, ter dito coisas como “vou te cuspir na cara, vou te arrebentar”, afinando o então melhor jogador cruzeirense.

Lembrou que para ser campeão da Libertadores e do Mundo, o São Paulo no qual ele jogava tinha jogadores como Pintado, Dinho e Cerezo, que encaravam qualquer adversário do jeito que eles quisessem.

Sobre o atual São Paulo, Palhinha disse que o Washington é um problema, porque obriga o time todo a jogar em função dele, e que já não tem mais a mobilidade para ir atrás de bolas que não vão nele. Escalaria jogadores mais jovens em seu lugar e até do Dagoberto, que se sente dono do time. Que há jogadores que peitam treinadores e se escalam porque tem muito tempo de casa.

Citou Vanderlei Luxemburgo como quem tem medo de lançar jogadores jovens e disse que Neymar só está deslanchando porque o treinador saiu do Santos.

Até os entrevistadores ficaram surpresos com a verborragia do novato treinador, sem papas na língua, destacando essa “sinceridade” dele. Diante disso, afirmou que não se preocupa em esconder o que pensa, porque leva uma vida tranquila e para ele tanto faz trabalhar em clubes pequenos ou grandes. Se pintar um clube maior algum dia, “tudo bem”, mas se dá por satisfeito do jeito que está.

Certamente este Palhinha não tem com as palavras a mesma habilidade que tinha com a bola!

 


» Comentar

Comentários:
44
  • Celso disse:

    http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2010/noticias/0,,OI4236848-EI14489,00-Palhinha+vira+cartola+e+ressuscita+clube+parado+no+ABC+Paulista.html

  • Celso disse:

    O Esporte Clube São Bernardo não está na série A2 do campeonato paulista e sim na série B que equivale à 4a divisão de São Paulo. Palhinha não é treinador do São Bernardo e sim um dos dirigentes.

  • Alexandre Dias disse:

    Chico.
    Esse Palhinha nós conhecemos bem. Falastrão, sem conteúdo no que fala, ingrato, metido a besta, enfim, uma série de adjetivos que o desqualificam. O pior é que ele acha que jogou muito mais que realmente aconteceu. Não sei como ainda dão o microfone para ele falar, inclusive porque ele se expressa péssimamente. Qualquer dia ele é capaz de renegar a origem mineira, pois o que ele gosta de falar como ponto máximo de seu currículo, vejam só que babaca, é que teve a oportunidade de jogar e conviver com o Raí e que outros pobres coitados jogadores não tiveram essa chance. Pobre coitado.

  • Waleron Melo disse:

    O Palinha esteve aqui em Patos de Minas tentando treinar a equipe da URT. Realmente é um falastrão. Foi um bom jogador, mas jogar é uma coisa e treinar uma equipe é outra completamente diferente.
    No Brasil temos muito disso, o jogador encerra a carreira de futebolista e se acha preparado para dirigir e treinar uma equipe de futebol. A maioria desses jogadores não se preocupam em se preparar para a profissão de treinador e ao encerrarem a carreira de jogador, não tendo outra profissão, vão se arriscarem como técnicos. Geralmente fazem um ou dois cursinhos de vinte e poucas horas e se acham os donos do pedaço. E o pior é que encontram dirigentes despreparados, que acham que se o sujeito jogou bola ele está preparado para comandar uma equipe.
    Por essas e outras que o futebol brasileiro está cada vez mais decadente.

  • jorge ferreira da silva ( palhinha) disse:

    Chico, boa tarde!
    Acho que vc não me conhece mais! Ainda mais vc que conviveu comigo a tanto tempo cobrindo treinamos e jogos e fico muito triste em saber que a verdade incomoda até a vc. Agora que eu disse é a pura verdade e com a sabedoria e inteligência que deus me deu pra jogar e falar, e no mais eu não me importo com o que pensam de mim até as pessoas que me conhecem como vc me conhece, mas tudo bem, este é mesmo um país de panos quentes e que precisam se segurar nos empregos. E ainda mais vc está mal informado da minha função no ESPORTE CLUBE SÃO BERNARDO, sou o coordenador de futebol do clube e não sou dono e muito menos treinador. estou a disposição de quando queira falar comigo e vou continuar pensando e falando o que acho que é verdadeiro. Abraço.

  • Wenderson Rosa Batista disse:

    Ô Chico, o Palhinha não disse nenhuma ‘verborragia” infeliz não… Assino embaixo sobre tudo o que ele falou. Ás vezes confundimos sinceridade com grosseria, arrogância, inconsequencia, etc.,. Eu até gostaria que o Kalil usasse de sua transparência para falar menos e agir mais (contratações reais), pois até agora, pelo que vi, será mais um ano perdido!!!! Mais voltando, o Palhinha soube por o dedo na ferida e assumir suas palavras.

  • Danilo disse:

    Uai… falou alguma mentira em relação ao Ramires na final da Libertadores? Falou alguma mentira em relação ao Dinho, ao Pintado e ao Cerezo? Falou alguma mentira em relação ao Washington? Falou alguma mentira em relação a jogadores com muito tempo de Casa que mandam e desmandam?

    Concordo que, já que ele é técnico de futebol, deve medir as palavras, porém, 90% do que ele falou é a pura verdade…

  • J.B.CRUZ disse:

    Mais um gasto desnecessário para o ¨bolso¨do galo….Grande ¨gênio¨Kalil!!!
    Já disse anteriormente, pare de imitar os outros e siga o seu destino…faça TIME!!!

  • Gand disse:

    Tonhão , acho que você deveria procurar um serviço. o que vc acha ? comenta de tudo e so besteira. vai preencher esta mente vazia sua com alguma coisa util..

  • Santyago disse:

    O Kalil tá mais que certo em lutar pelos interesses do Galo.
    Agora, bem que podiam abrir uma CPI dos perrelas anões, ia sair mais coisa suja do que no caso do arruda, podem ter certeza!

  • Luis Gustavo disse:

    É muito bom ver jogadores e técnicos que não falam o óbvio. Todos parecem falar apenas um texto decorado para aparecer bonito nos meios de comunicação. Fora a falsa hipocrisia!

  • neimar disse:

    naverdade quem interviu foi o TJD

    a FMF estava de mãos atadas

  • Fabrício Melo disse:

    Caro Stefano, não estou querendo defender ninguém, mas a resposta do Maurício José de Souza, é “fichinha” em vista das imoralidades que a torcida do Cruzeiro disse ao Flávio Anselmo ( caso WP) e ao atleticano, cuja foto dele entregando uma camisa do Galo ao Veron, foi postada neste Blog.

  • neimar disse:

    NOVIDADE!!!!!!

    Galo consegue liminar e não joga contra o América-TO (10/03)
    Leandro Mattos – Portal Uai

    O complemento da partida entre América-TO e Atlético, que seria disputado na noite desta quarta-feira (19h30), em Teófilo Otoni, não acontecerá mais, pelo menos neste dia 10 de março. O clube alvinegro conseguiu uma liminar do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) e nem embarcou para o Vale do Mucuri.

    A informação foi confirmada pelo assessor de imprensa do Atlético. Segundo Domênico Bhering, os atletas que disputariam o jogo vão treinar normalmente na Cidade do Galo. O Atlético conseguiu o adiamento por intermédio de um mandado de garantia impetrado junto ao TJD.

    Ao Superesportes, Bhering disse também, em nome da diretoria alvinegra, que o clube não vai se manifestar sobre a decisão. Segundo o assessor, “se o TJD concedeu a liminar ao Atlético é porque entendeu que o complemento da partida não poderia, por algum motivo, ter sido remarcado para esta quarta-feira.”

    Domênico afirmou ainda que o Galo não tem conhecimento de uma nova data para a realização dos 25 minutos finais do duelo contra o América de Teófilo Otoni e que caberá à Federação Mineira de Futebol se pronunciar sobre essa questão.

  • jogo adiado…ainda falam mal da FMF…ela sempre protege atletico e cruzeiro…FATO.

  • CHICO!!! Perdão se estou sendo chato, mas esta noticia esclarece pouco melhor o que poderá ser a parceria entre BMG e os clubes de Patos de Minas. Diante dos debates a cerca do futebol do interior ocorridos aqui essa semana, acho relevante debater esse tema também.

    Segue o link:

    http://www.patosurgente.com.br/noticias/detalhada/1706/Dirigentes-de-URT-e-Mamore-aguardam-resposta-do-BMG.

  • Anderson Palestra disse:

    Pois é, me lembro, mas teve um episódio, que a rede minas captou do rincon e do edmundo na toca. O repórter era esse Juninho e ele foi demitido, depois acho que ele foi para a record, após isso ele sumiu.
    Tenho certeza que foi pressão dos Perrelas.

    Em algum outro tópico eu questionei o posicionamento da imprensa, mas ao mesmo tempo afirmei que os reporteres tinha que seguir a regra de seus editores. Estava me referindo a esse caso do Juninho.
    A demissão foi por um desses dois episódios.

  • Stefano Venuto disse:

    O Galo acaba de ter uma liminar deferida, para cancelamento dos 25 minutos de jogo, contra o América/TO. Kalil agiu bem, pra mostrar essa prefeita, que política nem sempre é uma boa mistura com futebol. O campo é um chiqueiro. Engraçado a Itatiaia que sempre criticou o velho estádio do Democrata de Sete Lagoas, se calar pro curral de Teófilo Otoni.

  • Anderson Palestra disse:

    Tonhão, esse caso do Luxemburgo na rede Minas eu me lembro, porém, estou com uma dúvida com relação ao episódio. Não sei se foi esse ou se foi naquele caso do Rincon e Edmundo na Toca, mas sei de uma coisa, o repórter Juninho, que é da cidade de Guaraciaba, quem apresentou a matéria, logo depois foi DEMITIDO.
    Não sei o primeiro nome do Juninho, mas é um do olho claro e feio igual o capeta.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    O Palhinha, parece até ter sido sincero nessas declarações. O problema, é que hoje ele está lá e amanhã ele pode tá trabalhando em algum clube por ele citado, ou com algum profissional citado. Então, as vezes é melhor ser mais diplomático, mas sem ser corporativista.

    Ressaltando duas coisas citadas por ele, infelizmente sou obrigado a concordar. Não sei de fato o que houve dentro de campo no jogo entre Cruzeiro x Estudientes ( Da arquibancada não dá pra ouvir… ), mas que o Ramires não fez nada, não fez mesmo. Se foi o Veron ou não que o inibiu, também não sei. O Ramires estava no jogo de corpo presente, mas com a cabeça no mundo da lua… Agora, pra nós Cruzeirenses, não adianta mais lamentar. Perdemos e pronto.

    E a outra coisa que também concordo com o Palhinha, é quando ele fala a respeito do Luxemburgo. O Santos está praticamente com o mesmo plantel que o Luxembrugo tinha nas mãos. Além do Robinho que só chegou agora, foi no máximo mais um ou dois jogadores que chegaram. E vejam como o Santos está hoje e como estava rastejando na época do Luxemburgo… Pra vcs terem uma idéia, com o Luxemburgo, aquele tal de Germano ( Mediano… Que jogou aqui no Atlético ), era titular. Com o Dorival, ele come banco com certeza.

    Cito inclusive um exemplo atual que comprova o que o Palhinha disse, de que o Luxemburgo não gosta de trabalhar com jogadores jovens. Praticamente todos Atleticanos e parte da Impresa, dizem que o goleiro Renan que eles têm lá, é melhor que o Carini e o Aranha juntos. O treinador de goleiros do Atlético, é o mesmo que lançou o Dida no Vitória/BA, com apenas 17 anos. Mas esse mesmo treinador de goleiros, em consonância com o Luxemburgo, diz agora que o Renan ainda é novo e que falta amadurecer mais. Oras, esse campeonato mineiro fraquíssimo como tá, não seria um belo laboratório pra ele ?? Por isso que sou obrigado a concordar com o que o Palhinha disse.

  • Macalé disse:

    Prefiro o franco Palhinha — mesmo marrento — aos “políticos” Marcelinhos Cariocas.

  • mauricio jose de souza disse:

    O anão da ilha da fantasia, tambem disse certa vez que o America tinha que acabar.
    Mas, todos os jogadores que tem mercado que vem das categorias de base do America, eles mandam direto para o cuzeiro

  • mauricio jose de souza disse:

    Não era muito com a cara do Palhinha. Agora, vejo que ele tem personalidade. Não sei porque ter tanto respeito pelo o Luxa. Ele nunca ganhou nada pelo Galo. Quanto ao Santos, melhorou muito depois da saida dele. Respeito eu tenho é pelo Dario, pois ele fez o gol mais importante do Galo.

  • cristhiano bezerra disse:

    Uai, falar o que pensa tá errado?

  • Alisson Sol disse:

    Eu também acho que, apesar de não concordar com algumas das afirmações do Palhinha, ele deve ser respeitado por dizer o que pensa.

    Conheço algumas pessoas, e algumas no meio do futebol, que literalmente já fizeram na minha frente elogios a outra pessoa, apenas para começar a dizer “as verdades” assim que a pessoa vira as costas. Será isto uma “melhor personalidade”?

    Sem falar que este Palhinha não deve muito precisar de favores de outros jogadores e treinadores hoje em dia. Se não foi muito gastador, deve ter acumulado um bom dinheiro, pois sempre foi muito sortudo. Quantos outros jogadores brasileiros possuem 3 Libertadores?

  • lúcio vieira disse:

    Chico fico admirado em ver como tem uma turma que é doente pelo atletico, o Palhinha da entrevista dele e ja ouvi comentários que sobrou para o cruzeiro e sua diretoria, ai eu pergunto o que o cruzeiro e o Perrela tem haver com a entrevista do Palhinha? mas não é exclusivo da turma do blog, o atletico teve problema com o jogo no interior sendo interrompido pela chuva e São Pedro foi inocentado ( brigar com a igreja é complicado ) mas a federação, o juiz , o cruzeiro e o Maluf pagaram o pato, até a simpática Teofilo Otoni foi humilhada pelo Kalil.

  • Marcus disse:

    Nao disse nada de errado. Tirando o Ramires, que ele so supoe, pq nao há como ter certeza. O resto está todo correto, nada de besteira.
    Só pq criticou um time mineiro (mas o fez apenas como exemplo geral, poderia ter citado o Galo em Rosario tb, tanto faz) , menos ne Chico.

  • J.B.CRUZ disse:

    O Palhinha sempre foi isso mesmo.. Jogou 2 anos no CRUZEIRO, foi um dos líderes na conquista da Copa Brasil 96,Campeão da Libertadôres 97 e Bi-Campeão Mineiro 96/97..Prestou bons serviços quando aqui esteve, foi regiamente pago e transferiu-se Para o Málaga da Espanha em 98..Confesso que já tinha esquecido do Palhinha….É dele a frase;

    CRITICAR O CRUZEIRO É PURA INVEJA!!……Verdade Pura!!!

    Não concordo com algumas coisas que ele disse, mas respeito a sua opinião!….CRUZEIRO, SEMPRE……

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Nao mentiu quanto ao Ramires. O cara pipocou mesmo!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Eu não me assusto com isso. Se esquecem que ele jogou no Cruzeiro durantes uns 3 anos?
    Depois que a pessoa convive com o Perrela, amigo do Tonhão (brincadeira, viu Tonhão?) das duas uma: ou ela sai correndo (a exemplo do que fez o Dida) por não suportar o “jeito agradável” do dirigente azul ou se transforma em um ser dos mais arrogantes (vide Adilson Batista… como mudou esse rapaz depois que se tornou treinador da raposa).

  • RF disse:

    Simplesmente baboseira…
    Falou isso para aparecer, sair da mediocridade como técnico!
    Vai acabar em qualquer time sem nenhuma expressão…

  • Carlos Arruda disse:

    Ok Alexandre, vc está certo, é o Palhinha paraguaio mesmo. OK

    Sobre a mulher do Danrlei, ele tá certo. Bobeou a gente pimba.

    Sem falar que o Danrlei tem fala tchê né meu velho.

  • Carlos Arruda disse:

    Alexandre de Queiroz,

    Você enganou-se. Trata-se de outro Palhinha, o mais antigo. Ex Cruzeiro e Corinthians.

  • Diogo disse:

    Nunca ouvi tanta baboseira de uma pessoa só. Uma coisa é ser franco, outra é querer aparecer.

  • O Palhinha é um tremendo falastrão, esteve na URT ano passado e cada palavra que saia de sua boca gerava um novo conflito entre o grupo de jogadores. Ele prega um repetitivo e excessivo discurso de disciplina que chega a ser irritante, no entanto quando estava jogando no Uberaba Sport até cuspir em juiz ele cuspiu e no passado já pegou a esposa de um colega de clube, o Danrlei do Grêmio. Enfim, ele não é lá grande exemplo de conduta.

  • Santyago disse:

    Se quer falar verdades, pelo menos fale sobe algo que ele esteja inserido, para dar mais credibilidade.
    Por exemplo, apesar de atleticano, não concordo que o cruzeiro tenha tremido para o estudiantes, pois acredito mais nas palavras do Kleber (que estava lá dentro do campo) que disse no programa Bastidores que o problema foi jogo de vaidades e briga por premiações, citando até nomes de Jonathan, Ramires e Wagner.
    Esse Palhinha tá querendo aparecer.

  • Santyago disse:

    Como ele tá treinando um time da terceira ou quarta divisão, sei lá, ele tem que arrumar um jeito de falar mal de alguem pra sair na midia, aí quem sabe alguem se lembra dele e o contrata como tecnico para um time pelo menos de 2 divisão do Acre?

  • Anderson Palestra disse:

    Olha Chico, acho que alguém só consegue palpitar de algo se estiver inserido na coisa ou tiver informações fidedignas.
    O Palhinha falou que o Cruzeiro tremeu. Sinceramente não sei. Acredito que não, excesso de confiança foi o fator fundamental, mas só quem estava lá dentro pode falar algo e estas coisas não costumam vazar.
    O Estudiantes é um time que joga junto há muito tempo, mais até que o Cruzeiro, portanto, é e foi um time forte, capaz inclusive de ganhar o bicampeonato.
    O Flamengo não foi campeão à toa, sua defesa inteira joga junto há uns três anos pelo menos, o meio de campo teve o inspirado Pet e o Adriano marcou muitos gols decisivos.
    O Palhinha deveria falar é se o time tremeu para o Borússia não para o Estudiantes.
    Palpiteiro que quer ganhar espaço na mídia.
    Acho que o Inter não chega, o Corinthians não chega, o Flamengo não chega.
    O Cruzeiro pode até ser, mas não está demonstrando muito não.
    O São Paulo pode ser que chegue, mas tem um fraco técnico.

  • Leandro Alves disse:

    Quanto a Ramires até concordo, mas sobre Luxemburgo falou uma grande besteira Neimar só está bem porque luxemburgo quebrou o salto dele que estava pelo menos com dois metros, se ele recordar um pouco Neimar afundou a seleção sub 17, estava pensando mais no cabelo e na cor das chuteiras do que no time.

  • ronald barbosa cerado disse:

    gostaria que voce me enforma-se a
    situaçao do lateral marcos rocha desde
    ja meus agradecimentos.

    – belo horizonte

  • Ildeu Lamartine disse:

    Marcelo,

    Ser franco não é sinônimo de falta de humildade e respeito.

    Tb gosto de gente franca, mas que não saia dando tiro por em todo mundo por opiniões próprias.

  • Ildeu Lamartine disse:

    * corrigindo: “Nem um pouco humilde”

  • Ildeu Lamartine disse:

    Pra falar de treinador ele tem que fazer no mínimo o mesmo.

    Anti-ético e nenhum um pouco humilde.

    Como diz o treinador azul calcinha: Vamos aguarrrdar.

  • William disse:

    Assim não vai muito longe pois metade das coisas que falou é besteira. Se acha mais macho que os jogadores atuais, enfim, ridiculo.